segunda-feira, 22 de junho de 2026
Esporte

Atleta do Projeto Ginaslouquinhos é 1ª ginasta douradense classificada para os Jogos Escolares Brasileiros

Projeto do Instituto Ginasloucos tem apoio da Prefeitura de Dourados para incentivar o esporte desde cedo
Com apenas 12 anos, a jovem estudante Louise Cristhiny Ozorio Cardoso é a primeira ginasta douradense classificada para os Jogos Escolares Brasileiros 2024 (JEB’s). Ela é aluna do Projeto Ginaslouquinhos do Instituto Ginasloucos, que tem apoio da Prefeitura de Dourados para incentivar o esporte desde cedo.

Louise ficou em 1⁰ Lugar na modalidade Ginástica Artística, trouxe medalha para Dourados e ainda está classificada para os Jogos Escolares Brasileiros. “A competição foi incrível, com meninas de alto nível, e por isso quem errasse menos que levava o pódio e eu consegui”, comemora.

Ainda de acordo com a atleta douradense, os treinos foram intensificados para a competição. “Treinei com muito foco, com uma alimentação balanceada e treino, treino e mais treino. Porque o esporte é o que me faz feliz em tudo, desde o controle da minha ansiedade, autoestima”, pontuou.

A maior dificuldade, segundo Louise foi controlar a ansiedade. “Estava muito ansiosa, mas consegui vencer e ir para frente, focar muito na trave para não errar e a minha sensação é de superação”, ressalta.

O projeto Ginaslouquinhos atende aproximadamente 300 alunos nos períodos matutino e vespertino nas atividades de ginástica artística e cidadania no espaço do Estádio Douradão. O coordenador do projeto Ginaslouquinhos, Antônio Carlos Barbosa, o Kaká, destaca a importância do projeto no incentivo do esporte e educação dos pequenos atletas. “Com um trabalho sério e dedicação conseguimos grandes resultados para o nosso município. Estamos muito felizes com o resultado da Louise. O esporte é um caminho que transforma vidas e ajuda no desenvolvimento e na educação dos pequenos”, afirma.

Temperaturas

Ninho de tuiuiú e onça são monitorados por socorristas em áreas de incêndios no Pantanal

Em meio à fumaça dos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul, um ninho de tuiuiú em cima de uma árvore com os galhos secos, foi avistado por bombeiros que passavam de barco pelo Rio Paraguai. A área fica perto da cidade de Corumbá e os socorristas fazem o monitoramento da situação.

O Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) também está na região em busca de animais feridos ou debilitados que precisem de atendimento. Em uma das varreduras recentes, a equipe filmou uma onça distante caminhando em uma área queimada. Pelas imagens de vídeo é possível ver que em poucos segundos o felino desaparece em meio à vegetação.

Equipe do Gretap em campo Desde quinta-feira, quando chegaram à Corumbá fazendo um “pente fino” pela Estrada Parque, as equipes de biólogos, veterinários e técnicos do grupo já passaram por várias áreas, incluindo Paraguai-Mirim. Encontraram alguns animais mortos e muitas espécies vivas também como veados, jacarés e aves, principalmente nos pontos onde existem recursos hídricos.

Drone usado pelo Gretap (Fo
Com o uso de tecnologia, incluindo drone, o Gretap avança de carro, barco, triciclos e a pé.

No caminho pantaneiros apoiam as buscas. Onde há áreas alagadas, parte da vegetação bem próxima da água ainda resiste às chamas e serve como corredor para os animais buscarem abrigo.

Uma das varreduras se guiou pela informação de que a presença de urubus indicava a possibilidade de carcaças de animais. Foram registradas muitas pegadas sinalizando a fuga de animais. “Se não fossem essas águas, vazantes, baías, curixos, nada iria conseguir sobreviver a esse fogo”, conta a médica veterinária Franciele Oliveira.

