quinta-feira, 25 de junho de 2026
Saúde

Dourados recorre a equipes extras, Dia D e até carro de som para buscar meta de vacinação contra a dengue

Na busca por mais proteção contra a dengue e a validação de resultados do estudo que colocou Dourados à frente na imunização diante do restante do País, a prefeitura da cidade e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciaram um tipo de mutirão com equipes extras nas ruas. De janeiro até agora 50 mil pessoas com idades entre 4 e 59 anos receberam a primeira dose na cidade. Para atingir a meta é preciso ao menos dobrar o número até 30 de abril e a cidade pode ir além porque tem 150 mil doses em estoque.

Dourados é a única cidade do Brasil com a imunização contra a dengue feita em massa e de graça, por conta de um estudo feito em parceria com o laboratório japonês Takeda Pharma, fabricante da vacina, única aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Unidade móvel de vacinação (Foto: Rede Social)

A data segue os critérios técnicos definidos pelo laboratório, levando em consideração o período entre as duas doses que é de 3 meses. “Dourados está tendo a oportunidade única. Nosso objetivo é atingir essa meta porque essas vacinas [da primeira dose] vencem na primeira semana de maio”, explica o médico infectologista e pesquisador doutor da Fiocruz, Julio Croda, coordenador do estudo.

“Estamos intensificando todas as nossas ações, além daquelas já realizadas nas nossas unidades básicas e na sala de vacinação do PAM, temos 10 equipes volantes para ações ‘extra muro’ de imunização”, explica o secretário municipal de saúde, Waldno Pereira Lucena Júnior.

Carro de som em Dourados (Foto: Rede social)

Até carros de som percorrem bairros chamando a atenção dos moradores. “A ideia é a gente vacinar em locais de grande concentração de pessoas como praças, supermercados, atacadões nos bairros mais periféricos. Garantir que essas pessoas tenham acesso. Além disso parte dessa equipe também será deslocada para grandes empresas. Nós estamos programando o Dia D de vacinação que vai ser no sábado. Todas as unidades de saúde estarão abertas para receber o público para a campanha de vacinação tanto para dengue quanto para influenza”, detalha Croda.

Segundo o laboratório Takeda e a Anvisa, após as duas doses, a pessoa tem proteção por até cinco anos. A vacinação prevê redução das hospitalizações e de mortes decorrentes das infecções pelo vírus da dengue.

Croda destaca que a imunização é extremamente segura, utiliza uma tecnologia bastante antiga com base em uma plataforma de vírus atenuado: “Essa vacina tem mais de 15 anos de desenvolvimento com elevado nível de segurança. Não existe nenhuma justificativa para que a população desconfie desta vacina”.

Vacinação contra a dengue (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura Dourados)

Sobre a meta estabelecida para quantidade de pessoas vacinadas, o médico infectologista diz que o estudo já tem dados importantes coletados para poder avançar. “Se a gente não conseguir atingir esse nível de vacinação a gente eventualmente vai estar conseguindo sim realizar a pesquisa, principalmente no que diz respeito a efetividade da vacina. Já para avaliar a imunidade coletiva a gente teria que ter pelo menos de 60% da população imunizada para essa faixa etária, isso eventualmente pode ser que a gente não atinja, mas a pesquisa que avalia segurança e efetividade na vida real a gente pode sim e deve continuar mesmo com esse número mais reduzido de pessoas vacinadas”, garante.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.

Vacina QDenga (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Restante de MS – Todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão oferecendo a vacinação contra a dengue por meio de doses enviadas pelo Governo Federal, inclusive com faixa etária ampliada do público-alvo por determinação do Governo do Estado. Crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos concentram o maior número de hospitalização por dengue, considerando uma faixa etária de 6 a 16 anos.

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73 mil doses do imunizante contra a doença e 32 mil foram aplicadas. São 4.325 casos confirmados este ano no Estado até 30 de março e 10 mortes por dengue, de acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

CLIMA TEMPO

Nesta quinta-feira, probabilidade de chuvas permanece destaque em previsão de MS

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quinta-feira (11) indica probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

As instabilidades ocorrem devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, aliada a disponibilidade de umidade. Além disso, os ventos atuam entre o quadrante Norte e Leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Em Campo Grande, os termômetros marcam 23°C inicialmente e chegam a 29°C ao longo do dia. Dourados tem mínima de 22°C e máxima semelhante à capital. Em Ponta Porã, a mínima é de 21°C e a máxima de 26°C. Nas regiões Cone-Sul e Leste, Iguatemi e Anaurilândia amanhecem com 22°C e atingem, nos horários mais quentes, 28°C e 30°C, respectivamente.

Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas registram mínimas de 23°C, com máximas respectivas de 30°C e 31°C. No Norte do estado, Coxim apresenta variação entre 23°C e 31°C.

