quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
CLIMA TEMPO

Terça-feira de chuva, ventos fortes e temperaturas agradáveis no Estado

A terça-feira (05) ainda mantém condições para chuvas isoladas e temporais em Mato Grosso do Sul. Estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica chuvas de moderada a forte e tempestades com raios, rajadas de vento entre 30 km/h a 70 km/h e eventual queda de granizo para as regiões sudoeste, leste e nordeste. 

Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva com tempestades isoladas. A explicação para as instabilidades é o avanço de uma frente fria, aliado à passagem de um cavado em médios níveis. 

As temperaturas seguirão agradáveis nesta terça-feira, com mínimas de 16°C no sul e sudoeste e máximas de até 34°C para a região norte. 

Confira no mapa elaborado pelo Cemtec as condições de tempo e temperatura estimadas para algumas regiões do Estado. 

Chuvarada

Previsão estendida do Cemtec indica que até o dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, o acumulado de chuvas esperado para as regiões sudeste, leste e nordeste do Estado é alto e pode variar entre 50 a 125 mm, com as mesmas características que vêm sendo registradas: chuva moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Para as demais regiões o volume de chuva é bem menor podendo variar entre 10-35 mm no período.

Para o período de 12 a 20 de outubro as chuvas devem continuar com chance de maiores acumulados. Existe a probabilidade de chuvas de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo com acumulados de chuvas bem significativos, de até 175 mm na porção centro-sul. No restante do estado, há probabilidade de tempestades com acumulados de chuva variando entre 30-150 mm.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edemir Rodrigues

Coronavírus

73 municípios de MS já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas

Com imunização em destaque nacional, 73 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Um dos fatores é que o governo estadual distribui as doses a todas as cidades do Estado, em menos de 12 horas, por meio de uma logística eficiente.

Dos 73 municípios, 27 inclusive estão acima de 100%, já que as doses enviadas renderam mais do que o previsto. Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), as cidades com mais efetividade na vacinação são Douradina (108,10%), Santa Rita do Pardo (107,29%), Pedro Gomes (106,04%), Juti (105,86%) e Laguna Carapã (105,75%).

Entre os municípios com índices menores de aplicação aparecem Anaurilândia (89,76%) Aquidauana (89,65%), , Dourados (88,51%), Rio Brilhante (88,46%) e Bandeirantes (84,32%).  (Confira lista atualizada)

O governador Reinaldo Azambuja desde o início da imunização incentivou os municípios a promoverem mutirões de vacinação, tendo como lema “vacina no braço e não na geladeira. Também conscientizou a população a tomar a segunda dose da vacina quando chegasse sua vez no calendário estabelecido por seu município.

Para incentivar os municípios a adiantar a aplicação de vacinas, também resolveu pagar incentivo financeiro às cidades que atingirem um alto índice de vacinação contra a Covid-19.  A distribuição de valores é feita com base na população dos municípios, estimada para o ano de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que Mato Grosso do Sul foi pioneiro na criação do incentivo financeiro aos municípios e para continuar o processo de imunização, os valores repassados nos próximos três meses terão acréscimos de recursos.

 “Por determinação do governador Reinaldo Azambuja vamos aumentar os valores a serem repassados aos municípios. Esse incentivo tem como objetivo premiar as equipes que trabalham aplicando as vacinas no nosso Estado”, ressaltou Resende. A SES irá distribuir aos municípios R$ 11.924.589,60 que aplicarem pelo menos 90% das doses recebidas no período.

Segundo os dados do “Vacinômetro” 76% da população do Estado já recebeu ao menos a primeira dose e 58% dispõe da imunização completa (segunda dose e dose única). Se levarmos em conta a população adulta se chega ao percentual de 94% (1° dose) e 77% (completa).

Leonardo Rocha, Subcom

Foto Capa: Arquivo

Informe

OUTUBRO ROSA ABRE PROGRAMAÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE DE VILA VARGAS

O Outubro Rosa chegou, A unidade Básica de saúde de Vila Vargas já está iluminada em tons de rosa e preparou uma programação especial para a campanha. Ao longo do mês, as mulheres do distrito terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os serviços realizados neste mês, serão as solicitações de mamografia, exames clínicos das mamas, coleta de preventivos, vacinação, aferição de de pressão arterial e avaliação antropométrica.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com