segunda-feira, 22 de junho de 2026
Empregos

Feirão da Empregabilidade na Funtrab disponibiliza mais de 330 empregos na manhã desta terça

Para dar celeridade aos processos seletivos e aproximar empresas contratantes e trabalhadores que estão em busca por uma colocação no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) promove nesta terça-feira (9) o Feirão da Empregabilidade.

Estarão presentes as equipes de recrutamento de 10 empresas dos segmentos de limpeza, saneamento e obras, indústria, rede atacadista, costura industrial, alimentação, serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, prestadora de serviços, consultoria em Recursos Humanos e serviços terceirizados.

São 331 oportunidades que estão disponibilizadas nas áreas de Serviços, Comércio e Indústria, além das mais de 1.800 oportunidades disponíveis na Funtrab em variadas áreas.

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), está alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atuando como mediadora das relações de intermediação entre o trabalhador e a vaga.

As empresas contratantes atendem no piso térreo da Funtrab, na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano), somente no período da manhã (das 8h às 11h). Os interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab

CLIMA TEMPO

Não esqueça o casaco: terça-feira tem chances de chuvas e alta nebulosidade favorece sensação de frio

Para esta terça-feira (9), a previsão indica mudanças no tempo, com muita nebulosidade e condições para chuvas em Mato Grosso do Sul. Com isso, deve ser registrado pequena amplitude térmica devido ao avanço do ar frio e, além disso, a alta nebulosidade favorece ainda mais a sensação de frio.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo fechado combinado com a possibilidade de chuvas favorece temperaturas mais amenas em todo o Estado. “Os maiores acumulados de chuvas são previstos entre segunda e terça-feira e na quinta-feira, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste”, afirma o órgão.

A mínima prevista em Campo Grande é de 11°C e a máxima de 15°C. No município de Dourados, a mínima é de 10°C e a máxima de 13°C. Na fronteira com o Paraguai, os termômetros em Ponta Porã marcam 8°C inicialmente e chegam aos 11°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 14°C e 16°C.

Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 17°C e a máxima de 28°C; em Três Lagoas, na mesma região, os valores variam entre 16°C e 22°C. Na região Norte, Coxim amanhece com 14°C e registra 21°C à tarde.

No Pantanal, as temperaturas em Corumbá iniciam aos 11°C e chegam aos 15°C ao longo do dia, já Aquidauana tem mínima de 12°C e máxima de 14°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho inicia esta terça-feira com 11°C e atinge 15°C nos horários mais quentes.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Divulgação de Eventos Eventos

Campo Grande recebe no fim de semana as disputas da 13ª edição das Paralímpiadas Escolares de MS

No fim de semana, de 12 a 14 de julho, acontecerá a 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul). A cerimônia de abertura ocorrerá na sexta-feira (12), às 18h30, no clube de campo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira), em Campo Grande.

A competição é organizada pelo Governo dde Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura).

As Paraesc são a competição do esporte paralímpico mais importante a nível escolar do estado, já que é seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. O evento, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e que reúne representantes de vários estados do país, objetiva fomentar e incentivar a prática do esporte paralímpico e ser vitrine para a descoberta de novos talentos.

Estarão na capital sul-mato-grossense 158 estudantes-atletas, na faixa etária de 11 a 18 anos. Serão disputadas as modalidades individuais atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa. As provas do atletismo acontecerão no Parque Olímpico Ayrton Senna. Já a bocha, parabadminton e tênis de mesa serão na Nipo campo.

No total, 13 municípios serão representados na competição escolar: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

O número de cidades participantes é um recorde, com duas cidades a mais em relação ao ano passado. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, também destaca o recorde de participação.

“É extremamente gratificante ver o crescimento das Paraesc ao longo dos anos. Em 2015, tínhamos apenas três municípios participantes, e hoje temos 13 cidades representadas, um recorde histórico. A Fundesporte trabalhou incansavelmente para incentivar a participação e melhorar a qualidade do evento. Proporcionamos hospedagem adequada para os atletas, valorização dos técnicos e uma alimentação balanceada. Esses esforços não apenas aumentam a competitividade, mas também garantem uma experiência digna para todos os envolvidos”, enfatiza o titular da Setesc.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, as Paralimpíadas Escolares são importantes para a inclusão dos atletas, trazendo muitos benefícios. “O esporte traz inúmeros benefícios, nas relações sociais, relações de autonomia. Essas crianças e adolescentes muitas vezes não saem de casa, a prática esportiva dá autonomia de ir e vir, de conseguir atravessar uma rua, de conseguir ter uma liberdade maior em relação aos seus familiares. Então, acredito que esse seja o principal retorno aos atletas do paradesporto, a inclusão”, frisa Paulo Ricardo.

