Os sul-mato-grossenses devem ficar atentos às condições climáticas para esta quarta-feira (17), com previsão de variação de nebulosidade e possíveis pancadas de chuva em algumas regiões do Estado. A frente fria que avança pelo sul traz consigo uma massa de ar mais frio, resultando em mudanças significativas.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), na região sul do Estado o dia será predominantemente ensolarado, com poucas nuvens no céu. No entanto, nas demais áreas do estado, incluindo a região sudeste, existe a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva e até mesmo tempestades ao longo do dia.
As temperaturas mínimas para quarta-feira variam entre 13°C e 17°C nas regiões sul e sudeste, podendo alcançar valores ainda mais baixos em pontos isolados, especialmente no sul do Estado. Já as máximas estão previstas entre 25°C e 29°C nessas mesmas regiões. No sudoeste e na região pantaneira, as mínimas devem oscilar entre 19°C e 23°C, com máximas entre 27°C e 31°C.
Para as regiões norte e Bolsão, as temperaturas mínimas esperadas estão entre 22°C e 24°C, com máximas atingindo até 30°C e 32°C, respectivamente. Na capital, Campo Grande, a mínima deve ficar em 17°C, com máxima em 29°C.
Os ventos predominantes serão do quadrante sul, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas mais intensas em algumas áreas. Diante dessas condições, é importante que a população esteja preparada para possíveis variações climáticas ao longo do dia e tome as precauções necessárias.
Na noite desta segunda-feira, 15, foram realizadas dois jogos pela categoria regional da Copa Favo de Mel em Fátima do Sul. Os jogos foram bastante movimentados e 9 gols foram marcados.
A equipe douradense da Apaefs venceu o Vila Nova de Glória de Dourados pelo placar de 3 a 1, resultado que mantes os douradenses na briga pela classificação e eliminado o Vila Nova.
No segundo jogo da categoria, estreiaram na competição Associação Esportiva Rodrigues Barbearia de Vicentina e Latinos Futebol Clube de Dourados, resultado melhor para os douradenses que venceram pelo placar de 4 a 1.
A competição segue durante toda a semana com jogos nas categorias veteranos, municipal e regional.
17/04
AE BARBEARIA RODRIGUES VICENTINA X 13 DE MAIO/AUTO POSTO COSTA MATOS
18/04
LATINOS FC X CASSAVA S.A
19/04
COLONIAL FC/ AUTO POSTO 10 X APAEFS
22/04
CASSAVA S.A X AE BARBEARIA RODRIGUES VICENTINA
Os investimentos privados alocados no Estado impactam diretamente na demanda por mais mão-de-obra. O reflexo disto é a disponibilidade de oportunidades em vários setores da economia em Mato Grosso do Sul . A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) está com 4.130 oportunidades de emprego.
Na capital estão disponíveis 1.440 vagas, entre elas, farmacêutico (10), padeiro (4), recepcionista (8), eletricista (19), ajudante de carga e descarga de mercadoria (55), auxiliar de cozinha (42), auxiliar de linha de produção (47) e auxiliar de limpeza (91).
Para pessoas com deficiência (PcD), há 93 vagas em aberto na Funtrab, em Campo Grande, para profissões como atendente de lanchonete, assistente administrativo, mecânico, motorista rodoviário, técnico em manutenção de equipamentos de informática, entre outras.
Para se canditar a uma dessas vagas é necessário trazer o laudo médico atualizado. Em Campo Grande, os interessados podem comparecer na Funtrab com RG, CPF e Carteira de Trabalho, à Rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, para concorrer às vagas ou solicitar o Seguro-Desemprego.
Há ainda o atendimento na Rede Fácil nos bairros Aero Rancho (toda segunda-feira, das 8h às 13h), Guaicurus (toda quarta-feira, das 8h às 13h), e General Osório (toda quinta-feira, das 8h às 13h).
