quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Informe Região

LÍDER MERCADO EM DOURADINA PREPARA OPERAÇÃO MEGA SALDÃO PARA ESTÁ SEXTA-FEIRA (17). CONFIRA AS PROMOÇÕES:

O líder mercado localizado na avenida Presidente Dutra, n° 1230, no município de Douradina está com uma grande promoção para está sexta-feira (17 de fevereiro).

A operação mega saldão foi divulgada pela empresa na tarde de hoje, vale a pena você conferir os preços.

O Líder mercado abre às 7:30h e fecha às 19:30h.
LÍDER MERCADO – SEMPRE AO SEU LADO.

Informações

Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo no Carnaval

Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo no Carnaval

A Prefeitura de Dourados publicou, na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Município, decreto que estabelece ponto facultativo durante o período de Carnaval, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. Os serviços considerados essenciais funcionam normalmente durante o período. As repartições públicas de outros setores, que não trabalharem em esquema de plantão, retomam o atendimento na quinta-feira (23).

De acordo com o decreto, os serviços de Saúde que funcionam normalmente durante os dias de ponto facultativo são UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O telefone para chamadas de urgência é o 192. As demais unidades retomam o atendimento a partir das 13h de quarta-feira (22).

As unidades escolares funcionam conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação.

CLIMA TEMPO

Cemtec alerta para possibilidade de chuva nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul

A previsão para Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (16) é de tempo instável, com chuvas de intensidade fraca a moderada, porém localmente há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para a região central, sul e oeste do Estado. Esperam-se acumulados de chuvas que podem superar os 50 mm/24h.

Segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de umidade. Além disso, o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, devem favorecer a formação de nuvens e chuvas.

Para a Capital, são esperadas pancadas de chuvas isoladas durante a tarde e à noite. A mínima prevista é de 22°C e a máxima de 28°C. Na parte Norte do Estado, Camapuã e Coxim têm mínima de 22°C e 23ºC, respectivamente, e máximas de 30ºC e 32°C. As menores temperaturas estarão na região sul, em Ponta Porã e Iguatemi, com mínima de 22°C.

Por outro lado, as temperaturas mais altas estarão na região do Bolsão. As máximas podem atingir 34°C.

Já nos municípios pantaneiros de Corumbá e Aquidauana, os termômetros podem marcar até 31°C.

Informações

UEMS oferta 1.264 vagas em 64 cursos superiores pelo Sisu a partir desta quinta

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam nesta quinta-feira (16) e vão até o dia 24 de fevereiro, conforme divulgação do Ministério da Educação (MEC). Nesta seleção, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertará 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 vagas por ampla concorrência e 556 vagas para ações afirmativas. 

A inscrição pode ser feita pelo link: https://acessounico.mec.gov.br/sisu 

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O Sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Confira o quadro de vagas da UEMS:

Cronograma:
– Período de Inscrições: 16 de fevereiro a 24 de fevereiro
– Resultado da Chamada Regular: 28 de fevereiro
– Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março
– Matrícula da Chamada Regular: 2 de março a 08 de março
– Convocação da Lista de Espera: a partir de 13 de março
Saiba mais em: http://www.uems.br/ingresso/sisu 
Sistemas de Ingresso
Para o Sisu 2023, em cumprimento ao disposto na Resolução CEPE-UEMS Nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será por meio dos sistemas de ingresso:
I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e
II – por Reserva de Vagas, sendo:
a) 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros(pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);
b) 10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);
c) 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;
d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
O candidato deverá, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual deseja concorrer e certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das Leis: Lei nº 5.541, de 15 de julho de 2020; Lei nº 2.589, de 2002; Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; Lei nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003; ou da Resolução CEPE-UEMS nº 2.423, de 30 de agosto de 2022.
Como funciona o SiSU?
A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.
O acesso ao sistema de inscrição do SiSU é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. Se o candidato ainda não possui cadastro na página gov.br clique aqui para criar sua conta e se inscrever no Sisu, usando login e senha do cadastro do gov.br.
No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do SiSU. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.
Quem pode se inscrever?
Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição mais recente antes do processo seletivo do Sisu, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.
Como se inscrever?
Com o acesso.gov.br feito, na página de inscrição do portal, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com o candidato. Depois da atualização, o candidato está pronto para começar sua inscrição.
O candidato pode escolher até duas opções de curso. E acompanhar sua inscrição durante todo o processo.











WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com