quarta-feira, 24 de junho de 2026
Informações

Prefeitura entrega revitalização de prédio do CCZ

Entre os serviços realizados está a nova fachada, pintura interna e externa do prédio, manutenção de calhas, entre outros reparos que vão auxiliar os trabalhos da instituição

A Prefeitura de Dourados concluiu os trabalhos de revitalização de toda a estrutura do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, que recebeu revitalização da fachada, pintura interna e externa em todo prédio, manutenção de calhas, reparos, entre outros.

O investimento de cerca de R$ 40 mil de recursos próprios da prefeitura, representa uma conquista aos cerca de 128 servidores da instituição, além de possibilitar um ambiente mais acolhedor para os animais e a população.

“Nós do CCZ estamos muito felizes com esse apoio da administração municipal. É um reconhecimento ao trabalho e dedicação a todos os servidores, uma grande conquista e o início de muitas melhorias que a administração tem feito por nós”, ressalta a coordenadora do CCZ, Priscila Silva.

A ação faz parte do projeto de valorização dos servidores da saúde e vigilância, desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. Recentemente também foi assinado o acordo que efetiva como estatutários os 138 agentes comunitários de saúde de Dourados. Uma conquista e um reconhecimento, esperado por mais de 11 anos pelos profissionais, que nesta gestão, tiveram seus direitos garantidos.

Informações

Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos

Os proprietários de veículos automotores contam com mais um auxílio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para ficar em dia com o fisco. Isso porque, conforme publicação em Diário Oficial realizada nesta quarta-feira (24), novas condições foram liberadas para os contribuintes, tornando mais favorável o parcelamento do IPVA para os proprietários de veículos automotores sul-mato-grossenses.

Conforme o secretário de Estado de Fazenda, Flávio César, a equipe econômica trabalha para auxiliar os contribuintes, promovendo flexibilidade, agilidade e qualidade de atendimento. O parcelamento dos débitos do IPVA publicado ontem é referente a parcelas não pagas (do parcelamento automático oferecido pelo Estado anualmente, em cinco vezes). Com isso, os contribuintes podem quitar a dívida referente ao imposto do ano passado e anos anteriores.

“A Secretaria de Estado de Fazenda tem como missão não apenas fiscalizar e tributar, mas também estender a mão, auxiliar o contribuinte com a criação de políticas públicas que beneficiem toda a sociedade. Assim, por determinação do governador Eduardo Riedel, nossa equipe econômica se empenhou em realizar estudos que para que, sem causar impacto nas contas públicas, fosse possível criar condições mais favoráveis para os proprietários de veículos automotores ficarem em dia com o fisco”, explicou o secretário.

Entre as novas regras estabelecidas estão:

1 – limite único de parcela tanto para carros quanto para motos – 1,45 UFERMS (antes: Moto – 1,45 UFERMS e carro 2,62 UFERMS);

2 – Ajuste das regras de correção dos débitos de acordo com a SELIC (antes as parcelas eram corrigidas pela UFERMS);

3 – Retirada da condição de não poder fazer novo parcelamento para os contribuintes que tinham parcelamento anterior rompido e não quitado na PGE (Procuradoria Geral do Estado). Agora basta que ele esteja com os pagamentos em dia, tanto na Sefaz quanto na PGE;

4 – Em função do aumento da segurança e da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os novos parcelamentos só poderão ser solicitados via Portal e-Fazenda;

Outra mudança prevista no decreto é que o pagamento da primeira parcela deve ser realizado na data da formalização do pedido e não mais em data definida pelo contribuinte. A Sefaz reforça a importância do pagamento do IPVA, haja vista que o proprietário em débito fica impossibilitado de realizar o licenciamento veículo. Com o documento desatualizado, o automóvel pode ser apreendido pelas autoridades competentes. Além disso, o dono pode ter o nome inscrito na dívida ativa do Estado, medida que impede a prestação de concursos públicos e dificulta financiamentos, entre outros.

IPVA

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação mais importante do Governo do Estado – em primeiro está o ICMS. O valor arrecadado é dividido em 50% com os municípios e aplicado conforme o planejamento financeiro, que vai de pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança pública.

O valor do tributo é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto. Para 2024, foram lançados 898.515 carnês, para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul. A expectativa de arrecadação é de R$ 1,2 bilhão.

Em 2024, o IPVA iniciou o ano trazendo facilidades. Foram instituídas a isenção dos veículos movidos a GNV, possibilidade de pagar a primeira parcela ou a cota única por meio do PIX e para os frotistas que receberam o benefício da redução de base de cálculo em 2023, os quais não precisaram solicitar a redução para 2024, pois ela foi concedida automaticamente, desde que cumpridos os requisitos exigidos pela legislação tributária.

