segunda-feira, 22 de junho de 2026
CLIMA TEMPO

Com névoa seca, baixa umidade do ar persiste em MS e antecede frio na próxima semana

Com previsão de temperaturas estáveis e acima da média em Mato Grosso do Sul, a terça-feira (23) deve ser de sol, poucas nuvens e com registro de névoa seca em diferentes regiões do Estado.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Templo e do Clima) alerta ainda para a baixa umidade relativa do ar, que durante toda a semana deve ficar entre 10% e 30%, com agravante de previsão de ausência de chuva. As temperaturas mínimas permanecem amenas durante a noite e ao amanhecer, mas ao longo do dia as máximas devem se elevar rapidamente, devido a presença de ar seco.

Até quinta-feira (25), a previsão indica tempo firme com sol e poucas nuvens, situação meteorológica que ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.

Em relação à previsão das temperaturas, as mínimas devem ficar entre 13°C e 17°C e as máximas entre 26°C e 33°C para as regiões sul, leste e sudeste. Nas regiões pantaneira e sudoeste as mínimas devem ser entre 16°C e 21°C e máximas entre 32°C e 36°C. Para as regiões norte e bolsão as mínimas previstas são entre 14°C e 18°C e máximas entre 29°C e 33°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 29°C e 31°C.

A tendência meteorológica, até o dia 30 de julho, é de probabilidade para ocorrência de chuvas de até 20 mm, sendo os maiores acumulados de chuvas previstos para as regiões extremo sul e sudeste do Estado.

Além disso, entre os dias 29 e 30 de julho, uma frente de menor intensidade causará queda das temperaturas no Estado. Porém, entre os dias 1° e 4 de agosto as temperaturas voltam a ficar acima da média para o período. Já entre os dias 4 e 6 de agosto, a tendência meteorológica mostra a incursão de ar frio, aparentemente com uma frente fria de maior intensidade, onde as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 5°C, principalmente no sul do Estado.

Informações

Com seis focos ativos, incêndios no Pantanal são intensificados devido a condições climáticas extremas

Os incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, retornaram com intensidade desde o fim de semana, devido a piora geral das condições climáticas, com aumento das temperaturas, baixa umidade relativa do ar, além da velocidade dos ventos, um dos principais fatores de propagação dos focos no bioma.

Atualmente são seis focos ativos de incêndios nas regiões do Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, Maracangalha, além de outros nos municípios de Bodoquena e Bonito. Outros pontos são monitorados na estrada Parque de Piraputanga e próximo ao município de Coxim.

As ações para controle e extinção das chamas, como parte da temporada de incêndios florestais 2024, completou 112 dias nesta segunda-feira (22), com trabalho realizado por terra, ar e água. Além do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), a atuação no Pantanal conta com o apoio de equipes da Força Nacional e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e ainda agendes do Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

“Este momento é de troca de guarnições, e a gente precisa se preocupar com tudo. Na parte de logística, devido à dificuldade de acesso no terreno, a gente providencia alimentação, água, material de higiene, para que os militares tenham condições de trabalho nos locais. Principalmente nas bases avançadas, pois as dificuldades são extremas. A gente organiza os matérias enviados aos locais onde as guarnições ficam preparadas para combater os incêndios”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

O início da semana foi marcado por condições climáticas extremas no Pantanal, o que eleva o risco de incêndios e a rapidez da propagação das chamas. A ausência de chuva aliada a baixa umidade relativa do ar, que ontem ficou em apenas 19%, além da temperatura com picos acima de 33°C e rajadas de vento que chegam a 24 km/h.

As operações de combate aos incêndios florestais foram intensificadas, com continuidade de serviços iniciados no fim de semana e com foco no monitoramento e rescaldo das áreas já queimadas. Com as condições climáticas adversas, o trabalho de combate tem esforço concentrando no controle das chamas em áreas remanescentes e prevenção de novas ocorrências.

Na região do Rabicho, próximo ao Rio Paraguai, o enfrentamento ao fogo é realizado a mais de 120 horas. No início da noite de ontem, as equipes recuaram para avaliar a situação, após encontrarem dificuldades de progressão na área, que foi comprometida devido à baixa visibilidade e rápida propagação das chamas.

Na estrada Parque de Piraputanga, a rápida atuação da equipe do Corpo de Bombeiros em vários princípios de incêndios, conseguiu impedir a propagação das chamas no entorno da via. Com isso a área efetivamente atingida é de apenas poucos metros quadrados.

