DO FUTSAL SUL MATO-GROSSENSE PARA EUROPA
Treinador Marcos Espósito fará sua estreia sexta-feira (30) a frente do Belfast Celtic da Irlanda do Norte.
TRAJETÓRIA
Natural de Dourados- MS, Marcos Espósito ou simplesmente ‘’Marquinhos’’ como é conhecido no salonismo do estado, comandará o Belfast Celtic na temporada 22/23. O treinador dirigiu diversas equipes, como a FAEN UFGD; Selecionado da UFGD; Embrasa Futsal; Grat´s Futsal; Selecionado de Jateí MS; Santo Antônio da Picadinha; Macaúba SIAS e Colonial feminino de Indápolis.
Com 28 anos de idade, Marquinhos é o treinador mais jovem na atual temporada na Irlanda do Norte e também o único comandante brasileiro.
CELTIC E COMPETIÇÕES
Na temporada passada o clube foi campeão da Segunda Divisão da Irlanda do Norte, obtendo o direito de disputar a NI FUTSAL SUPER LEAGUE 22/23 (competição de elite do país), onde o campeão se torna representante da Irlanda do Norte na UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE. A equipe competirá também na NORTHERN IRELAND CUP, ambas as competições organizadas pela NORTHERN IRELAND FUTSAL FEDERATION (entidade nacional do futsal).
Espósito terá a disposição jogadores de diversas nacionalidades, como irlandeses, portugueses, brasileiros e um galês. Perguntado sobre a comunicação com o grupo, o treinador respondeu:
‘’Estudo o idioma inglês durante a semana no curso que faço no período matutino e estou conseguindo me expressar para transmitir as informações necessárias durante os treinamentos, às vezes tenho dificuldades nisso, mas quando acontece os jogadores brasileiros e portugueses que já dominam a língua inglesa me ajudam’’.
O treinador relata também o nível de jogo do futsal no país:
‘’Pude assistir apenas algumas partidas da temporada passada por vídeos e também nesta temporada alguns jogos da primeira rodada na cidade de Belfast. Penso que o futsal aqui está em desenvolvimento, a liga nacional da Irlanda do Norte é jovem, mas já possui boas equipes e o país proporciona uma estrutura muito boa pra prática do futsal, mas também enxergo que são necessárias algumas melhorias a respeito dos jogos’’.
SOBRE A PREPARAÇÃO:
‘’O Celtic está treinando a cerca de um mês e devido o futsal aqui ser amador, as sessões acontecem três vezes na semana e os atletas não conseguem realizar sempre todas as sessões da semana, por conta do trabalho ou outros compromissos, mas mesmo com essa dificuldade o grupo vem evoluindo e acredito que em breve poderemos competir em pé de igualdade com qualquer outra equipe no país’’.
O Belfast Celtic estreará na NI FUTSAL SUPER LEAGUE 22/23 na sexta-feira (30) às 20 horas (horário local) contra a equipe do Afrimeripean que já realizou sua primeira partida com vitória na competição. Ainda não há confirmação de transmissão ao vivo da partida.