quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Trânsito

Corpo de Bombeiros atende mais de 1,1 mil ocorrências durante o Carnaval 2023

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul atendeu 1.129 ocorrências durante o período de Carnaval neste ano. O trabalho foi focado em ações preventivas em locais onde ocorreram festividades, como Corumbá, por exemplo.

Contudo, também houve atenção aos atendimentos a ocorrências de alagamento e outros no Estado. A corporação reforçou o efetivo para atender às demandas, diminuindo assim o tempo de resposta – chegada ao local – das ocorrências.

Foram registradas ocorrências devido às chuvas e, em Ponta Porã, na sexta-feira (17), houve alagamentos em vários pontos da cidade. Foi necessário o empenho de 15 militares para atendimentos durante toda a madrugada.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Frederico Reis Pouso Salas, avalia como positivo os trabalhos realizados pelos bombeiros militares. “De uma forma geral, as ocorrências que surgiram foram dentro do esperado neste período”, frisa.

De acordo com o comandante, a corporação está priorizando cada vez mais ampliar as ações preventivas em todo o Mato Grosso do Sul.

Comunicação Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação

CLIMA TEMPO

Quinta-feira deve ser de chuva em Mato Grosso do Sul

A previsão para esta quinta-feira (22) é de tempo instável, com chuva e temperaturas agradáveis em Mato Grosso do Sul. 

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a chuva pode variar de fraca a forte e gerar tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões Sul e Leste do Estado. 

“Chuvas devem ocorrer, preferencialmente, durante o período da tarde devido ao transporte de umidade e aquecimento diurno. Além disso, soma-se ao deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão atmosférica) que favorecem a formação de nuvens e chuvas”, explica a meteorologista Valesca Fernandes.

Para esta quinta-feira, a temperatura mínima estimada é de 19ºC, em Ponta Porã, e a máxima de 31ºC, em Coxim. Em Campo Grande, termômetros devem marcar de 21ºC a 28ºC.

Informe

Vacina bivalente contra covid-19 começa a ser aplicada na próxima segunda-feira

Imunização inicia por grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e autoridades locais do setor

A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo Municipal de Imunização, inicia a campanha de vacinação contra a covid-19 2023 na próxima segunda-feira (27). A imunização acontece com as novas vacinas bivalentes distribuídas pelo Ministério da Saúde. De acordo com esquema de escalonamento, definido na “Nova Estratégia de Intensificação da Vacinação”, o público considerado prioritário será o primeiro a ser vacinado.

Neste primeiro momento devem se vacinar: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores desses locais; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; e indígenas, ribeirinhos, e quilombolas a partir de 12 anos.

O coordenador do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques, explica que a nova vacina bivalente da Pfizer está disponível apenas para as pessoas com o ciclo básico vacinal concluído. Ou seja, aquelas que tenham tomado, no mínimo, as duas doses iniciais.

“Recebem os imunizantes bivalentes pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. Além disso, a dose só será aplicada após um período mínimo de quatro meses após a última dose de reforço ou última dose do esquema primário”, comenta.

As doses estarão disponíveis normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) assim como os outros imunizantes, das 7h às  11h e das 13h às 17h. A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente. 

Nas próximas fases, ainda sem datas definidas, devem ser incluídas pessoas de 60 anos ou mais, além das gestantes e puérperas.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com