segunda-feira, 22 de junho de 2026
Eventos

Prefeitura divulga atrações nacionais para a Festa Junina de Dourados 2024

A Prefeitura de Dourados, através da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) divulgou as primeiras atrações musicais confirmadas para a Festa Junina 2024, que acontece entre os dias 19 e 22 de junho, no Centro de Convenções, no bairro Parque Alvorada.

Nos quatro dias de festa, sobem ao palco da Festa Junina de Dourados Maria Cecília & Rodolfo, Munhoz & Mariano, Victor Gregório & Marco Aurélio, Trio Violada e o grupo Los Castillos.

“No ano passado nossa Festa foi um verdadeiro sucesso, recorde de público, e neste ano temos certeza que será ainda maior. Além dessas atrações de renome nacional, nos próximos dias vamos divulgar os artistas regionais, talentos locais que terão espaço para divulgar seu trabalho para nossa população. Quero reforçar o convite para que todos venham prestigiar essa festa, que é voltada para toda a família”, ressalta o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Com entrada gratuita todos os dias, além das atrações nacionais e regionais, o evento traz de volta o tradicional concurso de Dança de Quadrilhas, praça de alimentação, feira de empreendedores, brincadeiras e muito mais.

Confira a programação
19/06 – Maria Cecilia & Rodolfo
20/06 – Munhoz & Mariano
21/06 – Trio Violada / Victor Gregório & Marco Aurélio
22/06 – Los Castillos

CLIMA TEMPO

Terça-feira tem previsão de tempo quente e seco no Estado e condições climáticas exigem atenção

Para esta terça-feira (11), a previsão indica tempo estável, com sol e poucas nuvens em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ainda são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%, com destaque para as regiões sudoeste, Pantanal e norte.

Isso ocorre devido a atuação de uma alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco. “As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais e recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação”, explica o Cemtec.

Campo Grande tem mínima prevista de 19°C e máxima de 31°C. Dourados marca 18°C inicialmente e chega aos 32°C ao longo do dia. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 18°C e atingem máximas de 29°C e 32°C, respectivamente.

No Bolsão, Paranaíba apresenta variação entre 15°C e 32°C, já Três Lagoas tem mínima de 17°C e máxima de 32°C. Em Coxim, na região Norte, os termômetros registram 15°C no início desta terça-feira e chegam aos 34°C nos horários mais quentes do dia.

Na região pantaneira, Aquidauana e Corumbá marcam máximas semelhantes de 34°C, com mínimas de 17°C e 22°C, respectivamente. Porto Murtinho, no Sudoeste do Estado, apresenta 20°C pela manhã e 35°C à tarde.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende

Esporte Eventos

Jogos Escolares da Juventude de MS definem primeiros campeões em oito modalidades

Com emocionantes disputas no fim de semana, o primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa de 12 a 14 anos, chegou ao fim neste domingo (9), em Campo Grande. Foram definidos os campeões no atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).

A competição é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

Um dos destaques foi Camilly Ribeiro, de 13 anos. A atleta de Corumbá começou a dar seus primeiros passos em direção ao judô com três anos e relata que a paixão pelo esporte foi influência de seu pai, que também é seu técnico.

“Meu pai é sensei e sempre foi atleta de judô e eu também acabei me apaixonando pelo esporte, eu estou muito feliz, não sei como explicar. Eu não sei o que faria se meu pai não estivesse lá. É o meu segundo ano nos Jogos Escolares, no ano passado eu fiquei em terceiro lugar”, frisa a judoca.

Bronze na última edição, Camilly Ribeiro agora alcançou o lugar mais alto do pódio (Foto: Daniel Reino)
Luiz Paulo Ribeiro, de 37 anos, ressalta que por ser pai e treinador, a emoção é maior e que nas disputas da filha ele fica muito nervoso. “Eu sou atleta de judô desde os meus 10 anos de idade e consequentemente isso, eu me formei em Educação Física, passei no concurso de corumbá e voltei pra minha cidade natal onde eu comecei o trabalho com essas crianças”.