Esta semana, o trabalho terá reforço de aproximadamente 40 bombeiros militares de Goiás, Paraná e São Paulo, que chegam ao Estado a partir de hoje (23). Também há previsão de que bombeiros dos estados da Paraíba, Sergipe, Rondônia e Pará, sejam enviados ao Mato Grosso do Sul para colaborar nas ações de combate aos incêndios no Pantanal.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende (destaque e galeria)

Esporte Região

ITAPORÃ, MUNDO NOVO, CAMAPUÃ E NOVA ANDRADINA FARÃO AS FINAIS DA COPA ASSOMASUL 2024

No último sábado (20), na cidade de Itaporã foi definido as duas últimas equipes para a fase final da 20º Copa Assomasul. As equipes que foram em busca da classificação foram Mundo Novo, Itaporã (sede), Ribas do Rio Pardo, Bela Vista e Maracaju.

Antes da abertura solene é realizado o sorteio com as equipes para saber os adversários, sendo, o time da casa (Itaporã) jogando contra o perdedor do primeiro jogo e o ganhador do segundo.

O primeiro jogo da manhã Ribas do Rio Pardo pegou a equipe de Mundo Novo. Com um jogo bem acirrado nos dois tempos. Nos acréscimos do segundo tempo, com um levantamento de Leandro Borracha de Mundo Novo, o jogador Hugo de Ribas do Rio Pardo acabou marcando contra, assim, Mundo Novo vencendo por 1×0.

Em seguida a disputa foi entre Maracaju e Bela Vista, ambas que já possuem o prêmio de Campeão da Copa Assomasul. Maracaju levou a melhor, vencendo por 2×0 com gols de Mateus Souza e Ladson Borges.

Para encerrar os jogos do período matutino o time da casa, Itaporã entrou em campo contra o time de Ribas do Rio Pardo, que perdeu o primeiro jogo. Jogando em casa e com a torcida presente, Itaporã venceu por 3×1; gols – Gustavo Rosolen (02), Cristiano Paula (01) para Itaporã e Marcos Nascimento (01) para Ribas do Rio Pardo.

JOGOS DO PERÍODO VESPERTINO

As 14h, a disputa foi entre Mundo Novo e Bela Vista, sendo Mundo Novo conseguindo a vitória sobre seu adversário no placar de 3×1, com gols de Wellington Lima (01) e Gustavo Sabará (02) para Mundo Novo e Wesley (Dudu) marcando contra.

O último jogo, Maracaju e Itaporã precisavam da vitória para a classificação, levando a melhor o time da casa, aplicando 4×0 sobre Maracaju. Com gols de Gustavo Rosolen , João Ítalo, Giovani Alves e Marquinhos Arce.

Sendo assim conseguindo a classificação Mundo Novo e Itaporã se juntando com Camapuã e Nova Andradina. O arbitral será na próxima terça-feira (23), em Campo Grande na sede da Assomasul onde será definida a cidade sede para a final.

Informações: tv sobrinho news

Informe

Com baixa umidade do ar e sol, MS tem previsão de semana quente e sem chuva

O tempo seco, com sol e poucas nuvens, tem previsão de continuidade durante a semana em Mato Grosso do Sul. A partir desta segunda-feira (22), as temperaturas seguem acima da média e estáveis, além de baixo valor de humidade relativa do ar, entre 10% a 30%.

Durante a noite e ao amanhecer, as temperaturas mínimas permanecem amenas, porém ao longo do dia, as máximas estarão em gradativa elevação devido à presença do ar seco.

Entre hoje (22) e quinta-feira (25), a previsão indica tempo firme com sol e poucas nuvens sobre o Estado. Essa situação metrológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco.

“Além disso, haverá predomínio do ar seco. Aliado abaixo do valor de umidade relativa do ar, entre 10 a 30%”, explicou a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Templo e do Clima).

Em relação à previsão das temperaturas, são esperadas mínimas entre 13°C a 17°C e máximas entre 26°C a 32°C para as regiões Sul, Leste e Sudeste. Nas regiões Pantaneira e Sudoeste, as mínimas devem ficar entre 16°C e 20°C e as máximas entre 32°C a 36°C. Para as regiões Norte e Bolsão, a previsão é de mínimas entre 14°C a 16°C e máximas entre 29°C a 34°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 17°C a 19°C e máximas entre 28°C e 31°C. Os ventos atuam do quadrante leste, variando entre sudeste, leste e nordeste, com valores entre 40 a 60 km/h e podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Empregos

Funtrab oferece mais de 4,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 4.886 vagas de emprego em 514 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado nesta segunda-feira (22).

