segunda-feira, 22 de junho de 2026
Informações

Falta pouco: Detran alerta 21 mil candidatos em fase final de processo de habilitação aberto na ‘pandemia’

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) segue alertando para o fim do prazo dos processos de primeira habilitação da “pandemia” que irão vencer dia 31 de dezembro de 2024.

A última decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adicionou os processos abertos em 2023 aos que já tinham sido prorrogados em deliberações anteriores, acumulando assim, processos iniciados entre os anos de 2019 a 2023 e gerando uma demanda represada.

Desde março deste ano, o Detran-MS tem enviado e-mails com alertas/avisos para os candidatos com processos ativos no Estado. Mas agora, faltando 4 meses para o fim do prazo, a Gerência de Exames de Habilitação do Detran-MS (Gexa), entra numa nova fase de convocação: dos candidatos que estão na etapa final para conclusão do processo e conquista da primeira habilitação.

“Atualmente o Detran possui 21.258 processos que se encontram na etapa do exame prático, fase final do processo de habilitação. Falta pouco para que esse candidato tenha sua CNH, é só planejar suas aulas e marcar seu exame com antecedência para realizar esta etapa com tranquilidade e obter um bom resultado”, explica a gerente.

De modo geral, existem 88 mil processos ativos, levando em conta todas as fases (exame médico/psicológico e exame teórico). Porém, para quem esta nas etapas inicias, a sugestão é optar por um novo processo, reiniciando as etapas. “Para esse público é mais interessante começar outro processo para que tenha o prazo de 12 meses, assim poderá realizar as aulas e exames com maior prazo”, finaliza Lina.

Dados da Diretoria de Habilitação do Detran-MS mostram que do total de processos represados, já foram entregues 13.547 mil habilitações, ou seja, a Permissão Para Dirigir (PPD).

Os roteiros dos exames teóricos e práticos da Capital e do interior do Estado podem ser consultados no site www.detran.ms.gov.br no submenu “Roteiro de Exames”.

A última decisão do Contran, não contempla os cidadãos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued

CLIMA TEMPO

Previsão climática: chuvas abaixo da média e altas temperaturas permanecem nos próximos meses

Com possibilidade de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o período entre setembro e novembro deste ano deve registrar tempo seco na maior parte dos municípios monitorados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), assim como ocorrido nos primeiros 15 dias de agosto.

Segundo o balanço das chuvas realizado pelo órgão na primeira quinzena de agosto, 40 cidades sul-mato-grossenses apresentaram chuvas abaixo da média histórica, enquanto outras 5 registraram precipitação acima da média.

Os dados, quando combinados com um conjunto de modelos, apontam que os índices de chuva para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro (SON) devem ficar de dentro a abaixo da média climatológica na maior parte do Estado, com exceção da região extremo sul, onde os acumulados tendem a ficar dentro do esperado.

Além disso, a previsão climática da temperatura do ar indica que os valores tendem a ficar acima da média histórica, registrando um trimestre mais quente que o normal. Ainda, as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de incêndios florestais para os próximos meses.

“Em relação aos dados de previsão de probabilidade de fogo para o período de ASO, as regiões pantaneira e sudoeste encontram-se em nível de alerta. Essas condições meteorológicas previstas, para o trimestre ASO, são favoráveis para ocorrência dos incêndios florestais”, informa o Cemtec sobre os meses de agosto, setembro e outubro.

Ainda, a previsão do El Niño Oscilação Sul (ENOS) indica que existe 66% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno La Niña entre setembro e novembro. O fenômeno, que gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica, pode impactar no regime de chuvas.

“A atuação da La Niña durante o trimestre pode favorecer a incursão mais frequente de massas de ar frio. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, reforça o órgão.

Média histórica para o trimestre

De acordo com a média histórica de precipitação esperada para o trimestre em 30 anos, de 1981 a 2010, a chuva esperada para o período varia entre 300 e 400 mm na maioria das regiões. No noroeste do Estado, os acumulados variam entre 200 e 300 mm, já no sul e sudeste a variação ocorre entre 400 e 600 mm.