Sensor usado para monitorar animais (Foto: Rede Social)
“Realmente o fogo está intenso, mas nas áreas onde foram trabalhados aceiros e coisas do tipo, os animais estão dando conta de fugir. Perto de 2020 não dá nem para se comparar, ao menos por enquanto. O número de animais atingidas de forma direta ainda é bem inferior”, detalha a bióloga e médica veterinária Paula Helena Santa Rita, coordenadora operacional do grupo. Ela faz uma comparação com quatro anos atrás, quando o Pantanal enfrentou uma das piores temporadas de incêndios da história.

Em uma das buscas ativas nestes últimos dias, o resultado veio em vídeo mostrado nas redes sociais dizendo “não encontramos indícios de animais de médio e grande porte, mamíferos no geral, apenas pegadas de um pequeno felino, mas a população presente em grande abundância são as aves”.

Macacos monitorados (Foto: Rede Social)
Entre os animais monitorados pelas equipes de socorristas está uma família de macacos bugios. “Eles ficaram em poucas árvores que ainda sobraram às margens do rio na mata ciliar”, explica a médica veterinária Mariana Queiroz.

Durante vistoria por drone foi avistada uma família de emas se movimentando entre as cinzas em busca de alimentos.

“Clinicamente estavam bem, não apresentavam queimaduras e tinham comportamento padrão para a espécie. A equipe avaliou. Não tinha para onde fazer afugentamento, então resolveram não interferir na situação”, explica Paula Santa Rita.

Emas avistadas pelo Gretap no Pantanal
O Gretap é resultado de uma união de esforços envolvendo órgãos governamentais, privados e o terceiro setor. Participam dessa ação em parceria com o Governo do Estado, através da Semadesc e PMA (Polícia Militar Ambiental), a UCDB, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e IHP (Instituto Homem Pantaneiro).

“A ação imediata por diversos grupos, tanto o Gretap, quanto bombeiros, brigadistas, pantaneiros, toda essa assistência governamental do Estado sinalizam ao menos uma vontade de não deixar chegar ao que chegou [em 2020]. Independentemente de cor de farda, todos estão com o mesmo propósito”, finaliza a coordenadora do grupo de resgate.

CLIMA TEMPO

Avanço de frente fria gera mudanças no tempo e terça-feira tem aumento de nebulosidade em MS

Com previsão de mudanças no tempo durante a semana, esta terça-feira (25) deve ser ensolarada em grande parte do Estado. Além disso, ainda pode ser registrado aumento de nebulosidade e pequena probabilidade de chuvas principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), isso ocorre devido a aproximação e avanço de uma nova frente fria aliada ao transporte de calor e umidade e a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 30°C. Dourados inicia o dia com 19°C e registra máxima semelhante à capital. Os valores em Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, variam entre 15°C e 25°C. No Leste, Anaurilândia tem 22°C pela manhã e 33°C à tarde.

Na região do Bolsão, os termômetros em Paranaíba marcam 18°C inicialmente e atingem 33°C ao longo do dia, já Três Lagoas tem mínima de 21°C e máxima de 34°C. Em Coxim, no Norte do Estado, a mínima é de 17°C e a máxima chega aos 34°C.

Corumbá e Aquidauana, no Pantanal, apresentam mínimas semelhantes de 17°C, com máximas de 28°C e 31°C, respectivamente. Na região Sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 16°C e atinge 21°C nos horários mais quentes.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado

Informações

Governo de MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais

Para uma atuação mais célere e eficaz, o governador Eduardo Riedel declarou situação de emergência aos municípios do Estado afetados por incêndios florestais, sejam em parques, áreas de proteção e preservação nacionais, estaduais ou municipais, assim como em casos de propagação de fogo sem controle, ou em qualquer tipo de vegetação que possa acarretar queda na qualidade do ar.

O decreto publicado nesta segunda-feira (24), no Diário Oficial do Estado, tem o prazo de 180 dias. Neste período fica autorizado a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Estado, em ações que envolvem resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular. Ficam dispensadas as realizações de licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada a urgência para não comprometer a continuidade dos trabalhos (públicos), em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços.

