quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Polícia

Camionete carregada com mais de 1.200 quilos de maconha foi apreendida pelo DOF durante a Operação Hórus

Dourados (MS), 20 de julho – Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na madrugada desta terça-feira, uma camionete Toyota Hilux de cor branca carregada com 1.280 quilos de maconha distribuídos em 55 fardos prensados.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-270, região do Distrito de Itahum.

Os militares deram a ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e seguiu, em alta velocidade por cerca de 5 quilômetros, onde adentrou em uma plantação de milho, abandonou a camionete e fugiu, não sendo localizado.

Durante as buscas no interior do veículo, os policiais localizaram um fuzil de calibre .762 com dois carregadores vazios.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

SeComSoc
DOF/Sejusp

Publicado por: Rogerio Fernandes

Esporte

VETERANOS PANAMBI VAI ATÉ ITAPORÃ PARA SEGUNDO AMISTOSO PREPARATÓRIO PARA O AMADORZÃO DA LEDA

A equipe do Veteranos de Panambi depois de vencer o EC Cooperativa de Vila São Pedro, na manhã do último domingo, no Panambi, voltará a campo amanhã (21) para enfrentar a equipe da casa, o Pedra Bonita no estádio Chavinha em Itaporã.

Dado a performance de ambas equipes que se preparam para o Campeonato Amador da LEDA, a diretoria da equipe do distrito se propôs ao convite de enfrentar equipes de outros grupos que se preparam para a competição, no último domingo o Pedra Bonita foi derrotado em casa de virada pelo placar de 3 a 2 para o Independente da cidade de Maracaju.
O jogo acontecerá às 19 horas, com portões fechados seguindo o protocolo de biossegurança do município de Itaporã.

“Estamos animados para o Amadorzão, por isso a boa preparação para chegar bem na estréia, vencemos o Cooperativa em casa no último domingo, agora é outro jogo, outra história. Nossa comissão técnica está trabalhando para fechar o time adequado”, disse o meia Junior capitão do Panambi.

editor Jamilton Barbosa

por Elias Fotografo

Informe

Dourados oferta cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos

Jovens com fundamental incompleto podem participar dos dois cursos técnicos que serão oferecidos

A prefeitura de Dourados, através da Coordenadoria da Juventude, aderiu ao programa da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, para ofertar dois cursos técnicos aos jovens e adolescentes, de 15 a 29 anos.

As inscrições estão abertas para capacitação em “Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem” e “Camareira: Técnicas de Limpeza e Arrumação”, e serão realizados em parceria com o Senac/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Além de estar na faixa etária citada, é requisito ter ensino fundamental incompleto. Serão destinadas 15 vagas para Dourados. As inscrições devem ser feitas até o dia 06 de agosto através do link: http://www.cursos.ms.gov.br/Subjuv, mais informações pelo (67) 3316-9141 ou pelo e-mail juventude@segov.ms.gov.br.

Informe

Periódico de educação, cultura e linguagem da UEMS prorroga prazo para submissão de trabalhos

ARevista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem,periódico semestral organizado pelos Docentes do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande), que visa divulgar trabalhos na área de Educação, Cultura, Linguagem e afins, prorrogou os prazos para a submissão de artigos na revista online.

O Periódico é uma ação conjunta dos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade (GPECD) de Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER).

A equipe organizadora do periódico convida toda a comunidade científica a participar da chamada pública de 3 dossiês para submeter suas produções. O primeiro Dossiê tem o nome 20 Anos do GT-21 da Anped: Produção do conhecimento, Educação e Relações Étnico-raciais, e tem período de submissão de 03 de maio a 05 de setembro de 2021, com previsão de publicação para Outubro de 2021.

Organizado pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques – (UFMS/GT21 – Anped/ABPN) e pela Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias – (UFPR/GT21 – Anped/ABPN), a produção deste dossiê será elaborado em comemoração ao aniversário de 20 anos do GT-21 da ANPEd – Educação e Relações Étnico-Raciais, composto por artigos dos pesquisadores(as) de diferentes instituições que integram o GT e que fizeram parte da coordenação e comitê científico, bem como pesquisadores/as engajados nos estudos e no desenvolvimento de pesquisas que abordam a educação e as relações as étnico-raciais.