A respeito da temperatura do ar, a Normal Climatológica da temperatura média esperada para o trimestre SON em 30 anos, de 1981 a 2010, indica que em grande parte do estado os valores deveriam variar entre 22°C e 26°C. Na região noroeste, a variação deveria ser entre 26°C e 28°C, já no extremo sul a temperatura média ficaria entre 20°C e 22°C.

O relatório do Cemtec na íntegra pode ser conferido neste link: https://www.cemtec.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PrevisaoClimatica_SON24.pdf

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto de capa: Álvaro Rezende

Esporte

LIGA TERRÃO EM VILA VARGAS – PRIMEIRA RODADA COM MUITOS GOLS

A primeira rodada da Liga Terrão Estadual na sede distrito de Vila Vargas começou com tudo. Goleada, jogo com virada e um total de 16 gols marcados em 3 partidas, média de 5,6 gols por jogo.

No primeiro jogo a equipe do Pão Zão/Latinos venceu a equipe do Cada de virada pelo placar de 3 a 2.
No segundo jogo da rodada a equipe Redman goleou o Check Mate pelo placar de 9 a 0.
Fechando a rodada, o Amigos da Vila venceu o Nova Dourados pelo placar de 2 a 1.

Os jogos foram realizados no estádio Fradique Corrêa, que apesar do frio contou com um bom público. A competição segue no próximo domingo (01/09).

Informações

Operação humanitária aos ribeirinhos do Pantanal vai atender 230 famílias nesta semana

A operação de assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início neste domingo (25) com a saída de mais de 20 integrantes da Defesa Civil, de Campo Grande rumo a cidade de Corumbá. Durante a próxima semana, 230 famílias serão atendidas na região do Taquari, com entrega de cestas básicas e água potável, além de assistência médica e social.

A ação é realizada pela Defesa Civil do Estado e foi planejada durante dois meses. “Neste domingo seguimos com uma equipe de 20 pessoas, que envolve agentes da Defesa Civil, da área de saúde e assistência social, assim como voluntários, para a partir de segunda (26) ir para região do Alto Taquari”, afirmou o capitão Maxuelbe de Moura Fé, chefe do Departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil.

Ele explicou que a equipe formada por um total de 30 pessoas, ficará instalada em uma base avançada dentro do Pantanal, na região do Taquari, onde vai percorrer durante a semana, as seis comunidades do Corixão, Cedrinho, João Banana, Escola Nazaré, Porto Rolon e Fazenda Santa Aurélia.

Serão oferecidos atendimentos médicos com especialistas, enfermeiros, assistência social, além da entrega de cestas básicas e água mineral.

“Também vamos identificar o que cada comunidade necessita, já que o objetivo é voltar em outras oportunidades, para que estas operações sejam perenes, até pela dificuldade de acesso a estas comunidades, que têm carências em todos os aspectos”, descreveu o capitão.

Planejamento

Esta é a primeira edição desta operação humanitária no Pantanal, começando pela região do Alta Taquari. As atividades seguem até o dia 31 de agosto.

Para o mês de setembro estão previstas mais três ações no Alto Pantanal, Baixo Pantanal e Taquari. Assim como o retorno nas mesmas regiões em outubro e novembro.

ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens da saída das equipes de Campo Grande e sonora do capitão Maxuelbe de Moura Fé.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Imagens: Ewerton Pereira

CLIMA TEMPO

Tempo firme retorna ao MS e semana inicia com temperaturas amenas e baixa umidade

Para esta segunda (26) e terça-feira (27), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. Além disso, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo volta a ficar seco e pode registrar baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%.

Espera-se as menores temperaturas associadas a esta frente fria na segunda-feira, com mínimas próximas dos 5°C a 7°C na região sul do Estado, porém, em áreas pontuais, os valores podem ficar abaixo dos 4°C a 5°C. Ainda, entre segunda e terça, as temperaturas permanecem em gradativa elevação devido a um sistema de alta pressão que impulsiona o ar seco para Mato Grosso do Sul.