No Pantanal, Corumbá tem 25°C pela manhã e 29°C à tarde, enquanto as temperaturas variam entre 24°C e 29°C no município de Aquidauana. Em Porto Murtinho, na região Sudoeste, a mínima é de 24°C e a máxima de 29°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Saúde

Dia D de conscientização contra o mosquito da dengue será nesta quarta nas escolas estaduais

Nesta quarta-feira (10) a Escola Estadual Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa, localizada na Vila Margarida, em Campo Grande, será o ponto focal de mais um ‘Dia D’ de conscientização contra o mosquito da dengue.

A ação, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da SED (Secretaria de Estado de Educação), é resultado da mobilização realizada durante o mês de março e que envolveu todas as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Nomeada ‘Escola Livre da Dengue – Todos Contra o Mosquito’, a campanha deste ano buscou levar às comunidades escolares o debate contra o avanço das arboviroses no Estado, culminando em uma ação conjunta de todas as unidades da REE, nesta quarta, na busca de promover a temática para além dos muros escolares.

“Visando fortalecer as ações no ambiente escolar, a SED encaminhou um documento orientativo pedagógico com sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelas unidades na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização. Os temas dispostos na campanha, objetivaram estimular o debate e a reflexão, reverberando em ações práticas, sobretudo, entre os estudantes, acerca da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados”, disse o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

A campanha é voltada para todas as modalidades e etapas de ensino das unidades da REE e tem como intuito promover, nas instituições de ensino que estão dentro do mapa epidemiológico e de imunização, a promoção de estratégias e procedimentos locais, em prol do enfrentamento do vírus e no controle da evolução de casos.

Proposta pedagógica

Seguindo as orientações encaminhadas para as escolas, as ações promovidas nas escolas foram voltadas para todos os componentes e unidades curriculares, com a abordagem de temas contemporâneos dispostos nos Currículos de Referência do Estado, como a Educação Ambiental e a Saúde, de forma interdisciplinar, transversal e contínua.

As orientações também abordaram a importância da participação de todo o corpo docente, com o intuito de ampliar o campo de discussão, enriquecendo o horizonte de mobilização de ações, fazendo com que o mesmo tema pudesse ser observado e estudado a partir de diferentes perspectivas.

“Para auxiliar na organização das atividades nas escolas, a SES disponibilizou uma série de materiais da campanha que serviram como base para as ações, rodas de conversa, e posterior produção de materiais autorais pelos estudantes, fomentando seu protagonismo e corresponsabilização no processo de combate à epidemia dessas doenças”, afirma a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

Mobilização nas escolas

Nas unidades da REE, o trabalho segue com foco nas comunidades. Na escola João Vitorino Marques, de Aral Moreira, foi realizado o projeto “Combatendo a Dengue com Educação: Conscientização, capacitação, atuação e protagonismo”, sob coordenação da equipe de gestão, professores e estudantes.

O projeto tem por objetivo proporcionar a conscientização socioambiental no combate à dengue, por intermédio do conhecimento, atuação e protagonismo dos estudantes.

A ação contou com etapas de capacitação e conscientização, palestra da Vigilância em Saúde por intermédio do setor de Controle de Vetores, estudos em laboratório e ainda acompanhamento de visitas dos agentes de saúde do município.

Em Dourados, o foco também foi a conscientização dos estudantes e comunidade escolar na escola Professor Alício Araújo, com a campanha ‘Xô Dengue’.

Nesse projeto, os alunos do 2º ano do Ensino Médio tinham como objetivo produzir materiais para uma acolhida aos demais estudantes da escola, visando orientar e tirar dúvidas sobre os perigos da dengue, enfatizando a importância da vacinação para o combate à doença.

Serviço

O ‘Dia D’ de conscientização contra o mosquito da dengue acontece nesta quarta-feira (10). Em Campo Grande, o atendimento à imprensa será na EE Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, localizada na Av. Ciro Araújo França, nº 412 – Vila Margarida, às 8h.

Comunicação SED e SES

CLIMA TEMPO

Tempo permanece instável e MS tem probabilidade de chuvas nesta quarta-feira

Para esta quarta-feira (10), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo instável em grande parte de Mato Grosso do Sul. Assim, existe a probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Tais instabilidades ocorrem devido a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aliada a disponibilidade de umidade. Além disso, o deslocamento de cavados e a aproximação de uma frente fria favorecem a formação de nuvens e chuvas.

Nesta quarta, Campo Grande amanhece com 23°C e atinge 29°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a mínima é de 22°C e a máxima de 31°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 21°C e 28°C. Anaurilândia e Iguatemi registram mínimas de 22°C, com máximas respectivas de 30°C e 31°C.

