quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Educação

Rede Estadual de Ensino retoma aulas presenciais nesta segunda-feira

esde a suspensão das atividades presenciais, em março de 2020, alunos da REE estudaram de forma remota.

Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, mais de 205 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de MS voltam para as salas de aula – de forma híbrida – após um ano e meio de atividades remotas desde a suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, em março de 2020.

Orientado pelo Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro do ano passado, o início das atividades presenciais se dará de forma alternada (com o escalonamento das turmas), observando os indicadores de risco – também chamado de “bandeiras” – do Prosseguir, que servirão como base para definir o percentual de estudantes que poderão frequentar as salas de aula simultaneamente.

O escalonamento das turmas se dará com base na organização proposta por cada unidade escolar, de acordo com as cores das bandeiras atualizadas periodicamente pelo Prosseguir. Conforme o grau de risco indicado em uma cidade, todas as escolas da Rede Estadual localizadas no município deverão seguir o mesmo percentual sinalizado pela cor da bandeira, que vai de 30% (cinza) a 90% (amarela). Na bandeira verde, as atividades ocorrerão de forma 100% presencial.

“A alternância será adotada quando as bandeiras estiverem nas cores amarela, laranja, vermelha e cinza. O escalonamento das turmas deixará de ocorrer somente quando o município estiver com a bandeira verde, que indica grau de risco baixo. Neste caso, teremos as turmas completas e sem a alternância”, explica a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta.

Durante o período de escalonamento das turmas, os estudantes também serão atendidos por meio das Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) que poderão ser disponibilizadas de forma virtual ou impressa pelas equipes escolares da REE.

“Para este retorno das atividades presenciais, é fundamental que os pais mantenham o contato com a escola, com os gestores, a fim de ‘tirar’ possíveis dúvidas e conhecer melhor a organização que será adotada durante este período. O diálogo, como sempre, é imprescindível”, completa a secretária.

Justificativa de falta

No fim de semana, a SED emitiu comunicado esclarecendo a questão da justificativa de falta dos anos na retomada das atividades presenciais. Confira aqui o comunicado

Neste retorno às aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino, a SED criou uma página com os detalhes sobre a alternância das turmas, aprofundamento sobre o Protocolo de Volta às Aulas e outras informações. Acesse: https://www.sed.ms.gov.br/aulas-presenciais-2021/

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

CLIMA TEMPO

Agosto chega com domingo de sol e baixa umidade do ar

O domingo (01) terá predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte de Mato Grosso do Sul. 

As temperaturas seguem em gradativa elevação, exceto na parte sudoeste do Estado que mantém as temperaturas amenas mesmo durante a tarde. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, pancadas de chuvas isoladas podem ocorrer no extremo sul da região sudoeste devido ao avanço de um cavado em médios níveis.

Outro destaque para este domingo são os níveis de umidade relativa do ar que seguem baixos em todo Estado, com variação entre 30-20% na parte centro norte. 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu aviso para a baixa qualidade do ar. Entre as recomendações estão, evitar atividade física, usar hidratante corporal, umidificar ambientes e principalmente, tomar bastante líquido. 

Durante a madrugada os termômetros podem registrar mínima de 10°C em pontos isolados do Estado, e a máxima pode passar dos 30°C na região pantaneira e norte. 

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com