Previsão para segunda-feira (26)

Nesta segunda, Campo Grande amanhece com 11°C e chega aos 24°C à tarde. Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 13°C e máxima de 26°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 10°C e 25°C. No norte do Estado, os termômetros em Coxim marcam 15°C inicialmente e atingem 28°C ao longo do dia.

No Pantanal, a mínima em Corumbá é de 15°C e a máxima de 26°C, enquanto Aquidauana registra 11°C pela manhã e 25°C nos horários mais quentes. No município de Porto Murtinho, na região Sudoeste, a temperatura varia entre 9°C e 23°C.

Anaurilândia, na região Leste, tem mínima de 7°C e máxima de 22°C. Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a mínima é de 6°C e a máxima de 19°C. Neste dia, Iguatemi, no Cone-Sul, e Dourados, na região Grande Dourados, apresentam a temperatura mais baixa, com valores que iniciam aos 4°C e chegam a máximas respectivas de 21°C e 22°C.

Previsão para terça-feira (27)

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 15°C e a máxima de 29°C. Em Dourados, o dia inicia com 8°C e chega aos 24°C à tarde. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã tem mínima de 10°C e máxima de 22°C. Em Iguatemi, no Cone-Sul, os valores variam entre 8°C e 23°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 11°C e atinge 29°C ao longo do dia, enquanto a temperatura em Três Lagoas fica entre 10°C e 27°C. Em Coxim, no norte, a mínima é de 17°C e a máxima de 34°C; Camapuã, na mesma região, apresenta variação entre 15°C e 32°C.

Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 17°C e máxima de 31°C, já os termômetros em Aquidauana marcam 15°C inicialmente e chegam aos 30°C à tarde. Na região sudoeste, no município de Porto Murtinho, a mínima é de 14°C e a máxima de 29°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Esporte Região

TORNEIO CRUZALTINA DE FUTEBOL SUÍÇO SERÁ NO DIA 29 DE SETEMBRO

Com organização da equipe Cruzaltina Esporte Clube e contando com o apoio de empresas parceiras, no dia 29 de setembro, o distrito de Cruzaltina será a casa do futebol suíço regional com um grandioso torneio.

A competição distribuirá mais de R$2.500,00 em dinheiro além de troféus, e contará com arbitragem profissional da AEDA (associação Esportiva Douradense de Arbitragem).

Os jogos terão início a partir das 8h no Campo da comunidade.

O evento contará com churrasco completo, pastéis e bebidas em geral.

Às Inscrições das equipes podem ser realizadas com o desportista Biju no whatsapp (67) 8119-8855.

Informe

Previsão do tempo: final de semana será de temperaturas amenas, afirma o Cemtec

atuam do quadrante sul e mudam para o quadrante leste no início da semana que vem.

“Esse cenário meteorológico dá uma trégua no tempo quente e seco que os sul-mato-grossenses vem enfrentando nos últimos dias, com temperaturas próximas ou acima de 40°C e baixíssima umidade relativa do ar”, destaca o órgão.

Previsão de sábado (24)

A frente fria avança para todas as regiões de Mato Grosso do Sul neste sábado (24), gerando aumento de nebulosidade, queda nas temperaturas e possibilidade de chuvas principalmente na metade sul.

Ainda, a chance de chuva aumenta em algumas regiões devido ao maior aporte de umidade vindo da Bolívia e Paraguai aliado ao deslocamento da frente fria. Entre sexta-feira (23) e sábado (24) espera-se os maiores acumulados de chuva, podendo ultrapassar os 20 mm em algumas regiões, com destaque para sul e sudoeste do MS.