“Esse ano os contribuintes contaram com inúmeros benefícios. A política da atual gestão, de olhar mais para as pessoas, segue sendo aperfeiçoada. É o Governo de Mato Grosso do Sul trabalhando para reverter tributos em prol de um MS mais próspero, inclusivo, verde e digital”, finalizou Flávio César.

Diana Gaúna, Sefaz
Foto: Rachid Waqued

CLIMA TEMPO

Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quinta-feira (25) indica tempo com sol e pouca nebulosidade. Isso ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco e inibe a formação de nuvens e chuva em grande escala.

“O tempo seco requer atenção em relação a umidade relativa do ar, por isso, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia”, orienta o órgão. Além disso, de forma bem localizada, não descarta-se a possibilidade de chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Os termômetros em Campo Grande marcam 22°C inicialmente e chegam aos 34°C nos horários mais quentes. Em Dourados a mínima é de 21°C e a máxima de 35°C. Nas regiões Cone-Sul e Leste, Iguatemi e Anaurilândia amanhecem com 21°C e atingem 34°C e 35°C, respectivamente.

No Bolsão, Paranaíba tem mínima de 20°C e máxima de 34°C, já Três Lagoas apresenta variação entre 20°C e 35°C. Coxim, na região Norte, registra 19°C pela manhã e 35°C no período da tarde.

As regiões Pantanal e Sudoeste apresentam as temperaturas máximas mais altas desta quinta, chegando aos 36°C. Além disso, a mínima em Aquidauana é de 22°C, enquanto Corumbá e Porto Murtinho iniciam o dia com 26°C.

Esporte

CLÁSSICO DOURADENSE DECIDE O TÍTULO DA CATEGORIA REGIONAL NA COPA FAVO DE MEL NESTA QUINTA-FEIRA (25) EM FÁTIMA DO SUL

Chegou a hora de conhecer o grande campeão da Copa Favo de Mel, na noite desta quinta-feira (25/04), às 21h, o município de Fátima do Sul será palco de um grande jogo de futsal. Às equipes Latinos Futsal e Apaefs, ambas do município de Dourados irão disputar quem será o levará o troféu de campeão da categoria regional.

Para chegar até a grande final, na noite de ontem (23), a equipe do Latinos venceu na semifinal a Conveniência Top 10 de Fátima do Sul pelo placar de 4 a 3, já a equipe do Apaefs venceu a equipe da Associação Esportiva Rodrigues Barbearia de Vicentina pelo placar de 2 a 1.

Antecedendo a final da categoria regional serão relaizadas as finais das categorias de base, municipal e veteranos.

Com 8 times da região, a competição reuniu os melhores atletas da região sul do Mato Grosso do Sul representando os municípios de Dourados, Glória de Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul e Vicentina.

A competição terá transmissão ao vivo no canal do YouTube Rômulo Anunciação e na página do Facebook Dourados Esportivo.

A Copa Favo de Mel é uma realização da prefeitura municipal de Fátima do Sul através da divisão de esportes.

CLIMA TEMPO

Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira

Para esta quarta-feira (24), a previsão indica sol e pouca nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ocorre uma situação meteorológica em que a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo seco, inibindo a formação de nuvens e chuva em grande escala.

Em Campo Grande, a mínima prevista é de 23°C e a máxima chega a 33°C. Dourados marca 22°C pela manhã e 34°C à tarde. Os municípios de Ponta Porã e Anaurilândia, nas regiões Sul-Fronteira e Leste, apresentam mínimas de 21°C e máximas de 31°C e 35°C, respectivamente.

Na região do Bolsão, os termômetros em Paranaíba registram 20°C inicialmente e atingem 33°C ao longo do dia, já Três Lagoas tem variação entre 21°C e 34°C. Coxim e Camapuã, no Norte, marcam valores semelhantes, entre 20°C e 34°C.

No Pantanal, Aquidauana e Corumbá chegam aos 34°C nos horários mais quentes, com mínimas respectivas de 23°C e 36°C. Porto Murtinho, na região Sudoeste, tem 26°C pela manhã e 35°C à tarde.

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado

Foto: Álvaro Rezende

Esporte

Workshop gratuito ensina no próximo domingo ‘tapembol’, esporte original do Brasil

A Ucapes (Unidade de Capacitação Esportiva), vinculada a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), realizará no próximo domingo (28) o workshop ‘Tapembol Esporte Brasileiro’, para divulgar e explicar o esporte a profissionais e graduandos de Educação Física. O evento é gratuito.