Em Campo Grande são 1.943 vagas com oportunidades para auxiliar de limpeza (182) e de linha de produção (84), farmacêutico, mecânico, motorista, vendedor, entre outras.

Para pessoas com deficiência são oferecidas 109 vagas exclusivas, entre elas para auxiliar administrativo. Também são oferecidas 26 vagas exclusivas para estágio, somente para pessoas que cursam nível superior ou médio.

No interior são oferecidas vagas em Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu e Batayporã, além de Caarapó, Corumbá e Costa Rica.

Também há vagas disponíveis em Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A lista completa de vagas você pode conferir aqui, onde também consta os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios em que as vagas são ofertadas. Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

CLIMA TEMPO

Sexta-feira registra temperaturas acima da média e sol é destaque na previsão para o Estado

Com tempo seco em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão para esta sexta-feira (19) indica sol e poucas nuvens. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas seguem acima da média e estáveis, além de registrar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35%.

A estabilidade climática ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 17°C e a máxima de 30°C. Em Dourados, as temperaturas variam entre 13°C e 29°C. Em Ponta Porã, na região Sul-Fronteira, os termômetros marcam 14°C inicialmente e chegam aos 24°C ao longo do dia. Na região leste, Anaurilândia tem mínima de 15°C e máxima de 30°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 15°C e registra 31°C à tarde, já em Três Lagoas a mínima é de 16°C e a máxima de 29°C. No município de Coxim, no norte, a mínima é de 15°C e a máxima de 33°C.

Em Corumbá, no Pantanal, o dia inicia com 20°C e chega aos 33°C nos horários mais quentes; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 17°C e máxima de 34°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho apresenta variação entre 18°C e 32°C nesta sexta.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Eventos

Prova de ciclismo muda rotina de projeto ‘Amigos do Parque’ neste fim de semana

Acontece no próximo domingo, 21 de julho, o 1º Circuito de Ciclismo do Pantanal em Campo Grande. Um reconhecimento do circuito está programado para as 5h da manhã, já a largada oficial acontece às 6 h da manhã em frente ao Bioparque Pantanal.

No trajeto está previsto que os participantes irão descer a Avenida Afonso Pena, virar na rua Ivan Fernanda Pereira, seguir na Rua Prof. Luís Alexandre de Oliveira, em seguida, os ciclistas entram na Rua Antonio Maria Coelho, seguem pela Avenida Mato Grosso, até entrar no Parque dos Poderes.

Neste local, é onde a rotina vai mudar: meia pista vai ser utilizada pelos competidores nas Avenidas Desembargador José Nunes da Cunha e do Poeta, até voltar a Avenida Afonso Pena onde o local de chegada também ficará em frente ao Bioparque Pantanal.

Por todo o percurso, gradil, cones e pessoas com coletes e apito estarão auxiliando para que não aconteça nenhum acidente no trajeto.

O Projeto Amigos do Parque acontece aos finais de semana e feriados, das 7h às 19h e fecha uma das pistas do Parque dos Poderes para a prática de exercícios e lazer da população.

No mapa, é possível ver o trajeto que os competidores irão percorrer.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Eventos

Governo de MS abre edital para seleção de professores de ioga nas escolas da Rede Estadual

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), anunciou nesta quarta-feira (17) a abertura de edital para a seleção de professores qualificados para ministrar aulas de ioga em escolas da Rede Estadual de Ensino.

O seletivo faz parte do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar) e visa promover práticas integrativas e complementares de saúde entre os estudantes. Clique aqui e confira o edital completo.

Requisitos e inscrições

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem possuir graduação em licenciatura em qualquer área, formação em ioga com carga horária mínima de 200 horas, experiência como instrutor de ioga por pelo menos um ano e ser associado à Associação de Professores de Ioga. As inscrições começam hoje (17) e vão até sexta-feira (19).

Os interessados devem entregar, pessoalmente, um envelope lacrado identificado como “PROCESSO SELETIVO AULAS DE IOGA” no protocolo da Setesc, localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 559, andar térreo, Centro, em Campo Grande. O envelope deve conter os formulários de inscrição e proposta técnica, além de cópias autenticadas da documentação comprobatória, como cédula de identidade, diploma de licenciatura, comprovantes de formação e experiência em ioga, e vínculo à Associação de Professores de Ioga.