Em Campo Grande, o dia inicia com 14°C e atinge 22°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 11°C e a máxima de 18°C. Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a mínima é de 11°C e a máxima de 14°C. Na região Leste, os valores em Anaurilândia variam entre 14°C e 22°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba tem mínima de 18°C e máxima de 35°C, já Três Lagoas amanhece com 16°C e chega aos 32°C à tarde. Camapuã e Coxim, no norte, atingem máximas semelhantes de 31°C, com mínimas de 17°C e 18°C, respectivamente.

Em Corumbá, no Pantanal, os termômetros marcam 16°C inicialmente e atingem 20°C ao longo do dia; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 15°C e máxima também de 20°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho registra variação entre 13°C e 17°C.

Previsão de domingo (25)

No domingo (25), o tempo volta a ficar firme na maior parte de Mato Grosso do Sul, com temperaturas mais amenas e maior cobertura de nuvens. “Ainda há uma baixa probabilidade de chuva principalmente nas regiões sul e central do estado”, complementa o Cemtec.

A mínima prevista para Campo Grande é de 12°C e a máxima de 17°C. Os termômetros em Dourados marcam 7°C inicialmente e chegam aos 18°C ao longo do dia. Na região sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 7°C e registram máximas de 15°C e 17°C, respectivamente.

Em Paranaíba, no Bolsão, os valores variam entre 16°C e 24°C, já Três Lagoas tem mínima de 14°C e máxima de 21°C. Na região Norte, Coxim tem 16°C pela manhã e 24°C à tarde, enquanto em Camapuã a mínima é de 15°C e a máxima de 22°C.

Na região pantaneira, as temperaturas em Corumbá iniciam aos 15°C e sobem até 19°C; Aquidauana tem mínima de 11°C e máxima de 19°C. Porto Murtinho, na região sudoeste, encerra o final de semana com variação entre 11°C e 20°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Saul Schramm

Informações

Infovia Digital: Governo leva internet gratuita para Praça da Liberdade durante o Festival de Inverno de Bonito

Na Capital do Ecoturismo, sinal de internet foi problema por muito tempo para quem queria postar do celular as fotos dos passeios. Isso está mudando. Durante o Festival de Inverno de Bonito, a Praça da Liberdade, no centro do município, ganhou uma internet de alta velocidade, gratuita.

Para usar, basta fazer um cadastro rápido e simples, precisando informar apenas nome completo, telefone e e-mail. Quem testou, aprovou. É o caso do intérprete de libras Marcos Fábio. “O sinal tá perfeito próximo ao tótem. “Às vezes ele pede pra você fazer o login novamente, mas assim, quanto à qualidade do sinal está perfeito. Você entra no Instagram, Facebook, no WhatsApp tranquilamente. Perfeito”, contou.

E vale lembrar: mesmo com o fim do Festival, o serviço vai continuar disponível para quem quiser. Maria Rosa, moradora de Bonito, aproveitou para acessar o TikTok. “O cadastro foi bem simples. Pede e-mail, nome completo, telefone, aí foi bem rápido. E a internet está funcionando bem. Está entrando todos os aplicativos bem. No TikTok, o mais pesado, abriu rapidinho”, disse. Ela afirmou ainda que a internet oferecida pelas operadoras de telefonia são muito lentas na cidade, daí a importância da rede pública de wi-fi.

A internet gratuita na praça, que é palco de várias atrações do Festival de Inverno, é resultado da PPP (Parceria Público-Privada) chamada de Infovia Digital, que consiste na prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem, mediante construção, operação e manutenção de infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, interligando os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais, além de oferecer wi-fi gratuito em praças públicas.

A população que vai ser beneficiada com a Infovia Digital é de 1,7 milhão de habitantes. A PPP engloba a implantação de 6.950 Km de fibra óptica; fornecimento de 15.000 equipamentos para ramais IP; disponibilização de wi-fi gratuito para 119 praças públicas; e 1.500 pontos de acesso nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, atendendo todos os órgãos e entidades do Poder Executivo: secretarias, autarquias e fundações, escolas e universidades estaduais, agências fazendárias, hospitais regionais, estabelecimentos penais, delegacias de polícia, defensorias públicas e procuradorias do Estado.

