Os servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas já podem sacar o salário referente ao mês de janeiro. Os valores foram depositados ontem (02) pelo Governo do Estado e já estão disponíveis na conta dos funcionários. A folha corresponde ao valor de R$ 406,9 milhões, que serão injetados na economia do Estado.
“Esse é o primeiro salário depositado pela nossa gestão. Nosso esforço é para ter esse pagamento nos primeiros dias do mês para que o servidor possa se programar e o comércio também, pois sabemos da importância desse dinheiro para movimentar a economia”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Esta é primeira folha paga na gestão do novo governador, que assim cumpre o cronograma de depositar os salários até o 5° dia útil de cada mês, assegurando a previsibilidade do orçamento para o funcionalismo. Ao todo são 86 mil servidores que recebem o salário nesta sexta-feira (03).
Leonardo Rocha e Elci Holsback Foto: Álvaro Rezende
A previsão para esta sexta-feira (3) indica tempo instável, com probabilidade para chuvas de intensidade moderada. Segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), os maiores acumulados de chuva devem ocorrer entre sexta e sábado (4) e podem ultrapassar os 50 mm/24hs.
Nas regiões centro-oeste e sudoeste do estado podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em Campo Grande, a mínima fica com 22°C e a máxima com 26°C, com sol e muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
A temperatura mínima para a região sul será de 21°C e a máxima de até 24°C, sendo a menor em todo o estado. No bolsão e norte de MS, temperaturas mínimas ficam entre 22°C e 23°C, as máximas alcançam os 31°C .
Porto Murtinho registra mínima de 24°C e máxima de 26°C, com possibilidade de pancadas de chuva durante à tarde e à noite. Os ventos atuam de norte/noroeste com valores entre 30-50 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.
João Pedro Flores, Programa de Estágio Supervisionado Foto: Saul Schramm
Ações educativas e de organização do trânsito próximas às escolas serão feitas durante todo o mês
O mês de fevereiro marca o retorno dos alunos às aulas com o início do ano letivo 2023 nas escolas municipais, estaduais e particulares. Para conscientizar pais e responsáveis da importância de um trânsito seguro, principalmente com o aumento do fluxo de veículos nas ruas próximas às unidades de ensino, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Municipal de Dourados, Polícia Militar e Detran-MS organizam a operação “Volta às Aulas” com ações educativas e de segurança no trânsito durante todo o primeiro mês do retorno às escolas.
A primeira dessas ações aconteceu nesta quinta-feira (2) nas proximidades da Escola Adventista, com a participação de agentes dos três órgãos presentes na esquina das ruas Onofre Pereira de Matos com Benjamin Constant. Nesta sexta (3), a Agetran recebeu os alunos da Escola SEI, na rua Balbina de Matos.
Agentes abordaram os motoristas explicando a necessidade de se ter uma atenção maior nos horários de maior movimentação de pedestres, além dos cuidados com a manutenção dos veículos. Paralelamente, realizavam a travessia com segurança dos alunos nas faixas de pedestres e orientavam os pais sobre a organização do tráfego, evitando que, por exemplo, se pare em fila dupla. “Estaremos juntos nesta parceria com a Agetran durante todo esse mês para orientar e aumentar a segurança no trânsito próximo às escolas”, disse a diretora-geral da GMD, Graziele Cespedes do Nascimento.
Motoristas e pedestres
Segundo Leonardo Douglas, chefe operacional da Agetran, essa foi apenas a primeira de uma série que serão desenvolvidas. “O objetivo principal dessa operação é a gente conscientizar os condutores e pais dos alunos da importância da segurança no trânsito, principalmente nesse perímetro próximo às escolas. Diminuir a velocidade, atenção às crianças que estão transportando e àquelas que estão transitando nas calçadas que podem atravessar a rua”, explica. Para Leonardo, é uma conscientização que deve ser seguida pelos condutores durante todo o ano.
As ações seguem próximas às escolas particulares até o dia 10, próxima sexta-feira. A partir do dia 13, as equipes da Agetran, GMD e Detran desenvolvem ações próximas às escolas municipais e, depois do dia 23, acompanham a volta dos alunos às escolas estaduais. “Vamos dividir as equipes para que possamos passar pelo maior número de escolas possíveis”, completa Leonardo.