quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Saúde

Setembro Amarelo: Central de Alternativas Penais de Dourados promove acolhimento emocional para apenados

Com foco em apoiar a saúde mental dos apenados, a Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) de Dourados lançou uma campanha especial para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental.

Inaugurada em julho deste ano, a CIAP tem seu trabalho voltado ao acolhimento e reintegração de pessoas condenadas a penas alternativas, após audiência com o juiz da Vara de Execução Penal, que podem incluir penas restritivas de direitos, transação penal, suspensão condicional do processo, e outras medidas de justiça restaurativa.

A campanha ‘Estourando a Dor’ foi desenvolvida para proporcionar um suporte emocional adicional. Ao chegar à CIAP, os apenados são recebidos pela equipe multidisciplinar e são convidados a participar de uma atividade simbólica e terapêutica: estourar um balão. Este balão contém papéis com nomes de sentimentos ruins que a pessoa está sendo incentivada a deixar para trás.

“A ideia é que, ao estourar o balão, a pessoa possa simbolicamente liberar as emoções negativas que carrega”, explica a diretora da CIAP, policial penal Cláudia Rios. “Dentro do balão, eles encontrarão uma mensagem acolhedora, reforçando nosso compromisso com seu bem-estar emocional”.

A psicóloga Kelli Oliveira Rocha e a assistente social Zelandia Aparecida Pereira Rodrigues de Castilho, parte fundamental da equipe, destacam o impacto positivo da atividade. “Estamos vendo uma recepção muito calorosa. Os apenados estão participando ativamente e expressando que se sentem mais apoiados e compreendidos”, afirma Kelli.

A iniciativa reflete o compromisso da CIAP em oferecer não apenas alternativas penais, mas também um caminho para a recuperação emocional e a reintegração social. A equipe acredita que, ao abordar a saúde mental com empatia e suporte, contribui-se para a redução da reincidência e para um sistema de justiça mais humanizado.

A campanha ‘Estourando a Dor’ busca, por meio da inovação e o cuidado, demonstrar como podem transformar a experiência de cumprimento de penas alternativas, proporcionando uma nova perspectiva de esperança e reintegração para aqueles que estão no processo de recuperação e recomeço.

Comunicação Agepen

Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.744 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.043 casos prováveis de Dengue, sendo 15.744 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 35º semana epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (03). Segundo o documento, 29 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 16 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, apenas o município de Brasilândia registrou incidência média da doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 84.706 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.232 casos prováveis, sendo 881 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 35 – 2024

Boletim Epidemiológico Dengue SE 35 – 2024.pptx

Marcus Moura, Comunicação SES
Imagem: Arquivo/SES

CLIMA TEMPO

Quarta-feira tem previsão de sol no Estado e nova frente fria avança no fim do dia

Para esta quarta-feira (4), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica sol e variação de nebulosidade. Além disso, durante a tarde e à noite entre quarta e quinta-feira (5), uma nova frente fria avança e reduz levemente as temperaturas principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste, com pequena possibilidade de chuvas.

Recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e não atear fogo em nenhuma situação, considerando a baixa umidade relativa do ar, entre 8% e 20%. “Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico e inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado”, explica o órgão.

A mínima prevista em Campo Grande é de 23°C e a máxima de 37°C. Os termômetros em Dourados marcam 20°C inicialmente e chegam aos 39°C nos horários mais quentes. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 21°C e máxima de 34°C. Anaurilândia, na região leste, apresenta 20°C pela manhã e 38°C à tarde.

Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba iniciam o dia com 19°C, com máximas de 38°C e 39°C, respectivamente. Coxim, no norte, tem mínima de 22°C e máxima de 39°C, já os valores em Camapuã variam entre 21°C e 38°C.

No Pantanal, Corumbá amanhece com 25°C e atinge 39°C ao longo do dia, enquanto a mínima em Aquidauana é de 22°C e a máxima de 40°C. No município de Porto Murtinho, na região sudoeste, a mínima é de 23°C e a máxima de 39°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com