quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Esporte Informe

CLÁSSICO DISTRITAL DE ITAPORÃ MOVIMENTA SANTA TEREZINHA NESTA SÁBADO

Acostumados a fazer grandes jogos, as equipes do Santa Terezinha Futebol Clube e do Piraporã Atlético Clube se enfrentam nos amistosos de sábado.
A partida está agendada para este sábado (29), às 16h00min, no Estádio Cláudio Marangon, no Distrito de Santa Terezinha.

A última partida disputada entre as equipes foi em 2021, quando o Piraporã A.C venceu o rival pelo placar de 2 a 1 em seus domínios.

O que torna o clássico ainda mais interessante é a pequena distância entre os distritos que é de 12 kilometros, onde os atletas se enfrentam frequentemente em outras competições.

“Estamos na expectativa de um grande jogo, sabemos da força do adversário, mas estamos focados para o jogo e queremos manter a nossa invencibilidade dentro de casa em 2022” disse o atacante Diego do Santa Terezinha.

Um grande público promete lotar as dependências do estádio Cláudio Marangon.

Trânsito

Prazo para renovação de CNH vencida volta ao normal

Os prazos para renovação da CNH, antes estendidos por conta da pandemia da Covid, agora voltam ao normal para os documentos que vencerem na vigência de 2022.

O condutor que teve o documento vencido em janeiro do ano passado, por exemplo, tem até janeiro deste ano para a renovação. O mesmo é válido para os demais meses de 2021.

Já aqueles que tiveram o documento vencido em 2022 tem até 30 dias após o vencimento para regularizar a sua situação, e não sofrer nenhum tipo de autuação caso seja abordado em uma fiscalização de trânsito.

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, 1.101.651 CNH´s venceram. Deste total, 23% dos condutores ainda não renovaram, porém, 77% do total, o que representa 851.089 condutores optaram por colocar a documentação em dia.

Katiuscia Fernandes – Subcom

Economia

Servidores do Estado recebem salário no dia 1º de fevereiro com 10% de reajuste

O Governo do Estado vai depositar o salário dos servidores estaduais no dia 31 de janeiro e os recursos já estarão disponíveis na conta para saque no dia 1° de fevereiro. Esta remuneração já dispõe do reajuste linear de 10%, que foi concedido pelo governador Reinaldo Azambuja a todos do funcionalismo público de MS, incluindo os efetivos, comissionados, assim como aposentados e pensionistas.

Isto representa o valor de R$ 486.478.793,87, que serão repassados a 48.781 servidores ativos e 31.663 (servidores) inativos. Desde o início da primeira gestão (2015), o pagamento dos salários é feito em dia, muitas vezes já no 1° dia útil do mês. Para o governador Reinaldo Azambuja, o pagamento em dia dá previsibilidade ao servidor e ajuda a movimentar a economia. 

O reajuste de 10% aos servidores foi proposto no final do ano passado pelo governador. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e se tornou lei estadual em dezembro.

Leonardo Rocha e Bruno Chaves, Subcom
Foto: Arquivo

Coronavírus

Em 5 dias MS confirma 13.708 infecções por Covid e média móvel indica maior alta de casos da pandemia

Desde o início do ano os casos positivos de coronavírus voltaram a aumentar em todo País. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente, e os números divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde mostram um aumento expressivo de confirmações diárias. 

Nos últimos cinco dias, foram confirmados 13.708 novas infecções pela doença no Estado, sendo 4.133 só no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (28). Na quinta foram 2.687; na quarta 3.418; na terça 3.038; e na segunda-feira 432. 

A média móvel, que mostra um número mais próximo da realidade de como a doença está avançando, atingiu o maior índice de toda a pandemia nesta sexta-feira, quando indica 2.583 confirmações diárias na última semana. O  recorde anterior era de 2.003 em 3 de junho de 2021, e foi superado ontem (27) quando a média móvel de novos casos estava em 2.155.  

Os óbitos por complicações da doença também aumentaram, e só nos boletins do período de 24 a 28 de janeiro são 62. Nesta sexta-feira foram confirmadas 16 mortes, todas com data de notificação e de óbito ocorridas dentro do mês de janeiro. 

