quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira em Dourados

Campanha foi antecipada devido ao aumento de casos de doenças respiratórias em todo o Estado

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) antecipou a vacinação contra a Influenza em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Oficialmente, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início em 10 de abril e o Ministério da Saúde enviou a primeira remessa com 92 mil doses do imunizante. Em Dourados, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM a partir da próxima segunda-feira (3).

A decisão de liberar a aplicação das vacinas em todo o Estado já a partir desta terça-feira (28) foi tomada devido ao aumento de casos de doenças respiratórias registrados em diversos municípios. “Nós já estamos realizando a entrega desta primeira remessa de 92 mil doses. Até o momento, 38 municípios já fizeram a retirada do imunizante e já estão aptos a iniciar nesta terça-feira”, explica a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Segundo o gerente do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Edvan Marcelo Marques, a vacinação contra influenza começa na próxima segunda-feira em Dourados para que todas as UBSs sejam abastecidas com as novas doses. “De acordo com a programação da SES, vamos retirar as doses reservadas para o município nos próximos dias e depois fazer a logística para que cheguem em todos os pontos da cidade e nos distritos”.

Edvan explica que este ano o Ministério da Saúde abriu a vacinação para todos os públicos, começando com os grupos prioritários. “Nesta primeira fase serão vacinados os mais vulneráveis, mas a expectativa é que nas próximas semanas a vacinação seja liberada para todas as pessoas”, completa.

Quem pode se vacinar?

Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde; Crianças (6 meses a menores de seis anos; Gestantes; Puérperas; Povos Indígenas; Professores; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuário; Forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Saúde

Campanha Abril Verde destaca importância da segurança nos ambientes de trabalho

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Dourados direciona agenda do mês para atividades educativas e apoio institucional aos profissionais de unidades da Rede de Atenção em Saúde

Este mês é marcado por várias datas alusivas à conscientização e prevenção no ambiente ocupacional. Há o “Dia Mundial da Saúde” (7), o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” e o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, ambos celebrados em 28 de abril. Por conta disso existe o movimento “Abril Verde” que neste ano traz o tema “Juntos pela segurança nos ambientes de trabalho”, com objetivo de sensibilizar a população para que o movimento permaneça em debate por todo o ano.

A campanha busca discutir questões envolvendo segurança e saúde do trabalhador e a mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e a sociedade, de maneira geral. A Organização Internacional do Trabalho estabeleceu a data em 2003, devido a um acidente grave que aconteceu em 1969 nos Estados Unidos, provocando a morte de 78 funcionários. Com isso, o Brasil começou a utilizar, em 2005, o mesmo dia para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005.

Em Dourados, o (Cerest) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador direciona a agenda do mês para atividades educativas e apoio institucional às unidades da Rede de Atenção em Saúde, visando empoderar profissionais com conhecimento dos riscos e agravos relacionados ao trabalho. A ação busca também sensibilizar sobre o impacto negativo da subnotificação para o processo de vigilância em saúde do trabalhador, considerando que as informações alimentam o sistema que embasa o conhecimento do território, a gestão e o planejamento das ações.

A programação conta ainda com atuação para a promoção de segurança ocupacional na construção civil, enfatizando a importância de equipamentos de proteção coletiva e individual, com atividades educativas e distribuição de materiais gráficos.

O Cerest está localizado na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 4225. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30. O contato pode ser feito pelos telefones (67) 3428-2494 e (67) 98468-8297 ou e-mail cerest.sems@dourados.ms.gov.br.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com