segunda-feira, 22 de junho de 2026
Futebol

CAMPEONATO INTERDISTRITAL 2024: veja os grupos sorteados nesta segunda-feira

A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) reuniu, nesta segunda-feira (29), representantes das equipes que vão disputar a 21ª edição do Campeonato Interdistrital de Futebol de Campo. A competição, organizada pela Prefeitura de Dourados é mais tradicional dos distritos.

No Conselho Arbitral, Antônio Carlos Barbosa, coordenador de esportes da Funed, recebeu representantes das oito equipes participantes que discutiram com a organização o formato de disputa, regulamento e a formação dos grupos, que após sorteio ficaram da seguinte forma.

GRUPO A
-COLONIAL DE -INDÁPOLIS
-EC SÃO PEDRO
-EC NACIONAL DE VILA VARGAS
-AA VILA VARGAS

GRUPO B
-AA VILA FORMOSA
-EC COOPERATIVA SÃO PEDRO
-PANAMBI FC
-SANTO ANTÔNIO DA PICADINHA

No próximo dia 12 de agosto, organização e dirigentes voltam a se reunir para a entrega da documentação dos atletas e definir a data de início do campeonato.

Informações

Novo anel viário de Itaporã revoluciona mobilidade e impulsiona setor produtivo

O anel viário de Itaporã, obra do Governo de Mato Grosso do Sul no município da região da Grande Dourados, está em plena construção, prometendo transformar a realidade atual e proporcionar grandes benefícios ao setor produtivo da região.

Com investimentos de R$ 55,3 milhões do governo estadual, o projeto inclui a pavimentação de estradas vicinais em um trecho de 13,83 quilômetros entre a MS-156 e a MS-157, e a construção de uma ponte de concreto sobre o Córrego Sardinha, promovendo uma infraestrutura robusta para o desenvolvimento da região.

As obras, avançam em duas frentes de trabalho, concentradas nos extremos norte e sul da cidade. A terraplanagem e a abertura de trechos estão em andamento na MS-156, tanto na direção Itaporã/Dourados ao sul quanto na saída para Montese ao norte, próximo da Coamo.

“Essa obra, aguardada há pelo menos seis anos, vai retirar o tráfego de veículos pesados do centro de Itaporã, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a segurança para os moradores e motoristas. Além disso, será essencial para escoar a produção da região, impulsionando o setor produtivo local,” destaca Helio Peluffo, secretário de Infraestrutura e Logística.

A execução da obra pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), autarquia vinculada à Seilog, representa um marco na modernização de Itaporã, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Prefeitura de Itaporã

Empregos

Mato Grosso do Sul tem 4.877 vagas de emprego em 35 municípios do Estado

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 4.877 vagas de emprego em 525 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado, nesta segunda-feira (29).

Em Campo Grande são oferecidas 1.875 vagas, em 221 ocupações, entre elas, oportunidades para auxiliar de produção (334), auxiliar de reflorestamento (67), vigia (21) e motorista de ônibus rodoviário (36).

Ainda na capital para pessoas com deficiência são oferecidas 112 vagas exclusivas, entre elas, servente de limpeza (40). Também são oferecidas 24 vagas exclusivas para estágio, somente para pessoas que cursam nível superior ou médio.

No interior são oferecidas vagas em Chapadão do Sul (512), Dourados (348), Ribas do Rio Pardo (264), Rio Brilhante (219), Cassilândia (216), Bataguassu (212), Sidrolândia (172), entre outros municípios do Estado.

A lista completa de vagas você pode conferir aqui, onde também consta os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios em que as vagas são ofertadas.

Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Semana começa com frente fria, mas tempo seco continua

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a semana inicia com a aproximação de uma frente fria, que deverá favorecer o aumento de nebulosidade e leve queda nas temperaturas, principalmente, nas regiões sudeste, extremo sul e sudoeste do Estado

“Nessas regiões, pontualmente, podem ocorrer chuvas, porém em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão indica tempo firme, com o sol e aumento de nebulosidade. Hoje, a previsão indica tempo com o sol, aumento de nebulosidade e pontualmente chuvas com estaca nas regiões sul, sudeste e sudoeste”, informa a coordenadora do Cemtec, a meteorologista Valesca Fernandes.

