segunda-feira, 22 de junho de 2026
CLIMA TEMPO

Apesar de tempo firme em grande parte de MS, quarta tem aumento de nebulosidade e chances de chuva

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. Além disso, existe a probabilidade para aumento de nebulosidade, com pequena chance para pancadas de chuvas nas regiões Sudoeste, Sudeste e Sul.

“Esta condição ocorre devido a disponibilidade de calor e umidade, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai”, explica o órgão. Ainda, os ventos atuam do quadrante Norte com valores entre 40-60km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de ventos acima de 60km/h.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 21°C e a máxima de 31°C. Dourados amanhece com 18°C e chega aos 32°C ao longo do dia. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi apresentam mínimas de 21°C, com máximas de 28°C e 31°C, respectivamente.

Paranaíba, no Bolsão, registra 15°C pela manhã e 31°C à tarde; os termômetros em Três Lagoas marcam 18°C inicialmente e atingem 33°C. Na região Norte, a mínima em Coxim é de 16°C e a máxima de 34°C.

Na região pantaneira, Aquidauana e Corumbá atingem 34°C nos horários mais quentes, com mínimas respectivas de 20°C e 24°C. Porto Murtinho, no Sudoeste do Estado, tem mínima de 25°C e máxima de 33°C.

Esporte

EM Rosa Câmara conquista título no futsal dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul

Equipe é formada por alunos do Projeto Esportivo de Futsal da Secretaria Municipal de Educação
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul encerrou a etapa de futsal no fim de semana com título para Dourados. A equipe da Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, com atletas de 12 a 14 anos, conquistou o título da competição disputada em Campo Grande e organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Na decisão da primeira divisão, no Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, no campus Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o time da EM Rosa Câmara enfrentou Chapadão do Sul e, depois de virar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, buscou o empate com gols de Vinicio e Lucas, fechando o jogo em 2 a 2. Na prorrogação não teve gols e, nos pênaltis, vitória do time de Dourados por 4 a 2.

O título, inédito para uma escola municipal de Dourados, valeu vaga para representar o Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros, que acontece na cidade do Recife, em setembro.

Campanha

A campanha até a decisão começou com um tropeço, perdendo para Amambai por 5 a 3. Depois, vitórias sobre Três Lagoas por 11 a 3 e Corumbá por 4 a 1. Nas quartas de final o adversário foi Rio Brilhante e a classificação veio com vitória por 8 a 1. Na semifinal, jogo duro com Bela Vista e vaga na decisão com vitória por 5 a 4.

A equipe da EM Rosa Câmara é formada por alunos do Projeto Esportivo de Futsal da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e é dirigida pelo professor Luiz Carlos Belisário. No elenco que disputou os Jogos Escolares estão os goleiros Kleiton e Danilo, alas Vinicio, João Pedro e Davi, os fixos Lucas e Caio Emmanoel, e os pivôs Kaio, Lyonel e Leonardo.

“Nossa equipe vem treinando e participando de competições desde o ano passado, com poucas mudanças. Agora a preparação para o Brasileiro será intensificada. Estamos conversando com o diretor Márcio Moura para programar a estratégia de treinos sem prejudicar as aulas dos alunos”, explica o técnico.

Esporte

Definidos os campeões do basquete e futsal dos Jogos Escolares da Juventude de MS

Foram definidos, no último domingo (16), os campeões do basquetebol e futsal nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. A etapa de 12 a 14 anos ocorre em Campo Grande. A competição é organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e segue até 23 de junho, com mais modalidades em disputa.

As partidas decisivas do futsal foram realizadas no Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, no campus Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Na primeira divisão feminina, o título ficou com Amambai, enquanto na segunda divisão, foi Bataguassu quem levantou o troféu. Já na primeira divisão masculina, Dourados sagrou-se campeão. Na divisão abaixo, Água Clara foi o vencedor.

A quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira foi palco das finais do basquetebol, que teve divisão única. No feminino, Dourados ficou com o título e no masculino, Campo Grande levou a melhor.

