quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informe

APÓS 10 ANOS RELEMBRE OS MELHORES MOMENTOS DO SITE ESPIGÃO NEWS NA REGIÃO DISTRITAL

Há 10 anos atrás, o site Espigão News mostrava uma grandiosidade nos distritos através de histórias inspiradoras sérias sempre com um leve tom de humor.
Com pouco tempo de duração devido ao tempo de seus fundadores, o site é relembrado até os dias de hoje na região dos distritos da grande Dourados.

No ano de 2011 Erivelton Belo e sua equipe começava um grande trabalho, o qual ainda é modelo para sites como o nosso que tem o objetivo de levar a notícia em primeiro mão para todos os moradores dos distritos.

Relembre os melhores momentos do Espigão News

Informe

Puxado pelo Comércio, Serviços e Construção Civil, MS gera 2.206 novos empregos formais em novembro

Mato Grosso do Sul gerou 2.206 novos empregos formais no mês de novembro de 2021, com destaque para o desempenho de setores como o Comércio, Serviços e Construção Civil. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23) no Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego pelo governo federal e compilados na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho do mês de dezembro, feita pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Clique aqui para visualizar o documento.

No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresentou uma criação de 36.369 empregos formais. Também no acumulado de 12 meses, o Comércio criou 11.335 vagas a mais. Entre o setor de Serviços, as maiores altas no mês de novembro de 2021 foram: Alojamento e Alimentação (421 vagas a mais), Outras Atividades de Serviços (186 vagas a mais), e Informação e Comunicação (100 vagas a mais).

A indústria foi um dos setores que apresentou saldo negativo em novembro, principalmente na indústria de transformação com 113 vagas a menos, já na Construção Civil foram 42 vagas a mais. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial registrou a criação de 3.547 novas vagas, enquanto que a Construção Civil acumula 3.502 novas vagas.

No comparativo de geração em janeiro a novembro de 2021 foram criadas 38.181 vagas, com maior intensidade no Comércio (9.508 a mais), Construção (4.345 novas vagas) e Indústria de Transformação (4.059 novas vagas). Com relação à questão regional, o município de Campo Grande apresentou melhor resultado com geração de 13.292 novos empregos formais, seguido por Dourados (3.815); Três Lagoas (2.685); Corumbá (1.793); Ribas do Rio Pardo (1.202); Aparecida do Taboado (1.091); Ponta Porã (1.064); Chapadão do Sul (959); Naviraí (840); Maracaju (819).

Marcelo Armôa, Semagro

Foto: Edemir Rodrigues

CLIMA TEMPO

Véspera de Natal será de contrastes: tempo instável no centro-norte e sol nas demais áreas do Estado

A véspera de Natal será de contrastes no tempo em Mato Grosso do Sul. As condições estimadas para esta sexta-feira (24) são de céu com muitas nuvens e probabilidade de chuva nas regiões pantaneira, norte e parte norte da região leste. 

No restante do Estado, o sol brilha entre poucas nuvens ao longo de toda a sexta-feira e não há previsão de chuva. Com pouca nebulosidade, os níveis de umidade relativa do ar podem registrar índices de até 20% nas horas mais quentes do dia. 

As temperaturas podem registrar grande amplitude térmica neste dia, com mínimas estimadas entre 17°C e 25°C na madrugada e máximas entre 28°C a 34°C. 

Confira abaixo as condições de tempo e temperatura estimadas pelo Climatempo para a Capital e alguns municípios do Estado. 

Campo Grande: sol com algumas nuvens, chuva passageira durante o dia e tempo firme à noite. Temperaturas entre 20°C a 32°C.

Dourados: sol com aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva à tarde e noite de tempo firme. Temperaturas entre 21°C a 35°C.

Corumbá: sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 23°C a 34°C.

Coxim: sol com algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e a noite. Temperaturas entre 21°C a 34°C. 

Três Lagoas: sol com algumas nuvens e sem previsão de chuva. Temperaturas entre 21°C a 33°C.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Informe

Polícia Civil dá dicas para quem vai viajar no feriado de Natal

Natal é tempo de celebração. Seja entre família ou amigos, muita gente aproveita a oportunidade para viajar. Nesse período do ano, imóveis acabam se tornando alvos fáceis para bandidos. Por isso, quem vai se ausentar de casa durante o feriadão ou o recesso deve se atentar às dicas da Polícia Civil para evitar quaisquer tipos de transtorno. Confira.

  • A porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis;
  • Não guarde objetos de valores em casa. Faça seguro deles e confie a custódia a cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares;
  • Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo;
  • Faça o máximo para dificultar a ação de delinquentes, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise as defesas conforme necessidade;
  • Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alerta pela segurança de sua rua ou bairro;
  • Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas;
  • Não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio;
  • Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;
  • Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.

Bruno Chaves, Subcom

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com