Ainda de acordo com o Cemtec, nas regiões centro-norte, nordeste e leste, espera-se baixo valor de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%. Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, sudoeste e sudeste.

Na região pantaneira, espera-se mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 29°C e 32°C. Para as regiões norte-bolsão, espera-se mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 29°C e 35°C. Na capital, são esperadas mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Os ventos atuam no quadrante sul e giram para o quadrante leste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul

Foto: Saul Schramm

 

CLIMA TEMPO

Previsão do tempo para sexta-feira é de continuidade do calor e ar seco em MS

A previsão do tempo para esta sexta-feira (26) em Mato Grosso do Sul aponta para a continuidade do clima quente e seco que tem prevalecido na região. A atuação de um bloqueio atmosférico mantém o céu com sol predominante e variação de nebulosidade, enquanto um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e chuvas.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas se mantêm estáveis e acima da média, com uma leve elevação ao longo do final de semana. As mínimas para esta sexta-feira devem variar entre 17°C e 24°C, dependendo da região, enquanto as máximas podem alcançar entre 30°C e 37°C.

Especificamente em Campo Grande, a mínima será de 20°C e a máxima de 34°C. Além do calor intenso, o ar seco predomina com baixos níveis de umidade relativa, entre 10% e 30%. Essa combinação pode causar desconforto, e recomenda-se a ingestão de bastante líquido e a umidificação dos ambientes para aliviar os efeitos da seca.

Os ventos soprarão predominantemente do quadrante leste/nordeste, com velocidades variando entre 30 km/h e 50 km/h. É possível que ocorram rajadas pontuais de vento acima de 50 km/h, principalmente nas regiões mais expostas.

Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

Eventos Futebol

AERB DE VICENTINA COMEMORA 3 ANOS DE FUNDAÇÃO

Equipe de futsal do município de Vicentina comemora nesta sexta-feira (26/07) seus três anos de fundação.
A equipe que começou de uma reunião de amigos que decidiram jogar futsal em Vicentina e região todas as terças-feiras, no início intitulada RODRIGUES BARBEARIA FUTEBOL CLUBE e hoje como ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA RODRIGUES BARBEARIA.

A Associação Esportiva conta com equipes de Futsal, Futebol Society e Voleibol. A breve história já conta com mais de 100 jogadores vestindo essa camisa, sempre presente nas competições regionais mais tradicionais da região, como Copa Favo de Mel e Top10 no município de Fátima do Sul, Copa Vale da Esperança no município de Caarapó, Taça Integração no município de Douradina, Liga Terrão Estadual e presente em competições no município de Vicentina.

O Presidente Lucas Bezerra fala sobre o evento de comemoração de 3 anos.
“ Pra nós é uma alegria imensa comemorar nossos 3 anos junto aos amigos, amizades foram construídas e com o passar do tempo só aumentam, nesta sexta-feira esperamos uma grande confraternização para celebrar essa data tão especial“.

CLIMA TEMPO

Previsão é de tempo ensolarado e de calor para esta quinta-feira em todo o Mato Grosso do Sul

Nesta quinta-feira (25) Mato Grosso do Sul continua sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, mantendo o tempo firme e ensolarado ao longo do dia, conforme a previsão do tempo elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

De acordo com a meteorologista e coordenadora do centro, Valesca Fernandes, a atuação desse sistema inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, caracterizando um dia quente e seco em toda a região.

A temperatura mínima em Campo Grande será de 19ºC, com a máxima de 31ºC, enquanto em Dourados os termômetros variam entre 16ºC e 33ºC, em Ponta Porã entre 16ºC e 29ºC, e em Três Lagoas entre 17ºC e 30ºC.

Já na região pantaneira, afetada pelos incêndios florestais, Corumbá terá máxima de 35ºC e Aquidauana de 34ºC. As mínimas nesses municípios serão de, respectivamente, 21ºC e 16ºC. Em Coxim o termômetro vai de 15ºC e 32ºC.