Entre os benefícios do projeto estão maior comunicação entre as unidades do Governo do Estado mediante aumento da velocidade de transmissão de dados de 4MBps para 30MBps; ampliação da capacidade total de transmissão de dados de 4Gbps para 215 Gbps; redundância da rede em, no mínimo, 50 municípios, evitando que o rompimento da rede comprometa a continuidade dos serviços; redução significativa dos custos proporcionais de serviços de telecomunicações; e expansão da capacidade da rede para suportar implantação de serviços de alta demanda de banda como videomonitoramento, diagnóstico de imagens médicas e ensino a distância.

Paulo Fernandes, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Frente fria avança em Mato Grosso do Sul e sexta-feira é marcada por possibilidade de chuvas

Para esta sexta-feira (23), a previsão do tempo indica o avanço de uma frente fria e possibilidade de chuvas em Mato Grosso do Sul, principalmente nas regiões sul e sudoeste. Assim, os índices de umidade relativa do ar apresentarão uma melhora, com exceção das regiões norte e nordeste, que ainda podem registrar índices abaixo de 20%.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), deve ocorrer um contraste térmico ao longo do dia, com temperaturas máximas variando de 18°C em Ponta Porã, na região sul, a 34°C em Coxim, no norte do Estado. Além disso, as temperaturas mínimas serão invertidas devido à passagem da frente fria, ou seja, o valor mínimo ocorre apenas após a passagem do sistema meteorológico e não no início do dia.

Campo Grande tem mínima prevista de 21ºC e máxima de 28ºC. Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas marcam 19ºC inicialmente e chegam aos 38ºC nos horários mais quentes. No município de Coxim, no norte, os valores variam entre 21ºC e 34ºC.

Na região pantaneira, Corumbá amanhece com 20°C e registra 25ºC à tarde, já Aquidauana tem mínima de 19ºC e máxima de 29ºC. Em Porto Murtinho, no Sudoeste do Estado, a temperatura varia entre 16ºC e 22°C.

Em Dourados, a mínima é de 16ºC e a máxima de 26ºC. Anaurilândia, na região Leste, tem 18ºC pela manhã e atinge máxima de 30°C. Nesta sexta, Ponta Porã deve apresentar a mínima mais baixa do dia, marcando 14ºC inicialmente e chegando a 17ºC nos horários mais quentes.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Esporte

Bolsistas do Governo de Mato Grosso do Sul são destaque nas Paralimpíadas de Paris 2024

Maior evento paradesportivo do planeta, os Jogos Paralímpicos começam em Paris, na França, no dia 28 de agosto e se estenderão até 8 de setembro. Contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dois atletas sul-mato-grossenses são favoritos ao pódio: Fernando Rufino, da paracanoagem, e Yeltsin Jacques, do atletismo. Ambos os atletas conquistaram medalhas e bateram recordes na última edição dos Jogos, a Tóquio-2020.

Além dos atletas, a professora de judô Anne Talitha Silva também foi convocada para representar o Brasil nas Paralimpíadas como auxiliar-técnica. Com uma trajetória dedicada ao treinamento de atletas paralímpicos desde 2006, a profissional é contemplada pelo programa Bolsa Técnico do Governo do Estado e traz sua vasta experiência para a equipe brasileira, contribuindo para o sucesso do esporte paralímpico nacional. Na capital francesa, a técnica comandará duas atletas sul-mato-grossenses nos tatames: Kelly Victório e Erika Cheres.

Fernando Rufino: o “Cowboy de Aço” na paracanoagem

Fernando Rufino de Paulo, popularmente conhecido como “Cowboy de Aço”, representará Mato Grosso do Sul na canoagem paralímpica. Natural de Eldorado, Rufino tem se destacado em competições internacionais, incluindo a recente conquista do ouro na categoria VL2M200m no Mundial de Paracanoagem, o que o torna uma das grandes promessas para Paris.