A situação de emergência foi decretada em função de vários fatores, entre eles o período de seca que Mato Grosso do Sul vem enfrentando, com estiagem prolongada em grande parte do território, o que acarretou aumento exponencial dos focos de calor. Também os impactos das queimadas para agropecuária pantaneira, com prejuízos expressivos, tanto nas perdas econômicas, como na questão ambiental, em relação a vegetação, solo, fauna, bens materiais e segurança da vida humana.

O Governo do Mato Grosso do Sul está com várias frentes de atuação para combater os incêndios florestais no Estado, principalmente na região do Pantanal. Lá as equipes estão fazendo um trabalho coordenado e integrado pelo ar (aeronaves e helicópteros) e no solo, com bombeiros, brigadistas e a cooperação dos pantaneiros, para chegar aos locais com foco de incêndio e realizar o combate.

Este trabalho articulado tem o uso de tecnologia de ponta para identificar os focos (incêndios) e assim direcionar as equipes para combater os incêndios.

Todas as ações são coordenadas pela SCI (Sistema de Comando de Incidentes), que organiza e passa as orientações para atuação no campo e pelas aeronaves. Além de imagens de satélite, drones são usados para identificar os focos de incêndios.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

CLIMA TEMPO

Segunda tem previsão de tempo firme, com sol e baixa umidade do ar no Estado

A previsão para este início de semana no Estado é de tempo firme, com sol e baixa umidade relativa do ar, que fica entre 30% e 40%. Por isso é recomendo ingestão de bastante água ao longo do dia e evitar exposição em horários de extremo calor.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) a temperatura deve ser de mínima de 20°C e máxima de 33°C na regiões Sul e Sudeste do Estado. Já no Sudoeste e Pantanal deve variar entre 18°C e 36°C.

Para Campo Grande a mínima será de 21°C e máxima de 32°C. No Norte, Leste e Bolsão fica entre 17°C e 35°C. O tempo seco e quente favorece os incêndios florestais no Estado.

Porém, entre segunda (24) e terça-feira (25), o avanço de uma frente fria irá favorecer aumento de nebulosidade e, com pequena probabilidade, chance de chuvas nas regiões sudeste, sul e sudoeste do Estado.

Entre quinta e sexta-feira às temperaturas devem ficar mais amenas no Estado devido a passagem de uma frente fria. Nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste a mínima pode chegar a 9°C.

Informações

Detran-MS informa: agência de Angélica fecha para reforma total

A agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) do município de Angélica, está fechada para reforma total no prédio, que receberá um novo projeto arquitetônico. O objetivo é oferecer mais comodidade e conforto para o cidadão, além de dar mais agilidade aos serviços prestados.

O Detran-MS informa que as tratativas para instalação de uma agência provisória em Angélica já estão em andamento, e o novo endereço será divulgado em breve.

Por enquanto, quem necessitar de atendimento presencial deve se deslocar até a Agência de Ivinhema, cidade que fica aproximadamente 21 km de Angélica, ou acessar os serviços digitais do Detran-MS pelo Portal de Serviços Meu Detran ou baixar o aplicativo “Detran MS” no celular.

Para mais informações ou retirada de documentos que já estão com processo em andamento, a orientação é entrar em contato com Carla Fernanda, gerente da Agência de Angélica, pelo telefone (67) 99653-7439 ou pela Central de Informações do Detran-MS no telefone (67) 3368-0500.

Assessoria de Comunicação Detran-MS

Coronavírus

Previsão de sexta-feira: inverno começa com calor intenso e alerta para incêndios em MS

O inverno já começou, mas Mato Grosso do Sul segue sob um céu aberto e com sol que promete temperaturas elevadas. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado será coberto por uma imensa massa de ar quente e seco nesta sexta-feira (21), situação que deve persistir nos próximos dias, indo além do fim de semana.

Apesar de algumas variações de nebulosidade, o sol dominará o céu e as temperaturas estarão bem acima da média. A amplitude térmica será significativa, podendo alcançar até 20°C de diferença entre as mínimas da madrugada e as máximas no período mais quente do dia.

