quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Saúde realiza monitoramento das estratégias de vacinação para pólio e sarampo em MS

A SES (Secretaria de Estado da Saúde), por meio coordenadoria de Imunização, está coordenando o MEV (Monitoramento das Estratégias de Vacinação) para poliomielite e sarampo nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A ação seguirá até o dia 31 de julho, com o objetivo de acompanhar a situação vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos, público-alvo das duas vacinas.

No Estado, devem ser analisadas a caderneta de vacinação de 22.097 crianças da faixa etária, número definido a partir de critérios técnicos baseados no número da população de crianças e de sala de vacinas, registradas no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, além de fazer o monitoramento para mapear as áreas com baixa cobertura vacinal no estado e elaborar estratégias que ajudem os municípios a atingirem ou se aproximarem da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, a ação também proporciona uma busca ativa das crianças que ainda estão com as vacinas da pólio e do sarampo em atraso.

“Cada município vai montar sua estratégia com as equipes para realizar o trabalho de monitoramento. Ao fim do Monitoramento das Estratégias de Vacinação, os municípios deverão consolidar no sistema de informações todas as ações executadas. Os dados serão analisados pela equipe responsável da SES, para que se tenha um indicador de como está a adesão às vacinas contra poliomielite e sarampo em todo o território”, explica.

CLIMA TEMPO

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada

A previsão do tempo para esta quinta-feira (11) indica chuvas de intensidade fraca a moderada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a aproximação de uma frente fria aliada ao intenso transporte de umidade reforça o tempo instável.

Nas regiões norte e Bolsão, o tempo deve ficar mais firme, com aberturas de sol e aumento de nebulosidade, porém, não se descarta a probabilidade de chuvas de intensidade fraca. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas acima da média.

A mínima prevista para Campo Grande é de 13°C e a máxima de 25°C. Em Dourados, o dia inicia com 12°C e chega aos 16°C nos horários mais quentes. Na região Sul-fronteira, Ponta Porã apresenta variação entre 10°C e 12°C. Anaurilândia, na região leste, tem mínima de 14°C e máxima de 22°C.

Em Paranaíba, no Bolsão, a mínima é de 15°C e a máxima de 33°C; Três Lagoas, na mesma região, amanhece com 16°C e atinge 31°C à tarde. Coxim, na região norte, tem mínima de 14°C e máxima de 31°C.

Na região pantaneira, os termômetros em Aquidauana e Coxim marcam 13°C inicialmente e registram máximas de 21°C e 22°C, respectivamente. Porto Murtinho, no sudoeste do Estado, registra 12°C pela manhã e chega aos 15°C ao longo do dia.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com