Rufino, que já brilhou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com uma medalha de prata, fez história na Tóquio-2020 ao conquistar a medalha de ouro nos 200 metros, com o impressionante tempo de 53,077 segundos. Para ele, o apoio governamental foi crucial em sua trajetória. “O programa Bolsa Atleta foi fundamental para minha preparação de nível mundial, permitindo-me obter bons resultados no Campeonato Mundial e nas Paralimpíadas. Espero continuar contando com esse suporte rumo a Los Angeles 2028, acreditando que, com esse apoio, podemos alcançar alta performance e garantir uma medalha em 2028”, afirma o atleta.

O “Cowboy de Aço” tem uma história de superação inspiradora. Seu sonho inicial de ser peão de rodeio foi interrompido por um acidente que o deixou paraplégico. No entanto, ele encontrou no esporte uma nova paixão e uma oportunidade de realizar novos sonhos. “O esporte mudou minha vida de uma forma maravilhosa e completa. Sou uma pessoa realizada, com uma carreira de sucesso, e o legado que quero deixar é que, mesmo vindo de uma pequena cidade do interior e tendo meu sonho interrompido, o esporte me deu a oportunidade de sustentar minha família e construir uma vida estável.”

Rufino também destaca o poder transformador do esporte na vida das pessoas. “Quero mostrar que todos podem alcançar seus objetivos. O ‘cowboy de aço’, que era peão de boiadeiro, tornou-se campeão paralímpico e conheceu mais de 20 países. O esporte não é apenas uma maneira de salvar pessoas das ruas ou das drogas; é uma profissão onde, com dedicação, disciplina e respeito, todos podem se tornar alguém na vida.”

Yeltsin Jacques: incansável e imparável

Yeltsin Francisco Ortega Jacques, de 33 anos, natural de Campo Grande, é outro nome de peso nas Paralimpíadas de Paris. Convocado para disputar as provas de 1.500 e 5.000 metros na classe T11, destinada a atletas cegos, Yeltsin é o atual campeão mundial dos 5.000 metros e recordista mundial nas duas provas. Ele entra como um dos favoritos para conquistar medalhas, depois de sua impressionante performance em Tóquio-2020, onde levou o ouro em ambas as categorias, além de estabelecer o recorde mundial.

Preparando-se para sua terceira participação nos Jogos Paralímpicos, após competir no Rio 2016 e em Tóquio 2020, Yeltsin compartilha sua jornada de 18 anos no esporte, marcada por treinos intensos e desafios diários. “Desde o início, no Mato Grosso do Sul, enfrentamos muitos obstáculos. Naquela época, não havia uma pista de atletismo oficial, nem o programa Bolsa Atleta, nem uma estrutura básica para os treinos”, relembra o atleta.

Yeltsin chegou a se mudar para outro país em busca de melhores condições de treino, mas retornou a Campo Grande assim que a infraestrutura esportiva melhorou. “Morei e treinei fora por um tempo, mas depois, com a infraestrutura disponível em Campo Grande, pude voltar para perto da minha família. Foi difícil ficar longe dos meus pais, mas era um sacrifício necessário para melhorar meu desempenho e alcançar resultados”.

Yeltsin Jacques, recordista mundial, está pronto para brilhar nas provas de 1.500 e 5.000 metros nas Paralimpíadas de Paris 2024 (Foto: Miriam Jeske/CPB)

O programa Bolsa Atleta foi um fator decisivo para o retorno de Yeltsin ao Mato Grosso do Sul. “Com o apoio financeiro e a inauguração da pista de atletismo, já treinando em Campo Grande, conquistamos resultados espetaculares em Tóquio”, destaca o atleta, que, em 2024, quebrou o recorde mundial em Kobe, no Japão.

Yeltsin também reflete sobre a importância do esporte paralímpico para a inclusão de pessoas com deficiência. “Já ouvi muitas histórias de pessoas com deficiência que se limitavam, achando-se incapazes até de sair de casa. Hoje, ao verem o esporte paralímpico na TV, dizem: ‘Um dia, quero ser como ele’”.

