quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Esporte

Sul-mato-grossenses entram em ação na Olimpíada de Tóquio-2021

Após o adiamento devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Olimpíada de Tóquio-2021, no Japão, já começou. A cerimônia oficial de abertura acontece na sexta-feira (23), no Estádio Olímpico, na capital japonesa, a partir das 7 horas (horário de MS). No entanto, atletas de algumas modalidades já entram em ação antes mesmo de a chama olímpica ser acesa, nesta quarta-feira (21), como o futebol, remo, softbol e hipismo.

Dois desportistas de Mato Grosso do Sul integram a delegação brasileira em busca de medalhas no maior e mais esperado evento esportivo do planeta. O nadador Leonardo de Deus e o judoca Rafael Silva, o “Baby”, vão representar o Brasil na Olimpíada, que segue até o dia 8 de agosto.

Além destes, mais duas atletas merecem ser mencionadas. Aléxia Nascimento foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) como atleta de apoio e auxiliará na preparação final dos judocas que pisarão oficialmente nos tatames. A zagueira Bruna Benites, nascida em Cuiabá (MT), é sul-mato-grossense de coração, desenvolveu boa parte de sua carreira em Campo Grande (MS) e estará com a seleção verde e amarela de futebol feminino na briga pelo ouro inédito.

Rafael Silva

“Baby”: de olho na terceira medalha olímpica

O judô brasileiro contará nos tatames com o talento de Rafael Carlos da Silva, carinhosamente conhecido como “Baby”, pela categoria peso-pesado (acima de 100 kg), sendo um dos favoritos ao pódio. Natural de Campo Grande (MS), o atleta foi criado em Rolândia, no interior do Paraná, onde passou toda a infância e começou a praticar a modalidade aos 15 anos de idade.

O judoca de 34 anos é um dos veteranos da equipe e vai para sua terceira Olimpíada, atrás da terceira medalha. Em Londres-2012, Baby conquistou o bronze, primeira medalha da história dos pesados e a única do judô masculino naquela edição. Na Rio-2016, o sul-mato-grossense voltou a subir no pódio olímpico, assegurando outro bronze.

Em Tóquio, Rafael Silva estreia no dia 29 de julho, às 22h (de MS), nas preliminares. As repescagens, semifinais, disputas por bronze e finais serão realizadas na manhã seguinte, a partir das 4h (de MS). No dia 30, o atleta ajudará o Brasil na luta por equipes mistas, com disputas marcadas para os mesmos horários.

“Para mim, parece que é a primeira Olimpíada. Primeiro, porque cada Olimpíada é diferente. E essa, no meio dessa questão de pandemia, uma série de protocolos, de regras, então estou me adaptando a tudo isso. É uma sensação de estar sendo tudo novo”, disse o campo-grandense, em entrevista ao site da CBJ.

Aléxia Nascimento

Aléxia Nascimento: promessa para as próximas edições

Com apenas 18 anos, Aléxia Vitória Vilhalba Souza Nascimento está concentrada na cidade japonesa de Hamamatsu com a equipe de judô, como atleta de apoio (sparring). Ela ajuda na preparação dos judocas que vão lutar, em especial de Gabriela Chibana, da sua categoria de peso, a ligeiro (até 48 kg).

A beneficiária do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), é esperança de medalha para o Brasil nas próximas edições da competição global e já vem sendo preparada pela CBJ nos últimos anos, pensando na renovação dos judocas.

Em solo japonês, a campo-grandense vai ganhar experiência para os ciclos olímpicos futuros: Paris-2024 e Los Angeles-2028. “Estar em Tóquio é a realização de um sonho, mesmo não sendo pra lutar, como atleta de apoio. O sentimento é de muita gratidão, vou ganhar muita experiência com a vivência olímpica e levar para a vida toda”, expressa.