Segundo Leandro Fonseca, Diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, Mato Grosso do Sul tem muito do que se orgulhar no que diz respeito ao esporte paralímpico.

“A Fundesporte atende as três dimensões esportivas, seja no esporte de lazer, no esporte de formação, quanto no esporte de rendimento, e o Paradesporto está inserido nessas três dimensões. Hoje nós temos dois atletas medalhistas de ouro na última Paralimpíada, que é o Rufino e o Yeltsin, que são fruto de um trabalho desde vivência com um trabalho de formação. As Paraesc, que iniciam neste final de semana, é fruto dessa transformação, desse esporte de base, até que esses atletas consigam se tornar realidade no rendimento”, destaca o professor.

Serviço

Data: 12 de julho (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: sede de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande-MS
Endereço: Av. Ministro João Arinos, 140 – Jardim Veraneio

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Arquivo/Fundesporte

Divulgação de Eventos

Sob apoio da msgás, 3ª edição da Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo

Tudo pronto para a largada da terceira edição da Maratona de Campo Grande, que acontece neste domingo (7), nos altos da avenida Afonso Pena. A prova terá início às 6h, com concentração às 5h. Serão três percursos: 7 km, 21 km e 42 km, em todos os níveis de corredores. Neste sábado (6), acontece a competição para crianças de 3 a 13 anos.

O evento conta com o patrocínio master da msgás, companhia de gás natural de Mato Grosso do Sul, estatal do Governo do Estado.

Homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), percurso da prova será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). A meta de inscritos nessa edição era de 3 mil corredores, número que foi atingido em tempo recorde, segundo a organização do evento esportivo.

A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal (42 km), terá R$ 20 mil distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina. Uma das novidades desta edição é que, se houver quebra de recordes da prova, haverá uma bonificação de 50%.

Os tempos a serem batidos nos 42 km são de 02:39:46 na categoria masculina e de 03:34:27 na feminina. Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas.

Mobilização

A prova contará com 400 staffs mobilizados no domingo, mais o apoio dos órgãos de segurança, Polícia Militar, Detran-MS), Agetran, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

O número de banheiros aumentou, com o dobro de unidades disponíveis na Cidade da Maratona e oito pontos no percurso. Serão mais de 15 pontos de hidratação de água, (parceria com a Águas Guariroba), quatro pontos de hidratação com isotônico e quatro pontos com carbogel.

Para quem for fazer o percurso de 42 km, haverá também ponto de distribuição de refrigerante, em parceria com a Panificadora Dico. A Qualisalva ficará responsável pelo atendimento médico, com equipe de 22 profissionais. Serão seis motos com socorristas e duas motolâncias com enfermeiros, além de seis brigadistas, três unidades básicas e uma unidade avançada.

Percurso

O percurso vai passar por pontos estratégicos de Campo Grande, como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes. O objetivo é apresentar a cidade e aliar a prática esportiva com o turismo, atraindo corredores do Brasil todo. Esse é o caso do consultor financeiro Nilson Lima, 71 anos, de Uberlândia (MG), com 361 maratonas no currículo pelo mundo todo, evidencia a credibilidade da Maratona de Campo Grande. Ele participará pela terceira vez.

Já Denise Amaral, 61 anos, vem do Rio de Janeiro para sua primeira corrida. Ela traz no curriculum mais de 150 maratonas e tem três mandalas, que representam as seis principais maratonas do mundo. “Ouvi depoimentos bacanas de quem correu a edição anterior. A corrida é sempre um grande motivador para visitarmos outros lugares, e é uma oportunidade para reencontrar amigos corredores de outras cidades. Na corrida estarão juntos os rápidos e os mais lentos, aqueles que estão iniciando agora e os que já tem uma longa história na corrida”, afirma Denise.

Durante a entrega dos kits, a coordenação da prova receberá a doação de alimentos não perecíveis para entidades de Campo Grande. Quem doar vai concorrer a uma inscrição com kit luxo para a edição de 2025.

