quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Pandemia

CCZ reforça orientações sobre o cuidado com dengue

Trabalhos do Centro identificou a presença do mosquito em 75 bairros do município

A Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), destaca os cuidados necessários para reduzir a reprodução do Aedes Aegypti e evitar doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O trabalho do Centro de Zoonoses identificou a presença do mosquito em 75 bairros do município. Os dados do último boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicado na quarta-feira (6), apontam que 127 casos de dengue foram notificados em Dourados.

O coordenador do CCZ, Luiz Carlos Luciano Júnior, ressalta que a população pode atuar no combate ao mosquito cuidando do quintal de casa. “Durante essa época de chuva é preciso cuidado redobrado com objetos que podem acumular água parada, como plásticos ou tampinhas de garrafas, qualquer item que possa acumular água. Outra forma de combate, mas essa individual, é utilizar repelentes contra esses vetores”, comentou.

As ações realizadas pelo CCZ, através dos agentes de vigilância em Saúde, identificaram um aumento no número de casos na região Oeste da cidade, em que estão os bairros Parque Alvorada e Altos do Indaiá. As equipes ainda realizaram uma ação na região do Jardim Flórida, verificando um aumento no número de casos. “Estamos trabalhando com todas as ferramentas que auxiliam na prevenção e controle de vetores, ou seja, o bloqueio mecânico, vistoria de imóveis, bloqueio químico, utilização de larvicidas e inseticida”, reforçou.

Hoje o município conta com dois carros “Fumacê” rodando, um do município e outro cedido pelo Estado para auxiliar nas ações de combate ao mosquito. O serviço será utilizado conforme as normas do Ministério da Saúde e para que a ação seja efetiva é preciso abrir portas e janelas para que o produto entre em contato com o vetor adulto e eliminá-lo.
“Para isso é importante que a população procure atendimento médico quando estiver com suspeita de alguma doença causada pelo Aedes Aegypti, assim o CCZ terá um panorama de casos na cidade”, completou.

Informe

Iagro abre concurso público para a carreira de Fiscal Estadual Agropecuário

Está publicado no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira, dia 12, o edital de abertura de Concurso Público com 54 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul – Iagro.

Danil Ingold – diretor presidente da Iagro reforça que as contratações tem como foco a retirada da vacina e elevação do status sanitário do Estado.

Os aprovados deverão cumprir carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, em expediente normal das repartições públicas estaduais, com salário de R$ 6.655,08.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet até o próximo dia 2 de maio, no endereço www.idecan.org.br, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 181,32.

As informações sobre o quantitativo de vagas e distribuição, inscrição, conteúdo, fases e o cronograma do certame, estão disponíveis no Diário Oficial n 10.803 (pág. 148).

Katiuscia Fernandes – Subcom

Informações Região

Prefeitura solta 3 toneladas de peixes e libera pesca no Parque do Lago

As atividades terão início no dia 13 e seguem até o dia 17 de abril, das 7h30 às 19h30

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), disponibiliza para a população o “Pesque e Leve”, entre os dias 13 e 17 de abril, no Parque Antenor Martins. Serão disponibilizados 3 toneladas de pescado, das espécies pacu e tilápia. A pescaria será liberada das 7h30 às 19h30.

O prefeito Alan Guedes destaca que a iniciativa ocorre durante a Semana Santa, feriado religioso que incentiva a redução no consumo de carne vermelha. Porém, toda a população, independente da religião, pode participar sem custo algum.

“O ‘Pesque e Leve’, com a soltura dos peixes e a liberação da pesca no Parque do Lago foi uma forma que encontramos para incentivar a população e facilitar o acesso ao pescado neste período, além de disponibilizar uma atividade gratuita para as famílias douradenses durante o feriado”, pontuou o prefeito.

O secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanata, ressalta que este é um projeto desenvolvido pela Semaf, em que cada participante poderá levar até cinco unidades de peixe para cada, independente da espécie do pescado. “A quantidade de 3 toneladas de peixes adultos foi estabelecida pensando na procura pela atividade. A pesca no lago terá horário para ser realizada e não poderá ser feita com outro material além da vara, portanto rede e tarrafas são proibidas. Serão cinco dias de pesca liberada, em que toda a população será bem-vinda”, apontou.

Nos dias do “Pesque e Leve” será proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e o consumo no local. A doação dos peixes foi feita pelas empresas Mar e Terra e Bello Alimentos.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Guto Moreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Laudir Munaretto, e os vereadores, Daniel Júnior, Jânio Miguel, Marcelo Mourão e Rogério Yuri.

O evento possui 13 regras que devem ser seguidas pela população:

REGULAMENTO DO “PESQUE E LEVE”

1- Só é permitida UMA LINHA NA ÁGUA POR PESCADOR, ou seja, apenas um equipamento de pesca por pessoa;
2- É proibida a utilização de qualquer outro apetrecho de pesca em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas, joão bobo, espinhel, etc;
3- O peixe capturado pode ser levado para casa sem qualquer custo para o participante do “Pesque e Leve”;
4- Cada pessoa poderá levar até 5 (cinco) exemplares de peixes para casa, não importando qual espécie seja capturada;
5 – Fica proibida a alimentação dos peixes com ceva, milhos, farelos, quireras, entre outros;
6- Crianças com menos de 12 anos devem estar acompanhadas por pais ou responsável;
7- Nos dias de pesca fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas dentro do Parque;
8 – Fica autorizada a entrada de cadeiras, assentos, água e alimentos;
9- Fica proibida a entrada de veículos dentro do Parque.
10- O usuário que descumprir as normas da pescaria poderá ser retirado do local e não poderá participar dos outros dias do evento;
11- Os participantes deverão recolher os lixos pessoais gerados durante o evento;
12- Fica proibida qualquer tipo aparelhagem sonora levada pelos participantes;
13- Qualquer confusão, animosidades e desentendimentos, os participantes envolvidos poderão ser retirados do local.

Informe

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DOS OVOS DE PÁSCOA DO INSTITUTO SEMEAR

O instituto Semear fará a tradicional entrega dos ovos de páscoa para todas as crianças com idade abaixo de 10 anos nos distritos atendidos pela instituição.

Segundo a programação do instituto, os ovos serão entregue no dia 14 de abril (quinta-feira) às 13h no distrito de Macaúba, às 14h no Panambi e às 15h em Indápolis.
No dia 16 (sábado) as entrega continuam às 13h em Vila São Pedro e às 14h com o encerramento em Vila Vargas com o sorteio das rifas que foram vendidas para a compra dos ovos.
A entrega é alusiva à data comemorativa da páscoa que será celebrada no próximo domingo (17).

CLIMA TEMPO Informe

Terça-feira de tempo instável e quente em Mato Grosso do Sul

A meteorologia indica tempo instável para Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (12). Enquanto algumas áreas podem ter chuvas isoladas, outras regiões ainda seguem com tempo firme neste dia. De modo geral o sol aparece com variação de nebulosidade em todas as áreas ao longo do dia.  

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) estima chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento devido atuação de cavados aliado ao transporte de ar quente e úmido vindo da Amazônia, principalmente no período da tarde e noite. 

Um sistema de baixa pressão no Paraguai também contribui para reforçar as instabilidades que devem ocorrer especialmente nas regiões pantaneira, sudoeste e sudeste. São esperados acumulados significativos que pontualmente podem atingir valores acima de 30mm em 24 horas, principalmente nos municípios do sul do Estado. 

As temperaturas seguem elevadas nesta terça-feira, e há tendência de valores entre 21°C a 27°C para a região sudoeste, entre 25°C a 31°C para a região pantaneira, entre 23°C a 33°C para leste e norte, e mínima de 22°C e máxima de 30°C para a Capital. 

Confira no mapa elaborado pela equipe técnica do Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com