quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informações

Vacinação contra febre aftosa tem índice vacinal superior 99,6% em novembro e atinge novo recorde

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), apresenta o resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa que iniciou em 1º e encerrou dia 30 de novembro para as regiões do planalto e para os optantes do pantanal, que encerrou dia 15 de dezembro.

O índice de vacinação alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa e apresenta um aumento de 0,19% de animais vacinados se comparado à etapa de novembro de 2020. No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos.

Destacamos que nosso Estado, considerando nossas características geográficas e as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, comprova todos os anos que está preparado para cuidar de nosso patrimônio pecuário e que não precisou prorrogar o prazo de vacinação como ocorreu em 14 estados, por falta de vacina nas revendas, conforme autorização do Ministério da Agricultura (Mapa).

O Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, avalia que os resultados já são esperados a cada ano, haja vista o envolvimento dos produtores rurais e de toda cadeia produtiva da carne, que compreendem a importância em manter a sanidade do seu rebanho como pré-requisito para a elevação do status sanitário através da retirada da vacinação prevista para este ano em Mato Grosso do Sul.

MS caminha rumo à retirada da vacina, buscando o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre sem vacinação. Para tanto, segue as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura.

Texto e foto: Iza Olmos R. de Lima, DES/IAGRO

Informações

Governo autoriza concurso para preencher 201 cargos em diferentes funções na Secretaria de Saúde

O Governo do Estado autorizou a realização de concurso público, para preencher 201 cargos da carreira de Gestão do Sistema Único de Saúde, no quadro de pessoal da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Eles vão exercer os cargos de auditor de serviços de saúde, fiscal de vigilância sanitária, especialista de serviços de saúde, assistente e auxiliar de serviços de saúde.

Aos cargos de auditor de serviço de saúde serão 14 vagas e fiscal de vigilância 7. Já para especialista de serviço de saúde podem ocupar os cargos as funções de fiscal de vigilância sanitária (7), analista de desenvolvimento profissional (6), arquiteto (1), assistente social (4), biólogo (4), cirurgião dentista (5), enfermeiro (27), farmacêutico (3) e farmacêutico bioquímico (20).

Além de fonoaudiólogo (1), gestor de serviços de saúde (20), médico (13), nutricionista (2), psicólogo (5), médico veterinário (1), sanitarista (9). Para assistente de serviço de saúde são mais 50 vagas, além de 3 para técnicos de enfermagem e 5 aos técnicos de laboratório. Também haverá 3 (vagas) aos agentes condutores de veículos.

Com a autorização do certame, caberá a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) junto com a Secretaria de Saúde promover a realização do concurso, definindo as normas e procedimentos para seleção dos candidatos, seguindo a legislação vigente.

O edital do concurso vai estabelecer os requisitos para concorrer aos cargos, assim como o número de vagas oferecidas, escolaridade exigida, carga horária e remuneração para cada cargo, além da forma de avaliação para prova de títulos. O decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja foi publicado nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Arquivo

Informações

Programa Vale Universidade abre inscrições no dia 24 de janeiro

O programa Vale Universidade abre o processo de inscrição em 2022 a partir do próximo dia 24. Para se inscrever o acadêmico deve acessar o endereço eletrônico http://www.valeuniversidade.ms.gov.br/portal/login. A resolução foi publicada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), no Diário Oficial do Estado (DOE/MS) desta segunda-feira (10).

Poderá se inscrever no Vale Universidade o acadêmico que comprove renda individual inferior a dois salários mínimos e meio e renda familiar mensal não superior a quatro salários mínimos, considerada a renda bruta, dentre outros requisitos dispostos na resolução.

O candidato deverá preencher de forma correta todos os campos da ficha de inscrição, sendo de suma importância a finalização da inscrição que, ao ser concluída, fornecerá o número do protocolo. Ainda conforme a publicação, o não preenchimento de qualquer uma das informações solicitadas no cadastro não permitirá a finalização da ficha de inscrição.

A resolução traz também que é assegurada à Administração Pública o direito de verificar as informações prestadas pelo interessado por meio de visitas à residência, ao local de trabalho ou à instituição de ensino superior onde o candidato e beneficiário estiver matriculado.

Desde a criação do programa até o ano passado, mais de 19 mil acadêmicos já foram habilitados nas etapas de processo seletivo, conforme dados da Superintendência de Projetos Especiais (Suproes) da Sedhast. No Vale Universidade, o Governo do Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo, cabendo ao acadêmico os 10% restantes.

O documento completo pode ser conferido a partir da página 17 do DOE/MS ou neste link.

Leomar Alves Rosa, Sedhast
Foto: Saul Schramm

Trânsito

Primeira semana de anistia para motocicletas tem quase 4 mil baixas, aponta Detran-MS

A primeira semana de anistia para dívidas de licenciamento e IPVA para proprietários de motos até 162 cilindradas em Mato Grosso do Sul teve quase quatro mil baixas. Segundo informações da diretora de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Virgínia Manetti, no total foram 3.988 débitos excluídos dos quais, 2.530 referentes a dívidas de licenciamento e 1.458 de IPVA.

A exclusão de débitos registradas nesta primeira semana, de 4 a 7 de janeiro, diz respeito a dívidas que estavam em aberto desde 2017 e segundo dados da diretoria, apenas a baixa de licenciamentos representa R$ 643.252,50 em descontos. No total, 683 veículos foram regularizados.

A anistia está prevista na Lei nº 5.802 publicada no final do ano passado e para que o proprietário do veículo tenha acesso, precisa ser atendido presencialmente em qualquer agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul). No entanto, na Capital e em algumas cidades do interior, o atendimento precisa ser agendado por meio do Portal de Serviços www.meudetran.ms.gov.br.

Virgínia lembra que, para obter o direito ao perdão das dívidas passadas, é necessário estar em dia com os tributos correspondentes a este ano. Ela ressalta a importância de procurar uma agência para ter acesso ao desconto. “Não adianta apenas emitir a guia pelo site, pois a mesma virá com o valor integral. Esse atendimento tem que ser feito presencialmente”, finalizou.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, essa é uma medida muito positiva que propicia aos proprietários de motocicletas colocar a vida em dia. “É um desconto generoso e espero que todos possam garantir o benefício, regularizar seu veículo e transitar pelas ruas sem o medo de cair em uma blitz de fiscalização.”, afirmou.

Vivianne Nunes, Detran

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com