segunda-feira, 22 de junho de 2026
CLIMA TEMPO

Quarta-feira começa com tempo firme, mas com previsão de mudança à noite

Mato Grosso do Sul experimentará uma transição significativa nas condições meteorológicas a partir desta quarta-feira (7). Até então, o Estado tem enfrentado dias de sol intenso e temperaturas elevadas, mas a partir de hoje o cenário começará a mudar com a aproximação de uma frente fria.

A previsão é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão do Governo de Mato Grosso do Sul vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e coordenado pela meteorologista Valesca Fernandes.

Durante o dia, o tempo continuará firme e as temperaturas, que têm se mantido acima da média, variarão entre 18°C e 25°C nas mínimas e entre 30°C e 37°C nas máximas. As regiões sudoeste, pantaneira e norte do Estado experimentarão os valores mais altos, com máximas podendo chegar a 37°C.

Em Campo Grande, a mínima será de 21°C e a máxima de 34°C. “O sistema de alta pressão atmosférica que tem dominado a área ainda atuará, mantendo a condição de tempo seco e quente, com umidade relativa do ar baixa, entre 10% e 30%”, explica Valesca, que completa. “A amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima, poderá exceder 20°C em algumas localidades”, conclui a meteorologista.

O dia ainda será marcado por ventos provenientes do norte/nordeste, com velocidades variando entre 40 km/h e 60 km/h, podendo haver rajadas de até 60 km/h. A baixa umidade e o calor intenso continuam a elevar o risco de incêndios florestais.

Chegada do frio

A partir da tarde de quarta-feira e durante a noite, o avanço de uma frente fria começará a influenciar o clima no Estado. Espera-se um aumento na nebulosidade e a possibilidade de chuvas e tempestades, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste. A chegada dessa frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas, que deve ser mais clara a partir de sexta-feira (9).

Entre a quinta-feira (8) e o sábado (10), a previsão é de que as temperaturas mínimas caiam para valores entre 6°C e 12°C, com a possibilidade de chegarem a 4°C em algumas áreas da região sul. As condições mais frias serão acompanhadas por um aumento na umidade e chuvas significativas, especialmente nas regiões sul e pantaneira.

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Informe Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.351 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 18.902 casos prováveis de Dengue, sendo 15.351 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 30ª semana epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira (5). Segundo o documento, 28 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias nenhum município de Mato Grosso do Sul registrou alta incidência da doença. Laguna Carapã tem incidência média.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 64.919 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 151.339 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.393 casos prováveis, sendo 848 confirmados. Não há óbitos registrados.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 30 – 2024

Boletim Epidemiológico Dengue SE 30 – 2024

Marcus Moura, Comunicação SES
Foto: Arquivo

CLIMA TEMPO

Previsão do tempo: terça-feira será de sol e céu firme; onda de frio começa a chegar na quarta-feira

A previsão do tempo para os próximos dias indica uma semana marcada por calor intenso e condições secas em todo o Mato Grosso do Sul. Até quarta-feira o tempo segue firme, com sol predominante e variação de nebulosidade. A temperatura deverá se manter acima da média, com valores que podem variar entre 34°C e 37°C, principalmente nas regiões sudoeste, pantaneira e norte do Estado, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Coordenado pela meteorologista Valesca Fernandes, o Cemtec aponta que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica é a responsável por inibir a formação de nuvens e chuvas, resultando em um ambiente seco e quente. A umidade relativa do ar continua sendo baixa, variando entre 10% e 30%, o que aumenta o risco de incêndios florestais.

A recomendação das autoridades é para que a população evite atear fogo em vegetação ou outros materiais, pois as condições climáticas são propícias para a ocorrência de incêndios.

As temperaturas mínimas esperadas para os próximas dias ficam entre 18°C e 20°C nas regiões sul, leste e sudeste, enquanto as máximas variam entre 30°C e 34°C. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas deverão ficar entre 21°C e 24°C e as máximas entre 35°C e 37°C. Já nas regiões norte e Bolsão, as mínimas ficam entre 19°C e 20°C, com máximas alcançando entre 32°C e 34°C. Em Campo Grande a mínima será de 22°C, com máxima de 32°C.

