quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Saúde

Dourados inicia vacinação contra dengue na população indígena neste sábado

Núcleo de Imunização da Sems será responsável pela distribuição da vacina Qdenga

Começa neste sábado, dia 24, a maior ação de saúde preventiva da comunidade indígena de Dourados, a vacinação contra a dengue. A estimativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas na campanha. A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), será responsável pelo apoio logístico na distribuição e reposição da vacina Qdenga.

O primeiro dia de vacinação acontece na Escola Municipal Indígena Tengatuí, a partir das 7h até às 15h, com cinco equipes, no total de 30 pessoas do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que são os responsáveis pela aplicação da vacina contra a dengue nos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó. A expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado (24).

“Aguardavamos o aval da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó na campanha. Entender a relevância da importância da aplicação da vacina contra a dengue na comunidade indígena faz com que a campanha avance no município”, afirma o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

O município de Dourados foi o primeiro a iniciar a vacinação contra a dengue no país e é o único que realiza vacinação em massa com a Qdenga e tem a garantia de receber doses para imunizar até 150 mil pessoas. Aproximadamente 30 mil pessoas já tomaram a primeira dose.

Empregos

Funtrab inicia atendimento nas unidades da Rede Fácil da Capital na próxima semana

Para dar continuidade à política do Governo de Mato Grosso do Sul de levar atendimentos prioritários e essenciais mais próximos à população, a Funtrab (Fundação do Trabalho) inicia em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração) o atendimento nas unidades da Rede Fácil, já a partir da próxima segunda-feira (26).

A Rede Fácil possui unidades em Campo Grande, ao lado dos terminais Aero Rancho, Guaicurus e General Osório, concentrando vários serviços de órgãos públicos no mesmo endereço, uma iniciativa que facilita a vida dos usuários e garante agilidade no atendimento.

Inicialmente a Funtrab – vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação) – atuará com encaminhamento para o mercado de trabalho, atualização de cadastro do trabalhador, cadastro de vagas e informações sobre Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho Digital.

O diretor-presidente da fundação, Ademar Silva Júnior, comenta sobre a iniciativa de retomar essa parceria aos campo-grandenses.

“Diariamente, no Estado, oferecemos cerca de 4 mil oportunidades e, na Capital, mais de 1,3 mil vagas. Uma de nossas prioridades é aproximar os nossos serviços para as pessoas que residem em regiões distantes, diminuindo gastos com o deslocamento. A Funtrab continua firme na missão de promover a inclusão social por meio do trabalho e fortalecer a economia local”, pontua.

Os interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Veja os endereços e o dia de atendimento:

  • Fácil Aero Rancho

Av. Marechal Deodoro, 2606 – Aero Rancho
Atendimento: toda segunda-feira, das 8h às 13h

  • Fácil Guaicurus

Av. Gury Marques, 5111 – Jardim Monumento
Atendimento: toda quarta-feira, das 8h às 13h

  • Fácil General Osório

Rua Santo Ângelo, 51 – Cel. Antonino
Atendimento: toda quinta-feira, das 8h às 13h

Fora esse atendimento, a Funtrab segue com seu trabalho tradicional na Casa do Trabalhador, situada na rua 13 de Maio, 2.773, Centro de Campo Grande. Lá, o atendimento normal prossegue segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Foto: Divulgação

CLIMA TEMPO

Com instabilidade meteorológica, MS tem previsão de pancadas de chuvas no fim de semana

Mato Grosso do Sul tem previsão de pancadas de chuva e ainda tempo com sol e variação de nebulosidade no fim de semana, devido a atuação de uma alta pressão atmosférica em médios e altos níveis da atmosfera.

Com a combinação de outros fatores meteorológicos, as pancadas de chuvas e, de forma mais pontual, chuvas intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento pode ocorrer nas regiões Norte, Central, Oeste e Pantaneira.

As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a disponibilidade de calor e umidade, aliado a passagem de cavados (região alongada de relativa pressão atmosférica baixa).

As temperaturas vão estar em gradativa elevação a partir de sábado (24) até o início da próxima semana, e pode ultrapassar os 35°C, principalmente na região do Bolsão.

Nas regiões sul e leste são previstas temperaturas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas de até 35°C nas regiões Sul e Leste. Para as regiões Sudoeste, Norte e Pantaneira, as mínimas devem ficar entre 22°C e 25°C e máximas de até 33°C.

Para a região do Bolsão as mínimas devem ficar entre 24°C e 25°C e máxima deve ser de até 36°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 31°C.

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com