quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Coronavírus Saúde

MS registra 10 mortes e 1.377 novos casos de covid na última semana

Mato Grosso do Sul registrou 10 mortes e 1.377 casos de Covid-19 nos últimos sete dias. Estes dados constam no boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta terça-feira (07). São 13 pessoas internadas devido a doença no Estado.

Nove mortes foram em Campo Grande e uma na cidade de Glória de Dourados. A maioria das vítimas tinha mais de 65 anos de idade e apresentavam comorbidades, entre elas diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Em relação os novos casos, a Capital lidera a lista com 794 ocorrências, seguida por Três Lagoas (85), Paranaíba (52), Anastácio (42), Ivinhema (39), Dourados (37), Aparecida do Taboado (26), Fátima do Sul (26), Ponta Porã (24) e Sete Quedas (16). Ao todo 56 cidades registraram casos da doença.

Das 13 pessoas internadas, nove estão em leitos clínicos e quatro precisam de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Cerca de 1.209 pessoas estão em isolamento domiciliar neste momento.  (Confira o boletim completo)

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Divulgação

Economia Informe Região

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM DOURADINA COMEMORA 40 ANOS

Neste mês de fevereiro a agência do Banco do Brasil em Douradina comemora 40 anos! A agência foi fundada em 15 de fevereiro de 1983 e desde então vem fomentando os negócios e apoiando a comunidade.

Para comemorar essa data, a administração da agência está promovendo uma grande festa de aniversário com a realização de uma feira de negócios que acontecerá no dia 15 de fevereiro em frente à agência. A feira, que terá início as 8:30hs, contará com a presença de fornecedores de veículos, máquinas agrícolas, energia fotovoltaica, drones e agentes de crédito e consórcio.

Durante esses 40 anos, a Agência já fomentou diversos negócios na agricultura e no comércio local favorecendo o desenvolvimento da região. Além disso, fez diversos financiamentos de veículos, casas e crédito ao consumidor impulsionando a realização de sonhos.

O gerente Cleiton reforça que a agência está em crescimento e que vem trazendo grande volume de crédito para Douradina e região, seja no crédito destinado ao custeio agrícola, financiamento de máquinas e implementos, como também no crédito empresarial, CDC Consignado, Consórcios e financiamento de veículos e imóveis.

Ressaltamos que o FCO Empresarial está aberto para contratações! A agência está acolhendo propostas de financiamento para a aquisição de máquinas, reformas e/ou construção, capital de giro, além da possibilidade de utilizar o FCO para financiamento de energia solar para pessoa física.

Para aposentados, pensionista e o funcionários públicos contamos com linha de crédito novo, renovação e também com a possibilidade de fazer a portabilidade de empréstimos de outras instituições.

O gerente e toda equipe de funcionários contam com a sua participação na feira de negócios! Para mais informações sobre os produtos e serviços disponíveis basta procurar um de nossos funcionários na agência e fazer uma simulação.

Distrito Informações

Agehab realiza mutirão para inscrições de habitação em Indápolis e Vila Formosa

Agehab realiza mutirão para inscrições de habitação em Indápolis e Vila Formosa

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agehab (Agência Municipal de Habitação) realiza nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), mutirão de atendimento nos distritos de Indápolis e Vila Formosa, respectivamente. Os servidores municipais vão orientar e efetuar as inscrições dos interessados em participar dos programas habitacionais. 

“A ação tem como objetivo criar um cadastro atualizado e qualificado para todos os programas, em especial para a primeira etapa do programa Lotes Humanizados, que será lançado no primeiro semestre de 2023”, informa o diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni Fontes.

Em Indápolis, o atendimento acontece na Escola Joaquim Vaz, na quinta-feira, e na Vila Formosa, o mutirão será na  Escola Padre Anchieta, na sexta. Em ambos os dias o atendimento acontece das 8h às 12h.