O Tapembol é jogado com seis participantes de cada equipe, um atuando como goleiro, dois na posição defensiva, um central e dois apoios laterais, um à direita e outro à esquerda. Durante o jogo, os jogadores usam suas mãos de forma aberta para tocar a bola, realizando um ou dois toques alternados, sem agarrá-la. A quadra utilizada para a prática do Tapembol é a mesma empregada no Futsal e Handebol.

O objetivo do workshop promovido pela Fundesporte é ensinar uma nova prática esportiva criada no Brasil. A oficina tem a carga horária de 5 horas e visa reunir 200 alunos. Na aula, serão abordados temas como: a história da criação do Tapembol, regras, dinâmica de aquecimento, módulos de treinamento, tapembol brincante como realizar jogos recreativos de tapembol e a partida da modalidade.

O tapembol foi criado em Caeté, Minas Gerais, em 27 de julho de 2007 pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. A modalidade está presente em todos os estados brasileiros e em outros países.

O ministrante do workshop é o especialista em treinamento desportivo, o professor Marco Aurélio Cândido, também criador da modalidade brasileira tapembol.

“O tapembol tem muita aceitação no meio escolar pela sua facilidade de jogar. O tapembol une as crianças, o mais apto, o menos apto, numa mesma aula. Ele não precisa ter muita destreza, então, o aluno aprende muito rápido e com isso ele se sente parte.”

“É uma aula muito divertida, nós temos outros elementos do tapembol, que é o tapembol brincando. Que são atividades desenvolvidas como pré-desportivo para ensinar o tapembol na escola”, acrescenta o professor.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Martins Nuñes, o workshop é de extrema importância para ensinar a nova modalidade e democratizar o acesso ao tapembol.

“Criado em solo brasileiro essa modalidade é muito importante para a diversão e também para a inclusão de atletas. Eu fico muito feliz que a Fundesporte pode proporcionar momentos como esse para os professores e estudantes de Educação Física, ainda mais já fazendo uso do nosso novo espaço de treinamento, o Centro de Referência de Esporte e Cultura, a antiga Escola Riachuelo”, frisa o diretor-presidente.

As inscrições podem ser feitas pelo site até domingo (28) por meio do endereço http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/2803O workshop será realizado no novo Centro de Referência de Esporte e Cultura, antiga escola Riachuelo.

Serviço: 

Data: 28/04

Local: Rua Onze de Outubro, 220, Bairro Cabreúva. Centro de Referência de Esporte e Cultura.

Horário: 7h às 12h

Inscrições: http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/2803

Bel Manvailer, comunicação Fundesporte

Foto: Divulgação

Informe

Atletas de Dourados conquistam medalhas de ouro e bronze dos Jogos da Melhor Idade

Participaram 28 atletas dos CCIs da primeira etapa da competição, que aconteceu em Campo Grande

Os atletas da delegação que representaram Dourados na primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade em Campo Grande voltaram da competição com medalhas de ouro nas modalidades atletismo feminino, atletismo masculino, malha, xadrez e bronze na dama feminino. Para comemorar, a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) promoveu nesta terça-feira (23), um café da tarde no CCI André’s Chamorro.

Viajaram para Capital os atletas, de acordo com a modalidade: dupla de sinuca Elói e Miguel; dupla de truco Cida e Devane; dupla de malha Fernando e Bezerra; dupla de dominó Paula e Cidinha; tênis de mesa feminino Hirome; tênis de mesa masculino Nascimento; dama feminino Francisca; dama masculino Ady; xadrez feminino Val e o casal de dança de salão  70+, Luiza e Waldemar.

No atletismo as competições foram disputadas por Eunice, Iolanda, Cida, Zanolla, Waldy e Rodrigues na faixa etária entre 60 e 69 anos; Vilma, Amélia, Maria, Gerson, Moura e Clovis na categoria 70+.

Todos os atletas de Dourados são do Centros de Convivência das Pessoas Idosas e participam de diversas modalidades, todas sob responsabilidade técnica da professora e chefe de delegação, Elizete Ferreira. “Ter a oportunidade de sair de casa para representar o município, competindo em qualquer que seja a modalidade, faz com que eles se sintam orgulhosos por estarem ali, se dedicando cada vez mais. E eles vão competir de verdade, com garra para ganhar”, disse a professora Elizete.

A abertura dos jogos aconteceu no Espaço Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês. A organização é da Fundesporte com participação de atletas de todo o Estado.

