O saldo estará disponível para saque amanhã, a primeira parcela foi paga em julho
Prefeitura de Dourados deposita, nesta quarta-feira (24), a segunda parcela do 13º salário de 2021 para os servidores municipais e o saldo estará disponível para saque amanhã (25). A primeira parcela do 13º foi paga em julho.
O depósito ocorre com quase 30 dias de antecedência do prazo máximo para pagamento definido por lei. O prefeito Alan Guedes reforçou que o pagamento adiantado pode ajudar a população a se planejar para as festividades de fim de ano, incentivando o comércio do município.
“Temos trabalhado pensando no melhor para a população e, sempre que possível, pagando o salário adiantado. Essa é a forma que encontramos de valorizar o trabalho dos nossos servidores, que se dedicaram com afinco neste ano atípico de pandemia”, ressaltou.
A copa picadinha de Futebol Sub-13 chega ao fim no próximo sábado (27) quando a organização do Santo Antônio da Picadinha realiza a disputa da grande final às 8:30 horas entre as equipes do instituto Aefa dela cidade de Dourados e a escolinha Nova Geração da cidade de Itaporã.
Ao todo a competição contou com 6 equipes da região sul do estado. Para chegar até a final os douradenses do Aefa eliminou Maracaju, já Itaporã deixou a equipe de Rio Brilhante nas semifinais.
“Estamos felizes por realizar essa competição aqui em nosso distrito, estamos esperando um bom público para a final onde teremos várias autoridades presentes na cerimônia de encerramento”, disse um dos organizadores Antônio Facin.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, de reunião com os deputados Mara Caseiro e Capitão Contar, para discutir o projeto que prevê a implantação do SOS Mulher – um aplicativo a ser instalado em telefones celulares de mulheres vítimas de violência doméstica e com medidas protetivas.
A ferramenta, que é uma parceria do Governo do Estado, Poder Judiciário e Poder Legislativo, há dois anos vêm sendo estudada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi totalmente desenvolvida pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) e deve entrar em fase de testes nos próximos dias.
Voltada exclusivamente para mulheres com medidas protetivas, perseguidas por seus agressores e em iminente risco de morte, a ferramenta, conforme a subsecretária Luciana Azambuja, é mais um canal para assegurar os serviços de segurança pública às mulheres vítimas de violência doméstica. “O 190 continuará como principal canal para acionamento da polícia, porém o SOS Mulher é uma forma das mulheres em extrema vulnerabilidade buscarem ajuda de forma silenciosa”, afirma.
A ideia, conforme o deputado Capitão Contar, é que as vítimas consigam acionar o aplicativo ao perceberem que serão agredidas, para que o dispositivo envie mensagens com a localização para a polícia. “Queremos também que ao ser acionado esse aplicativo comece a gravar o ambiente onde se encontra essa mulher vítima de violência”, diz.
Nessa parceria, caberá ao Judiciário o repasse do cadastro das mulheres a serem beneficiadas com a ferramenta. “A ideia é iniciar com um número restrito de mulheres e depois ir ampliando esse serviço, o que queremos é que o aplicativo funcione”, frisa a deputada Mara Caseiro.
Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, em Campo Grande o serviço será operacionalizado com a ajuda do Programa de Obtenção de Capacidade Operacional Plena, o OCOP, que em breve será lançado também em Dourados, próxima cidade que deverá ser beneficiada com o SOS Mulher.
“Com novas viaturas e mais policiais, temos como operacionalizar a ferramenta em Campo Grande, para os crimes mais graves, atendendo aquelas mulheres em risco iminente de agressão ou morte. Como em breve teremos o OCOP também em Dourados, podemos ampliar esse serviço também para o município, que é o segundo maior do Estado”, explica Videira.
Agressor identificado
O secretário de Segurança pretende aperfeiçoar o serviço, inserindo dados cadastrais completos e fotos dos agressores dentro do aplicativo, para envio para a polícia ao ser acionado. “É uma forma de otimizar o serviço da polícia”, finaliza.
A reunião realizada na Assembleia Legislativa contou também com as participações da defensora Thaís Dominato, que coordena o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e do secretário estadual de Cultura e Cidadania, João César Matogrosso.
Ao todo, 51% das obras foram executadas; previsão é de entrega em agosto de 2022
Em ritmo acelerado, as obras da nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, estão 51% executadas. No local, os trabalhadores atuam na fase de conclusão do reboco para iniciar a fase de acabamentos. A previsão é de que as obras sejam entregues em agosto de 2022.
De acordo com o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, a nova estrutura será um divisor de águas na segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Trata-se de um plano ousado do Governo do Estado, que vai possibilitar a ampliação de tecnologias, efetivo e serviço de inteligência no combate à criminalidade. É o reconhecimento desse órgão que atua há 34 anos em MS e é referência nacional”, ressaltou, lembrando que além da nova sede, o Estado trabalha para a aquisição de mobiliários novos e toda rede tecnológica como computadores e rede de internet.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a nova sede será um importante instrumento de combate à criminalidade. “A atual sede do DOF tem 25 anos e ficou pequena. Como a área de atuação do Departamento aumentou desse tempo para cá, precisávamos de um complexo moderno para atender toda a demanda”, afirmou.
O secretário disse ainda que a obra faz jus a atuação dos policiais, que na ausência das forças federais, são os únicos presentes na fronteira, e há muito tempo vem realizando, junto com as outras forças de segurança, as maiores apreensões de drogas do País, a exemplo da apreensão recorde de 33,3 toneladas maconha, no final do mês de agosto do ano passado.
Nova sede
O prédio, que terá 1.434 m², será erguido em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano, materializando um sonho de mais de 30 anos.
Para o governador Reinaldo Azambuja, a atual sede ficou pequena para o tamanho das operações do DOF. “Ela tem mais de 25 anos. Como a área de atuação do DOF aumentou desse tempo para cá, precisávamos de um complexo moderno para atender toda a demanda”, explicou.
Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o DOF se tornou case de sucesso no País e merece uma estruturação à altura. “Com um modelo de integração junto a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), prestamos o melhor serviço para Mato Grosso do Sul e resto do País”, completou.
Com R$ 5,1 milhões de recursos do Estado, o moderno complexo policial vai abrigar as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).
A sede contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras.
Depois de três dias com tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul, deve chover em algumas cidades nesta quarta-feira (24), com destaque para as regiões centro-norte e pantaneira.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), nessas duas regiões são esperados os maiores acumulados de chuvas. Em Campo Grande, o dia deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Os termômetros devem registrar mínima de 23°C e máxima de 33°C, a umidade relativa do ar deve girar em torno de 30% e 75%.
Ainda de acordo com o CEMTEC, o avanço de uma frente fria favorecerá o tempo instável neste período. Veja no mapa abaixo a temperatura em algumas cidades do