Cronograma do processo seletivo

  • 17 de julho: publicação do edital e início das inscrições
  • 19 de julho: encerramento das inscrições
  • 19 a 23 de julho: período para análise das inscrições pela comissão técnica
  • 24 de julho: publicação dos resultados preliminares
  • 25 a 29 de julho: período recursal
  • 30 de julho: publicação dos resultados finais e encaminhamento dos selecionados às escolas
  • 1 de agosto: início das aulas de ioga

Análise e avaliação

A seleção será feita em fase única, por meio de análise curricular e da proposta técnica dos candidatos. A comissão técnica avaliará a documentação submetida conforme os critérios estabelecidos no edital, verificando a qualificação e a capacidade técnica dos candidatos. Os critérios de desempate incluem a maior quantidade de horas de experiência na modalidade e a maior idade do candidato.

Convocação e documentação

Os candidatos aprovados serão convocados como professores com carga horária de 10 horas semanais. A convocação será realizada por meio do sistema Papel Zero, conforme as orientações da Resolução SED/MS nº 4.276 de 31 de janeiro de 2024. A documentação necessária para a convocação deve ser providenciada pelo candidato e pela direção escolar.

Serviço

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Nesp (Núcleo de Esporte) da Setesc pelos telefones (67) 3322-7109 ou 3316-9179.

Confira abaixo o edital e os anexos que devem ser preenchidos:

Esporte

Distrito de Piraputanga foi palco de mais um Campeonato Brasileiro de Canoagem

O distrito de Piraputanga, pertencente ao município de Aquidauana, sediou no último fim de semana, de 12 a 14 de julho, a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida. O evento foi organizado pelo CRA (Clube de Regatas Aquidauana) em parceria com a FCaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul) e CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A competição reuniu aproximadamente 70 atletas e mais de 10 clubes de diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As categorias disputadas foram: feminino e masculino sênior, feminino máster, masculino máster A (35 a 44 anos) e B (acima de 45 anos), júnior, turismo e duck masculino e misto.

Rafael Girotto, presidente da CBCa, destacou a importância do evento. “Para nós, como confederação, foi importante porque conseguimos avaliar o nível técnico dos atletas que irão representar o Brasil no Mundial da modalidade em agosto na Espanha, além de estar alinhado com uma de nossas estratégias de popularização do esporte, levando-o para todas as regiões do país. E para os atletas que querem brigar para estar entre os primeiros do ranking na temporada de 2024, essa etapa foi a única com peso 2, pois tivemos duas provas (clássica e sprint). As outras duas etapas, que acontecerão no Paraná e em São Paulo, terão peso 1”.

Para os atletas sul-mato-grossenses, o evento foi uma oportunidade de se testar e competir com os melhores do Brasil em seu próprio estado, conforme destacou Rafael. “Esse tipo de intercâmbio é muito bom para o desenvolvimento da modalidade no estado”.

Paulo Reis Filho, vice-presidente do CRA e participante em uma das modalidades, espera que Piraputanga seja etapa fixa do Brasileiro de Canoagem Descida. “Esperamos que nos próximos anos esse evento volte para cá e que mais pessoas possam competir, participar e também assistir, conhecendo a canoagem e a modalidade de descida, que une a consciência de preservação ambiental ao passar por locais muito bonitos e muitas vezes pouco conhecidos”.

O campeonato também contou com apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Fema (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana).

Confira todos os resultados no Relatório Final – Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida 2024 – Piratupanga

Empregos

Com 316 vagas para contratação mais ágil, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade nesta terça

Para dar agilidade aos processos seletivos aos candidatos que pretendem uma colocação no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) promove na manhã desta terça-feira (16/7) o Feirão da Empregabilidade.

Equipes de RH de 11 empresas estarão presentes nos segmentos de saneamento e obras, indústria, transporte coletivo urbano, consultoria de RH, serviços terceirizados de limpeza, construtora de alto padrão, distribuidora de medicamentos, rede atacadista, engenharia e construção e advocacia.

São 316 oportunidades nas áreas de Serviços, Indústria, Comércio e Construção Civil, além das mais de 2 mil vagas diárias.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), tem a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado por meio da geração de emprego, trabalho decente e qualificação profissional.

Para cumprir essa missão, a Funtrab atua como um elo entre empregadores e trabalhadores, buscando sempre promover relações de trabalho justas e equilibradas.

Interessados devem se cadastrar com RG, CPF e Carteira de Trabalho. O Feirão acontece na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano), das 08 às 11 horas.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com