Além disso, os ventos estarão atuando predominantemente do quadrante norte (norte/nordeste) com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo haver rajadas que ultrapassam os 60 km/h.

Mudanças a partir de quarta

A partir de quarta-feira (7) o cenário meteorológico começará a mudar com a aproximação de uma intensa frente fria. Entre quarta e sexta-feira (9), espera-se um aumento na nebulosidade e probabilidade de chuvas, além de uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente na metade sul de Mato Grosso do Sul.

Haverá melhora nos índices de umidade relativa do ar, com as menores temperaturas previstas chegando até aos 4°C. Pontualmente podem ocorrer valores abaixo de 4°C. O ar frio deverá avançar para todo o Estado e não ficar restrito apenas ao sul, fazendo assim com que as míninas variem entre a casa dos 6°C aos 12°C.

Comunicação Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

Esporte Região

UNIÃO FUTEBOL CLUBE VENCE DISTRIBUIDORA MUNARIM E CONQUISTA O CAMPEONATO GLORIADOURADENSE 2024

Foi encerrado na última sexta-feira, (02), no ginásio Vilmar Duarte Gomes “Bécão” em Glória de Dourados o Campeonato de férias Gloriadouradense.

Com um espetáculo na cerimônia de encerramento com apresentação da banda municipal Marciel José de Azevedo para a entrada dos atletas, o público lotou as arquibancadas do ginásio.

Na disputa do Terceiro lugar a equipe da Oficina 3 Irmãos levou a melhor ao vencer o Juventude pelo Placar de 2 a 1.

Na grande final, com uma partida perfeita a equipe do União Futebol Clube venceu a Distribuidora Munarim pelo placar de 3 a 0, além do título a equipe teve o goleiro Eduardo Santos como o menos vazado e o artilheiro Renan Bernau.

O prefeito Aristeu Nantes e o gerente de Esportes Rodrigo exaltaram enalteceram a participação da população nos jogos.

Distrito Futebol

ARENA VERÃO DE DOURADOS FOI O GRANDE CAMPEÃO DO TORNEIO ESPORTE CLUBE NACIONAL DE VILA VARGAS

No último domingo (04), no Estádio Joaquim Ramos (Campo do Sr João) foi realizado o Torneio de Futebol Suíço Esporte Clube Nacional.

Com uma grande estrutura montada, a competição contou com 13 equipes participantes e teve arbitragem da Associação Esportiva Douradense de Árbitros.

Com um grande público prestigiando o evento quem levou o troféu de Campeão e R$1.500,00 foi a equipe Arena Verão que no clássico douradense venceu nos pênaltis a equipe do Clube Atlético Juventude que levou troféu e R$1.000,00.

Com a terceira colocação ficou a equipe do Montese Esporte Clube que venceu o Esporte Clube Nacional pela placar de 2 a 0, garantindo assim troféu e R$500,00.

Empregos

Funtrab inicia semana com 4,5 mil vagas de empregos em 35 cidades do Estado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) inicia a semana com 4.592 vagas de empregos disponíveis em 35 cidades do Estado. São opções em áreas como serviços, comércio, construção civil, área industrial e setor rural.

Em Campo Grande são 1.850 vagas, tendo entre as opções 126 para auxiliar de limpeza, 100 para carreteiros, além de ajudante de carga e descarga de mercadorias (75), operador de telemarketing (75), auxiliar de linha de produção (73), vendedor interno (67), motorista de ônibus (57), entre outros.

Na lista de oportunidades se destacam ainda as cidades de Chapadão do Sul com 445 vagas, Rio Brilhante tem 345, Dourados 268, Ribas do Rio Pardo 268, assim como Cassilândia (227), Três Lagoas (163), Bataguassu (155), Costa Rica (151), Batayporã (101) e Ivinhema (64).

Os interessados podem comparecer às unidades da Funtrab espalhadas pelo Estado, levando consigo RG, CPF e Carteira de Trabalho, para concorrer às vagas e requerer Seguro-Desemprego.

