quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Economia

Prefeitura promove capacitação de servidores municipais para compras públicas

Workshop é para o mapeamento de demandas da cidade, que possam ser passíveis de aplicação de Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI)

A Prefeitura de Dourados, por meio do Sebrae/MS, dentro do programa Cidade Empreendedora, no Ciclo Expansão, promove workshop com gestores públicos do município para o mapeamento de demandas da cidade, que possam ser passíveis de aplicação de Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPSI).

“O prefeito Alan está investindo na capacitação de servidores para compras públicas com foco em inovação e isso mostra que a Prefeitura está usando o poder de compra para atender de maneira eficiente e promover o desenvolvimento econômico e social de Dourados e região. Dialogando direto com a Lei de Inovação N° 5.135 de 20 de dezembro de 2023, sancionada pelo prefeito e já começando a fazer uso desse importante arcabouço legal”, destacou Elaine Peres, servidora da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento) e responsável pela Sala do Empreendedor.

A proposta dessa atividade, será complementada com a capacitação de cinco servidores do município, na aplicação da Lei Complementar 182/2021, que instituiu o Marco de Startups no Brasil. Ao final desse ciclo, o município de Dourados estará apto a aplicar a CPSI, a qualquer das demandas que sejam passíveis do uso desse instrumento de compras públicas. A iniciativa, além de alavancar soluções para problemas reais do cotidiano do cidadão, também dialoga com a lei de inovação do município.

Dourados é mais um dos municípios que aderiram ao programa promovido pelo Sebrae/MS e a expectativa é que até o final do primeiro semestre já possa celebrar seu primeiro contrato, dentro dessa modalidade.

Saúde

Com 641 novos casos de covid, MS já registra mais de 4,7 mil notificações em 2024

Mato Grosso do Sul já registrou 4.746 casos de Covid-19 em 2024. Além dos casos de contaminação, houve ainda 34 óbitos devido à doença. Estes dados foram apresentados no boletim referente à nona semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (5).

Segundo o documento, 641 novos casos foram notificados nos últimos 7 dias, o que representa uma redução quando comparado à semana anterior, que somou 776 casos. Nesta semana, ainda foram registrados 8 óbitos devido à doença, maior número desde o início do ano.

Os novos casos ocorreram em 63 cidades e Naviraí foi responsável pela maior parte das ocorrências, com 79 novos casos. No ranking, o município é seguido por Chapadão do Sul (73), Dourados (70), Três Lagoas (53), Brasilândia (48), Santa Rita do Pardo (43) e Campo Grande (40).

Além disso, os últimos óbitos registrados ocorreram em Paranaíba, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Chapadão do Sul, Costa Rica, Aparecida do Taboado e Bataguassu. Entre as vítimas, a maioria pertencia aos grupos de risco de pessoas idosas e com comorbidades.

A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19. Além disso, a SES mantém o Plantão CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) Estadual pelos telefones 0800-647-1650, (67) 3318-1823 e (67) 98477-3435.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Arquivo

Informe Saúde

SES apresenta projeto de aprimoramento para enfrentamento da Hanseníase no MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta terça-feira (5) o evento ‘Projeto de Aprimoramento para o Enfrentamento da Hanseníase no estado de Mato Grosso do Sul’, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O evento tem como objetivo principal apresentar ações estratégicas para o enfrentamento da Hanseníase em Mato Grosso do Sul, projeto fruto da parceria entre a SES e o centro de referência em hanseníase no estado, Hospital São Julião.

Estarão presentes o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, o presidente da Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos – Hospital São Julião, Carlos Melke, o coordenador do Programa de Hanseníase do Hospital de Referência São Julião, Augusto Afonso de Campos Brasil Filho, o coordenador-geral de Doenças Transmissíveis na Atenção Primária do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretária de Atenção Primária à Saúde no Ministério da Saúde, Cláudio Salgado, o presidente da SBH (Sociedade Brasileira Hansenologia), Marco Andrey Cipriani Frade, Patrícia Sammarco Rosa do Instituto Lauro de Souza Lima e o coordenador do LabDIP (Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias) e do curso de Pós-Graduação Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), James Venturini.

Confira a programação:

 8 horas – Credenciamento e Coffee Break

9 horas – Solenidade de Abertura

9h20 – Apresentação Cultural

9h30 – Perspectivas e desafios da Hanseníase frente a coordenação-geral de Doenças Transmissíveis na APS (Atenção Primária à Saúde).

Palestrante: Cláudio Salgado

10h10 – “Importância da busca ativa para o diagnóstico precoce em Hanseníase: abordagens e uso do QSH”

Palestrante: Marco Andrey Cipriani Frade

10h50 – Perspectivas dos exames laboratoriais de apoio ao diagnóstico (baciloscopia, teste rápido, resistência e QPCR)

Palestrante: Patricia Sammarco Rosa

11h30 – Discussão e perguntas

12 horas às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Aprimoramento para o Enfrentamento da Hanseníase no Estado de Mato Grosso do Sul.

Palestrante: Augusto Afonso de Campos Brasil Filho Médico Dermatologista, Hansenólogo, diretor técnico e coordenador do Programa de Hanseníase do Hospital de Referência São Julião, em Campo Grande – MS.

14h30 – Desafios técnicos frente a qualificação da informação dos indicadores epidemiológicos e operacionais na rotina dos coordenadores

Palestrante: Danielle Tebet

15h10 – Apresentação Painel Mais: Monitor de apoio as informações de saúde em Hanseníase

Palestrante: Marcos Espindola de Freitas Coordenador de Tecnologia da Informação na SES/MS.

15h30 – Discussão e perguntas

16h30 – Encerramento

Serviço

O auditório do Bioparque Pantanal está localizado a avenida Afonso Pena, 6.277 – Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação da SES
Foto: Álvaro Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com