Neymar à la Ronaldo, final de Copa América… o histórico de Brasil x Peru
15/06/2021 às 04:00 | Seleção Masculina Principal
Pela segunda rodada da CONMEBOL Copa América, Seleção Brasileira encara adversário da final de 2019
Nos últimos anos, Brasil e Peru tiveram alguns duelos emblemáticos. Nesta quinta-feira (17), pela CONMEBOL Copa América, a Seleção Brasileira terá pela frente o adversário que derrotou na última final da competição, em mais um capítulo importante na história do confronto.
O retrospecto é amplamente favorável para a Seleção Brasileira. Em quase 90 anos de rivalidade, são 33 vitórias do Brasil, nove empates e somente cinco triunfos peruanos. Duas dessas derrotas vieram nos últimos cinco anos, uma pela Copa América Centenário e outra em jogo preparatório de 2019. Naquele mesmo ano, o Brasil derrotou o Peru na final da CONMEBOL Copa América, no Maracanã.
A última vez que Brasil e Peru se enfrentaram foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Jogando fora de casa, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 2, com três gols de Neymar. Naquela noite, por alcançar a marca de 62 gols com a Amarelinha em jogos contra seleções, o camisa 10 homenageou Ronaldo Fenômeno na comemoração.
Retrospecto de Brasil x Peru
Jogos: 47
Vitórias do Brasil: 33
Empates: 9
Derrotas: 5
Gols do Brasil: 102
Gols do Peur: 33
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Peru (1997)
Maior derrota: Brasil 1 x 3 Peru (1975)
Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Peru (sete vezes)
Vitória na Copa América das goleadas
Campeão da Copa América de 1949, o Brasil goleou todos os adversários que enfrentou na competição. Não foi diferente com o Peru. Em jogo válido pela quinta rodada da competição, disputada em pontos corridos, a Seleção Brasileira não tomou conhecimento dos peruanos e venceu por 7 a 1. Os gols foram marcados por Arce (contra), Augusto, Jair da Rosa Pinto (duas vezes), Simão, Ademir e Orlando. Esta é, até hoje, a segunda maior vitória do Brasil contra o Peru. Naquela competição, a Seleção Brasileira marcou, ao todo, 39 gols em sete jogos, uma média de mais de cinco gols por partida.
No duelo do Rei contra Cubillas, um espetáculo no México
Brasil e Peru se enfrentaram apenas uma vez em uma Copa do Mundo FIFA. Foi em 1970, na campanha do Tri, que a Seleção Brasileira derrotou o Peru por 4 a 2 no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México. A partida apresentou ao mundo o duelo entre Pelé e Teófilo Cubillas, duas das maiores estrelas do futebol à época, mas foi dominada por outro grande craque: Tostão. O camisa 9 fez dois gols na vitória, que foi completa por Rivellino e Jairzinho.
Tostão comemora seu primeiro gol marcado contra o Peru na Copa do Mundo de 1970
Créditos: Acervo CBF
Aquela é considerada por muitos a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos e o time do Peru é, também, um dos melhores da história do país. O camisa 10 peruano, Teófilo Cubillas, seria eleito o melhor jovem da competição. Na comemoração dos 50 anos do Tri, o peruano deu entrevista exclusiva ao site da CBF e falou sobre o confronto:
“Sempre fui um fã de Edson Arantes do Nascimento, gosto muito dele. Participar de uma partida com o Pelé, caramba… Já era uma grande honra! Eu havia disputado alguns amistosos com participação dele, jogos entre Alianza Lima e Santos, mas encontrar com o Pelé na Copa do Mundo me fez sentir uma alegria gigante. Sempre destaquei a minha admiração e o meu respeito por ele”, declarou.
Um título com as marcas da dupla Ro-Ro
A maior vitória da história do confronto entre Brasil e Peru veio em 1997. Pela semifinal da Copa América da Bolívia, a Seleção venceu por 7 a 0 em Santa Cruz de La Sierra. A classificação do Brasil foi conquistada com gols de Denílson, Flávio Conceição, Romário (duas vezes), Leonardo (duas vezes) e Djalminha.
O time da Copa América de 1997 encantou o país por trazer uma das duplas de ataque mais temidas de todos os tempos. Lado a lado, Romário e Ronaldo combinavam até no cabelo raspado e infernizaram os adversários na competição. A Seleção venceu todos os seus seis jogos no torneio. Ronaldo foi o artilheiro da competição, com cinco gols, e Romário marcou outros três. Ao todo, foram 22 gols marcados, com uma média de quase quatro por partida.
A glória no Maracanã
Brasil e Peru estiveram frente a frente na final da CONMEBOL Copa América 2019. Diante de um Maracanã lotado, a Seleção venceu por 3 a 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. A conquista foi a primeira do técnico Tite no comando da Seleção e interrompeu um jejum de 12 anos sem títulos sul-americanos da Canarinho.
Aquela não foi a primeira vez que as duas equipes duelaram na Copa América de 2019. Ainda pela fase de grupos, o Brasil goleou o Peru por 5 a 0 na Neo Química Arena. A partida deu à Seleção o primeiro lugar de seu grupo na competição e embalou a Canarinho rumo ao título no mata-mata. Os gols do jogo foram marcados por Casemiro, Roberto Firmino, Everton, Daniel Alves e Willian.
Everton marcou o primeiro gol da Seleção na final da Copa América.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Neymar à la Fenômeno
O último jogo do confronto foi em outubro de 2020. Pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, o Brasil venceu o Peru por 4 a 2, com um gol de Richarlison e três de Neymar Jr. A partida ficou marcada pelo hat-trick do camisa 10, que chegou a 64 gols com a Amarelinha e deixou para trás Ronaldo, que fez 62 tentos contra seleções nacionais. Na comemoração, para celebrar este feito, Neymar balançou o dedo indicador e mostrou os dentes da frente, em homenagem ao Fenômeno.
Brasil e Peru se enfrentam na próxima quinta-feira (17), às 21 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O jogo, válido pela segunda rodada da CONMEBOL Copa América 2021, terá transmissão ao vivo do SBT e da ESPN Brasil.