Outro destaque foi Kemilly Iara de Almeida Costa, de 13 anos. A atleta é natural de Costa Rica e terminou em primeiro lugar do pentatlo do atletismo, uma somatória de cinco provas: 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 600 metros e salto em distância.

A atleta pratica atletismo há um ano. Em 2023, garantiu a segunda colocação nos Jogos Escolares. “Com a competição eu pude saber do meu potencial, esse talento que eu tenho pra correr. E esse ano eu fui com o intuito de ganhar o primeiro lugar. Eu fiz essa promessa pra mim mesma, com muito esforço, eu consegui ficar em primeiro lugar. Agora treinar bastante, me esforçar para poder representar o estado no brasileiro”, relata Kemilly.

Kemilly sagrou-se campeã no pentatlo dos Jogos Escolares (Foto: Daniel Reino)
A estudante-atleta também falou sobre as novas amizades adquiridas nos Escolares. “Eu fiz algumas amizades com o pessoal de Nova Andradina, Corumbá, Ponta Porã, Campo Grande. Conheci pessoas com muitos talentos, apesar de elas não terem ganhado, eu acho que elas competem muito bem, esse ano foi muito forte, foi difícil ganhar, né, mas eu consegui, ainda bem que eu consegui”.

O segundo bloco de competições do Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul tem início nesta terça-feira (11).

Confira todos os resultados do primeiro bloco de modalidades e demais detalhes nos boletins:

Boletim 3
Boletim 4
Boletim 5

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Felipe Alexandre/CPB (arquivo)

Esporte

DOIS JOGOS MOVIMENTARAM O CAMPEONATO MUNICIPAL DE DEODÁPOLIS NO ÚLTIMO DOMINGO (09)

O Campeonato Municipal Silvio José Dos Santos – “Nego”, teve sequência em Deodápolis neste último domingo, 09 de junho. A rodada com dois jogos contou com um grande público e teve os seguintes resultados:

EC MULEKADA DE LAGOA BONITA 1 X 1 GUARANI DE PRESIDENTE CASTELO

A.V.D 1 X 0 JUVENTUDE/AUTO POSTO COSTA MATOS

A próxima rodada acontecerá no próximo domingo, 16, com mais dois jogos. Às 15:00 horas o Juventude enfrenta o Porto Vilma, enquanto às 17:00 horas o Colonial/Posto10 enfrenta a equipe do Meninos da Bola.

A competição conta com 7 equipes, onde na primeira fase essas se enfrentaram em turno único, passando para as semifinais as 4 melhores classificadas.

Esporte

DISTRIBUIDORA MUNARIM CONQUISTA O 1º TORNEIO A.E RODRIGUES BARBEARIA DE FUTSAL EM VICENTINA

Neste último domingo, 9, o Torneio da A.E. Rodrigues Barbearia de Futsal 2024 com certeza entrou para a história do futsal regional. Um total de 12 equipes participaram da competição, sendo representantes dos municípios de Jateí, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados e Vicentina.

Um bom público esteve presente no ginásio municipal de Vicentina, em um grande dia para a equipe da Distribuidora Munarim, o grande campeão, que venceu na final a Oficina 3 Irmãos, e que contou com uma tarde memorável para o goleiro Matheus Trindade. A terceira colocação ficou a com a equipe FG Store.

O evento teve a organização da Associação Esportiva Rodrigues Barbearia que promete organizar competições esportivas também em outras modalidades.

Futebol

Mantas para vítimas de enchente no RS são confeccionadas na penitenciária de Três Lagoas

Em um esforço conjunto de solidariedade e ressocialização, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Ong Artaban (Associação do Aprendizado Ressocialização e Trabalho do Apenado) uniram forças para auxiliar os gaúchos em um momento de grande necessidade.

Utilizando a mão de obra dos reeducandos da PSMTL (Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas), foram confeccionadas mais de mil mantas destinadas às vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

A parceria, que já existe para a ocupação dos internos na oficina de costura da penitenciária, desta vez direcionou seus esforços para a produção de mantas. Vinte e cinco reeducandos estiveram envolvidos na confecção, desviando-se temporariamente de suas atividades rotineiras, que incluem a produção de uniformes escolares e outras peças de vestuário.

