quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Coronavírus

Agosto tem queda de 34% do número de casos de covid em relação a julho

Com o aumento da vacinação no Estado os números de casos e mortes de Covid-19 tiveram redução acentuada desde o mês passado e agosto apresenta uma queda de 34% de casos registrados comparado ao mesmo período de julho. Com este cenário positivo a única preocupação dos especialistas é com a variante Delta.

No boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostra que em 19 de agosto já foram confirmados 8.601 casos de covid no mês, enquanto que no mesmo período de julho foram 13.221 (casos), uma queda de 34%. Na comparação com junho, que foi o pior mês do ano, a redução chega a 72%.

Nas últimas 24 horas no Estado foram registrados 11 mortes e 375 novos casos, o que inclusive está abaixo da média do mês (agosto), que é de 452 (casos) diários. A queda também é acentuada no número de pacientes internados por covid no Estado, tendo uma redução de 45% em relação a julho e 66% na comparação com o mesmo período de junho.

Com os dados positivos a preocupação se concentra na variante Delta, que gerou aumento de casos na Europa, Estados Unidos e já tem efeitos e predominância no Rio de Janeiro.

“Estamos em uma corrida, o avanço da variante Delta no País, em contrapartida com o avanço da vacinação. Esta vai ser nossa guerra nos próximos meses. Temos que avaliar as respostas das vacinas contra variante e se será necessário revacinar ou acelerar a segunda dose”, descreveu a médica infectologista, Mariana Croda.

Vacinação em MS

Mato Grosso do Sul segue como destaque nacional na vacinação contra covid, estando nas primeiras colocações no ranking entre os estados tanto na aplicação da primeira como da segunda dose. Um dos fatores é a distribuição dos imunizantes aos 79 municípios, em menos de 12 horas.

Segundo o “Vacinômetro” já foram aplicadas no Estado 2.772.026 doses no Estado, sendo a primeira dose e dose única em 67,89% da população. Este percentual chega a 89% se levar em conta a população adulta. Já em relação a imunização completa se chega 39,06% (população geral) e 52,170% (população adulta).

A SES também requisitou ao Ministério da Saúde a necessidade de uma terceira dose de vacina em idosos a partir de 60 anos. O estudo realizado pela secretaria revelou que de fevereiro a maio deste ano, o grupo adquiriu imunidade contra o coronavírus, porém, após esse período houve aumento quanto ao número de casos e de óbitos para este público específico.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto Capa: Edemir Rodrigues 

Futebol

PANAMBI ESPORTE CLUBE VENCE VILA MARY E ENTRA NA DISPUTA PELO G4 DA LIGA FUTSAL DOURADOS B

Na noite de ontem (18) na Escola Albertina Pereira Matos na cidade de Dourados, o Panambi Esporte Clube enfrentou os donos da casa, o Vila Mary, em jogo de muitos gols os visitantes levaram a melhor, marcaram para o Panambi Bley (3x), Raison (2x), Leomar (2x), Leildo, Rojanio e Juvenal, o placar final foi de 10 a 9.

Com a vitória o Panambi assumiu nona colocação e agora entra na briga direta pelo G4.

“Foi um jogo controlado do início ao fim, esperamos o adversário e jogamos em cima dos erros deles, aproveitamos bem as oportunidades de gols e saímos com a vitória”, disse o Técnico Renner.

Editor Jamilton Barbosa

Por Elias Fotografo

Esporte

Mato Grosso do Sul retoma Jogos Escolares; Capital sedia etapa das individuais de 12 a 14 anos

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul estão de volta, totalmente presencial, mas com restrições e protocolos rígidos de biossegurança por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), realiza, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande, a etapa da faixa etária de 12 a 14 anos dos esportes individuais.

As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição é válida como seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, vão participar 288 atletas (117 no feminino e 171 no masculino) de 24 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

O congresso técnico vai ser on-line, por meio da plataforma Google Meet, na quinta-feira (19), às 10 horas. As delegações com estudantes-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na sexta-feira (20) e vão ser recepcionadas a partir das 11 horas, no Clube Estoril, onde será realizado credenciamento e regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos.

“Os Jogos sempre são muito esperados por todos nós da Fundesporte e principalmente pelos atletas, que se dedicam nos treinamentos. É nosso evento carro-chefe, que teve um crescimento significativo nos últimos anos e é uma alegria enorme poder retomar essa competição, mas prezando sempre pela total segurança de todos os envolvidos, até porque a pandemia ainda não acabou”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Protocolo de conduta

Apesar do controle da pandemia da Covid-19 e do ritmo acelerado da vacinação em Mato Grosso do Sul, estado que mais vacinou a população no país, o retorno dos Jogos ocorrerá de forma responsável, com adoção de protocolo severo de orientação de biossegurança (clique aqui para conferir), elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todos os envolvidos no evento (equipe da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passarão por testes de Covid-19 (tipo RT-PCR, por meio de coleta com swab/cotonete nasal).

Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municípios do interior serão testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Tradição da Fundesporte, o Centro de Convivências, que reúne diversos jogos, ações sociais e dinâmicas para animar os alunos-atletas e técnicos, não será instalado nos eventos deste ano, em respeito ao distanciamento social.

Locais de competição e horários

Atletismo

Local: Parque Olímpico Ayrton Senna – Rua Jornalista Waldir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (22), das 8h às 12h

Badminton

Local: Centro Universitário Unigran Capital (ginásio) – Rua das Garças, 295 – Centro

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h

Ciclismo

Local: Praça do Papa – Avenida Alfredo Scaff, S/N – Vila Sobrinho

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h

Judô

Local: Rádio Clube Campo – Avenida Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h

Natação

Local: Rádio Clube Cidade – Rua Padre João Crippa, 1.280 – Centro (entrada pela Barão do Rio Branco)

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h

Tênis de mesa

Local: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (ginásio) – Rua Antônio Maria Coelho, 1068 – Centro

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h

Vôlei de praia

Local: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) – Rua Rio Turvo, 615 – Jardim Veraneio

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (22), das 8h às 12h

Xadrez

Local: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (salão de eventos) – Rua Antônio Maria Coelho, 1068 – Centro

Dia e horário: sábado (21), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (22), das 8h às 12h

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Arquivo/Centro de Referência Esportiva Três Lagoas 

Publicado por: Lucas Castro

Esporte

TORNEIO DE FUTSAL FEMININO NO PANAMBI MARCA A VOLTA DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS NOS DISTRITOS

O mês de Setembro de 2021 ficará marcado na história do distritos, após mais de 1 ano sem competições oficiais devido a pandemia da Covid-19, os distritos volta a receber os torneios de futsal. Dia 05/09 na poliesportiva Benedito Marques Rosa no distrito do Panambi acontecerá o torneio da Independência de futsal feminino, equipes dos distritos de Indápolis, Vila São Pedro e das aldeias já confirmaram presença.
A abertura oficial está marcada para às 8:00horas com a entrada de todas equipes e a entoação do hino nacional.

A organização do evento está por conta da equipe da casa, as Meninas da Vila Panambi.

Em contato com o nosso site, o técnico Ademir falou sobre o evento :

“Estamos felizes por voltar a realizar as competições, temos consciência que a pandemia ainda não acabou, mas no dia do evento estaremos seguindo todos os protocolos de biossegurança”, disse o técnico.

“No local estaremos vendendo lanches e bebidas a qual a renda será revertida para as despesas do time. Nossa equipe estará cobrando de todos que estiverem no ginásio o uso obrigatório de máscara”, completou Ademir.

Editor Jamilton Barbosa

Por Elias Fotografo

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com