Confira a lista completa das vagas

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende

CLIMA TEMPO

Segunda-feira segue com tempo seco e quente em diferentes regiões do Estado

A semana começa com tempo seco e quente no Estado, com temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar. Este cenário favorece a propagação de incêndios florestais, por isso as autoridades recomendam a população a não atear fogo em qualquer material ou vegetação.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), esta previsão ocorre devido um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e chuvas, deixando o tempo quente e seco.

Na Capital a previsão é de mínima de 23ºC e máxima de 34ºC. Já nas regiões sul, leste e sudeste a variação será de 19ºC e 34ºC. No sudoeste e área pantaneira fica entre 23ºC e 37ºC. Norte e bolsão apresentam mínima de 18ºC e máxima de 34ºC.

A meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec, revela que haverá uma mudança de tempo entre quarta-feira (7) e sexta-feira (9), com a aproximação e um avanço de uma frente fria, que deve gerar chuvas e quedas nas temperaturas, principalmente na região sul do Estado. Os maiores acumulados de chuvas também devem se concentrar no sul, sudeste e sudoeste.

As menores temperaturas devem aparecer entre sexta-feira e sábado, podendo chegar a 4º e 7ºC na região sul. O ar frio vai avançar também para as demais regiões do Estado.

Saúde

Agosto Dourado: com selo amigo da criança, Hospital Regional é exemplo de incentivo à amamentação

Referência no cuidado com mães e bebês, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) acolhe famílias de todo o Estado e cumpre 10 passos para o sucesso no aleitamento materno, estabelecidos pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde. Com a chegada de mais um ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação, ações de orientação reforçam a importância do alimento considerado o mais completo do mundo.

“A amamentação não é fácil no começo. Você pensa mil e uma coisas. ‘Eu não tenho leite’. Aí eles trazem uma equipe toda preparada para te ajudar, para te orientar. A neném precisava ganhar peso e eu pensava que precisava acordá-la toda hora para mamar. E ela estava perdendo peso porque precisava descansar. Aí as enfermeiras orientam, pediatra orienta, fonoaudióloga também. Se tiver dúvidas eles vem de novo, explicam. Se quiser conversar e só falar. A fono passa todo dia, o que é uma maravilha”, elogia Thaís Vívian Alves Pereira, paciente do HRMS que aos 24 anos acaba de dar à luz uma menina. Ela também é mãe de um menino de 8 anos.

Moradora de São Gabriel do Oeste, na região Norte do Estado, Thaís veio encaminhada pela regulação com alterações no volume de líquido amniótico e nos batimentos cardíacos do bebê. O marido, Danilo Fernandes Rodrigues, acompanha a internação e ajuda nos cuidados com a esposa.

“Ela amamenta de três em três horas. Neste intervalo dá pra descansar um pouquinho. Fico com a neném. Porque a mãe sozinha fica bem difícil”, conta. O casal faz questão de agradecer pelo atendimento. Emocionada, Thaís diz com lágrimas no olhos: “São profissionais que trabalham realmente com o coração. Alguns chegam à noite, tem criança que chora, eles pegam no colo. Cuidam como se fossem filhos deles. Você vê que não é pelo trabalho, é pelo amor mesmo. A forma com que tratam a gente. Se eles vão fazer um exame eles explicam tudo. Isso é muito importante para uma mãe”.

Mãe amamenta bebê no HRMS (Foto: Álvaro Rezende)

O HRMS é a única unidade hospitalar de Campo Grande com o selo Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde. E a certificação foi renovada recentemente com uma série de ações que envolvem desde a sensibilização e treinamento de colaboradores da unidade hospitalar até adequações como a abertura do espaço de acolhimento de gestantes de alto risco no ambulatório, onde são feitas rodas de conversas com as mães.

Neste período do ano, com a chegada do Agosto Dourado, as ações de incentivo ao aleitamento materno são intensificadas. Hospitais e outros instituições da área da saúde fazem campanhas de orientação. O leite humano é importante para o desenvolvimento dos recém-nascidos porque contém todos os nutrientes necessários, além de ser rico em anticorpos que fortalecem o sistema imunológico e previnem infecções.

