quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Futebol

DESPORTISTAS SOLICITAM E PREFEITIURA INICIA REVITALIZAÇÃO NA POLIESPORTIVA DE INDÁPOLIS

Jovens desportistas do distrito de Indápolis, através da ajuda da equipe do vereador Olavo Sul e da prefeitura municipal de Dourados, iniciaram na última semana uma revitalização na poliesportiva do distrito.

Foram feitas manutenções nos banheiros e uma limpeza na parte interna e externa do espaço, que já estão sendo utilizadas pelo público.

“Com a ajuda de amigos desportistas, procuramos o vereador Olavo Sul o qual nos atendeu prontamente, iniciamos juntos a prefeitura a tão sonhada reforma, a qual nos dará condições de receber competições oficiais”, disse o jovem Gustavo

Há mais de 10 anos Indápolis não recebe uma competição interdistrital na modalidade futsal.
Hoje o distrito conta com equipes de futsal feminino e masculino além de uma equipe de voleibol.

“Fico feliz em poder colaborar, solicitei a semsur para que fizessem a manutenção hidráulica nos banheiros e já fui atendido, para as próximas semanas a prefeitura irá fazer a manutenção da iluminação”, disse o vereador Olavo Sul.

Editor jamilton Barbosa

por Elias Fotografo

FOTO ARQUIVO
Saúde

Com 97% das doses aplicadas, MS continua no ranking da OPAS como melhor Estado que vacina no país

Mato Grosso do Sul segue na liderança entre os estados que apresenta o maior percentual de doses contra a Covid-19 aplicadas do país, conforme relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgado nesta segunda-feira (19.7). O levantamento destaca que das 2.173.950 doses recebidas do Ministério da Saúde, até o dia 15 de junho, 2.115.562 doses foram aplicadas no Estado. O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 97% deixando o Estado acima da média nacional de 79%.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que os números refletem os esforços do governo do Estado junto com os municípios para garantir a imunização da população do Mato Grosso do Sul. “Continuamos sendo exemplo para o país. A grande quantidade de doses aplicadas reflete o nosso trabalho árduo em vacinar os sul-mato-grossenses”.

Segundo a OPAS, Mato Grosso do Sul, juntamente com Rio Grande do Sul e Pará, apresentam os maiores percentuais de população alvo vacinada com a segunda dose ou dose única.

O levantamento da OPAS ainda aponta que Mato Grosso do Sul registrou até 18 de julho, 64% da população alvo acima de 18 anos com a primeira dose mantendo o primeiro lugar na listagem. E também ocupa a ponta de destaque para a segunda dose com 40% da população alvo vacinada contra a covid-19.

Apoio da OPAS

Desde o início da pandemia, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem sido parceira de Mato Grosso do Sul e vem acompanhando as políticas de enfrentamento à Covid-19.

Em 18 de junho, a OPAS classificou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como positivas.

Os técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destacaram a adoção de Mato Grosso do Sul de medidas não farmacológica como o uso de máscara e o distanciamento social. Segundo a OPAS, o Estado avança no aproveitamento de doses utilizadas de vacina e no mapeamento genômico tornando-se referência para o país.

Os representantes da OPAS elegeram o estabelecimento do Comitê Multidisciplinar – que envolve vários setores do governo quanto dos municípios –como ponto essencial para o enfrentamento à pandemia.

Airton Raes, SES
Foto: Chico Ribeiro

Informe

Em novo recorde, MS registra 4,6 mil empresas abertas no 1° semestre do ano

Mato Grosso do Sul atingiu um novo recorde na abertura de empresas. Foram 4.674 novas empresas constituídas no primeiro semestre de 2021, o que representa aumento de 32,5% em relação ao mesmo período de 2020. Também é o melhor resultado para a série histórica iniciada no ao 2000.

Os dados são da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O melhor resultado anterior para o período foi registrado em 2013, com 3.981 empresas constituídas no primeiro semestre, mas inferior 17,41% em relação a 2021.

A principal mudança para o empresário é o registro automático, uma simplificação dos processos da Jucems. Entre janeiro e julho de 2021 mais de 2.500 empresas foram abertas pelo registro automático, ou seja em 54,66% das novas empresas o empreendedor obteve o CNPJ de forma instantânea ao finalizar o registro público mercantil na Jucems.

“Os números da Jucems são resultados de um conjunto de ações do Governo do Estado em prol do desenvolvimento. A abertura mostra a capacidade empreendedora da população, a continuidade dos investimentos mesmo na pandemia e com setores muito impactados, além dos esforços para reduzir o tempo de abertura das empresas e modernizar os processos, deixando-os mais práticos e menos burocráticos”, explica o secretário titular da Semagro, Jaime Verruck.

Setores

Das mais de 4,6 mil empresas abertas no semestre, 3.020 são do setor de serviços (64,61%), enquanto que o comércio teve 1.446 novos negócios (30,94%) e a indústria teve 208 novas empresas (4,45%). Campo Grande lidera sendo sede de 43,3% dos empreendimentos, seguido por Dourados com 11% e Três Lagoas com 4%.

Na análise por atividades econômicas fica evidente a mudança causada pela pandemia de Covid-19. Sendo a atividade médica ambulatorial restrita a consultas a principal atividade aberta no semestre, com 50 empresas. As consultorias em gestão empresarial somaram 39 cnpjs, serviços de engenharia são 38 e restaurantes e similares 36.