Esporte

Prefeitura inicia entrega de materiais e uniformes do Programa Esporte e Lazer para Todos

Investimento total de R$ 900 mil possibilitou a aquisição dos materiais além da contratação de mais profissionais para atender a população

Materiais serão entregues para todos os participantes do Projeto que acontece em diferentes espaços públicos de esporte e lazer em Dourados / Fotos: Marcos Adriano/Assecom

A Prefeitura de Dourados, através da Funed (Fundação Esporte e Lazer), iniciou na manhã desta terça-feira (23/4) a entrega de materiais e uniformes para os participantes do Programa Esporte e Lazer para Todos. O investimento total no valor de R$ 900 mil vai possibilitar ampliação das atividades, com maior qualidade para a população.

Durante a entrega, realizada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’, o Prefeito, Alan Guedes, ressaltou a importância do projeto e os investimentos para ampliar os serviços oferecidos, fruto do convênio entre a Funed e o Ministério da Cidadania.

“São R$ 600 mil da parceria com o Governo Federal e mais R$ 300 mil do nosso município, que possibilitaram os novos uniformes que serão entregues para todos, a aquisição dos materiais para as práticas esportivas, além da contratação de mais profissionais. Estamos muito felizes com essa conquista e por ver tantas pessoas beneficiadas”, ressalta.

Ao todo, 1.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, são atendidas por semana no projeto que, além do Jorjão, também acontece no Parque Antenor Martins, Estação Cidadania, Cepers do I e III Planos e Parque Alvorada.

“Eu e minha família toda participamos desse projeto. Eu faço hidroginástica, minha filha ginástica e meu bisneto judô e futsal. Isso é tão importante, porque evita as crianças e os jovens de ficar nas ruas, oferece para toda população esporte e atividades com qualidade, eu acho tudo de bom, dá oportunidade igual para todos”, conta a autônoma Edleuza Ferreira da Rocha, residente no Jd. Água Boa.

O projeto oferece vagas de Judô, ⁠Karatê, ⁠Atletismo, ⁠Hidroginástica, ⁠Natação, ⁠Treino funcional, Ritmos e Esportes coletivos, como vôlei, futsal, basquete e handebol. Para participar basta procurar a Funed, portando documento de identificação e comprovante de residência.

“Através deste projeto podemos contribuir com a saúde física e mental das pessoas. Estimular a prática da atividade física e tirar as pessoas do sedentarismo, que é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas. É uma ação muito importante da prefeitura que oferece locais estruturados, com qualidade e orientação profissional para estimular que as pessoas saiam de casa e ocupem os pontos públicos para cuidar da sua saúde”, finaliza Luís Arthur Spinola Castilho, diretor-presidente da Funed.

Serviço
Inscrições e informações sobre o Projeto Esporte e Lazer para todos na Funed
Local: Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão)
Endereço: R. Itamarati, 100 – Jardim Água Boa
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 13h
Telefone/WhatsApp: (67) 98163-0325

CLIMA TEMPO

Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar

A previsão do tempo desta terça-feira (23) indica sol e pouca nebulosidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo seco e inibe a formação de nuvens e chuva em grande escala.

“O tempo seco requer atenção em relação a umidade relativa do ar, por isso, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia”, orienta o órgão. Além disso, nas regiões Noroeste e Oeste do estado, podem ocorrer chuvas e tempestades.

Em Campo Grande, o dia inicia com 22°C e chega a 32°C nos horários mais quentes. Dourados tem mínima de 20°C e máxima de 34°C. Na região Sul-Fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 21°C e 31°C. Em Anaurilândia, no Leste, a mínima é de 20°C e a máxima de 34°C.

No Bolsão, os termômetros em Paranaíba marcam 18°C inicialmente e atingem 32°C, já o município de Três Lagoas registra 19°C pela manhã e 34°C à tarde. Na região Norte, Camapuã e Coxim têm mínimas semelhantes de 19°C, com máximas de 33°C e 34°C, respectivamente.

Em Corumbá, no Pantanal, a mínima é de 26°C e a máxima de 34°C; Aquidauana, na mesma região, amanhece com 22°C e marca 34°C ao longo do dia. No Sudoeste do estado, as temperaturas em Porto Murtinho variam entre 25°C e 34°C.

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado

Foto: Álvaro Rezende

Esporte

VILA SÃO PEDRO RECEBE NO DIA 05 DE MAIO TORNEIO DE VOLEIBOL FEMININO

No domingo,05 de maio, à partir das 8:00 horas, o Distrito de Vila São Pedro será a sede do Torneio de Voleibol Feminino, com os jogos acontecendo na poliesportiva local.

A organização da competição é da equipe Belas Feras. Equipes de alguns municípios e distritos já confirmaram presença. As três primeiras colocadas serão premiadas com troféus e dinheiro.

Um grande público é esperado para acompanhar a competição. No local será comercializado a venda de comidas e bebidas.

Para mais informações entre em contato com (67) 993022221

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com