Já em Dourados são oferecidas 185 postos de trabalho. Em Bataguassu, estão sendo ofertadas 130 vagas, entre elas, para ajudante de reflorestamento, alimentador de linha de produção, motorista de caminhão, além de outras oportunidades de trabalho.
Na região Norte do Estado, a cidade de Costa Rica está com 123 oportunidades de empregos. O município de Naviraí possui 103 vagas para todos os setores da economia, como por exemplo, professor de inglês, motorista de caminhão, entre outras.
A lista completa de vagas você confere aqui , onde também consta os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios nas quais as vagas são ofertadas. Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS Foto: Bruno Rezende
O destaque da previsão do tempo para esta semana em Mato Grosso do Sul é a ocorrência de chuvas significativas, com acumulados acima de 50 milímetros em 24 horas. O alerta é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão ligado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
De acordo com a meteorologista, Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec, a previsão para esta segunda-dia (15) indica tempo instável, com probabilidade para chuvas moderadas a mais intensas, além de tempestades.
“Após a passagem da frente fria, observa-se declino nas temperaturas, com valores entre 13°C e 16°C graus, com destaque na região Sul do estado, acompanhadas de raios, rajadas de vento e, eventualmente, queda de granizo, principalmente, nas regiões Central, Sul, Sudeste e Oeste do Estado. Nestas regiões podem ocorrer acumulados significativos de chuvas, com valores acima de 50 milímetros em 24 horas”, ressalta a meteorologista. Valesca Fernandes.
Ainda segundo o Cemtec, a aproximação e o avanço de uma frente fria favorecem a formação de nuvens e chuvas em Mato Grosso do Sul. Entre esta segunda-dia e terça-feira (16), as temperaturas mínimas devem variar entre 21°C e 23°C e, com máximas entre 28°C e 30°C graus para as regiões Sul, Sudeste e Sudoeste. Nas regiões Norte e Pantaneira, são esperadas mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 30°C e 32°C graus.
Para as regiões do Bolsão e Leste do estado, mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 30°C ou 33°C graus.
Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 27°C e 29°C graus.
Já os ventos atuam no quadrante norte, com valores entre 40 e 60 km por hora, e pontuamente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km por hora.
Dandan saiu do banco de reservas e marcou o gol da vitória douradense no segundo tempo
O Dourados AC saiu na frente na disputa pelo título inédito do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (14), pela partida de ida da fase final, o DAC recebeu o Operário de Campo Grande e, com gol de Dandan no segundo tempo, venceu por 1 a 0, para festa dos torcedores que lotaram os espaços liberados das arquibancadas. O público total, entre pagantes e não-pagantes, foi de 4.763 torcedores, com renda de R$ 68.750,00.
Com a vitória em casa, o Dourados fica a um empate da conquista inédita na partida de volta, que acontece no próximo domingo (21), no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Para reverter a situação, o Operário precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem ou, pelo menos, devolver a vitória simples e levar a disputa da taça para os pênaltis.
O Jogo
No Estádio Douradão, o tom do jogo foi o DAC buscando o ataque e o Operário se resguardando. A primeira chance veio aos sete minutos, Canhota recebeu cobrança curta de escanteio e cruzou para Thiago Moura desviar de cabeça e obrigar Elisson a fazer a defesa. Aos 35, boa troca de passes entre Pepeto e Fogliato. O volante invadiu a área e tentou toque por baixo para Túlio Renan, mas o atacante não conseguiu concluir.
Enquanto esteve em campo, Pepeto foi um dos principais atacantes do DAC (Foto: Marcelo Berton)
Aos 39, Canhota cobrou falta e Elisson fez a defesa parcial. Fogliato pegou o rebote e bateu cruzado para nova defesa do goleiro operariano. Outro escanteio aos 46 com Canhota que Fogliato desviou com perigo, mas para fora.