Matheus Dulcídio Souza, técnico de Rochedo no futsal masculino, destacou a importância de sua cidade, que possui cinco mil habitantes, chegar a uma final dos Jogos Escolares. “A gente começou o campeonato com uma derrota e nosso time veio crescendo, passamos das quartas, semi e hoje estamos na final. A gente treina de segunda a quinta na cidade de Rochedo, no período da manhã e da tarde. Os meninos que estudam de manhã, treinam à tarde e os que estudam à tarde treinam de manhã. Eu não consigo trabalhar com todos juntos, mas deu certo, conseguimos chegar nessa final. Os Jogos são praticamente um estadual desta categoria, estamos muito felizes. O esporte muda a vida de cada atleta. Fico feliz que uma cidade como a nossa, de 4,5 mil habitantes, chegue na final de um evento tão grande como esse”.

Também do futsal masculino de Rochedo, o atleta Lucas Viana, de 13 anos, afirmou que a rotina de treinos se intensifica às vésperas da competição escolar. “Diariamente a gente faz treino físico, de finalização. A gente sempre tem que estar com o ego lá em cima e acreditar que vai vencer. O futsal é tudo, muda a vida de muita gente, controla a gente, deixa a relaxado, a gente se sente bem jogando, é o que gostamos de fazer”.

Colega de equipe, Wenderson Ramires, de 14 anos, completa dizendo que “é um alívio sair um pouco de casa, com experiência dentro de campo e da quadra, é muito bom para evoluir. É meu segundo Jogos Escolares. Para mim é um alívio, é felicidade, um pouco espiritual para mim participar, deixa a gente mais à vontade dentro de quadra”.

Chefe de delegação de Chapadão do Sul, Leocir Martins dos Santos enfatiza o papel social de inclusão do esporte. “O esporte no contraturno para os jovens é de suma importância para tirar eles dos caminhos errados. Depois de nove anos estamos numa final de novo. É uma expectativa muito grande participar dos Jogos, não apenas para os alunos, mas aos pais, professores, diretores, para a prefeitura, e todos que se empenharam bastante para trazer essas crianças para cá. É uma luta enorme, uma dificuldade, mas a gente sempre sabe sobressair, e estamos na final com muito mérito dessas crianças”.

Raul Paredes, técnico da equipe de futsal masculino de Água Clara, um dos times campeões, disse que chegar à final foi especial. “Ano passado, nós estávamos na terceira divisão, chegamos na final também, mas infelizmente nós batemos na trave. Neste ano, queríamos chegar à final novamente e ter a oportunidade de fazer diferente desta vez, fazer história e ser campeão. A rotina de treinos é bem pesada, porque a gente sabe que é um campeonato de alto nível. Então, tento passar o melhor possível para que eles consigam chegar dentro da quadra e desempenhar todo o treinamento que foi efetuado em Água Clara”.

O técnico do futsal masculino de Dourados, Luiz Carlos Belizário, explicou que o time vem treinando desde o ano passado. “Meus atletas se dedicaram muito, têm muito talento, e foi muito merecido. O esporte é muito importante na vida deles porque é o sonho deles ser jogador de futebol, chegar lá um dia. O sonho deles é o meu sonho, porque um dia eu sonhei também em ser jogador de futebol, então eles se realizam e eu também me realizo”.

Com 17 gols marcados, Vinício Lima Nunes, de 13 anos, foi um dos principais responsáveis por trazer o título douradense. “O futsal me ajuda com meus problemas pessoais, minha mente quando eu estou em casa melhora, na escola me ajuda. Antes eu tinha problema, dificuldade, agora estou aprendendo mais, e o meu técnico de Dourados vem me ajudando muito com a minha mente. Todo dia, só domingo que eu não treinava, uma hora e meia por aí”.