Ele enfatiza o impacto positivo do apoio governamental ao esporte. “Cada vez mais, o governo do estado, não só com o Bolsa Atleta, mas também com outras políticas de fomento, tem mostrado o caminho para a iniciativa privada. Empresas têm investido e patrocinado o esporte, o que é transformador não só para o alto rendimento, mas também para a educação e a inclusão. Hoje, as universidades oferecem bolsas para atletas, e empresários acreditam e investem no esporte. Isso faz toda a diferença.”

Anne Talitha: pioneirismo e dedicação no judô paralímpico

A professora de judô Anne Talitha Almeida Ferreira Silva também foi chamada para integrar a delegação brasileira nas Paralimpíadas de Paris-2024 como auxiliar-técnica. Com mais de 15 anos de experiência no treinamento de atletas paralímpicos, Anne Talitha traz consigo uma trajetória marcada por dedicação e conhecimento profundo na área.

“Para mim, foi uma grande surpresa e uma enorme felicidade ser convocada. Trabalho com o esporte paralímpico há bastante tempo, especialmente com o judô. É uma realização profissional estar indo para as Paralimpíadas”, afirma a técnica.

Sob a orientação de Anne Talitha, duas atletas sul-mato-grossenses brilharão na competição. Erika Cheres Zoaga, nascida em Guia Lopes da Laguna, competirá na categoria +70 kg da classe J1 (cegos totais). A judoca possui um currículo notável, com conquistas recentes como a prata no Grand Prix de Tiblissi e o ouro no Grand Prix de Antalya em 2024. Desde que começou no judô em 2006, devido ao glaucoma congênito, Erika tem se destacado internacionalmente.

Talitha Silva (ao centro) atua como técnica há quase 20 anos (Foto: Divulgação)

A jovem Kelly Kethyllin Victório, de Campo Grande, também estará sob o comando de Anne Talitha. Com apenas 20 anos, Kelly competirá na categoria até 70 kg da classe J2 (baixa visão). Recentemente, ela conquistou a medalha de ouro no Parapan de Jovens em Bogotá e ocupa a décima posição no ranking paralímpico da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). A convocação para os Jogos Paralímpicos de Paris marca mais um passo significativo em sua promissora carreira.

Anne Talitha comemora a participação das judocas sul-mato-grossenses. “Além de ser convocada, a alegria é ainda maior por conseguir levar duas atletas, uma delas, a Erika, que treinou comigo por muito tempo. É uma dupla felicidade poder acompanhá-la na competição. É um momento de muita alegria e ver que Mato Grosso do Sul está bem representado”.

A técnica destaca ainda a importância de fomentar o esporte paralímpico. “Espero que isso motive tanto os professores quanto os atletas a seguirem, porque elas vieram de projetos e programas de apoio do governo, já foram bolsistas, e isso é muito bacana.”

Competições

Yeltsin Jacques

  • 30 de agosto (sexta-feira): 5.000 metros – 04:05 (horário de MS)
  • 1º de setembro (domingo): semifinal dos 1.500 metros – 04:12 (horário de MS)
  • 2 de setembro (segunda-feira): final dos 1.500m – 04:08 (horário de MS)

Fernando Rufino

  • 6 de setembro (sexta-feira): Prova de Paracanoagem – 06:15 (horário de MS)
  • 7 de setembro (sábado): Prova de Paracanoagem – 07:15 (horário de MS)
  • 8 de setembro (domingo): Prova de Paracanoagem – 07:15 (horário de MS)

Kelly Victório

  • 6 de setembro (sexta-feira): luta preliminar, categoria até 70 kg, classe J2 – 04:00 (horário de MS)

Erika Cheres 

  • 7 de setembro (sábado): luta preliminar, categoria acima de 70 kg, classe J1 – 03:30 (horário de MS)

Bel Manvailer e Lucas Castro, Comunicação Setesc

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com