No segundo tempo, o DAC forçou mais o ataque e teve chances logo nos primeiros ataques, antes do primeiro minuto. Fogliato avançou pela esquerda e cruzou para Canhota que tentou o voleiro, mas não pegou bem na bola. Depois, Rael puxou o ataque pela direita e, quando tentou o toque para Túlio Renan, Vinicius cortou. Depois dos 20 minutos, Rogério Henrique mandou Luan, Dandan e Flaviano para o jogo e a movimentação de ataque do time douradense melhorou.
Aos 26 minutos, Thiago Moura fez o lançamento longo, Rael brigou pelo alto com a zaga e a bola sobrou para Dandan que viu Luan livre pela esquerda. O meia recebeu o passe, invadiu a área e, na batida, o zagueiro conseguiu mandar para escanteio. Aos 29 minutos, em uma das raras chegadas do Operário, Leandro recebeu pelo meio e arriscou de fora da área, mas desviou na zaga e saiu.
Dandan foi preciso na conclusão do lance e marcou o gol do jogo (Foto: Marcelo Berton)
Na cobrança do escanteio, a zaga douradense conseguiu afastar e ligar o contra-ataque. Flaviano recebeu na intermediária defensiva e deu lançamento na medida para Dandan ganhar na velocidade do zagueiro, driblar o goleiro Elisson e tocar para marcar o gol que definiu o jogo. O segundo quase saiu aos 38 em boa trama entre Flaviano e Gustavo Alexandre. O lateral cruzou por baixo e Nonato tentou o desviou, mas o zagueiro conseguiu evitar o gol.
A melhor chance do Operário no jogo aconteceu aos 39 minutos. Maurinho recebeu na área e deu toque preciso para tirar de Léo Lopes. Ele só não contava com a percepção do zagueiro João Teixeira que, com a leitura precisa, conseguiu dar o carrinho e, em cima da linha, evitar que a bola entrasse, lance comemorado pelos jogadores e pela torcida como um gol e que garantiu a vitória do DAC.
Dourados AC, finalista do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024 (Foto: Franz Mendes)
Partida no Estádio Douradão, às 15h, é a primeira do confronto inédito valendo a taça
Depois de garantir lugar na Copa do Brasil, o Dourados AC quer ir mais longe e tem pela frente dois jogos que valem o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (14), às 15h, o DAC recebe o Operário de Campo Grande na partida de ida da fase final em confronto que é reedição da semifinal do ano passado.
Esse primeiro jogo da final tem arbitragem de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Diego dos Santos Ruberto e Cícero Alessandro de Souza. O quarto árbitro é Raphael de Souza Cosmo e a quinta árbitra é Elita Maria da Silva. Todos fazem parte do quadro de arbitragem da CBF.
A transmissão acontece pelas rádios Grande FM 92,1, N FM 102,5, MS Web Rádio e Javé. Todas podem ser ouvidas pelo aplicativo Radiosnet no smartphone. Os canais Operário TV e TV FFMS do YouTube transmitem com imagens.
A partida de volta acontece no dia 21, no Estádio Jacques da Luz, na Capital. Por ter melhor campanha geral, o Operário é o mandante da partida que fecha a competição.
Neste domingo, às 9h, começa a venda de ingressos no Estádio Douradão. Segundo a direção do DAC, apenas ingressos de arquibancada estão disponíveis por R$ 30. Estudantes devidamente identificados pagam meia entrada.
Torcida deve lotar espaços disponíveis no Douradão (Foto: Franz Mendes)
Histórico
Apesar de ser um confronto recente, a disputa entre DAC e Operário já tem rivalidade latente e equilibrada. Desde o primeiro ano do Dourados na Série A, foram oito jogos, com três vitórias para cada lado e dois empates. Em 2021, foram quatro jogos, com três vitórias do time douradense e uma do Alvinegro. No último jogo do hexagonal final, vitória do DAC no Morenão por 4 a 2 que valeu o vice-campeonato.