Rafael Yoshio Hirota Seno, técnico da equipe vencedora de Dourados, no basquete feminino, disse que a equipe enfrentou um período difícil. “A gente teve um campeonato esses tempos em que as meninas ficaram em terceiro lugar, perdemos para o time de Campo Grande, foi uma derrota bem difícil, mas as meninas se dedicaram bastante para estar aqui e conquistar essa vaga para o nacional foi muito bom. Eu já fui atleta, eu acho que a gente quando é atleta se desenvolve, aprende muitas coisas importantes que a gente leva pra vida”.

Clara Elis Cavali, cestinha do time vencedor, disse que foi um privilégio participar dos Jogos Escolares. “Eu amei estar aqui com a minha equipe, meus técnicos, foi único. O basquete é minha família, é tudo, amo basquete, estar sempre com eles, eles são meu lar, as pessoas que me acalmam”.

Técnica da equipe masculina de basquete da capital, Karen Renate Müller disse que para ganhar foi preciso muito esforço. “Os meninos muitos moram longe da escola, Campo Grande é muito grande, deslocamento para treinamento, para academia, a equipe se esforçou muito para estar aqui, então isso mostra o quando o trabalho devolve, a gente se esforçar e colher os frutos no final. O esporte muda, os mudou muito, a questão do estudo, porque cobra o boletim, a questão da disciplina dentro de casa, de eles serem comprometidos, para que eles cresçam como pessoa, não só como desportistas”.

Ezequiel Maciel, de 14 anos, da equipe campo-grandense, disse, emocionado, que o basquete para ele ultrapassa barreiras. “Não é só dentro da quadra que ele modifica as pessoas dentro, fora, modifica o mundo inteiro com esse esporte maravilhoso que a gente pratica. Ganhar os Jogos foi a realização de um sonho, o maior objetivo que eu tinha desde o começo, nunca imaginei que ia estar aqui”.

CLIMA TEMPO

Terça-feira de sol tem tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul

Para esta terça-feira (18), a previsão do tempo indica continuidade do tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. O tempo permanece quente e seco devido a atuação de uma massa de ar que impede a entrada das frentes frias e inibe a formação de nuvens e chuvas.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15-45%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. As condições meteorológicas previstas também são favoráveis para a ocorrência de incêndios florestais; recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação.

Em Campo Grande, o dia amanhece com 21°C e chega aos 30°C à tarde. Dourados marca 20°C inicialmente e atinge 32°C ao longo do dia. Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, tem mínima de 21°C e máxima de 29°C. Na região Leste, Anaurilândia apresenta variação entre 20°C e 32°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 14°C e máxima de 31°C, já Três Lagoas registra 17°C pela manhã e 32°C nos horários mais quentes. Os termômetros em Coxim, no Norte, marcam 15°C no início do dia, com máxima de 33°C.

Em Corumbá, a mínima é de 24°C e a máxima de 34°C; em Aquidauana, na mesma região, os valores variam entre 20°C e 33°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho apresenta a temperatura mais alta do dia, com mínima de 22°C e máxima de 34°C.

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende

Empregos

MS possui 4.200 vagas de empregos em 475 ocupações

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 4.200 vagas de emprego em 475 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado nesta segunda-feira (17). Campo Grande lidera as oportunidades, com 1.532 vagas, sendo 146 para auxiliar de linha de produção e 95 para auxiliar de limpeza (131), entre outras.

Para pessoas com deficiência são oferecidas 35 vagas exclusivas, entre elas, para auxiliar de produção (15).
Também são oferecidas 12 postos para estágio para pessoas que cursam nível superior ou médio.

Já no interior, Cassilândia oferece 441 vagas, além de Chapadão do Sul com 388 e Dourados com 266, e ainda, Sidrolânida que possui 188 oportunidades de trabalho.

A lista completa de vagas você pode conferir aqui , e ainda conferir os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios em que as vagas são ofertadas. Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.

Alexandre Gonzaga,Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Segunda-feira tem sol, pouca nebulosidade e ar seco no Estado

A previsão para a semana, em grande parte do Estado, indica continuidade do tempo firme com sol e variação de nebulosidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, esta condição meteorológica ocorre devido a atuação de uma massa de ar quente e seca que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e mais seco no Estado.