Leo de Deus 

Léo de Deus: o “dono” dos 200m borboleta brasileiro

Leonardo Gomes de Deus, mais conhecido apenas como Léo de Deus no meio esportivo, é o “dono” dos 200 metros no estilo borboleta da seleção olímpica brasileira de natação. O nadador de 30 anos nasceu em Campo Grande (MS), mas por ser filho de militar percorreu e morou em diversas cidades do país.

Hoje, é um dos mais experientes entre os 26 nadadores brasileiros que estão no Japão. Esta é sua terceira participação de Jogos Olímpicos da carreira (Londres-2012 e Rio-2016 as anteriores). O atleta de Mato Grosso do Sul classificou-se em abril deste ano, após obter índice em período de treinamento realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Em Londres-2012, chegou à semifinal dos 200 metros costas e terminou na 13ª posição, além do 21º lugar nos 200 metros borboleta. Quatro anos depois, no Rio de Janeiro, quebrou o recorde brasileiro nos 200m costas, com o tempo de 1min57s e avançou para a semifinal. Depois, acabou não repetindo o desempenho e encerrou em 13º.

Léo de Deus entra na piscina no dia 26 de julho, às 6h29 (de MS), para a disputa das eliminatórias dos 200m borboleta. As semifinais ocorrerão no mesmo dia, às 22h35 (de MS) e as finais em 27 de julho, às 21h49 (de MS). A expectativa inicial é que o atleta brasileiro consiga vaga entre os oito melhores, algo até então inédito em sua trajetória.

Mesmo veterano em Jogos Olímpicos, o nadador de Campo Grande (MS) admite o nervosismo às vésperas de entrar na água, no Centro Aquático de Tóquio. “O frio na barriga é o mesmo daquele que senti em Londres, quando era um menino. Porém, agora me sinto na minha melhor forma física e mental e pronto para fazer a melhor Olimpíada da minha carreira”, disse em entrevista coletiva promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Bruna Benites

Bruna Benites: sul-mato-grossense de coração

Em Tóquio-2021, o Brasil tem a missão de conquistar a primeira medalha olímpica no futebol feminino. Desafio este que conta com os desarmes de Bruna Beatriz Benites Soares na defesa. Nascida em Cuiabá, capital do estado vizinho ao Norte, a zagueira de 35 anos foi revelada no futebol sul-mato-grossense, com a camisa do Esporte Clube Comercial.

Ela morou em Campo Grande (MS) com a família e cursou fisioterapia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, por isso, é considerada uma sul-mato-grossense de coração. Com a “Amarelinha”, foi campeã da Copa América de 2014, além de colecionar os títulos da Libertadores da América e Mundial de Clubes do mesmo ano. Tóquio-2021 será sua terceira Olimpíada consecutiva. Atualmente, a defensora veste as cores do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS).

O futebol é um dos únicos esportes que começaram antes da abertura oficial da Olimpíada em Tóquio. A bola já rolou e o Brasil estreou com goleada por 5 a 0 diante da China, nesta quarta-feira (21), com Bruna Benites de titular, pela primeira rodada da fase de grupos. O grupo F ainda conta com Holanda e Zâmbia, adversários que a seleção tupiniquim enfrenta em 24 e 27 de julho, às 7h e 7h30 (de MS), respectivamente.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto de destaque: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Informe

Eleição do Conselho Municipal da Juventude Dourados será realizado no sábado

Podem votar jovens com idade entre 16 e 30 anos que participem de movimento estudantil ou entidades

A eleição do CMJ (Conselho Municipal da Juventude) de Dourados para o mandato 2021/2023 será realizado neste sábado (24), das 8h às 15h. A votação será presencial na Casa dos Conselhos, que fica na Rua João Rosa Góes, nº 395, no Centro.

Podem participar jovens com idade entre 16 a 30 anos, que façam parte de algum desses movimentos ou entidades: Movimento Estudantil (Ensino Médio e Superior); Entidades religiosas; Entidades e clubes de serviço e Movimentos culturais e desportivos.