Em 2022, foram dois jogos pelo hexagonal final, com um empate em 1 a 1 no Douradão e vitória do Galo em Campo Grande. No ano passado, o sistema do Campeonato Estadual mudou e a disputa aconteceu por um lugar na decisão. Na partida de ida, no Jacques da Luz, vitória do Operário por 2 a 1. Na volta, o time campo-grandense fez valer a vantagem do empate e segurou o 0 a 0 até o fim.
Campanha
Neste Estadual, a vantagem do Operário no geral é significativa. Na primeira fase, o Galo somou 20 pontos e terminou na liderança do Grupo A e invicto, enquanto o Dourados teve 17 pontos, mas uma derrota no Grupo B, também terminando em primeiro.
Na segunda fase, os dois times precisaram dos pênaltis para se classificar. O Operário venceu o Ivinhema no Estádio Saraiva por 1 a 0 na ida. Na volta, porém, foi surpreendido e perdeu a invencibilidade pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o goleiro Elisson pegou duas cobranças e garantiu a classificação com vitória por 6 a 5.
DAC eliminou Costa Rica nas quartas de final e o Corumbaense na semifinal (Foto: Marcelo Berton)
Já o DAC enfrentou o Costa Rica e foram dois empates; 0 a 0 no Laertão e 1 a 1 no Douradão. Nos pênaltis, Léo Lopes pegou uma cobrança e os douradenses avançaram com 4 a 2.
Na semifinal, a campanha dos dois foi semelhante. O Operário, de virada, venceu a Portuguesa na ida por 3 a 2 em Sidrolândia e depois, em casa, fez valer a vantagem e se classificou com 0 a 0. O DAC foi ao contrário. Empatou na ida com o Corumbaense sem gols no Estádio Arthur Marinho e na volta, no Douradão, venceu por 2 a 0.
Somando as fases, o Operário tem 27 pontos, enquanto o Dourados acumulou 23 pontos.
Competições Nacionais
Por serem finalistas, os dois times representam o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2025. Além do título estadual, disputam também vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa Verde, reservadas apenas ao campeão.
A cidade de Fátima do Sul está recebendo mais uma emocionante competição esportiva, a Copa Favo de Mel de Futsal, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Divisão Municipal de Esportes. O evento foi aberto na ultima quarta-feira(10), no Ginásio Poliesportivo.
A Copa Favo de Mel de Futsal já vem movimentando as quadras com a participação de equipes de diversas categorias. Entre elas, destacam-se os Veteranos, a Categoria Municipal e a Regional, esta última os sites Distritalnews e Dourados esportivo estará cobrindo de ponta a ponta. Regionalizada a competição conta com equipes de Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Glória de Dourados e Deodápolis.
QUATRO JOGOS NA CATEGORIA REGIONAL JA FORAM REALIZADOS
REGIONAL
TOP10 2 X 1 VILA NOVA
CASSAVA SA 3 X 3 13 DE MAIO / AUTO POSTO COSTA MATOS
TOP10 03 X 03 APAEFS
COLONIAL/ AUTO POSTO 10 5 X 7 VILA NOVA
Na próxima semana alguns jogos (ainda a definir) serão transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube Rômulo Anunciação e no Facebook Dourados esportivo.
A competição se apresenta como uma oportunidade não apenas para a comunidade local, mas também para fortalecer os laços entre os municípios da região.
A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, expressou sua empolgação em relação à realização deste evento esportivo que promove o espírito de competição saudável e a integração entre os cidadãos da região. “A Copa Favo de Mel de Futsal é mais do que apenas uma competição esportiva; é um momento de celebração da união entre os municípios e de estímulo à prática esportiva. Estamos muito felizes em sediar esta competição e desejamos que todos os participantes desfrutem de momentos marcantes e de muita diversão em nossas quadras”, afirmou a prefeita.
Para o final de semana, a previsão do tempo indica sol, principalmente nas primeiras horas do dia, seguido de um aumento de nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. Além disso, neste sábado (13) ainda existe a possibilidade de chuvas fracas a moderadas e, pontualmente, podem ocorrer tempestades nas regiões Norte, Centro, e Oeste.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades ocorrem devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, aliado a combinação de calor e umidade.