Os termômetros devem registrar mínima de 16°C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado, enquanto as máximas podem atingir valores de até 33°C. Em áreas como o Pantanal e o sudoeste as temperaturas mínimas ficarão entre 19°C e 24°C, com máximas que podem superar os 36°C.

Já no norte e no Bolsão os termômetros registrarão respectivamente a mínima de 13°C e 19°C, e máximas de 32°C e 35°C. Em Campo Grande, os moradores podem esperar mínima de 20°C e máxima de 31°C. Ventos provenientes do quadrante norte estarão presentes a até 60 km/h, com possíveis rajadas mais intensas ultrapassando os 60 km/h em áreas isoladas.

É crucial que a população esteja atenta aos índices de umidade relativa do ar, que deverão permanecer entre 15% e 40%, especialmente nas regiões do Bolsão, pantaneira e centro-norte do Estado. Essa condição representa um alto risco para incêndios florestais, exigindo cuidado redobrado para evitar qualquer atividade que possa provocar fogo.

Diante desse cenário, é aconselhável que os moradores se preparem para um início de inverno fora do comum, mantendo-se hidratados, evitando exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e seguindo todas as recomendações de segurança em relação aos incêndios.

Comunicação Governo de MS
Foto: Saul Schramm

Agronegócios

Através do PAA, Prefeitura distribuiu mais de 1 tonelada de alimentos para instituições locais

Ao todo, sete instituições de Dourados foram beneficiadas com produtos adquiridos de agricultores familiares da região, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos
Em apoio à agricultura familiar e em atenção às entidades que prestam atendimento na cidade, a Prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), realizou na manhã desta quarta-feira (19/6) novas entregas do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

“A agricultura familiar de Dourados tem se destacado cada vez mais e com o PAA, temos contribuído para esse crescimento. O Programa tem essa característica de promover o acesso à alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Através dele, a Prefeitura pode comprar os alimentos produzidos pela agricultura familiar sem a necessidade de licitação, e destinar para pessoas em vulnerabilidade nutricional, para a merenda escolar ou as entidades, como é o caso dessa doação onde estamos destinando mais de uma tonelada de alimentos”, explica o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Assim como nas doações anteriores, instituições cadastradas no programa receberam alimentos produzidos por agricultores da região, como frutas, poupa de frutas, legumes e verduras. Ao todo, foram distribuídos cerca de 1.100 kg de alimentos que beneficiaram sete entidades locais.

O secretário da Semaf, Joaquim Soares, destaca a importância dessas entregas rotineiras para as instituições.

“Esse programa é de extrema importância para a cidade. E, conforme pedido do prefeito Alan Guedes, alimentos sempre frescos e de qualidade são distribuídos para instituições que fazem um trabalho social exemplar. Neste projeto contemplamos milhares de famílias, pois além da alimentação no local, alguns produtos são doados para as crianças levarem para casa, proporcionando também a alimentação no ambiente familiar. Agradecemos aos produtores, colaboradores e parceiros deste programa, porque com certeza estamos fazendo a diferença na vida de muita gente”, ressalta.

No mês passado, Dourados lançou o 1º PAA Indígena de Mato Grosso do Sul, onde o Governo Federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) disponibilizou R$ 2.307.966,38 milhões para a aquisição de alimentos dos 161 produtores indígenas cadastrados no programa. Neste caso, a produção vai integrar as cestas que são distribuídas para as 829 famílias indígenas que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, incluindo mais sete escolas municipais, garantindo qualidade de merenda escolar aos alunos da reserva, que é a sexta maior população indígena do Brasil, com um total de 13.473 pessoas.

A Prefeitura, por meio da Semaf atua no apoio logístico nas aldeias operacionalizando a adesão dos 161 agricultores, que foi feita através da Semagro (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais).