Umidade e ventos

A umidade relativa do ar permanecerá baixa, variando entre 10% e 30%, o que requer atenção com relação aos cuidados com a saúde e a hidratação. Os ventos predominantes serão do quadrante leste (sudeste/leste/nordeste), com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h ao longo do dia.

Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento superiores a 60 km/h, especialmente em áreas mais expostas.

CLIMA TEMPO

Incêndio que teve início em caminhão atolado se alastra e mobiliza equipes no Pantanal

As equipes que atuam no combate aos incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, estão concentradas no trabalho de controle e extinção do fogo iniciado há dois dias na região da Nhecolândia, provocado pela explosão de um caminhão de transporte de gado.

“O grande foco nosso, é o incêndio na região da Nhecolândia, que começou com um caminhão que pegou fogo. A maioria dos incêndios não é proposital. O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo”, afirmou o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios.

O incêndio na área teve início na terça-feira (23), quando foram deslocadas cinco viaturas para a área de difícil acesso. As equipes só chegaram ao local ontem (24), e hoje (25) foram enviados 15 militares de helicóptero.

“Esse vai ser o grande combate que nós vamos a partir de hoje tocar, tivemos na semana passada uma semana um pouco tranquila devido aquela chuva e baixa temperatura, mas esta semana os combates estão sendo bastante intensos. Vai ser o foco atual do trabalho, porque a região é muito sensível, tem muitas fazendas e também pelo fato de estar próximo do Parque Estadual do Rio Negro”, disse Rampazo.

A atuação das aeronaves é de extrema importância para as ações de combate aos incêndios, pois a dificuldade de acesso só é vencida com o transporte aéreo das equipes.

“Além desses militares e viaturas, o Ibama já está apoiando no local, com aeronaves, e o KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira). As aeronaves são fantásticas, elas ajudam muito. Nossa equipe, saiu para chegar lá na terça-feira à noite e tentou chegar ontem o dia inteiro. Estragou uma viatura da Força Nacional, nossas viaturas estavam atoladas, pedimos auxílio de tratores para tentar puxar os veículos. Algumas viaturas não conseguiram chegar ainda. Deslocamos de helicóptero, para a Nhecolândia, equipes que tinham sido tiradas da região do Maracangalha. E esse helicóptero vai auxiliar na mobilidade dessas equipes durante o combate. E não é uma região mais inóspita do Pantanal, e mesmo assim o acesso é bastante complicado”, finalizou Rampazo.

Além desta atuação, que concentra a força de combate atual da Operação Pantanal – que hoje completa 115 dias –, desde o início da semana os bombeiros e demais militares atuaram na área da região do Rabicho, que está sob controle e monitoramento.

No boletim semanal da Operação Pantanal divulgado durante transmissão ao vivo pela internet (veja na íntegra no final do texto) foram atualizados os dados sobre o combate ao fogo. Até agora a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado. Os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto de capa e galeria 1: CBM-MS
Galeria 2: Álvaro Rezende 

Saúde

Servidores da área da saúde participam de palestra sobre compliance público

A iniciativa faz parte do processo de implementação da Política de Compliance no Estado de Mato Grosso do Sul.

Mais uma edição da palestra “O Compliance no Poder Público” foi realizada, na tarde da última segunda-feira (22). Desta vez, quem recepcionou a iniciativa – que é de autoria da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC) -, foram os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e contou com a participação de 100 servidores. O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, e a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka, marcaram presença.

O objetivo da palestra foi apresentar como o processo de implementação do compliance nos órgãos estaduais será desenvolvido. Isso porque, conforme previsto no Contrato de Gestão, a Secretaria é um dos três primeiros entes públicos a contar com a orientação e o auxílio da CGE-MS na gestão de riscos e na elaboração do programa de integridade.

Segundo a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, a CGE-MS vem atuando em parceria com os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual para implementar a Política de Compliance, importante mecanismo de auxílio no processo da busca pela excelência objetivada pelo governo.