Os termômetros em Campo Grande marcam 22°C inicialmente e chegam aos 29°C nos horários mais quentes. Dourados tem mínima de 23°C e máxima de 30°C. Na fronteira com o Paraguai, os valores em Ponta Porã variam entre 21°C e 27°C. Na região Leste, a mínima em Anaurilândia é de 24°C e a máxima de 30°C.
Porto Murtinho, no Sudoeste, tem 23°C pela manhã e 29°C à tarde. Na região pantaneira, Corumbá tem mínima de 25°C e máxima de 30°C, já em Aquidauana, as temperaturas variam entre 24°C e 31°C.
Na região Norte, os municípios de Coxim e Camapuã registram valores semelhantes, com mínimas de 23°C e máximas de 30°C. Paranaíba, no Bolsão, amanhece com 24°C e chega aos 30°C ao longo do dia; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 25°C e máxima de 31°C.
Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado Foto: Saul Schramm
Partida deste domingo, às 15h, abre a disputa pelo título do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Neste domingo (14) começa a decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense entre Dourados AC e Operário FC. A partida acontece no Estádio Douradão, às 15h, e a volta no dia 21, em Campo Grande. Para o jogo de ida, a Prefeitura de Dourados, através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), trabalhou durante a semana para que o Douradão estivesse pronto para receber torcedores e os profissionais de imprensa.
O gramado recebe manutenção diária e, nesta semana, além da irrigação em horários pré-estabelecidos, teve poda nesta quinta-feira (11) para que esteja no tamanho ideal no dia do jogo, além da marcação obrigatória. “Trabalhamos durante toda a semana, com apoio da equipe da Lucera. Além do gramado, arquibancadas e outras dependências do Douradão, como banheiros, estão preparadas para o conforto do torcedor”, explica Moacir Amorim, responsável pela manutenção do Douradão.
Para a cobertura do primeiro jogo da decisão, a Acems (Associação de Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul), estima que aproximadamente 75 profissionais trabalhem neste domingo. Para acomodá-los, as cabines foram preparadas e a equipe de TI (Tecnologia da Informação) ativou pontos de internet via cabos de rede e wi-fi para utilização, se necessário.
Técnico do DAC, Rogério Henrique, e o auxiliar Juninho Cearense (Foto: Franz Mendes)
Final
A final do Campeonato Estadual entre DAC e Operário começa no próximo domingo, às 15h, no Estádio Douradão. O jogo de volta acontece no dia 21, também às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Por ter melhor campanha geral, o Galo é o mandante da partida de volta.
Os dois times representam o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2025. Além do título estadual, disputam também vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa Verde, reservadas apenas ao campeão.
Os ingressos antecipados estão a venda nas lojas Camisa 10, no centro, e Salim Esportes, na rua Coronel Ponciano. Nesta sexta-feira (12), os preços seguem R$ 20 para arquibancadas e R$ 30 para cadeiras cobertas. Neste sábado (13) o preço sobe para R$ 30 e R$ 50, respectivamente.
No domingo, dia do jogo, as vendas começam às 9h no Estádio Douradão.
Todas unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h
Neste sábado (13), a Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) realiza o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A ação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde durante todo o dia, além de pontos móveis montados pela cidade.
O objetivo é ampliar o acesso e estimular a população que ainda não tomou a vacina contra a gripe. Todos os Postos de Saúde estarão abertos para atualização do Cartão de Vacina, das 8h às 16h.
“Nosso objetivo é buscar, principalmente, o público alvo que ainda não se vacinou, mas todas as pessoas, acima de 6 meses, podem procurar o imunizante. Outras vacinas também estarão disponíveis, então é uma oportunidade para colocar o cartão em dia”, explica o gerente do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Na lista de pessoas que têm prioridade no início da Campanha Nacional estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais, entre outros. Confira a lista completa abaixo: