quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Distrito Futebol

LIGA TERRÃO SEGUE NESTE DOMINGO COM TRÊS JOGOS EM VILA VARGAS

A Liga Terrão Estadual tem calendário neste domingo (01/09) para dar sequência à disputa. No sede distrito de Vila Vargas, serão três jogos válidos pela 2ª rodada da primeira fase.

14 HORAS
PÃOZÃO/LATINOS X NOVA DOURADOS

15 HORAS
AMIGOS DA VILA X CHECK-MATE

16 HORAS
REDMAN FC X CADA

A competição é organizada pela Uefams (União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul).

Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 15.718 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.078 casos prováveis de Dengue, sendo 15.718 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 34º semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (29). Segundo o documento, 28 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 14 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, apenas o município de Brasilândia registrou incidência média da doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 81.765 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.266 casos prováveis, sendo 875 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 34 – 2024

Boletim Epidemiológico Dengue SE 34 – 2024.pptx

Marcus Moura, Comunicação SES
Imagem: Arquivo/SES

CLIMA TEMPO

Com sol e nebulosidade, sexta-feira registra baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul

Para esta sexta-feira (30), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a umidade relativa do ar fica baixa no período da tarde, em torno de 10% e 20%.

“Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado”, explica o órgão. Recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e não colocar fogo em nenhuma ocasião.

A mínima prevista para Campo Grande é de 22°C e a máxima de 34°C. Os termômetros em Dourados marcam 16°C inicialmente e chegam aos 35°C ao longo do dia. Anaurilândia, na região leste, tem mínima de 17°C e máxima de 34°C. Na fronteira com o Paraguai, os valores em Ponta Porã variam entre 19°C e 31°C.

Na região do Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba amanhecem com 17°C e registram máximas de 33°C e 34°C, respectivamente. No norte, Coxim tem mínima de 20°C e atinge 36°C à tarde, já Camapuã apresenta variação entre 20°C e 35°C.

Na região pantaneira, a mínima em Corumbá é de 24°C e a máxima de 36°C; as temperaturas em Aquidauana iniciam aos 23°C e sobem até 38°C. No município de Porto Murtinho, no Sudoeste do Estado, a mínima é de 24°C e a máxima de 38°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Álvaro Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com