Devido a presença do ar seco, esperam-se altas amplitudes térmicas (diferença entre temperatura máxima e a mínima) podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia. As temperaturas mínimas seguem amenas ao amanhecer com valores entre 13°C e 16°C e as máximas ficam elevadas e podem atingir valores entre 30°C e 35°C.

“Além disso, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15 e 45%, com destaque para as regiões Bolsão, Pantaneira e Centro-Norte do Estado”, diz a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

Com o tempo quente e baixa umidade é recomendado beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

Ainda segundo o Cemtec, as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais e recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação.

Esporte Eventos

Com apoio do Governo, projeto de três gerações representa “asas do futuro” para milhares de crianças

Lá se vão quase 26 anos de um projeto social por onde já passaram em torno sete mil crianças e adolescentes. Durante todo este tempo o “Asas do Futuro” atendeu três gerações em Campo Grande, sempre com a ajuda de parceiros, incluindo o Governo de Mato Grosso do Sul.

Aulas de futebol, dança, música, literatura, doações de alimentos e até acompanhamento psicológico. São várias as atividades oferecidas em três regiões da cidade. Histórias de famílias agradecidas pela iniciativa também são muitas.

A primeira mãe entrevistada pela nossa equipe começou a falar do projeto tomada pela emoção. Ao dizer o quanto as aulas oferecidas de graça mudaram a vida do filho, os olhos de Alaíde Martinez, de 39 anos, ficaram cheios de lágrimas.

O sinal de gratidão veio antes mesmo das palavras. Ryan, de 10 anos, começou a participar do projeto pouco tempo depois da morte do pai.

“O futebol aqui no projeto ajudou muito a diminuir a ansiedade dele. O comportamento mudou bastante. E este ano ele foi convidado por outro time para jogar em Rondonópolis no Mato Grosso. Fiquei mais feliz ainda que ele visitou a bisavó que ainda não conhecia, passou o aniversário lá”, conta.

Ryan fala do sentimento de ver a mãe contente com os avanços dele: “Me sinto feliz que minha mãe esteja orgulhosa de mim. Sonho ser jogador de futebol e médico veterinário. Estudo em primeiro lugar”.

O projeto “Asas do Futuro” começou em uma casa de esquina comprada para ser mercearia em frente a um campo de futebol no Bairro Dom Antônio Barbosa. O casal Cristiano Lourenço da Silva, de 60 anos, e Jaqueline Teixeira da Silva, de 55, veio com os filhos do interior do Estado depois de muito tempo trabalhando em uma escola agrícola.

A família decidiu abrir um comércio e logo veio o pergunta do filho Diego: Cadê as crianças para brincarem comigo? Criança na vizinhança não faltava, mas os pais trabalhavam na coleta de materiais recicláveis e não tinham com quem deixá-las. Foi neste cenário que surgiu o projeto.

“Na época não tinha nem escola, era anexo. As mães às vezes nem conseguiam vaga. Deixavam a criança aqui brincando e iam para o lixão ‘bater gancho’. Falavam: ‘Posso deixar meu filho aqui um pouquinho? Vou rapidinho ali e já volto’. Com isso começaram a chegar as crianças”, conta Jaqueline ou dona Jaque, como é conhecida.

O filho complementa as lembranças da mãe: “Era uma equipe, depois duas, três, quatro. Quando fomos ver tinham 150 crianças e o mercadinho faliu. Investimos em futebol, campeonato”.

Um projeto de vida que surgiu em meio a uma região marcada por vulnerabilidade social e insegurança. “A gente conseguiu reverter muita situação de criança que o destino era traçado para estar na marginalidade, fazendo coisa errada. Nosso objetivo sempre foi formar cidadãos de bem”, relata a família.