Porto Murtinho, no Sudoeste, tem mínima de 25°C e máxima de 29°C. No Pantanal, os termômetros em Corumbá marcam 26°C inicialmente e chegam a 30°C; Aquidauana, na mesma região, tem 24°C pela manhã e 30°C à tarde.

Na região Norte, Camapuã e Coxim têm mínimas de 23°C, com máximas de 29°C e 31°C, respectivamente. No Bolsão, os valores em Paranaíba variam entre 23°C e 30°C, já em Três Lagoas, o dia tem início com 24°C e atinge até 31°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Terça-feira tem previsão de tempo instável e chuvas podem ocorrer em grande parte de MS

Com a permanência de tempo instável, esta terça-feira (9) segue com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o deslocamento de cavados e a aproximação de uma frente fria favorecem a formação de nuvens e chuvas. “Devido a maior cobertura de nuvens e presença de chuvas, as temperaturas ficam mais amenas, porém com máximas que ainda podem atingir os 32°C em algumas regiões”, destaca.

Campo Grande tem mínima prevista de 23°C e máxima de 29°C. Em Dourados, os termômetros marcam 22°C inicialmente e atingem 30°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã registra variação entre 22°C e 28°C. Nas regiões Cone-Sul e Leste, Iguatemi e Anaurilândia apresentam valores semelhantes, com mínimas de 22°C e máximas de 30°C.

No Bolsão, as temperaturas em Paranaíba e Três Lagoas variam entre 24°C e 30°C. Coxim, no Norte do estado, amanhece com 24°C e marca 31°C à tarde. Em Camapuã, na mesma região, a mínima é de 23°C e a máxima de 29°C.

Na região pantaneira, Corumbá inicia o dia com 26°C e chega aos 30°C nos horários mais quentes, já Aquidauana tem mínima de 24°C e máxima de 31°C. No município de Porto Murtinho, no Sudoeste, as temperaturas variam entre 25°C e 31°C.

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado

Foto: Álvaro Rezende

Futebol

EQUIPE BOM SUCESSO DE BOCAJÁ TEM NOVA DIRETORIA ELEITA

A tradicional equipe do distrito douradinense do Bocajá, o Bom Sucesso, teve empossada neste último domingo, 7, a nova diretoria eleita no último pleito.

Antes da cerimônia de posse da nova diretoria foi realizado um jogo entre os veteranos e a nova geração da equipe. Após a cerimônia de posse uma grande confraternização foi realizada com todos os presentes.

Vejam abaixo como ficou a composição da nova diretoria:

PRESIDENTE: EDMAR ROSA

VICE PRESIDENTE: JOSÉ NILSON

1° SECRETÁRIO : REGINALDO SANTOS
2° SECRETÁRIO : PERCIVAL PRATES

1° TESOUREIRO : DIOGO GALIPE
2° TESOUREIRO : LUCIMAR ROSA

1° DIRETOR ESPORTIVO : AROLDO PRADELA
2° DIRETOR ESPORTIVO : GEOVANI PEREIRA

JUIZ : ODAIR ROCHA

PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO : RICARDO SOGAME

VICE PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO : LINEU PLENS

Empregos

Feirão da Empregabilidade oferece mais de 1.400 oportunidades na terça-feira

Para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) promove mais um Feirão da Empregabilidade nesta terça-feira (9), com a meta de proporcionar mais agilidade aos processos seletivos.

Além das mais de 1.400 oportunidades disponíveis, estarão presentes as equipes de RH de empresas de segmentos como: transportes, couros, prestadora de serviços, alimentação, construção civil, transporte rodoviário de passageiros, clínica médica, agenciamento de serviços, correspondentes de instituições financeiras e farmácias.

Ainda há 10 vagas de auxiliar administrativo para jovens aprendizes (18 a 23 anos), quatro vagas de operador de telemarketing para estágio e duas vagas de auxiliar de linha de produção para PcD (Pessoas com Deficiência).

Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, a Funtrab atua como mediadora das relações de intermediação entre o trabalhador e a vaga.

O Feirão será realizado na Funtrab, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Rua 13 de maio, 2.773 (entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano). Interessados devem levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Pessoas Com Deficiência (PcD) devem levar laudo médico atualizado.

Cláudia Yuri, Funtrab

Foto: Bruno Rezende

CLIMA TEMPO

Com previsão de tempo instável, segunda-feira registra temperaturas amenas em todo o Estado

Dando início a esta nova semana, o tempo fica instável, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada nesta segunda-feira (8). Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Segundo o órgão, as instabilidades ocorrem devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica aliada à disponibilidade de umidade. A formação de nuvens e chuvas também é favorecida pelo deslocamento de cavados e a aproximação de uma frente fria, que mantém as temperaturas mais amenas em todo o Estado.

Nas regiões Sul, Sudeste e Leste, estão previstas temperaturas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas de 30°C a 31°C. Os termômetros nas regiões Sudoeste e Pantaneira registram mínimas entre 25°C e 27°C, atingindo de 30°C a 33°C nos horários mais quentes.