Esse trabalho não apenas oferece uma ocupação produtiva aos internos, mas também proporciona benefícios concretos: eles recebem 3/4 do salário mínimo e têm um dia de pena reduzido a cada três dias de trabalho.

“É um orgulho ver nossos reeducandos se dedicando a uma causa tão nobre. Este projeto mostra que, mesmo em um ambiente de privação de liberdade, é possível contribuir de maneira significativa para a sociedade”, comentou o diretor da PSMTL, Walter Medeiros.

Para a presidente da Ong Artaban, Eronita Boeira, o “pequeno gesto” foi uma forma encontrada para ajudar a levar alívio e aquecer o coração dos nossos irmãos gaúchos.

Todo o material utilizado foi fornecido pela nossa organização, e ver o resultado desse esforço coletivo é realmente gratificante.

As mantas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul, onde estão sendo distribuídas às famílias afetadas pelas enchentes. Esta ação reforça a importância de iniciativas que promovam a solidariedade e a ressocialização, mostrando que a colaboração entre órgãos públicos e organizações não governamentais pode trazer benefícios significativos para toda a sociedade.

Comunicação Agepen

CLIMA TEMPO

MS tem semana com previsão de tempo estável e amplitude térmica que pode variar 20°C diariamente

A previsão do tempo para a semana em Mato Grosso do Sul indica tempo estável com sol e poucas nuvens, de acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento e do Clima de MS). Esta condição meteorológica ocorre devido a atuação de uma alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens, favorecendo o tempo quente e seco no Estado.

Devido a presença do ar seco são esperadas altas amplitudes térmicas, que é diferença entre a temperatura máxima e a mínima, podendo atingir até 20°C de variação no mesmo dia.

As temperaturas mínimas seguem amenas ao amanhecer, com valores entre 14°C a 18°C e as máximas ficam elevadas e podem atingir valores entre 30°C a 36°C. Além disso, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% a 35%, com destaque para as regiões sudoeste, pantaneira e norte do Estado.

“Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes”, afirmou a meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes.

As condições meteorológicas previstas, tornam o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais, e recomenda-se que a população não ateie fogo (em vegetação ou outros materiais) em nenhuma situação.

Entre hoje (10) e quinta-feira (13) a previsão indica tempo firme, com sol e poucas nuvens. São previstas mínimas entre 17°C e 20°C e máximas entre 29°C e 33°C para as regiões sul, leste e sudeste. Nas regiões pantaneira e sudoeste, espera-se mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 33°C e 36°C. Para as regiões norte e bolsão, espera-se mínimas entre 14°C e 17°C e máximas entre 31°C e 35°C.

E em Campo Grande são esperadas mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 29°C a 31°C. Os ventos devem registrar velocidade entre 40 km/h a 60 km/h.

 

Saúde

Prefeitura realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite neste sábado

Vacinação acontece das 7h às 17h em todos os postos de saúde da cidade e distritos, para crianças com idade de dois meses até cinco anos

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), realiza neste sábado (8/6) o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite, para crianças de dois meses até cinco anos de idade. A ação acontecerá das 7h às 17h, em todos os postos de saúde.

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o Dia D acontece simultaneamente em todo o o país. A campanha visa intensificar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil e deve seguir até o dia 14 de junho.

Dados registrados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), apontam que Dourados tem 10.415 crianças entre dois meses e cinco anos, faixa etária que é foco da campanha, e a meta ideal é vacinar 95% desse público.

Apesar da doença estar erradicada do país desde 1994, sendo que o último caso foi registrado cinco anos antes, o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Em Dourados, a Sems segue as datas sugeridas, com vacinação acontecendo nas 34 Unidades Básicas de Saúde do município, na zona urbana e distritos. De acordo com Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a campanha é seletiva. “Isso significa que as crianças são avaliadas pelos profissionais de saúde da unidade para aplicar a vacina de gotinha ou a injetável, de acordo com a necessidade”, explica.

Segundo Edvan, toda a campanha de vacinação contra a poliomielite vai ser direcionada pelas equipes de estratégia de saúde da família. “Os postos de saúde estarão abastecidos e preparados para receber as crianças, inclusive no Dia D, 8 de junho”, completa.

