quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informe

Beneficiários de MS continuam com problemas no empréstimo do Auxílio Brasil

Mesmo com o novo prazo de liberação dos valores, erros e sistema fora do ar frustram moradores

Beneficiários de Mato Grosso do Sul continuam com dificuldades para solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A Caixa informou que o prazo para liberação do recurso foi prorrogado para cinco dias. A mudança faz com que os beneficiários interessados no empréstimo só consigam ter acesso ao dinheiro na semana que vem, depois do segundo turno das eleições.

O pedido do novo prazo foi solicitado pelo banco ao Ministério da Cidadania com a justificativa de que há burocracia para checagem de dados, CPF e possibilidades de fraudes no

Uma moradora de Campo Grande reclama que está há dias tentando o benefício. Desempregada e com um filho de três meses, o valor seria de grande ajuda. Ela reclama que já fez diversas tentativas frustradas.

Estava tudo certo, mas sistema ficou fora do ar

“Hoje eu fui na Caixa, disseram que estava tudo certo com meus dados, que era para ir em uma lotérica. Chegando lá estava fora do ar, voltei de novo. Não sei se vou ao banco, se continuo esperando. Eu tenho um bebê, é difícil ficar indo e voltando e dar errado todas às vezes’.

Outra beneficiária, que preferiu não se identificar, também reforça a burocracia pelo empréstimo, tanto nas agências quanto no aplicativo. ‘Toda hora está fora do ar. Fui em duas lotéricas do meu bairro, todas fora do ar. Se eu não precisasse, não estava insistindo’.

Filas em agências

No início da semana, uma fila foi formada em frente à agência da Caixa Econômica Federal da Rua 13 de Maio com Marechal Deodoro, no Centro de Campo Grande. Na espera, estão beneficiários do Auxílio Brasil que tentam resolver problemas na solicitação.

O atendimento no banco começa às 9h, mas moradores chegaram cedo na esperança de resolver a vida financeira. Esse é o caso de Laudilene Ramos, de 41 anos, que trabalha com serviços gerais. Ela já tentou solicitar o empréstimo pelo aplicativo, em lotéricas e outras agências.

“Estou desde que liberou [benefício] tentando. Estou recebendo o auxílio há cinco meses. Fui em uma agência e não deu, na lotérica a menina do caixa não tem paciência, mal educadas, falam que o sistema está fora do ar’, reclama.

Como conseguir o empréstimo?

Embora o novo prazo e as reclamações, os meios de solicitação do empréstimo continuam os mesmos. Vale lembrar que a Caixa Econômica disponibilizou o serviço de contratação online, mas em caso de qualquer suspensão ou problema, o beneficiário é orientado a procurar pessoalmente o banco. Confira no fim da matéria como solicitar o empréstimo pela internet.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, os pedidos pelo crédito devem ser feitos pelo próprio cidadão inscrito no CadÚnico e que recebe o auxílio todos os meses como representante da família.

CLIMA TEMPO Temperaturas

Campo Grande tem rajadas de vento de 56 km/h; meteorologia alerta para forte tempestade

Meteorologia indica chuvas fortes ao longo do dia

Campo Grande está em alerta para tempestade nesta quarta-feira (27), nas primeiras horas da manhã rajadas de vento chegaram a 56 km/h, de acordo com o meteorologista Natalio Abraão, por volta das 6h30, na região do Aeroporto, Jardim Panamá, Jardim Imá e Nova Campo Grande.

Cidades do interior já registraram volume considerável de chuva. O monitoramento do especialista informa que Bela Vista teve 19,4 milímetros em Bela Vista,10 mm em Ponta Porã, 7,4 mm em Dourados e 6,6 mm em Sete Quedas.

Alerta

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reforça o aviso de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm ao dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O aviso é de nível laranja, de grau de severidade perigoso, que segue até 12h. São 72 cidades no alerta, os municípios do extremo norte do Estado podem registrar chuvas mais amenas ou variação da nebulosidade.

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão em alerta para atender ocorrências de alagamentos e quedas de árvores. A recomendação é não se abrigar ou estacionar carros debaixo de placas metálicas, ou árvores.

three black and white cows
Informe

Novembro tem mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa

Com calendário invertido esse ano, etapa de novembro deverá imunizar todo o rebanho, de mamando a caducando

Mato Grosso do Sul e outros 9 estados da federação deverão, de 1º a 30 de novembro, vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, contra a febre aftosa. Para as regiões do Planalto e Pantanal a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas a partir desta quinta-feira, 27, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A previsão da Iagro é de que cerca de 20 milhões de animais sejam imunizados até o fim desta campanha.

A agência sanitária alerta para a necessidade de registro da vacinação, o que deve ser realizado pelo produtor rural da região do Planalto entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro no portal GAP, que pode ser acessado clicando AQUI.

Já no Pantanal, os optantes do mês de novembro devem vacinar todo o rebanho, entre 1° de novembro e 15 de dezembro. O registro deve ser realizado entre os dias 1° de novembro e 31 de dezembro.

A vacina – As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. A orientação das autoridades sanitárias é que sejam usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O índice de vacinação contra a febre aftosa na etapa de maio alcançou a marca de 99,73% de animais. No total, foram vacinados 11,7 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. Excepcionalmente, no ano de 2022, as etapas foram invertidas, sendo que todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (agora em novembro).

Área livre sem vacinação – O Estado terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. O assunto será debatido no V Fórum PNEFA no dia 23 de novembro deste ano.

Serviço:

Mais informações sobre a vacinação: 0800-647-6713 (Iagro-MS)

Distrito Esporte Futebol

RODADA DE MUITOS GOLS PELA COPA DISTRITAL DE FUTSAL

A Copa Distrital de Futsal promoveu a segunda rodada na noite dessa quarta-feira (26) na poliesportiva Santos Soares de Lima no distrito de Indápolis.

O destaque ficou para a média de gols. Em três partidas, as redes balançaram em 37 oportunidades – média superior a dez por confronto.

No primeiro jogo da noite o Amigos de Vila São Pedro venceu de virada a equipe do Panambi Texas pelo placar de 6 a 5 e entrou de vez na briga pela classificação.
Na segunda partida o Esporte Clube Nacional de Vila Vargas fez a sua estréia na competição e venceu a equipe de Macaúba pelo placar de 7 a 5.
Encerrando a rodada, estreiando na competição, o Colonial de Indápolis recebeu o Esporte Clube São Pedro, e quem levou a melhor foi a equipe de Vila São Pedro que aplicou mais uma goleada nos jogos, vencendo a partida por 11 a 3 já garantindo a vaga na semifinal.

A Copa Distrital de Futsal é uma realização do Esporte Clube Nacional com a coordenação de Márcio Pudim e Odeir Ramos.

texto Jamilton Barbosa

por Elias fotografo

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com