“Ajudar ao próximo faz bem para qualquer pessoa, e o espírito e a energia da corrida têm tudo a ver com o espírito solidário. Por isso a parceria foi um sucesso e toda a arrecadação chegou às mãos das pessoas em vulnerabilidade de nosso estado, proporcionando passar um inverno com mais conforto. Estou animada para participar dessa prova, que percorre vários pontos emblemáticos da cidade. E espero, com minha participação, inspirar mais pessoas a participarem desse universo tão democrático e saudável que é o universo da corrida”, resume a primeira-dama Mônica Riedel, que vai correr a meia-maratona.

Programação

Corredores podem retirar seus kits na sexta, das 14h às 22h, ou no sábado, das 8h às 18h. No sábado (6), às 6h, haverá um treino gratuito de 5km com influenciadores convidados. Também no sábado, às 16h, será realizada a corrida kids. No domingo, haverá apresentações musicais com o DJ Marcelo Natureza e o Grupo Top Samba. A premiação geral está prevista para às 10h.

Comunicação msgás

CLIMA TEMPO

Aproximação de frente fria ameniza temperaturas em Mato Grosso do Sul neste sábado

Para o final de semana, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica mudanças no tempo entre sábado (6) e domingo (7). Neste sábado, devido a aproximação de uma frente fria, há probabilidade para aumento de nebulosidade e queda nas temperaturas, principalmente nas regiões Sudoeste, Sul e Sudeste.

Além disso, o tempo ainda permanece firme. “Os ventos estarão bem variáveis entre o quadrante sul e norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h”, pontua o Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 20°C e a máxima de 31°C. Os termômetros em Dourados marcam 17°C inicialmente e chegam aos 30°C ao longo do dia. Na região Sul, os valores em Ponta Porã variam entre 13°C e 24°C, já Iguatemi tem mínima de 17°C e máxima de 26°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas registram 32°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas de 16°C e 18°C, respectivamente. Coxim, na região Norte, amanhece com 16°C e atinge 34°C à tarde.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 17°C e a máxima de 25°C; Aquidauana, na mesma região, apresenta variação entre 16°C e 30°C. Na região Sudoeste, as temperaturas em Porto Murtinho iniciam aos 15°C e sobem até 19°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende

Esporte Eventos

Coxim sedia terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul

A próxima parada dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2024 será em Coxim. O município recebe as disputas da terceira divisão do futsal masculino e voleibol feminino, da faixa etária de 12 a 14 anos, entre os dias 9 e 14 de julho.

A solenidade de abertura está marcada para terça-feira (9), às 19 horas, na Praça Zacarias Mourão. A competição é organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Neste ano, a primeira etapa dos Jogos Escolares aconteceu em Campo Grande, de 6 a 24 de junho, com participação dos estudantes-atletas de 12 a 14 anos. Além das disputas da primeira e segunda divisão das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), mais 12 modalidades entraram em ação: atletismo, badminton, vôlei de praia, ciclismo, judô, taekwondo, wrestling (luta olímpica), natação, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê e xadrez.

Durante os seis dias de competições, a terceira divisão promete movimentar Coxim, com a participação de 27 municípios e 422 atletas (162 no feminino e 260 no masculino). As partidas de voleibol acontecerão na quadra poliesportiva da Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura. Já as de futsal serão no Ginásio Municipal Fernando Fontoura, Ginásio Ademir Mochi e campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

“Levar uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude para Coxim é uma grande oportunidade para nossos jovens atletas e também para a economia local. Este evento movimenta a rede hoteleira, restaurantes, comércios e serviços, gerando um impacto positivo significativo. Além de promover o desenvolvimento esportivo, estamos impulsionando o crescimento econômico e social do interior do estado”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, uma das principais características da terceira divisão é a oportunidade de dar novas chances para os atletas. “Esta etapa é um trampolim, uma nova chance para que os jovens possam mostrar seu talento e sua capacidade de superação. Queremos que todos tenham a oportunidade de crescer, evoluir e, quem sabe, ascender para divisões superiores. Esta é a essência do esporte: oferecer sempre novas oportunidades e desafios”.

De acordo com a diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, Karina Quaini, a intenção da terceira divisão é tornar o esporte acessível e proporcionar aos atletas a oportunidade de superação. “Nossa meta é possibilitar que essas equipes tenham a chance de ascender à segunda divisão e, assim, aprimorar suas habilidades técnicas e competitivas”.

Informações

Operação Pantanal: bombeiros de MS lutam para conter grandes chamas na região do Nabileque

Com oito equipes em campo, o Corpo de Bombeiros trava uma batalha contra os fortes ventos e características impares da região do Nabileque, que hoje concentra vários focos de incêndios no Pantanal. O trabalho intenso desafia as grandes chamas para evitar que elas se propaguem pelo caminho. São mais de duas semanas de ações durante o dia e à noite.