Dona Leonir Ferreira, de 61 anos, descobriu o projeto ao ver uma reportagem. Encontrou as portas abertas para o neto Isaac de 7 anos participar, o que ajudou no tratamento de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

“Ele não se concentrava, não tinha amizade e era muito nervoso. Além de estar mais sociável, sabe ler e escrever. Tem boas notas e falou: ‘Estou orgulhoso de mim mesmo’. Adquiriu autoconfiança e ama jogar futebol”, conta a avó. Isaac tem planos para a carreira e diz “quero ser goleiro”.

Aos 30 anos de idade, Aline Xavier lembra com carinho do tempo em que participou do projeto na infância. “Eu frequentei, meu marido, meus irmãos e agora fez sete anos que minha filha frequenta. Faz muita diferença esta iniciativa, ainda mais quando chega a sexta-feira que tem doação de verdura também”, relata.

Gerações da família da Joyce Anunciação, de 36 anos, também passaram pelo projeto. “Toda mãe que tem o filho aqui fica tranquila”, conta a auxiliar de serviços gerais que ainda complementa: “Minha filha ama as aulas e quer ser professora de capoeira”.

Para Clécio Maciel Matoso, de 38 anos, o sonho de ser um jogador profissional de futebol se transformou em realidade durante a passagem pelo “Asas do Futuro”. Ele foi um dos primeiros alunos.

Conseguiu construir uma carreira vitoriosa no esporte sendo campeão estadual 4 vezes pelo Coxim Atlético Clube, Novo Operário e Comercial. Atualmente é um dos professores do projeto.

“Hoje trabalho em uma empresa. Parei de jogar profissionalmente em 2015. Conheci vários lugares. Joguei contra grandes jogadores. Participei de competições nacionais como Copa do Brasil através do projeto. É acima de tudo você saber que consegue chegar onde quer e eu sou prova disso”, conta ele que tem o filho como um dos alunos.

Compartilhar as conquistas e retribuir o que recebeu através dos ensinamentos repassados em campo é extremamente compensador para ele. “Eu sou a história dentro do projeto e hoje meu filho viver isso não tem preço. O esporte é a ferramenta mais barata de inclusão social. Foi comigo e está sendo com outras crianças”, destaca.

Mãe de um ex-aluno do projeto, Emanoelli Costa, cabeleireira de 43 anos, diz que as aulas ajudaram a formar o caráter do filho: “Ou ele se envolvia com o pessoal da droga ou com pessoal do esporte. Graças a Deus temos a opção deste caminho para nossos filhos. Ele construiu a família dele e hoje aos 23 anos trabalha como gerente de garçom em Bonito”.

Emanoelli lembra que o atendimento do projeto vai além das atividades. “Aqui eles exigem frequentar escola, tirar boas notas, pais presentes e o carinho é muito grande”, detalha.

Agora é a vez de acompanhar a filha mais nova, Dini Izadora, de 6 anos nas aulas de capoeira e balé, também dentro do projeto que ainda oferece lanche, oficinas de violão, violino, percussão, rodas de conversa com pais e incentivo à leitura.

Com repasses do Estado foram produzidos livros escritos por alunos. Nas páginas estão textos e desenhos como do Kauã Martins, de 11 anos, onde João é um personagem que se torna o melhor jogador de futebol do mundo. Afinal, no “Asas do Futuro” crianças e adolescentes aprendem que todos podem realmente escrever a própria história.

A parceria com iniciativas assim é prioridade para o Governo de Mato Grosso do Sul, através da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) que faz um acompanhamento do trabalho feito pelas organizações da sociedade civil.

“O Governo do Estado vem dando incentivo financeiro e até estrutural para algumas organizações. É um dinheiro bem investido. O chamamento público do ano passado foi de R$ 4,5 milhões para 54 organizações. Temos emendas parlamentares, são cerca de 85 entidades beneficiadas por emendas. Este ano pretendemos estender isso para mais de 70 organizações beneficiadas com recurso público”, diz José Henrique de Andrea Denis, superintendente do Terceiro Setor na Sead.

