quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
CLIMA TEMPO

Previsão é de elevação gradativa das temperaturas em MS nesta terça-feira

A previsão para a terça-feira (20) é de tempo estável com sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. As temperaturas estarão em elevação podendo atingir 30°C ao longo do dia. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), devido às condições meteorológicas, é esperada a formação de nevoeiros e neblinas.

Em Campo Grande, a mínima será de 12°C e a máxima de 26°C; em Dourados, a temperatura varia entre 9°C e 24°C. No Leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 10°C na manhã e 24°C durante a tarde. Em Ponta Porã, no Sul do Estado, o dia começa com 10°C e chega a 23ºC no período mais quente.

Nas regiões Norte, Sudoeste e Pantanal são esperadas as maiores temperaturas do Estado. A mínima em Corumbá será de 16°C e a máxima de 28°C. Na região Sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 14°C e atinge 29°C ao longo do dia. No Norte, em Coxim, termômetros ficam entre 13°C e 30°C. No Bolsão, Três Lagoas terá 11°C pela manhã e 26°C durante a tarde.

Eventos Informe

Festa Junina de Dourados atrai 45 mil pessoas e se consolida como uma das maiores do MS

Em três dias de evento artistas regionais e nacionais passaram pela festa no Centro de Convenções
A edição deste ano da Festa Junina de Dourados foi um sucesso em todos os sentidos. Quem afirma isso não são os organizadores, mas sim os comerciantes e entidades que trabalharam no evento, num total de 600 pessoas. Em três noites de festa, aproximadamente 45 mil pessoas passaram pelo local, segundo informações da Guarda Municipal.

Quem passou pelo Centro de Convenções pode acompanhar shows nacionais e regionais, apresentações culturais, diversão e muita gastronomia. Na sexta, sábado e domingo, 17 artistas se apresentaram. O show de abertura contou a apresentação inédita de Almir Sater com o filho Gabriel Sater. Eles subiram juntos ao palco, em um verdadeiro espetáculo da música pantaneira. Rodrigo Sater, irmão de Almir, também esteve no palco num encontro inédito e junto com os músicos dos Hermanos Irmãos.

Apontado pela revista Rolling Stone Brasil, em 2012, como um dos 30 maiores instrumentistas brasileiros de violão e guitarra, Almir trouxe canções tradicionais e inesquecíveis do seu repertório, entre elas Trem do Pantanal e Chalana. No sábado teve show do Alma Serrana, que espantou o frio com várias músicas pro público dançar e o domingo encerrou com a apresentação do cantor Lucas Lucco que hipnotizou a plateia com sertanejo, modão, música eletrônica e funk, num show que durou quase três horas.

“Reunir esse time de grandes nomes da música, que tanto representam pro nosso Estado, é uma realização como prefeito. Proporcionar para população, diferentes gerações, a oportunidade de ouvir artistas regionais e artistas de destaque nacional que são da nossa região, é um privilégio. Pensamos na festa com muito carinho, em cada detalhe, desde as apresentações, a feira da Reme [Rede Mulheres Empreendedoras], a segurança, tudo para oferecer o melhor pra quem participou da nossa Festa Junina”, relata o prefeito, Alan Guedes.

Acompanhada da família, Denize Souza, elogiou o evento. “A festa está linda, muito organizada, barraquinhas padronizadas, várias opções de comidas, tem o parquinho pra gente trazer as crianças, a Prefeitura está de parabéns”, elogiou. Outro destaque foi a feira da Rede Evolução Mulheres Empreendedores, com 70 expositoras, o espaço movimentou negócios. “É uma grande oportunidade pro empreendedor. Tem gente que nem sabe do nosso produto, e todo mundo vindo aqui, tem a oportunidade de conhecer”, pontuou Francisca do Santos, da tapioca da Deda.

A imprensa de Mato Grosso do Sul deu destaque para festa em suas publicações. Além dos veículos de comunicação de Dourados, que cobriram o dia a dia do evento e deram amplo destaque às agendas e atrações, sites e TVs de Campo Grande também estiveram na festa. Um dos sites da capital cravou: “O maior arraiá de Mato Grosso do Sul”.

A 44ª Festa Junina de Dourados foi realizada pela Prefeitura de Dourados e ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a organização da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação) e SEMC (Secretaria Municipal de Cultura) e o apoio da Fundação de Cultura, SECIC (Secretaria de Cidadania e Cultura) e Governo de Mato Grosso do Sul.

Trânsito

Agetran inicia ações de conscientização da Lei Seca

Blitz educativas serão realizadas em pontos estratégicos de Dourados para promover a conscientização da população
Graças a Lei 11.705, a “Lei Seca”, o Brasil é um dos poucos países do mundo com tolerância zero para quem dirigir alcoolizado e neste dia 19 de junho ela completa 15 anos de instituição. Em alusão a data, a Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), iniciou uma série de atividades para promover a conscientização no trânsito.

Na Blitz Educativa realizada na Avenida Marcelino Pires, em frente à Rodoviária, forças de segurança se reuniram para entregar panfletos informativos sobre a Lei Seca, bem como convidar a participação dos motoristas na campanha, através de adesivos colados nos veículos.

“Ao longo do mês de junho, que é o calendário estabelecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), nós iremos realizar várias ações como essa para conscientização da população e, assim, evitar os acidentes que tem ceifados a vida de muitas pessoas”, explica Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados apenas 17 acidentes envolvendo embriaguez ao volante em Dourados. Entretanto, a Agetran afirma que esse número é muito maior, mas como em vários casos a embriaguez não foi relatada, o fato não pode ser registrado estatisticamente.

Dirigir sob condição alterada por álcool ou outra substância psicoativa é proibido e considerado infração gravíssima. O teste do bafômetro, fotos, vídeos e relatos de testemunhas podem ser usados como provas para provar a embriaguez.

A multa prevista é de R$ 1.915,38, com suspensão do direito de dirigir por um ano e, em caso de reincidência em até um ano, a multa será o dobro.

As ações são realizadas pela Agetran em parceria com Detran, Sest Senat, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e o grupo Sucata Cultural.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com