quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Informe

AYDE/AUTINHO TEIXEIRA/AMIGOS DO BEGUIN ESTRÉIA NESTE DOMINGO NA COPA DA AMIZADE EM DOURADOS

Neste domingo (29/01) às 15h a equipe douradense do Ayde/ Autinho Teixeira/Amigos do Beguin fará a sua estreia na mais antiga competição do futebol amador douradense, 21ª copa da amizade.
O adversário será a tradicional equipe do PãoZão/Nova Geração.

“Estreiar com vitória é muito importante, nossa equipe está focada para fazer um bom campeonato, estamos se preparando para isso”, disse o capitão Tiago.

Informe Trânsito

Pagamento à vista do IPVA com 15% de desconto segue até 31 de janeiro

Os proprietários de veículos que desejam obter o desconto de 15% do IPVA devem fazer o pagamento à vista do seu boleto até o dia 31 de janeiro. Nesta data limite também deve ser pago a primeira parcela para aqueles que preferirem optar pelo pagamento em cinco vezes.

No caso do pagamento parcelado do IPVA as datas limites para realizarem o débito serão em 28 de fevereiro, 31 de março, 28 de abril e 31 de maio. Quem não recebeu boleto em casa, pode acessar a segunda via pelo canal de atendimento na internet: www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva 

O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 30,00 (veículos de duas rodas) e R$ 55,00 (demais veículos). Os descontos e parcelamentos não se aplicam nos casos de primeira tributação.

O Governo do Estado também já disponibilizou o calendário anula para o pagamento de licenciamento dos veículos. Para as placas de final 1 e 2 o vencimento será até o último dia de abril. Na placa com final 3 (maio), 4 e 5 (junho), 6 (julho), 7 e 8 (agosto), 9 (setembro) e 0 (outubro).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Chico Ribeiro/Arquivo

Informações

Prefeitura abre seleção para contratação de auxiliar de serviços de manutenção e apoio

Processo seletivo foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (25)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semad (Secretaria Municipal de Administração), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (25), a abertura do  Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária de Auxiliar de Serviços de Manutenção e Apoio. 

Segundo o secretário Vander Matoso, os contratados irão trabalhar nas instalações públicas do município. “São diversas as atribuições, dentre elas, serviços de limpeza e de conservação de instalações, de móveis e de utensílios em geral; manter a boa aparência, a higiene e a conservação dos locais de trabalho; recolher e zelar pela perfeita conservação e limpeza de equipamentos e utensílios utilizados para a execução do trabalho. No edital, o candidato poderá verificar todas as atribuições do cargo”, explica. 

Para se inscrever é preciso ter o Ensino Fundamental completo. As inscrições serão gratuitas e realizadas no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal) nos dias 1° e 2 de fevereiro, com distribuição de senhas das 8h às 11h. São nove vagas para carga horária de 40 horas e 20 vagas para 30 horas semanais. 

Será necessário apresentar os seguintes documentos para efetuar a inscrição: Documento de identificação com foto expedido por órgão público ou identidade de classe profissional; CPF (Cadastro de Pessoa Física) e  documento de comprovação da escolaridade (diploma; certificado/declaração de conclusão do ensino fundamental). Para portadores de deficiência é preciso apresentar o laudo médico conforme item 4.10.1 do edital.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 7 de fevereiro, sendo o prazo para interposição de recurso o dia 8 de fevereiro e o resultado final e homologação, no dia 13 de fevereiro.  O processo seletivo terá validade pelo período de 12 (doze) meses, a contar da homologação da Secretaria Municipal de Administração publicado no Diário Oficial do Município. 

Confira o edital completo no Diário Oficial de hoje.

25-01-2023-zktt5dh4Baixar

SERVIÇO – O CAM está localizado à Rua Coronel Ponciano 1700, no Parque dos Jequitibás. 

Fale Conosco

Rua Coronel Ponciano, 1700

0800 999 2050

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação

Secretaria Municipal de Administração

Prefeitura de Dourados 2022

Informe

Vigilância Sanitária e Guarda Municipal se unem no combate aos cigarros eletrônicos e similares

Vigilância Sanitária e Guarda Municipal se unem no combate aos cigarros eletrônicos e similares

Representantes da Vigilância Sanitária e GMD (Guarda Municipal de Dourados) se reuniram nesta quarta-feira (24) para discutir ações relacionadas à fiscalização e combate da comercialização de DEF (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), ou cigarros eletrônicos e similares. O encontro aconteceu seguindo orientação da Promotoria de Justiça de Dourados.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, desde 2009. Mesmo com essa resolução, os itens são facilmente encontrados no comércio do município, alguns deles próximos às unidades educacionais, o que aumenta a preocupação das autoridades. “O produto é proibido, não tem registro na Anvisa e entra no país de forma ilegal e mesmo sendo derivado de tabaco é ilegal”, aponta a diretora do Núcleo de Vigilância, Ana Paula Triches.

O foco inicial seria uma campanha educativa e de orientação sobre o assunto nas imediações das escolas municipais, estaduais e particulares, especificamente para que os alunos tomem conhecimento da ilegalidade e riscos envolvendo os produtos. “Vamos realizar ações de fiscalização aos comércios suspeitos de vender esses produtos próximos aos estabelecimentos de ensino, antes do início do ano letivo, mas estendido durante todo o ano”, explica a diretora-geral da GMD, Graziele Cespedes do Nascimento.

Segundo ela, o objetivo é combater a venda e o consumo desse tipo de produto. “A intenção é realizar uma ação mais contundente, envolvendo todos os órgãos de segurança pública e os fiscais da vigilância sanitária, na primeira quinzena de fevereiro, nas tabacarias e conveniências da cidade de Dourados”, completa.

Entenda os riscos
Os cigarros eletrônicos funcionam à base de uma bateria que aquece uma solução líquida, produzindo um aerossol que é inalado pelo usuário. Essa solução é composta principalmente por nicotina, propilinoglicol ou glicerol e aditivos de sabor. A depender da solução líquida, essas substâncias podem variar. Estes produtos possuem também substâncias cancerígenas e com potencial explosivo, metais pesados, além de produtos utilizados na indústria alimentícia.
Nos dispositivos eletrônicos, não acontece a queima do tabaco e, portanto, não é produzida uma fumaça, mas sim um vapor ou aerossol, que também é danoso à saúde.
A grande diferença entre o cigarro eletrônico e o convencional está na apresentação, já que os dispositivos eletrônicos para fumar apresentam sabores e aromas agradáveis, entrando aqui a diferença entre a fumaça e o vapor. Ambas as características acabam passando a ideia de que o produto é inofensivo, mas a realidade esconde diversos riscos para a saúde. 
A nicotina, princípio ativo do tabaco e que está presente em grande parte das soluções utilizadas nos DEFs, é caracterizada como uma droga psicoativa que pode causar dependência e apresentar danos pulmonares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) salienta que todas as formas de tabaco são prejudiciais e não existe um nível seguro de exposição.
Estudos vêm demonstrando que o uso do cigarro eletrônico aumenta em três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional, além do aumento de quatro vezes para o risco de iniciação do comportamento de fumar, especialmente entre a população jovem. 
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com