CLIMA TEMPO

Tempo permanece firme e sexta-feira tem previsão de sol e poucas nuvens em MS

Para esta sexta-feira (14), a previsão indica continuidade do tempo estável, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul. Também são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 40%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as condições climáticas ocorrem devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas. “As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais e recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação”, alerta.

O dia em Campo Grande inicia aos 21ºC e atinge 30°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 17ºC e a máxima de 32º. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 19ºC, com máximas de 29ºC e 32ºC, respectivamente.

Na região do Bolsão, Três Lagoas tem mínima de 20°C e máxima de 32ºC, já Paranaíba apresenta variação entre 16ºC e 31ºC. Coxim e Camapuã, no norte, registram máximas semelhantes de 32ºC, com mínimas respectivas de 17ºC e 18ºC.

Em Corumbá, no Pantanal, os termômetros marcam 23ºC inicialmente e chegam aos 34ºC ao longo do dia; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 20°C e máxima de 33°C. Na região Sudoeste, os valores em Porto Murtinho variam entre 24ºC e 35ºC.

Saúde

Hemosul de Dourados realiza Dia D da Doação de Sangue

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado hoje, dia 14 de junho
O Hemosul de Dourados vai realizar nesta sexta-feira, dia 14, o Dia D da Doação de Sangue, em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Além disso, durante todo o mês acontece a campanha Junho Vermelho com intenção de estimular a doação de sangue para reforçar os estoques no Hemosul de Dourados. O volume atual está abaixo do ideal, e a necessidade do tipo O+ é o mais urgente.

“Convocamos os doadores a participarem deste dia especial, onde estaremos atendendo em período integral, das 7h às 17h. Nosso estoque está crítico e estamos precisando de doação de sangue O+, mas todas as tipagens são bem-vindas”, explica a gerente do Hemosul, Márcia Miranda Tinos.

O Hemosul atende todos os hospitais de Dourados e mais dez municípios da nossa região.

Para ser doador é preciso ter no mínimo 16 anos, o peso mínimo é de 51 quilos e precisa estar em bom estado de saúde, livre de infecções ou mesmo gripado. Lembrando que o doador não pode estar em jejum, como acontece em um exame de sangue, por exemplo.

Não podem ser doadores pessoas que tiveram doença de chagas, câncer, sífilis, ainda hepatite após 11 anos e pessoas portadoras do HIV.

SERVIÇO: O Hemosul fica na Rua Oliveira Marques, 2535, próximo ao Hospital da Vida. As doações podem ser feitas:

Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7h às 12h30;
Terça-feira e quinta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h;
Último sábado de cada mês, das 7h às 12h.
Para mais informações nos telefones: (67) 3424-0400 / (67) 98163-0863 (WhatsApp).

CLIMA TEMPO

Previsão do tempo indica altas temperaturas e baixa umidade do ar para esta quarta-feira

A previsão do tempo indica tempo estável, com sol e poucas nuvens para esta quarta-feira (12) em Mato Grosso do Sul. Além disso, devido a presença do ar seco, são esperadas altas amplitudes térmicas, podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes. Ainda, recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação, visto que as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais.

Os termômetros em Campo Grande marcam 20°C inicialmente e chegam aos 31°C ao longo do dia. Dourados tem mínima de 17°C e máxima de 32°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 17°C e 29°C. Anaurilândia, no leste, tem mínima de 19°C e máxima de 32°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba registra 17°C pela manhã e 31°C à tarde, já em Três Lagoas a mínima prevista é de 18°C e a máxima de 32°C. No município de Coxim, no norte do Estado, os valores variam entre 15°C e 34°C.

Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 22°C e máxima de 33°C. Em Aquidauana, na mesma região, as temperaturas iniciam aos 19°C e sobem até 34°C. Nesta quarta-feira, Porto Murtinho marca o valor mais alto do dia, com mínima de 21°C e máxima de 35°C.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com