“É uma realidade o fato de que, cada vez mais, os recursos públicos estão escassos e as demandas aumentando. Por isso, é primordial que a máquina pública seja ainda mais eficiente, eficaz e com entregas efetivas. Para tanto, se faz necessário um ambiente íntegro e com menores probabilidades de que riscos se concretizem e prejudiquem o atingimento dos objetivos almejados”, pontuou.

Nesse sentido, para sistematização de respostas aos riscos e, consequentemente, maior eficiência no trato com qualquer acontecimento que possa tentar impedir o sucesso das estratégias traçadas, no encontro foram abordados os conceitos de integridade, compliance, plano de compliance, risco, gestão de risco e política de risco.

“O papel da Controladoria junto aos órgãos e entidades, nesse primeiro momento, é de apoio técnico na definição e estruturação das práticas de compliance, ou seja, na sua implantação. A partir do momento em que essas práticas forem implementadas pelas instituições o valor agregado se apresentará no fortalecimento da governança, no aumento do alcance dos objetivos, na melhor alocação dos recursos e, consequentemente, na melhor qualidade dos serviços prestados”, explicou a diretora-geral de governança e compliance da CGE-MS, Fabiana Ferreira Saldivar.

Para o secretário de saúde do Estado, Maurício Simões, a iniciativa é um marco não apenas para o Estado, mas também para o cidadão sul-mato-grossense.

“A SES é uma secretaria que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, com inúmeros processos que impactam diretamente na vida e na saúde das pessoas. Portanto, cuidar para que todos os processos internos sejam revisados e revistos sob a ótica da transparência, legalidade, conformidade, ética, princípios e valores que regem a boa atividade pública é muito satisfatório. Eu fico muito feliz em saber que a SES já está em fase de implantação do seu sistema de compliance que, com certeza, será motivo de orgulho para o povo do Mato Grosso do Sul”, destacou.

Na próxima quarta-feira (24), às 13h30, quem sedia a palestra “O Compliance no Poder Público” é a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD). O encontro será realizado na Escola Superior de Defensoria Pública, situada à Rua Raul Pires Barbosa, 1464 – Vila Manoel da Costa Lima, Campo Grande – MS.

Informações Trânsito

Detran: mitos sobre o teste de bafômetro vão de enxaguante bucal a pão de forma

Frequentemente circulam pela internet mitos sobre o teste de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro, e com isso, crescem também as dúvidas de motoristas. Por isso, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) tem a obrigação de esclarecer as dúvidas.

Há cerca de duas semanas, viralizou a notícia que os pães de forma de algumas marcas possuíam teor alcóolico que seriam detectados pelos bafômetros, assim como alguns anos atrás os bombons de licor e do enxaguante bucal que contenha álcool em sua composição também geraram dúvidas.

Nesses casos, o resultado positivo do bafômetro é momentâneo, portanto, após 5 ou 10 minutos de espera e ao refazer o teste, o motorista será liberado, caso não tenha propositalmente ingerido bebida alcóolica que esteja no seu organismo.

O que acontece, assim como nos casos do enxaguante bucal e bombom de licor, é uma presença temporária do álcool na mucosa da boca e não espalhada no sangue, portanto, desaparece por evaporação entre 2 a 5 minutos após o consumo ou exposição a esses produtos.

O Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS Ruben Ajala, explica que o Agentes de Autoridade de Trânsito, são treinados e capacitados para lidar com tal situação.

“Durante a abordagem os agentes fazem o teste passivo, quando o motorista assopra de longe em direção ao equipamento, em sinal de positivo, o agente vai conversar com o motorista e nessa conversa ele vai buscando sinais de embriaguez. Após 10 minutos é realizado um novo teste e se não der positivo o motorista está liberado, em caso contrário, consta na corrente sanguínea do condutor o álcool e ele vai sofrer as imposições da lei”.

Em concordância com isso, o Conselho Federal de Farmácia, divulgou uma Nota Informativa que cita na conclusão que é positiva a presença de álcool em pães de forma, mas a quantidade não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro, portanto, é suscetível a um falso positivo, o que não compromete a capacidade e habilidade de qualquer motorista em dirigir.

Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com