O dia inicia com valores entre 21°C e 24°C nas regiões Norte e Bolsão, com máximas entre 30°C e 33°C. Em Campo Grande, as temperaturas mínimas podem variar entre 21°C e 23°C, com máximas de 28°C a 30°C.

“Os ventos atuam entre o quadrante Norte e Leste, com valores entre 30 e 50km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h”, complementa o Cemtec.

Informe

Eleitores têm apenas um mês para regularizar ou emitir o título de eleitor

Faltam 30 dias para o fim do prazo para que cidadãs e cidadãos solicitem a emissão da primeira via do título de eleitor ou regularizem o documento para poderem votar nas Eleições Municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro.

 A data-limite para tirar o primeiro título é 8 de maio. A emissão do documento está disponível, de forma gratuita e em poucos cliques, no Portal do TSE na internet, no Autoatendimento Eleitoral. Você também pode fazer sua inscrição eleitoral presencialmente: é só se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência. 

Caso você esteja com o título de eleitor cancelado ou suspenso, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, pois, após essa data, o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

Mais de 30 mil eleitores irregulares em Mato Grosso do Sul

Segundo dados da justiça eleitoral, no estado de Mato Grosso do Sul encontram-se com inscrição eleitoral cancelada*, em decorrência de não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019-2020, o total de 36.528 eleitores

Esses 36.528 eleitores que não compareceram às convocações para as respectivas revisões eleitorais em 28 municípios e ficarão impedidos de votar nas eleições municipais de 2024, se não promoverem a regularização de sua situação eleitoral até o próximo fechamento do cadastro eleitoral.

Futebol

DAC vence Corumbaense e está na final do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Pepeto e Luan marcaram os gols do time douradense que fez 2 a 0 no Estádio Douradão e agora enfrenta o Operário pelo título

O Dourados AC está, pela primeira vez, na decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense. A vaga na final veio com grande festa da torcida no Estádio Douradão e vitória sobre o Corumbaense por 2 a 0, gols de Pepeto no primeiro tempo e de Luan, no último lance do segundo.

O adversário pelo título é o Operário. Depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 2, na volta, também neste domingo, no Estádio Jacques da Luz, o jogo terminou 0 a 0, resultado que beneficiava o Galo. Os jogos finais acontecem domingo, dia 14, no Douradão, e a volta dia 21, em Campo Grande. Por ter melhor campanha geral, o Alvinegro tem o mando do jogo de volta. O confronto repete a semifinal do ano passado, quando o Operário eliminou o time douradense com uma vitória e um empate.

Apesar de ser vice-campeão em 2021, essa é a primeira vez que o DAC disputa diretamente a final, já que naquele ano, o seu primeiro na Série A, a competição teve um hexagonal decisivo.

Gols

A partida no Estádio Douradão começou sem vantagem, já que na ida, em Corumbá, o placar foi 0 a 0. Empurrado pela torcida, o DAC era mais presente no ataque, enquanto o Corumbaense arriscava em bolas de fora da área ou lançamentos na área em bolas paradas. O gol que abriu o placar, aos 27 minutos, saiu de uma falha do sistema defensivo do Carijó. O goleiro Alex não se entendeu com o lateral Shumaker e, na indecisão, tentou o drible em Pepeto, perdeu a bola e o atacante douradense teve calma para tirar do zagueiro na conclusão e fazer 1 a 0, placar do primeiro tempo.

Luan puxou o contra-ataque e marcou o gol que decretou a classificação do DAC (Foto: Franz Mendes)

Na etapa final, a necessidade de buscar o gol fez o Corumbaense crescer, enquanto o Dourados teve dificuldade para manter o controle da partida. A situação ficou pior quando, aos 30 minutos, o zagueiro Abdala sentir uma contusão muscular, mas como o técnico Rogério Henrique havia feito a quinta mudança um minuto antes, não pôde ser substituído. Segui em campo apenas fazendo número, tentando apenas atrapalhar as jogadas adversárias.

Com essa vantagem, o Corumbaense passou a pressionar em busca do empate, dando muito trabalho para o goleiro Léo Lopes e com duas oportunidades claras de gol, não aproveitadas. Aos 50 minutos, em uma falta pela intermediária esquerda, até o goleiro Alex tentou o gol salvador para o Carijó e que levaria a disputa para os pênaltis. Na cobrança, porém, Thiago Moura cortou, a bola chegou em Dandan que deu passe preciso para Luan puxar o contra-ataque e, sem goleiro, tocar no canto, fechar o placar em 2 a 0 e decretar a classificação douradense para final.

Time comemorou com a torcida a vitória e a vaga na final (Foto: Marcelo Berton)
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com