A média móvel de óbitos está em 9,6 nesta sexta-feira, e também indica tendência de elevação se comparado ao início do ano quando indicava para 1,1. O recorde histórico da média móvel ainda é de 10 de abril de 2021, quando o indicador atingiu 56,7 mortes diárias pela doença no Estado.  

Outro aumento significativo pode ser percebido nas internações que no começo do ano, 3 de janeiro, era de 46 pacientes, e na atualização do boletim Covid desta sexta-feira, conta com 307 sul-mato-grossenses hospitalizados, sendo a maioria, 198, em leitos clínicos. Atualmente 109 ocupam um leito de UTI.  

Desde o início da imunização no Brasil, especialistas afirmam que a vacina não impede a infecção, mas é eficiente na redução de casos graves da doença e de mortes. Mato Grosso do Sul atingiu esta semana mais de 5 milhões de doses de vacina aplicadas no Estado, e ainda assim a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone pediu que a população com doses em atraso busque uma unidade de saúde. 

“Há estudos que demonstram que aqueles que se internam são os que estão com atraso na dose vacinal ou que não aplicaram a vacina. Isso é ciência, isso é fato”. E emendou que além da vacina, as medidas de biossegurança devem ser mantidas. “Hoje não tem ninguém que não conheça alguém infectado com a Covid. Se eu sei disso, o que posso fazer? Usar a máscara, evitar aglomerações, não me expor ao risco e vacinar”. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta sexta-feira, 28 de janeiro de 2022. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues

Esporte

NOS JOGOS DE CAMPÃO, EQUIPES DISTRITAIS ENTRAM EM CAMPO NESTE SÁBADO (29)

As cinco equipes distritais atuantes que disputam os jogos de sábado da região da grande Dourados, entram em campo amanhã (29), por diversos campos da região. O destaque vai para o clássico entre Veteranos Panambi e Juventus Douradina, no estádio Athayde Pimenta dos Reis , às 15h30 no distrito do Panambi.

Completando a rodada a equipe de Vila Formosa recebe no Estádio Nilton Raulino a forte equipe indígena do Avate’e. A Associação Atlética Vila Vargas vai até Dourados enfrentar o Onecy no Campo do Café. O Esporte Clube Cooperativa recebe em Indápolis a equipe douradense do Vila Erondina, já o Esporte Clube São Pedro vai até a cidade de Vicentina enfrentar os donos da casa.

CLIMA TEMPO

Chuva no final de semana pode atingir 50 mm ao dia e temperaturas não devem passar dos 30°C 

O tempo deve continuar instável ao longo do final de semana em Mato Grosso do Sul com acumulados de chuva que podem atingir valores acima de 50mm em 24h.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima a passagem de uma frente fria associada ao transporte de umidade deve provocar chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nesta sexta-feira (28) e sábado (29) em todo Estado. 

Já no domingo (29) um canal de umidade, aliado a passagem de perturbações atmosféricas em médios níveis, pode provocar chuvas de moderada a forte e tempestades com raios e rajadas de vento nas regiões centro-norte e leste e porção norte da região pantaneira. Nas demais áreas do Estado podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas. 

O aumento de nebulosidade vai contribuir para a sensação de temperaturas mais agradáveis. Ao longo do final de semana as temperaturas tendem registrar máximas entre 23°C a 30°C em grande parte do Estado. A exceção será a parte oeste da região pantaneira, onde os termômetros podem chegar aos 34°C no domingo, conforme estimativa do Cemtec. 

Tempo na sexta-feira

Para esta sexta-feira (28) há previsão de chuva volumosa ao longo do dia em Mato Grosso do Sul. O céu fica com bastante nebulosidade e pode chover em vários momentos.  Com o aumento de nebulosidade no Estado, as temperaturas estarão agradáveis nesta sexta-feira, podendo registrar mínimas entre 21°C e 25°C e máximas entre 25°C e 29°C. 

No mapa elaborado pelo Cemtec, é possível conferir as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado. 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com