quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informe

Prefeitura deposita hoje a segunda parcela do 13º

O saldo estará disponível para saque amanhã, a primeira parcela foi paga em julho

Prefeitura de Dourados deposita, nesta quarta-feira (24), a segunda parcela do 13º salário de 2021 para os servidores municipais e o saldo estará disponível para saque amanhã (25). A primeira parcela do 13º foi paga em julho.

O depósito ocorre com quase 30 dias de antecedência do prazo máximo para pagamento definido por lei. O prefeito Alan Guedes reforçou que o pagamento adiantado pode ajudar a população a se planejar para as festividades de fim de ano, incentivando o comércio do município.

“Temos trabalhado pensando no melhor para a população e, sempre que possível, pagando o salário adiantado. Essa é a forma que encontramos de valorizar o trabalho dos nossos servidores, que se dedicaram com afinco neste ano atípico de pandemia”, ressaltou.

Esporte Informe

FINAL DA COPA PICADINHA SUB-13 ACONTECE SÁBADO NO ESTÁDIO ABÍLIO FERREIRA

A copa picadinha de Futebol Sub-13 chega ao fim no próximo sábado (27) quando a organização do Santo Antônio da Picadinha realiza a disputa da grande final às 8:30 horas entre as equipes do instituto Aefa dela cidade de Dourados e a escolinha Nova Geração da cidade de Itaporã.

Ao todo a competição contou com 6 equipes da região sul do estado. Para chegar até a final os douradenses do Aefa eliminou Maracaju, já Itaporã deixou a equipe de Rio Brilhante nas semifinais.

“Estamos felizes por realizar essa competição aqui em nosso distrito, estamos esperando um bom público para a final onde teremos várias autoridades presentes na cerimônia de encerramento”, disse um dos organizadores Antônio Facin.

texto Jamilton Barbosa

Por Elias Fotografo

Informações

Aplicativo de emergência para mulheres vítimas de violência entra em fase de testes nos próximos dias

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, de reunião com os deputados Mara Caseiro e Capitão Contar, para discutir o projeto que prevê a implantação do SOS Mulher – um aplicativo a ser instalado em telefones celulares de mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas.

A ferramenta, que é uma parceria do Governo do Estado, Poder Judiciário e Poder Legislativo, há dois anos vêm sendo estudada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi totalmente desenvolvida pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) e deve entrar em fase de testes nos próximos dias.

Voltada exclusivamente para mulheres com medidas protetivas, perseguidas por seus agressores e em iminente risco de morte, a ferramenta, conforme a subsecretária Luciana Azambuja, é mais um canal para assegurar os serviços de segurança pública às mulheres vítimas de violência doméstica. “O 190 continuará como principal canal para acionamento da polícia, porém o SOS Mulher é uma forma das mulheres em extrema vulnerabilidade buscarem ajuda de forma silenciosa”, afirma.

A ideia, conforme o deputado Capitão Contar, é que as vítimas consigam acionar o aplicativo ao perceberem que serão agredidas, para que o dispositivo envie mensagens com a localização para a polícia. “Queremos também que ao ser acionado esse aplicativo comece a gravar o ambiente onde se encontra essa mulher vítima de violência”, diz.

Nessa parceria, caberá ao Judiciário o repasse do cadastro das mulheres a serem beneficiadas com a ferramenta. “A ideia é iniciar com um número restrito de mulheres e depois ir ampliando esse serviço, o que queremos é que o aplicativo funcione”, frisa a deputada Mara Caseiro.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, em Campo Grande o serviço será operacionalizado com a ajuda do Programa de Obtenção de Capacidade Operacional Plena, o OCOP, que em breve será lançado também em Dourados, próxima cidade que deverá ser beneficiada com o SOS Mulher.

“Com novas viaturas e mais policiais, temos como operacionalizar a ferramenta em Campo Grande, para os crimes mais graves, atendendo aquelas mulheres em risco iminente de agressão ou morte. Como em breve teremos o OCOP também em Dourados, podemos ampliar esse serviço também para o município, que é o segundo maior do Estado”, explica Videira.

Agressor identificado

O secretário de Segurança pretende aperfeiçoar o serviço, inserindo dados cadastrais completos e fotos dos agressores dentro do aplicativo, para envio para a polícia ao ser acionado. “É uma forma de otimizar o serviço da polícia”, finaliza.

A reunião realizada na Assembleia Legislativa contou também com as participações da defensora Thaís Dominato, que coordena o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e do secretário estadual de Cultura e Cidadania, João César Matogrosso.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Divulgação

Informe

Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída

Ao todo, 51% das obras foram executadas; previsão é de entrega em agosto de 2022

Em ritmo acelerado, as obras da nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, estão 51% executadas.  No local, os trabalhadores atuam na fase de conclusão do reboco para iniciar a fase de acabamentos. A previsão é de que as obras sejam entregues em agosto de 2022.

De acordo com o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, a nova estrutura será um divisor de águas na segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Trata-se de um plano ousado do Governo do Estado, que vai possibilitar a ampliação de tecnologias, efetivo e serviço de inteligência no combate à criminalidade. É o reconhecimento desse órgão que atua há 34 anos em MS e é referência nacional”, ressaltou, lembrando que além da nova sede, o Estado trabalha para a aquisição de mobiliários novos e toda rede tecnológica como computadores e rede de internet.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a nova sede será um importante instrumento de combate à criminalidade. “A atual sede do DOF tem 25 anos e ficou pequena. Como a área de atuação do Departamento aumentou desse tempo para cá, precisávamos de um complexo moderno para atender toda a demanda”, afirmou.

O secretário disse ainda que a obra faz jus a atuação dos policiais, que na ausência das forças federais, são os únicos presentes na fronteira, e há muito tempo vem realizando, junto com as outras forças de segurança, as maiores apreensões de drogas do País, a exemplo da apreensão recorde de 33,3 toneladas maconha, no final do mês de agosto do ano passado.

Nova sede

O prédio, que terá 1.434 m², será erguido em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano, materializando um sonho de mais de 30 anos.

Para o governador Reinaldo Azambuja, a atual sede ficou pequena para o tamanho das operações do DOF. “Ela tem mais de 25 anos. Como a área de atuação do DOF aumentou desse tempo para cá, precisávamos de um complexo moderno para atender toda a demanda”, explicou.

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o DOF se tornou case de sucesso no País e merece uma estruturação à altura. “Com um modelo de integração junto a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), prestamos o melhor serviço para Mato Grosso do Sul e resto do País”, completou.

Com R$ 5,1 milhões de recursos do Estado, o moderno complexo policial vai abrigar as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

A sede contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.

Valéria Araújo, Segov

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Temperaturas

Previsão aponta chuvas para esta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Depois de três dias com tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul, deve chover em algumas cidades nesta quarta-feira (24), com destaque para as regiões centro-norte e pantaneira.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), nessas duas regiões são esperados os maiores acumulados de chuvas. Em Campo Grande, o dia deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Os termômetros devem registrar mínima de 23°C e máxima de 33°C, a umidade relativa do ar deve girar em torno de 30% e 75%.

Ainda de acordo com o CEMTEC, o avanço de uma frente fria favorecerá o tempo instável neste período. Veja no mapa abaixo a temperatura em algumas cidades do

Estado, para esta quarta-feira.

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com