A região do Nabileque é próximo ao Buraco das Piranhas, ao sul da BR-262. Estão em campo equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, com apoio da Força Nacional e bombeiros do Distrito Federal, em ação conjunta na região que fica a sudeste de Corumbá.

O tenente Randolfo Rocha está a frente da operação. Ele contou que o combate se torna mais difícil pelas características da região. “Aqui tem uma árvore chamada carandá, que é um coqueiro que quando pega fogo, as fagulhas vão por centenas de metros de distância, o que gera focos secundários, que ultrapassam nossos aceiros e linha de defesa”, explica.

Rocha destacou que os ventos fortes também ajudam na propagação do fogo. “Nosso foco era proteger a rodovia e o trilho do trem, agora com a progressão dos focos a estratégia é evitar a propagação para outras áreas. O trabalho continua”.

Os trabalhos têm o apoio dos fazendeiros locais e moradores que ajudam abrindo caminho com tratores, britadeiras e maquinários agrícolas. Também seguem em campo para ajudar a conter o fogo.

O local tem chamas altas, com vento forte nos últimos dias. “A ajuda dos bombeiros é muito importante e essencial, sem eles não teríamos o que fazer. Ajudamos no que for possível, com tratores e outras máquinas”, afirma João Luiz. Ele mora há 10 anos no Pantanal e trabalha na fazenda Alvorada.

A mesma avaliação faz Gilson Maldonado, que mora no Pantanal há 40 anos. “Infelizmente neste ano os incêndios começaram mais cedo, normalmente intensifica em agosto, mas piorou devido o tempo seco e falta de chuva”.

Ele ponderou que a ajuda dos bombeiros e do Estado faz a diferença. “Não tem o que falar de todo este esforço deles, são vários dias atuando dia e noite aqui na região”.

Ao longo do combate desta quinta-feira (4), os bombeiros se empenharam em salvar as pontes, fazendo obstáculos naturais para evitar quem os incêndios destruíssem as estruturas. O fogo se intensificou das 12h as 16h, exigindo um reforço nas atividades, em função da mudança do vento.

Apoio de fora

Além dos militares da Força Nacional, o Governo de Mato Grosso do Sul recebeu apoio de bombeiros de outros estados, entre eles combatentes do Distrito Federal.

O sargento Felipe Inácio é um destes militares estão ajudando nos trabalhos da região do Nabileque. Ele afirma que nunca tinha enfrentado incêndios tão grandes e um desafio desta natureza.

“Cheguei na quarta-feira aqui na região e já fui para o combate a tarde e a noite. Enfrentamos grandes chamas e tivemos que optar pelo combate indireto, usando técnicas para tentar conter os focos”.

Inácio contou que as ações começaram as 19h da noite e seguiram até às 3h da madrugada. Ele ressaltou que vai ajudar no que for possível para ajudar o Pantanal.

“O Pantanal é uma riqueza mundial. A maior planície alagada do planeta, com maior concentração de pássaros e uma vegetação ímpar. Um local que é muito difícil para fazer o combate, mas estamos nos empenhando”.

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Sexta-feira tem previsão de altas temperaturas e tempo seco em Mato Grosso do Sul

Com sol e variação de nebulosidade, a previsão para esta sexta-feira (5) indica continuidade do tempo seco em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece as temperaturas mais altas.

Aliado ao calor, registra-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 30%, com destaque nas regiões norte, Pantanal e Bolsão. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e, devido ao ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais, a orientação é que a população não coloque fogo em nenhuma situação.

Nesta sexta, Campo Grande amanhece com 19°C e atinge 31°C à tarde. Dourados e Anaurilândia registram temperaturas semelhantes, com mínimas de 16°C e máximas de 32°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 16°C e 29°C

Na região do Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas chegam aos 31°C nos horários mais quentes do dia, com mínimas respectivas de 15°C e 18°C. Em Coxim, no Norte do Estado, a mínima é de 17°C e a máxima de 34°C.

No Pantanal, os termômetros em Corumbá marcam 22°C inicialmente e registram 34°C à tarde, já os valores em Aquidauana variam entre 18°C e 34°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho apresenta 18°C pela manhã, com máxima de 30°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

Informações

Procon de MS qualifica equipe para atendimento 60+ e prevenção a golpes

O telefone do aposentado Onivaldo Zanetti, 70 anos, não para de tocar. Do outro lado da linha golpistas tentam ludibriar mais uma vítima. Contudo, Zanetti está atento e já recomenda: “tem que desligar e pedir o bloqueio. Banco não liga para a gente e nem pede dados pelo telefone”.