Distrito

Prefeitura entrega obras em Macaúba com investimento de mais de R$ 2 milhões

Distrito de Macaúba recebeu serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização de trânsito

A Prefeitura de Dourados avança com os atendimentos e ações nos distritos da região e, na manhã desta quinta-feira (6/6), realizou a entrega de serviços de infra-estrutura, que somam um investimento de mais de R$ 2 milhões, no distrito da Vila Macaúba.

As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), contam com Emenda Federal de mais de R$ 1 milhão, da senadora Soraya Thronicke, e contrapartida da Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão.

“É uma honra estar aqui no distrito de Macaúba e, mais uma vez, para entregarmos obras. As de hoje, em especial, vão contribuir com o desenvolvimento da cidade e proporcionar melhores condições para a população. Ainda tem mais serviços por vir e nós seguimos trabalhando por todos os nossos distritos”, destaca o prefeito, Alan Guedes.

Ao todo, foram entregues 1.864 m² de drenagem, 4.233,94 m² de pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito, 10 placas e 245 m² de asfalto.

Além da entrega das obras, o prefeito, Alan Guedes, e o Secretário Municipal de Educação, Carlos Vinicius Figueiredo, visitaram as escolas municipais E.M. Dr. Camilo Hermelindo da Silva, na Linha do Barreirinho, Zona Rural do distrito de Indápolis, E.M. Fazenda Miya Pólo, na Zona Rural do Guassu e a E.M. Cel. Firmino Vieira de Matos, em Macaúba.

Esporte

Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa com dois clubes de Dourados

DAC joga neste sábado em Caarapó contra o Operário AC e o Sete estreia contra o Ivinhema, no Saraivão

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20 começa neste fim de semana com seis jogos. A competição, organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), conta com 12 clubes que disputam duas vagas na Copa São Paulo de Juniores, reservadas aos finalistas. Nesta lista, o município de Dourados tem dois representantes: Sete de Setembro e Dourados AC. O campeão será apontado em jogos nos dias 17 e 24 de agosto.

Segundo o regulamento do Estadual Sub-20, os participantes foram divididos em três grupos e se enfrentam entre si, em turno e returno na primeira fase, com os dois primeiros de cada chave, mais dois times pelo índice técnico classificados para quartas de final. A partir daí, os confrontos são eliminatórias em ida e volta até se apontar o campeão.

DAC e Sete de Dourados vão se enfrentar na primeira fase, já que se encontram no Grupo B, e estreiam fora de casa. Neste sábado (8), às 15h, o DAC enfrenta o Operário Caarapoense no Estádio Carecão. No domingo (7), às 10h, o Sete visita o Ivinhema no Estádio Saraivão.

Times

No Sete, a preparação começou no início de maio, com 27 jogadores, sendo 15 deles de outras cidades e 12 de Dourados. Foram realizados três amistosos neste período contra times de Pedro Juan Caballero em que a equipe, segundo o técnico Rodrigo Figueiredo, “se comportou muito bem”. Além de Rodrigo, a Comissão Técnica é formada por preparador físico Anderson Madder, o preparador de goleiro Luiz Meyer e o massagista Reinaldo Santiago.

Dourados AC busca fazer boa competição e chegar à Copa São Paulo (Foto: Marcelo Berton)

Já o DAC trouxe o técnico Mateus Sabatine, com passagem pelo Comercial e Náutico, no último Campeonato Sul-Mato-Grossense, para dirigir o time. A preparação começou no fim de abril. “Foi uma satisfação receber o convite do DAC. Conseguimos fazer uma boa pré-temporada e esperamos realizar uma boa competição”, disse à DAC TV. Na preparação, amistosos contra equipes amadoras de Dourados para ajustar o time.

Os confrontos entre os dois times douradenses têm datas certas. Na terceira rodada, dia 22, às 15h, a partida do primeiro turno acontece no Estádio Chavinha, em Itaporã, local escolhido pelo Sete para mandar seus jogos. No returno, dia 13 de julho, às 15h, as equipes voltam a se enfrentar no Estádio Douradão.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com