Para quem deseja fazer a inscrição ou atualizar o cadastro, precisa levar os seguintes documentos:

Brasileiros

(Toda documentação deverá ser original)

  • RG (ou outro documento de identificação válido);
  • CPF; Título de Eleitor (município de Dourados);
  • Carteira de Trabalho ou Holerite (para quem tem registro);
  • Extrato do INSS (Auxílio Doença, Benefício de Prestação Continuada (Bpc-Loas), Aposentados Ou Pensionistas);
  • Documentação que comprove estado civil: 
  • Solteiros/Conviventes – Certidão de Nascimento;
  • Casado – Certidão de Casamento;
  • Divorciado – Certidão de Casamento com a Averbação do Divórcio;
  • Viúvos – Certidão de Casamento e Certidão de Óbito; 
  • Filho(a) menor(es): Certidão de Nascimento ou Identidade; 
  • Comprovante de Residência – Conta de Energia;
  • Laudo Médico com Cid-10 em caso de deficiência/doença;
  • Obs: Se casado(a) ou convive necessária documentação do(a) cônjuge/companheiro(a)

Estrangeiros

Precisa residir no município no mínimo 2 anos conforme a lei;

  • Visto permanente;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento/Nascimento traduzida por um tradutor juramentado e registrada em cartório de notas e imóveis local;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Documentação que comprove estado civil:
  • Solteiros/Conviventes – Certidão de Nascimento;
  • Casado> Certidão de Casamento;
  • Divorciado> Certidão de Casamento com a Averbação do Divórcio;
  • Viúvos> Certidão de Casamento e Certidão de Óbito; 
  • Filho(a) menor(es): Certidão de Nascimento ou Identidade; 
  • Laudo Médico com Cid-10 em caso de deficiência/doença;

Mais informações no 0800 999 2060 – Agehab (Agência Municipal de Habitação).

Agronegócios

Dourados terá curso para Operador de Máquinas Pesadas com apoio da Prefeitura

Inscrições estão abertas até quinta-feira e podem ser feitas de forma online ou presencial

A Escola Qualifica Cursos Tecnologia, com apoio da Prefeitura de Dourados, realiza os cursos de reciclagem e formação para operadores de máquinas pesadas para servidores do município e também disponibilizará vagas para a população interessada. As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira (9).  

Segundo o instrutor da Qualifica Cursos, Silvestre Fontes, serão aulas teóricas e práticas nas máquinas e todo material didático é fornecido de forma gratuita, graças a parceria com a Prefeitura. “A proposta é direcionada para os servidores do município com contrapartida para toda a população douradense, homens e mulheres, que estejam interessados na formação”, explica. 

Segundo Silvestre, todo material didático e as aulas não terão custo. No final do curso, o aluno pode optar pela certificação e receber a Carteira do Operador ou Operadora e o certificado com uma taxa única no valor de R$ 99,98. 

Na programação do curso está o manuseio de diversas máquinas, como empilhadeira, motoniveladora, trator agrícola, pá carregadeira, retroescavadeira  e  escavadeira hidráulica. 

Inscrição

Para se inscrever ou obter mais informações, basta entrar em contato pelo whatsapp com o representante Emerson Galvão através do número (67) 99601-4144. “O interessado receberá um link para fazer a inscrição”, informa Silvestre. O atendimento presencial e local de apoio ao aluno fica na Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), que fica na Rodoviária. 

A única exigência para se inscrever é ser maior de idade. “Estaremos realizando cursos de máquinas pesadas com aulas e materiais didáticos sem custo, para homens e mulheres que desejam ganhar um ótimo salário e não é necessário carteira de habilitação e nem comprovante de estudos. Essa é uma grande oportunidade para sua qualificação profissional, porém as vagas são limitadas”, ressaltou Silvestre.

Horário 

O curso começa na quinta-feira (9), às 19h, com aula de abertura oficial. As aulas teóricas serão nos dias 9, 10 e 11 e acontecerão no Auditório da Prefeitura. Já a aula prática será no dia 12, das 7h às 17h no Pátio da CONAB.  

