quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

MS está entre os estados que receberão doses da vacina contra a dengue

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros aptos a receber doses da vacina contra a dengue fornecida pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (25) e deverá atender 78 municípios do Estado, com exceção de Dourados – que já possui uma estratégia própria. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) aguarda o Ministério da Saúde informar o quantitativo de doses que serão encaminhadas para o Estado.

Segundo a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a secretaria permanece no aguardo de novas orientações por parte do Ministério da Saúde.

“Assim que o Estado receber essas doses fará a oferta e a entrega aos 78 municípios. Nesse primeiro momento, o Ministério da Saúde disse que o único município que não receberia essas doses seria o município de Dourados, visto que o município já recebeu um quantitativo através de um projeto entre o município e o laboratório, então para tanto, Dourados não receberia do Ministério da Saúde essas primeiras remessas, vindo a contemplar os demais municípios”, explica Ana Paula.

O público-alvo nesse primeiro momento serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

“Toda a população dentro dessa faixa etária será contemplada, visto que o Ministério da Saúde espera receber novas remessas e, para tanto, ampliar a cobertura de acesso para as demais populações”, assegura Ana Paula.

Segundo estimativa realizada pelo Ministério da Saúde, os municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã somam 88.760 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos.

O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A SES aguarda a publicação de Nota Técnica pelo Ministério da Saúde.

Sobre a vacina

O Brasil recebeu no sábado (20) a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda e a segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro.

Além das doses que compõem a primeira remessa, o Ministério da Saúde adquiriu o total de 5,2 milhões de doses que serão entregues ao longo de 2024, até o mês de novembro.

O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass (Conselho acional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

CLIMA TEMPO

Sexta-feira de sol tem tempo estável e baixa probabilidade de chuva em MS

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta sexta-feira (26) indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. Além disso, apesar da baixa probabilidade, não se descartam pancadas de chuvas isoladas.

Em Campo Grande, os termômetros marcam 19°C inicialmente e atingem 30°C ao longo do dia. Dourados e Iguatemi registram valores semelhantes, com mínimas de 17°C e máximas de 28°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem 18°C pela manhã e 27°C à tarde.

No Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas apresentam variação entre 19°C e 31°C. Na região Norte, Coxim amanhece com 22°C e tem 34°C nos horários mais quentes, já em Camapuã, a mínima prevista é de 20°C, enquanto a máxima chega aos 32°C.

Corumbá, no Pantanal, marca 24°C inicialmente e atinge os 34°C; Em Aquidauana, na mesma região, os valores variam entre 21°C e 33°C. Porto Murtinho, no Sudoeste do estado, registra 22°C no início do dia e atinge até 34°C.

Além disso, segundo o Cemtec, a direção dos ventos varia de sudeste a leste com valores entre 30 e 50km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

Heloisa Duim, Programa de Estádio Supervisionado

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com