Fechamentos

Assim como nas aberturas, o fechamento das empresas também foi recorde no primeiro semestre. Foram 2.023 cnpjs fechados, sendo o maior resultado desde o início da série histórica, porém representa um pequeno aumento de 2,28% na comparação com o mesmo período do exercício 2020 quando 1.978 empresas foram fechadas no MS.

Do total, 39,50% delas utilizaram o procedimento automático, no qual o usuário da Jucems consegue extinguir a empresa ao finalizar os dados requeridos no sistema. Dois fatores levam a este aumento, sendo a facilidade no fechamento e o impacto da pandemia de Covid-19.

Das 2023 empresas extintas, 52% eram do setor de serviços (1.062), 42% do comércio (860) e 4,9% da indústria (101). Seguindo a tendência, em Campo Grande estão 40% delas, em Dourados 9,6% e em Três Lagoas 5,9%.

Em relação as atividades econômicas mais fechadas, o comércio varejista aparece em cinco das 10 principais, onde também aparece restaurantes, transporte de cargas, marketing direto e atividades de condicionamento físico.

Priscila Peres, Semagro
Foto: Saul Schramm

Esporte

GOLEADAS SÃO DESTAQUES EM JOGOS AMISTOSOS EM DISTRITOS DE DOURADOS

Três equipes dos distritos de Dourados estiveram em campo na manhã deste domingo, 18, em 2 jogos amistosos que visam a preparação para o 17º Campeonato de Futebol Amador da LEDA.

Em Panambi, no estádio Athayde Pimenta dos Reis, a equipe do Veteranos Panambi goleou por 4 a 0 a equipe do E.C Cooperativa São Pedro. Os gols foram marcados por Gabriel Casarin (2x) e Biju (2x).

No estádio Fradique Corrêa, em Vila Vargas, a equipe do E.C São Pedro recebeu a equipe douradense do Ayde, e quem se deu bem foram os visitantes que venceram por 4 a 1. Os gols do Ayde foram marcados por Jean e Cesinha (3x), enquanto Jhonatan fez o único gol do São Pedro.

O Amadorzão da LEDA terá neste ano a presença de 20 equipes e tem início programado para o dia 8 de Agosto.

Editor Jamilton Barbosa

Por Elias fotografo

Informe

Funtrab abre semana 1.165 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul abre a semana de 19 a 23 de julho com 1.165 oportunidades de emprego na capital e em 28 municípios do interior do Estado. 

Em Campo Grande são 304 vagas disponíveis para atuação em áreas como a construção civil, serviços gerais, vendas, vaga para estágio e exclusiva para pessoa com deficiência (PcD). 

No quadro de oportunidades estão vagas para analista de contabilidade, auxiliar administrativo, consultor de vendas, eletricista de rede, fonoaudiólogo geral, passador de roupas, terapeuta ocupacional, entre outras. 

A Funtrab reforça que os atendimentos na capital precisam ser agendados pelo aplicativo MS Contrata + disponível nas lojas virtuais gratuitamente. 

No interior do Estado, as vagas são intermediadas pela Casa do Trabalhador. Nesta segunda-feira há ocupações disponíveis em: Dourados (153), Itaquiraí (70), Sidrolândia (65), Amambaí (58), Naviraí (49), Chapadão do Sul (48), Guia Lopes da Laguna (47), Ponta Porã (47), Iguatemi (45), Tres Lagoas (44), Nova Alvorada do Sul (34), Costa Rica (30), Jardim (29), Ribas do Rio Pardo (19), Batayporã (18), Aquidauana (17), Ivinhema (16), Cassilândia (14), São Gabriel do Oeste (12), Corumba (8), Rio Verde de Mato Grosso (8), Paranaíba (8), Maracaju (7), Nova Andradina (5), Rio Brilhante (4), Aparecida do Taboado (4), Caarapó (1) e Coxim (1). 

Confira aqui a lista completa de vagas disponíveis nesta segunda-feira. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Divulgação

Informe

Subsecretaria da Juventude abre inscrições para curso de técnicas de recepção em meios de hospedagem

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude abre nesta segunda-feira (19), inscrições para o curso de Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem, realizado em parceria com o Senac-MS. O curso é gratuito e estão sendo ofertadas 45 vagas, divididas entre os municípios de Campo Grande, Corumbá e Dourados.

“Recentemente publicamos um aditivo no Termo de Cooperação Mútua que assinamos com o Senac, pois além dos cursos já ofertados recebemos a demanda desses municípios para que houvesse a qualificação profissional de jovens na área de recepção em hotelaria e num futuro curso que vamos ofertar de camareira”, explica o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

O subsecretário reforça ainda que “nossa meta com o Senac era disponibilizar 200 vagas para os jovens sul-mato-grossenses. Mas a demanda de procura foi maior do que esperávamos e assim estamos levando qualificação para que tenham mais condições de acesso às vagas de emprego.”

São requisitos para participar ter idade entre 15 a 29 anos e Ensino Fundamental Incompleto. No curso o jovem aprenderá a recepcionar e atender clientes no meio de hospedagem; elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem.

Para efetuar a inscrição o aluno deve acessar o link: http://www.cursos.ms.gov.br/Subjuv até o dia 06 de agosto.

Informações através do e-mail juventude@segov.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9141.

Jaqueline Hahn Tente, Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic)

Foto: Divulgação Senac MS   

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com