Com o título Educação e Tecnologia: atuação de Professores(as) em Tempos de Pandemia do Covid-19, o segundo Dossiê é organizado pelo Prof. Dr. Djanires Lageano Neto de Jesus (UEMS), a Profa. Dra. Márcia Regina do Nascimento Sambugari (UFMS) e o Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Moises (Laboratório de Inclusão e Acessibilidade/UEMS), com período de submissão de 12 de maio a 05 de outubro, e previsão de publicação para novembro de 2021.

O conselho editorial da Revista junto aos organizadores explica que este Dossiê “visa debater os impactos da pandemia na formação de professores(as), bem como promover a discussão sobre a relação entre o processo educativo e as ciências digitais, a fim de divulgar os resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas da Educação Básica ao Ensino Superior  em diferentes Programas de Pós-Graduação do país e também nos países da América Latina”.

“A expectativa é de reunir neste volume, artigos, relatos de experiências, resenhas, ensaios que possam contribuir com pesquisadores/as e professores/as interessados/as em alternativas para refletirem e abordarem diferentes metodologias para a implementação do ensino e da aprendizagem em salas virtuais, com o apoio de diferentes recursos oferecidos pelas plataformas digitais”, conclui o Conselho.

O terceiro Dossiê, Currículos, Diferenças e Práticas de resistência na Escola Pública, é organizado pela Profa. Dra. Sirley Lizott Tedeschi (UEMS) e pela Profa. Dra. Luciana Lopes Coelho (UFGD). As organizadores destacam que em tempos de ataques constantes a educação pública e em meio a necropolíticas que buscam, incessantemente, a partir de práticas fascistas, racistas, homofóbicas, xenofóbicas, dentre tantas outras formas, discriminar, anular, inviabilizar as diferenças e os diferentes para produzir efeitos de homogeneização, este dossiê tem por objetivo principal produzir conhecimentos sobre currículos, diferenças e práticas de resistência na escola pública que possam contribuir para a multiplicação, adensamento e fortalecimento da heterogeneidade potencializando o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser.

A equipe ressalta que serão bem-vindos artigos acadêmicos e ensaios que analisem e reflitam, a partir de diversas perspectivas, os desafios, potencialidades, enfrentamentos e resistências no que concerne ao currículo escolar, diante das arbitrarias políticas oficiais de igualdade, de identidade e de reconhecimento das diferenças. Destacamos estudos que contemplem as diferenças étnico-raciais e de gênero, educação escolar quilombola, educação indígena, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação especial, estudos feministas, estudos queer, dentre outros, na perspectiva de construção de um currículo como território de multiplicidades, de desterritorializações, de proliferação de alegrias e afetos.

Fique atento ao prazo para submeter participação de trabalhos neste Dossiê, de 15 de julho a 15 de Fevereiro de 2022, com publicação prevista para março de 2022.

Os artigos, resenhas e ensaios deverão ser submetidos pelo sistema da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem (RBECL/UEMS), de acordo com as diretrizes para os autores, conforme as normas disponíveis nos Templates no endereço eletrônico:

Comunicação UEMS

Informe

Ar frio e seco predomina nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

s neste início de semana. Mesmo com as baixas temperaturas, a terça-feira (20) em Mato Grosso do Sul será de tempo firme, com predomínio de sol e sem chuvas, devido ao avanço do ar seco e frio.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as temperaturas seguirão baixas e ainda há chance de geada para algumas áreas do Estado.  “As mínimas podem chegar entre 4°C e 5ºC na região sudoeste, 7°C e 10ºC no sul da região pantanais, 6°C e 8ºC na região leste e na capital 6°C e 4ºC. Além disso, há probabilidade para ocorrer geada nestas regiões”, explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

O Cemtec também alerta para os baixos níveis de umidade relativa do ar que podem ficar entre 10-30% especialmente nas regiões norte, leste e norte da região pantaneira. As temperaturas por região podem ser conferidas no mapa. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com