“Isso vai repercutir na fase adulta. Os estudos têm mostrado que essas crianças tem menos chance de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis da fase adulta que seriam a obesidade infantil, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e também há um impacto na redução dos casos de asma e até mesmo das alergias”, explica o médico pediatra Haroldo Luiz Lins e Silva.

Ainda segundo ele, temas relacionados à saúde de mães e bebês são constantemente abordados dentro do HRMS. “É uma oportunidade de nós agregarmos valores principalmente junto aos familiares já que nós somos um hospital com livre acesso aos acompanhantes de gestantes e após o parto. Dessa forma nós conseguimos promover o aleitamento materno através de palestras, rodas de amamentação e de instruções à beira leito. Todos os profissionais aqui do hospital já foram capacitados, foram treinados para que deem o melhor no que diz respeito à orientação do aleitamento materno”.

Informações

Volta às aulas: mais de 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino retornam na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (5) os estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) voltam às aulas após o recesso escolar, dando início ao 3º bimestre. Mais de 190 mil estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino), professores e servidores administrativos usufruíram do período de descanso que aconteceu entre os dias 17 a 31 de julho.

Nos dias 1º e 2 de agosto aconteceu a Jornada Formativa que tratou de temáticas relacionadas ao aprendizado dos estudantes e, na segunda-feira (5), acontece a volta às aulas em toda a REE.

Em 2024 serão 225 dias letivos, com o final das atividades previsto para o dia 13 de dezembro, conforme Calendário Escolar publicado na Edição do Diário Oficial Eletrônico nº 11.342, a Resolução/SED nº 4.239,  no dia 6 de dezembro de 2023.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, a volta do recesso escolar é o momento de cessar o descanso e reencontrar os amigos, professores e focar na aprendizagem.

“Nosso foco é a aprendizagem dos nossos estudantes e nosso compromisso é fazer com que a educação de Mato Grosso do Sul cresça cada vez mais. Vamos trabalhar para fazer um segundo semestre de qualidade fazendo com que cada estudante saia cada vez melhor e que tenhamos uma escola estadual com mais qualidade para cada uma das crianças, jovens e adultos que veem na Rede Estadual a melhor alternativa para sua aprendizagem”, finaliza o secretário.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Foto: Daniel Carvalho/SED

CLIMA TEMPO

Previsão para o fim de semana: MS segue com tempo firme e seco, prevê o Cemtec

O final de semana em Mato Grosso do Sul promete temperaturas elevadas e tempo seco. Entre sábado (3) e domingo (4), o tempo deve seguir firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. Os termômetros estarão acima da média, alcançando entre 34°C e 37°C nas áreas mais quentes, e mínimas variando de 18°C a 26°C, dependendo da região.

Com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) apontando para um céu ensolarado, os baixos índices de umidade relativa do ar devem ficar entre 10% e 30%. Essas condições são propensas a gerar amplitudes térmicas significativas, com variações diárias superiores a 20°C em algumas localidades, além de ser propício para a propagação do fogo.

Regiões e temperaturas

Conforme os mapas abaixo, a temperatura não deve passar dos 33°C de máxima em Campo Grande, com mínima de 23°C. Na região de Dourados, os termômetros ficam entre 20°C e 34°C, enquanto em Corumbá os registros esperados variam entre 24°C e 34°C.

A presença de um sistema de alta pressão atmosférica impedirá a formação de nuvens e chuvas, mantendo essa condição de tempo seco e quente. Os ventos devem soprar predominantemente de nordeste e norte, com intensidades variando entre 30 km/h e 50 km/h. Em alguns momentos, rajadas podem superar 50 km/h, embora não sejam esperadas condições severas.

Recomenda-se à população que evite fazer fogo e tome precauções para proteger a saúde e o meio ambiente. Além disso, a qualidade do ar deve piorar, com o aumento dos poluentes atmosféricos. A orientação é para manter-se hidratado e umidificar os ambientes.

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com