quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Campanha de vacinação contra poliomielite espera atingir 10 mil crianças em Dourados

Prefeitura disponibiliza doses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de dois meses até cinco anos de idade, começa nesta segunda-feira (27). A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), disponibiliza doses do imunizante, em gotas e injetáveis, em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto da zona urbana como nos distritos. A ação vai até 14 de junho e programa para o dia 8, sábado, o Dia D.

Segundo dados registrados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Dourados tem 10.415 crianças entre dois meses e cinco anos, faixa etária que é foco da campanha, e a meta ideal é vacinar 95% desse público.

Segundo Edvan, toda a campanha de vacinação contra a poliomielite vai ser direcionada pelas equipes de estratégia de saúde da família. “As crianças são avaliadas pelos profissionais de saúde da unidade para aplicar a vacina de gotinha ou a injetável, de acordo com a necessidade”, explica.

Apesar da poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, estar erradicada do país desde 1994, sendo que o último caso foi registrado cinco anos antes, o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Depois de um período de quedas na cobertura vacinal, o Brasil vem apresentando recuperação nos últimos dois anos, segundo dados apresentados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no fim de abril. Em 2022, das 2.561.922 crianças nascidas vivas no Brasil, 243.008 estavam sem a primeira dose da vacina que protege contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. No ano passado, de 2.423.597 crianças nascidas vivas, 152.521 crianças estavam sem a dose – uma redução de mais de 90 mil no total de crianças sem a imunização.

CLIMA TEMPO

Terça-feira tem probabilidade de geada e pode registrar a temperatura mais baixa até o momento

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) é de tempo mais firme nesta terça-feira (28), com sol e variação de nebulosidade. Além disso, os dias mais frios devem ocorrer entre terça e quarta-feira (29), com a probabilidade de ocorrência de neblina e, pontualmente, pequena chance de ocorrer geada fraca, com destaque no Sul do Estado.

Segundo o órgão, isso ocorre devido a atuação do ciclone extratropical que se forma no oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, e impulsiona o avanço do ar mais seco e frio para o Estado. Já o tempo estável ocorre devido a atuação da alta pós-frontal que favorece o tempo seco.

Nesta terça, a mínima em Campo Grande é de 10°C e a máxima de 17°C. Em Dourados, os termômetros marcam 7°C inicialmente e chegam aos 14°C ao longo do dia. Na fronteira com o Paraguai, os valores em Ponta Porã variam entre 5°C e 12°C. Iguatemi, na região Cone-Sul, tem mínima de 6°C e máxima de 15°C.

Paranaíba, no Bolsão, amanhece com 15°C e registra 21° nos horários mais quentes; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 14°C e máxima de 19°C. No Norte, Camapuã e Coxim iniciam o dia com 14°C, com máximas de 21°C e 22°C, respectivamente.

Na região pantaneira, a mínima em Corumbá é de 13°C e a máxima chega aos 18°C, enquanto Aquidauana apresenta variação entre 10°C e 18°C. Porto Murtinho, no Sudoeste, as temperaturas variam entre 6°C e 17°C.

Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado

Foto: Álvaro Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com