Esporte

Paradesporto de MS: Corumbá recebe a primeira edição do Festival da Inclusão

Corumbá será palco do primeiro Festival da Inclusão, nesta quinta-feira (20). O evento é organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

O objetivo é capacitar estudantes, professores de Educação Física e profissionais que atuam com crianças em idade escolar com deficiência. Serão abordados os fundamentos básicos do paradesporto, a atuação profissional com pessoas com deficiência, modalidades paralímpicas e iniciação às competições.

Além disso, será demonstrada uma visão geral do cenário paralímpico no Rio Grande do Norte, por meio do professor de Educação Física e responsável pelo curso, Tibério Maribondo. O profissional tem desenvolvido projetos do Festival da Inclusão no Rio Grande do Norte desde 2022.

“O Festival da Inclusão é dividido em dois momentos: o primeiro é formativo, com uma palestra de uma hora sobre o movimento paralímpico, seguida por uma oficina prática. Mostramos aos profissionais algumas formas de incluir crianças com deficiência nas aulas de Educação Física”, explica o professor.

Na segunda parte do curso, será realizado um circuito com três estações, cada uma dedicada a uma modalidade diferente. Todos os participantes passarão por essas estações, tendo a oportunidade de experimentar, de forma lúdica, gestos básicos e processos pedagógicos de iniciação.

Crianças com e sem deficiência também são convidadas a participar dessa etapa prática, permitindo que profissionais e alunos apliquem os conhecimentos adquiridos.

“Essa é uma oportunidade para identificar crianças com deficiência que têm potencial para alguma modalidade esportiva. Fazemos o contato com a família, conversamos com o professor de Educação Física e estabelecemos um primeiro vínculo. Com certeza, a família se envolverá e o professor se engajará, oferecendo novas oportunidades para essas crianças”, ressalta Maribondo.

Para a gerente de paradesporto da Fundesporte, Anne Talitha Silva, o Festival da Inclusão é um dia de capacitação que visa proporcionar aos alunos maior contato com o esporte paralímpico.

“O objetivo é fomentar e possibilitar aos municípios maior acesso ao esporte paralímpico. Trouxemos o professor Tibério Maribondo, responsável pelo paradesporto no Rio Grande do Norte, para iniciar esse trabalho aqui com o nosso primeiro festival”, destaca a professora.

Serviço

Horário: 7h às 17h
Local: Apae – R. Santa Teresinha, 705, bairro Maria Leite

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Daniel Reino

Informações

UEMS e Governo de MS realizam ‘Pantanal Tech MS’ nos dias 28 e 29 de junho em Aquidauana

O Pantanal Tech MS ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho de 2024, na unidade de Aquidauana da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O evento é resultado da parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado, tendo a educação, ciência, tecnologia e inovação como um de seus eixos estratégicos de desenvolvimento.

Com participação de diversas instituições públicas e empresas privadas, fora o apoio dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEMS (Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia), o evento trará inovação e tecnologia para a região pantaneira, com exposições, demonstrações técnicas, vitrines tecnológicas, painéis empresariais, conferências e palestras sobre temas importantes para quem produz na região.

Trata-se de um evento inovador com o objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de Mato Grosso do Sul, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho ressalta que a universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira. A proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável.

“Com ajuda de todos, com toda a equipe trabalhando, nós estamos juntos com os parceiros e o Governo do Estado, esperando todos e todas em Aquidauana. A expectativa é muito grande, com parceria de mais de 40 empresas e de 20 instituições”, comenta o reitor, que completa.

“Teremos no dia 28, à noite, o grande show do Gabriel Sater e do Trio Violada. No dia 29, a grande conferência nacional e estadual com a presença do nosso governador Eduardo Riedel e todas as autoridades. Além disso teremos agricultura familiar, dois grandes painéis da nutrição animal e da qualidade da carne e várias palestras, conferências e muito mais”.

O Pantanal Tech MS trabalha no Eixo estratégico ‘Desenvolvimento Sustentável do Pantanal’, que abrange agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, agropecuária sustentável, economia criativa, empreendedorismo, geração de renda, inclusão produtiva, inovação, sustentabilidade e turismo.

O evento também busca inserir dentro do contexto do bioma oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Comunicação UEMS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com