quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Esporte

Dandan, autor do gol de domingo, descarta vantagem do DAC para jogo de volta

Meia-atacante está no segundo ano no clube douradense e o gol contra o Operário no Douradão foi o primeiro do ano

O Dourados AC deu um passo considerável na disputa com o Operário pelo título do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na partida de ida, no último domingo (14), venceu em casa por 1 a 0 e agora joga pelo empate na volta, no dia 21, às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Autor do gol douradense, o meia-atacante Dandan mantém os pés no chão. “Para nós está 0 a 0”.

Daniel Lopes de Andrade, 28 anos, está em sua segunda temporada defendendo o DAC e o gol marcado contra o Galo, seu primeiro na competição, mudou a chave para o jogador, que não vinha, segundo o próprio, tendo o seu melhor ano. “O time vinha ganhando, passando as fases e isso que importava de verdade. Mesmo assim, em nenhum momento deixei de trabalhar, de me esforçar nos treinos e nos jogos e buscar esse gol que veio na hora certa”, disse.

No lance que definiu o jogo, aos 30 minutos do segundo tempo, após um escanteio para o adversário interceptado pela zaga, a bola chegou em Flaviano que fez lançamento perfeito para Dandan. O meia-atacante foi mais rápido que o zagueiro e ainda driblou o goleiro antes de marcar. “Tinha acabado de entrar, então estava mais descansado que ele [zagueiro Vinicius], fui feliz na corrida, no drible e Deus me honrou com o gol”.

Sem Vantagem

Passada a empolgação da vitória no primeiro jogo, o time trabalha agora para a partida de volta, no próximo domingo. O DAC conquista o primeiro título com um empate, enquanto o Operário precisa de uma vitória por dois gols de vantagem ou pela diferença mínima para levar a disputa para os pênaltis. Mas, segundo Dandan, a possibilidade do empate não é considerada nos treinos.

“Para nós não tem essa vantagem. Na nossas cabeças está tudo 0 a 0 e a preparação está sendo forte como sempre, estamos trabalhando firme e concentrados, para a final de domingo. Estamos preparados e focados para esse grande duelo. Vamos fazer um grande jogo, se Deus quiser”, completou.

Segundo a programação da Comissão Técnica, o DAC segue com treinos todos os dias, às 16h, no Estádio Douradão. A delegação viaja para Campo Grande no sábado (20).

Saúde

Boletim Epidemiológico: Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 14.270 casos prováveis de dengue, sendo 5.754 casos confirmados em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (17). Segundo o documento, 14 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 14 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Ponta Porã, Camapuã, Iguatemi, Mundo Novo, Figueirão, Amambai, Itaquiraí, Vicentina e Naviraí.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.093 casos prováveis, sendo 335 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 14 e semana epidemiológica 15, Antônio João apresenta alta incidência da doença, seguido por Jaraguari e Amambai.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

CLIMA TEMPO

Com probabilidade de chuvas, quinta também tem previsão de sol e nebulosidade em MS

Para esta quinta-feira (18), a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade principalmente na região Sul, devido ao avanço da alta pós-frontal no estado. Nas demais regiões, não se descarta a probabilidade de pancadas de chuvas e tempestades.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades ocorrem devido ao avanço da frente fria em Mato Grosso do Sul. Além disso, os ventos atuam do quadrante Sul com valores entre 30-50km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

Em Campo Grande, os termômetros marcam 19°C inicialmente e chegam aos 29°C ao longo do dia. Dourados tem mínima de 15°C e máxima semelhante à capital. Na região Sul, Ponta Porã e Iguatemi amanhecem com 14°C e atingem, no período da tarde, 27°C e 28°C respectivamente.

Coxim, no Norte do estado, apresenta variação entre 23°C e 31°C. Na região do Bolsão, as mínimas nos municípios de Paranaíba e Três Lagoas são de 22°C, com máximas respectivas de 28°C e 30°C.

Na região pantaneira, Corumbá registra 22°C pela manhã e 30°C nos horários mais quentes do dia, já Aquidauana tem mínima de 21°C e máxima de 31°C. Em Porto Murtinho, no Sudoeste, as temperaturas variam entre 19°C e 29°C.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Saul Schramm

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com