Como ele, muitas pessoas acima de 60 anos enfrentam todos os dias a esperteza de alguns e a ausência de suporte, conhecimento ou mesmo compreensão de outros. Assim, eles recorrem aos serviços públicos em busca de orientação e da garantia de seus direitos.

Onivaldo recomenda bloquear números que se passam por bancos – Foto: Kleber Clajus

Dos atendimentos realizados pelo Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), no período de 1º de janeiro a 25 de junho de 2024, 22% deles foram de pessoas idosas. A principal queixa esteve associada aos serviços financeiros como os cartões de crédito, débito, de loja, crédito consignado e seguros.

O secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti, explica que as mulheres (52%) são as que mais têm buscado o suporte da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos).

22% dos atendimentos do Procon/MS são de pessoas idosas – Foto: Kleber Clajus

Motti anunciou durante o evento Priorizando Direitos 60+, na sexta-feira (28), que haverá uma sala no atendimento presencial dedicada a tratar os casos mais complexos desse público, a fim de humanizar a atenção prestada. “Precisamos mudar como vemos a pessoa idosa”.

Informação contra golpes

Na avaliação do defensor público e coordenador do Nuccon (Núcleo de Promoção e Defesa do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais), Carlos Eduardo Oliveira de Souza, é preciso conscientizar as pessoas sobre seus direitos, a fim de que elas com o conhecimento adquirido possam identificar situações de abuso e adotem o “não”, quando compelidas a emprestar seus dados e cartões para compras de familiares e terceiros em seu nome.

A também defensora pública e coordenadora do Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, esclarece que notificar os casos de violência contra a pessoa idosa, inclusive os relacionadas as finanças, possibilita compreender melhor o cenário e estabelecer ações mais efetivas na garantia de seus direitos.

Sobre os golpes, eles podem ocorrer nos mais diversos formatos. O delegado titular da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Reginaldo Salomão, lista o registro nesse ano de 145 ocorrências em que idosos passaram por situações como retenção de seu cartão ou mesmo estelionato. Em grande parte das vezes a lesão ocorre por parte de um familiar. “Se desconfiar que está sendo lesado, procure a delegacia”, pontua.

O especialista em finanças Luis Serrano lembra que, para além do núcleo familiar, os bancos e financeiras também se aproveitam do nível de conhecimento dos idosos para vender produtos e serviços. Por isso, é importante buscar orientação qualificada para evitar comprometimento emocional e financeiro em suas relações com o dinheiro.

Já a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Thimóteo, complementa que para o suporte, informação e registro de denúncias sobre violações de direitos há uma rede de apoio disponível por meio do Disque 100 (nacional) e Disque 181 (estadual). Nos casos que envolvam relações de consumo, as pessoas idosas podem ligar no Disque Denúncia 151.

CLIMA TEMPO

Massa de ar fria e seca atua no Estado e quarta-feira tem previsão de sol e poucas nuvens

Para esta quarta-feira (03), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo estável, com sol e poucas nuvens em grande parte de Mato Grosso do Sul. Além disso, o clima permanece seco devido a atuação de uma massa de ar fria e seca, favorecida por um sistema de alta pressão atmosférica.

“A massa de ar fria e seca começa a se afastar, e as temperaturas estarão em gradativa elevação com valores que podem atingir os 34°C, principalmente na quarta (03) e na quinta-feira (04) com destaque para as regiões Norte, Bolsão e Pantaneira”, informa o órgão.

Os termômetros em Campo Grande marcam 17°C inicialmente e chegam aos 29°C ao longo do dia. Dourados tem mínima de 14°C e máxima semelhante à capital. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã tem mínima de 14°C e máxima de 27°C. Anaurilândia, no Leste, apresenta variação entre 15°C e 29°C.

Na região do Bolsão, Paranaíba amanhece com 16°C e atinge 31°C à tarde; em Três Lagoas a mínima é de 17°C e a máxima de 31°C. No Norte do Estado, os valores em Coxim variam entre 16°C e 33°C.

No Pantanal, Corumbá tem mínima de 19°C e máxima de 32°C, já Aquidauana registra 15°C inicialmente e chega aos 32°C nos horários mais quentes. Na região Sudoeste, a temperatura mínima em Porto Murtinho fica em 16°C e, ao longo do dia, sobe até 32°C.

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com