Lembrando que é obrigatório a apresentação de um documento com foto para votar. A apuração dos votos acontece logo após o encerramento da votação, das 15h às 17h.

Em nota oficial divulgada, o presidente do CMJ, Franklin Schmalz da Rosa, informou que “o processo eleitoral para escolha da nova gestão do Conselho não pôde ser realizado no dia 26 de junho de 2021 diante de uma invasão de usuários mal intencionados na videoconferência da reunião de eleição. Houve a tentativa de alterar o endereço da videoconferência, mas a invasão persistiu. Os usuários invasores tumultuaram os espaços com ruídos, músicas e exibição de vídeos, o que inviabilizou a continuidade dos trabalhos. A Mesa Diretora do CMJ deliberou suspender a eleição”.

Pra que serve o CMJ?

O CMJ deve propor, fiscalizar e participar de ações de políticas públicas para a juventude. Também deve fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens. O Conselho também pode propor, analisar e desenvolver estudos e pesquisas relativas à juventude, participar de seminários, cursos, congressos, festivais e eventos relativos à juventude e propor a criação de canais de participação popular. Ainda cabe ao CMJ gerir a aplicação de recursos do Fundo Municipal da Juventude.

Pandemia

VILA VARGAS ZERA CASOS DE PACIENTES COM A COVID 19

A Unidade de saúde do distrito de Vila Vargas, anunciou na manhã desta quarta-feira (21) que todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 no distrito estão curados. Com pouco mais de 2 mil habitantes, Vila Vargas ja chegou a registrar 20 casos em um único dia durante a pandemia.

O município de Dourados a qual o distrito pertence passou por um Lockdown no início de junho. Durante o período, apenas farmácias e serviços de vigilância estavam autorizados a funcionar. As demais atividades comerciais, funcionavam apenas por meio de delivery.

O último boletim, divulgado hoje (21) na rede social da unidade, aponta que Vila Vargas está sem pacientes contaminados e todos que tiveram o vírus estão recuperados
Profissionais da saúde pedem que os cuidados continuem, uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel nos estabelecimentos, até que toda população dos distritos esteja vacinada.

Editor Jamilton Barbosa

por Elias Fotografo

Distrito Esporte

#POLIESPORTIVA DE VILA SÃO PEDRO ESTÁ LIBERADA PARA UTILIZAÇÃO

Na tarde de ontem (20) na poliesportiva de Vila São Pedro, moradores do distrito esteve terminando os últimos detalhes de limpeza e manutenção para a reabertura espaço.

Na próxima quinta-feira (22), acontecerá a reinauguração oficial com um clássico distrital do futsal feminino, o Time Feminino da Vila São Pedro receberá o Colonial de Indápolis a partir às 19:00horas.

Vale relembrar que a poliesportiva não abre para o público desde o primeiro decreto municipal da pandemia da Covid-19 no mês de março de 2020.
Durante o tempo que esteve fechada membros da comunidade fizeram uma reforma nas arquibancadas e pintura do piso de jogo.

Editor Jamilton Barbosa

por Elias Fotografo

Temperaturas

Temperaturas voltam a subir e ar seco segue predominando nesta quarta-feira

Depois de dois dias com temperaturas negativas e geada em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, as temperaturas iniciam gradativa elevação a partir desta quarta-feira (21). 

De modo geral, os próximos dias ainda terão noites frias, mas a sensação será de um pouco mais de calor a tarde. As condições são de predomínio de sol, poucas nuvens e uma grande amplitude térmica. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o ar seco característico dessa época do ano também predomina, com os níveis de umidade relativa do ar podendo ficar abaixo de 20% durante a tarde.

Beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia estão entre as principais recomendações para aliviar o desconforto.

As temperaturas podem variar entre 8°C a 30°C nesta quarta-feira no Estado. Na capital o tempo fica firme com predomínio de sol e temperaturas entre 12°C a 27°C.

Mireli Obando, Subcom
Foto: Chico Ribeiro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com