quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Eventos Futebol

Dourados AC treina no Estádio Douradão para jogo de domingo

Técnico Chiquinho Lima ajusta o time para enfrentar Aquidauanense na estreia do Estadual

Os jogadores do Dourados AC tiveram, nesta quinta-feira (19), o primeiro contato com o gramado do Estádio Douradão. O local está sendo preparado pela Prefeitura de Dourados para a estreia do time no Campeonato Sul-Mato-Grossense, neste domingo (22), às 15h30, contra o Aquidauanense FC.

O trabalho comandado pelo técnico Chiquinho Lima foi, para a maioria dos atletas contratados pelo clube para a temporada 2023, a estreia no estádio. Em campo, treino técnico-tático e posicionamento em lances de bola parada. Nesta sexta (20), os jogadores retornam ao Douradão para mais um treino e finalizam a preparação no sábado (21) pela manhã, no CT do clube.

Apesar de ser a terceira participação do DAC no Campeonato Estadual, a partida deste domingo marca o encontro com a torcida, já que em 2021 a competição foi disputada sem a presença de público por causa da pandemia da covid-19 e, no ano passado, o Ministério Público Estadual (MPE) não liberou a presença do torcedor, o que aconteceu agora, no setor de cadeiras cobertas.

Segundo o diretor-presidente da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Luís Arthur Spinola Castilho, foram feitas as alterações solicitadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. “Estamos trabalhando na manutenção, desde o gramado até as cabines de imprensa, para acomodar o público e as pessoas que vão trabalhar nas partidas para deixar o ambiente confortável para todos”, explica. 

(Foto: Franz Mendes)

Ingressos

DAC e Aquidauanense estão no Grupo B, junto com Operário AC, de Caarapó, Novo FC, de Sidrolândia e Ivinhema FC. Todos vão se enfrentar em turno e returno. Os quatro melhores passam para a fase de quartas de final e o último é rebaixado para a Série B.

O ingresso para a partida custa R$ 20 e está à venda nas lojas Camisa 10 e Salim Esportes. Crianças até oito anos acompanhadas dos pais ou responsáveis não pagam entrada.

Trânsito

Governo do Estado garante anistia de débitos para motos de até 162 cilindradas

Os proprietários de motos de duas ou três rodas de até 162 cilindradas que não entraram com o pedido de anistia das dívidas referentes a licenciamento e IPVA ocorridos até 31 de dezembro de 2021, ainda podem ser beneficiados com o que prevê a Lei 5.802/2021.

No ano passado, donos de 41.229 de veículos entraram com o pedido e foram contemplados. E pelo sistema do Detran-MS existem 164.256 motos que podem ser contemplados com a anistia.

A regra passou a valer em janeiro de 2021 e gerou dúvidas sobre o período de vigência, pois no parágrafo único do Art. 11 diz que “A remissão e anistia a se que refere o inciso II do caput deste artigo ficam condicionadas ao pagamento, pelo sujeito passo, do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Licenciamento de Veículos Automotores vinculados ao respectivo veículo, relativos à competência do ano de 2022”.

Para sanar a dúvida, a Coordenadoria Jurídica do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) fez um estudo e elaborou parecer, esclarecendo que o benefício não tem prazo para o pedido de anistia ou remissão da dívida. Há apenas a necessidade de cumprimento dos seguintes critérios: de que o fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2021 e que o veículo esteja em dia com os tributos de 2022.

A diretora de Veículos do Detran-MS, Priscila de Rezende, explica a concessão da remissão ou anistia não é automática. “Agente orienta o cliente a procurar uma das nossas agências para que ele possa fazer a quitação desse débito, pois precisam ser analisadas algumas nuances. Ele já pode estar inscrito na dívida ativa, e nós precisamos mandar e-mail para a Fazenda (Secretaria Estadual de Fazenda) para que seja feita a liberação. Ou se houver já o protesto, ele precisa ser orientado para ir ao cartório quitar esse protesto para liberar os débitos para que a gente recolha”.

Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Saul Schramm

CLIMA TEMPO Informe

Instabilidade, com sol e chuva, marca a sexta-feira em Mato Grosso do Sul

Instabilidade, com sol e chuva, marca a sexta-feira em Mato Grosso do Sul

A sexta-feira (20) promete sol e variação da nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva e tempestades com rajadas de ventos e raios não estão descartadas, principalmente na Capital e no nordeste do Estado. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Em Campo Grande, onde devem ocorrer pancadas de chuva isoladas de tarde, a temperatura mínima prevista para esta sexta é de 21°C e a máxima pode chegar a até 30°C. Em Dourados, a máxima fica na casa dos 32°C, enquanto em Três Lagoas o registro deve ser mínimo de 22°C e máximo de 31°C.

No Pantanal, Corumbá pode ter mínima de 24ºC e máxima de 32ºC, com sol durante o dia e chuva à tarde e à noite. No norte, a mínima prevista em Coxim é de 22°C e a máxima de 33°. Já os ventos previstos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h, e pontualmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a combinação da disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno aliado ao deslocamento de cavados.

Saúde

Sala de Vacinação do PAM aplica segunda dose para crianças de 3 e 4 anos

Doses recebidas pelo Núcleo de Imunização são direcionadas para completar esquema vacinal

O Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu na noite desta quinta-feira (19) um lote com 48 frascos da vacina contra covid-19 Coronavac Pediátrica, para crianças de 3 e 4 anos. O lote, com total de 480 doses, será prioritariamente direcionado para completar o esquema vacinal iniciado há algumas semanas.

De acordo com Edilaine Barreto Nakasono, Gerente Administrativo do NI, a quantidade de doses recebida impede que o imunizante seja distribuído em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados. “Vamos concentrar a aplicação desta segunda dose da imunização de crianças de 3 e 4 anos na Sala de Vacinação do PAM, iniciando a aplicação nesta sexta-feira (20), com 240 doses, e no sábado (21), com mais 240 disponíveis”, explica.

A Secretária de Saúde aguarda agora a distribuição de doses da Pfizer Baby (6 meses a 2 anos e 11 meses), já que as disponíveis são exclusivas para segunda dose, e Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos).

Na Sala de Vacinação do PAM estão disponíveis vacinas da Pfizer para adultos, lembrando que a dose de reforço (D4) está liberada, segundo orientação do Ministério da Saúde, para pessoas de 35 anos ou mais e vacina contra influenza. O atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 14h e 18h. No sábado, o funcionamento é no período da manhã, entre 8h e 13h.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com