quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Estado abre 10 novos leitos de UTI-Covid no Hospital Evangélico de Dourados

O Governo do Estado abriu 10 leitos de UTI Covid e mais cinco leitos clínicos no Hospital Evangélico de Dourados. Diante do novo cenário epidemiológico, a SES tem procurado ampliar a cobertura de leitos disponíveis para a população.  A previsão é que até o final de janeiro mais 30 leitos de UTI e 40 leitos clínicos devam ser reativados em Ponta Porã, Amambai e em Campo Grande.

“Nós estamos acompanhando a evolução da doença em Mato Grosso do Sul e estamos fazendo essas tratativas para ampliar esses leitos. Com a abertura de 10 leitos de UTI Covid e mais cinco leitos clínicos, vamos reforçar o sistema de saúde de Dourados e auxiliar no atendimento de quem mais precisa que é a nossa população. Todos esses leitos contam com recursos próprios do Estado”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

A previsão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que sejam reabertos mais 30 leitos de UTI Covid, sendo 10 leitos de UTI em Ponta Porã e 10 leitos de UTI em Amambai. Em Campo Grande, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência no tratamento da Covid-19, a previsão é que sejam remanejados 10 leitos de UTI Covid existentes e mais 40 leitos clínicos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a instalação destes novos leitos acontece como parte da estratégia do Governo do Estado de suprir a demanda por UTI’s com o aumento do número de casos de Covid-19. “Com o advento da pandemia, desde o início reforçamos o trabalho conjunto com todos os municípios, fazendo de tudo para que, de um lado, haja um recuo da doença e de outro, para que não faltem leitos para os sul-mato-grossenses vítimas da pandemia”.

Com a circulação viral da Covid-19, a SES espera contar com o apoio de toda a população para seguir as medidas de biossegurança como fazendo o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool, além de auxiliar no combate às aglomerações por meio do distanciamento físico. “A vacinação é o melhor remédio para combater essa pandemia”, conclui Resende.

Rodson Lima, SES

Foto: Saul Schramm/Arquivo

Trânsito

Penalidades médias e leves se tornam advertência para motoristas sem infração recente

Motoristas que não tiveram nenhuma infração nos últimos 12 meses e cometeram uma infração leve ou média não serão onerados, recebendo apenas advertência. O benefício será concedido automaticamente ao condutor que tiver registro de infração lavradas a partir de 12 de abril de 2021.

A nova regra faz parte da mudança do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e foi implantada na última segunda-feira (10), em Mato Grosso do Sul. Com isso, os motoristas que se enquadrarem na lei, deverão receber as advertências em seu endereço.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, explica que a estimativa é que 50% dos condutores com multas leves e médias atendam aos requisitos para conversão em advertência.

“Após o registro da infração é encaminhada notificação e autuação sendo que nessa etapa a responsabilidade pelas infrações de circulação, parada e estacionamento podem ser transferidas ao real condutor. Finalizada esta etapa, caso o motorista se enquadre nos requisitos, automaticamente é aplicada a penalidade de advertência por escrito, sendo encaminhada a notificação informando dessa conversão”, ressalta Lina.

Pela regra anterior, a conversão em advertência poderia ser requerida pelo interessado, facultando à autoridade conceder o benefício.

“É importante ficar atento às situações em que a conversão não é aplicável, como é o caso de condutor não habilitado ou habilitado em outro país. Aos veículos registrados em nome de pessoa jurídica que não fizerem indicação de condutor também não cabe a aplicação de advertência”, conclui.

Detran

Empregos

Funtrab oferta 3,6 mil vagas de emprego na Capital e 30 agências do interior do Estado

Mato Grosso do Sul abre a semana de 17 a 21 de janeiro com 3.646 oportunidades disponíveis para quem está à procura de emprego. As vagas estão distribuídas na Capital e em 30 municípios por intermédio das agências da Casa do Trabalhador.

Na Fundação do Trabalho em Campo Grande são 704 vagas para as áreas como a construção civil, comércio e indústria. Há vagas para auxiliar de linha de produção (65), pedreiro (30), trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas – PcD (30), atendente balconista (23), motorista de caminhão (17), farmacêutico (10), entre outras. 

No Estado os municípios com maior oferta nesta semana através unidades da Casa do Trabalhador são: Miranda (695), Iguatemi (568), Dourados (285), Aquidauana (270), Rio Brilhante (211), Amambai (159), Sidrolândia (83), Três Lagoas (75) e Cassilândia (57). 

As oportunidades também estão disponíveis em Itaquiraí (50), Naviraí (47), Caarapó (47), Chapadão do Sul (42), Maracaju (40), São Gabriel do Oeste (40), Rio Verde de Mato Grosso (36), Costa Rica (35), Guia Lopes da Laguna (34), Ribas do Rio Pardo (27), Ponta Porã (26), Nova Andradina (22), Aparecida do Taboado (19), Ivinhema (14), Bataguassu (13), Corumbá (13), Jardim (10), Nova Alvorada do Sul (8), Paranaíba (7), Batayporã (6) e Coxim (3). 

Das oportunidades acima, muitas são específicas para indígenas atuarem na colheita de maçã nos Estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). São 689 vagas ofertadas na agência de Miranda, 480 em Iguatemi, 230 em Aquidauana, 140 no município de Amambai e 44 em Dourados. 

A Funtrab disponibiliza para os trabalhadores na Capital, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia, Três Lagoas, o agendamento de atendimento por meio do aplicativo “MS Contrata+”. A ferramenta permite que o trabalhador agende dia e hora para ser atendido, sem a necessidade de ficar na fila para retirar senha.

Confira aqui o detalhamento das vagas, endereços e telefones de cada unidade.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues (arquivo)

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com