São apoiadores da ação a Semop (Secretaria Municipal de Obras), Assessoria de Comunicação e Cerimonial, Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e Semsur  (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

Arte: Assecom
Informe

Terça-feira tem previsão de chuva ao longo do dia em Mato Grosso do Sul

A previsão para esta terça-feira (7) indica tempo com sol e variação de nebulosidade para o Estado. Porém, segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a combinação de calor e umidade, favorece a formação de nuvens com probabilidade para pancadas de chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões Centro-Norte e Oeste do Estado.

Na Capital, as temperaturas ficam entre 22°C e 27°C, com sol e aumento de nuvens durante a manhã, mas com possibilidade de chuvas intensas isoladas no período da tarde. Dourados terá mínima de 21°C e máxima de 30°C. Na região sul, mínimas previstas ficam entre 21 e 22°C, e máximas entre 28°C e 33°C.

No Leste, Bolsão e Norte do Estado, as temperaturas máximas poderão atingir os 32°C. Na região do Pantanal, mínima de 24°C e máxima de 29°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30-50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

Esporte

Ex-atletas têm direito à entrada gratuita em eventos esportivos em MS, como o Estadual de Futebol

Ex-atletas profissionais têm direito à entrada gratuita em eventos esportivos realizados em Mato Grosso do Sul, a exemplo do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2023. É o que dispõe a Lei estadual nº 5.565, de 10 de setembro de 2020, que busca valorizar desportistas que se destacaram no estado. 

De acordo com a lei, deverá ser reservada a quantidade de 3% dos ingressos para a entrada gratuita dos ex-competidores, com assentos disponibilizados em local de destaque. Por sua vez, estes deverão comunicar à entidade organizadora o interesse, por escrito, em comparecer ao evento dois dias antes de sua realização.

“É importante que os ex-atletas tenham conhecimento dessa lei e de seus direitos”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, que foi um dos autores do projeto de lei, enquanto deputado estadual. “O benefício da gratuidade é válido para todas as modalidades, como uma forma de reconhecer aqueles que muito já prestaram serviço ao esporte do nosso estado”, completa. 

Para o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, a lei dá significado aos atletas que marcaram época atuando no Estado. “Temos muitos ídolos nos ginásios, campos, piscinas e que elevaram o nome de Mato Grosso do Sul pelo resto do país. É um estímulo que esses personagens estejam sempre nas competições, até mesmo para inspirar novos atletas”. 

Como comprovante da condição de ex-atleta profissional, deverá ser apresentada carteira de identificação a ser emitida pela federação esportiva da respectiva modalidade, sem qualquer custo ao solicitante. Segundo o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antonio Tavares, a entidade começará a emitir a carteirinha de comprovação, já pensando nesta edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol. 

“Acredito que a lei beneficia a classe do trabalhador do futebol e que merece ter um reconhecimento da sociedade. É fundamental que o ex-atleta continue tendo acesso ao campo de futebol, aos estádios, para que possamos aproveitar a imagem e a experiência que eles nos passam”, afirma Tavares. De acordo com o dirigente, para obter a carteira de identificação, basta entrar em contato com a federação. A gratuidade também valerá para demais competições de futebol que tenham venda de ingresso, como partidas da Série B do Estadual, Copa Verde, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 

A manifestação do interesse em comparecer ao evento desse ser feita com antecedência de pelo menos 48 horas. Conforme a lei, aos ex-atletas será disponibilizado assento em local de destaque nas competições esportivas em que ingressarem. O organizador do evento que não atender ao percentual de reserva de ingressos gratuitos será multado em 100 UFERMS por ex-atleta profissional que tenha ficado sem assento. 

Confira o texto completo da lei:

Lei estadual nº 5.565, de 10 de setembro de 2020

Serviço – Ex-atletas profissionais de futebol podem entrar em contato pelo telefone (67) 99912-0229. 

Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com