quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Vacinaço deste sábado bate novo recorde com 6.294 doses aplicadas

A Sems iniciou a vacinação às 8h, com 5 mil doses neste sábado (17) para pessoas com 29 anos ou mais. No entanto, após às 13h, a imunização começou para pessoas com 27 anos ou mais

O Vacinaço deste sábado (17) bateu um novo recorde com a aplicação de 6.294 doses de vacinas contra a covid-19. “Os portões do Pavilhão de Eventos, Dom Teodardo Leitz foram fechados às 17 horas, sendo que ainda restavam 120 carros na fila, que foram atendidos após o horário”, informou o assessor especial do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou a vacinação às 8h, com 5 mil doses neste sábado (17) para pessoas com 29 anos ou mais. No entanto, após às 13h, a imunização começou para pessoas com 27 anos ou mais.

“Só com a vacina no braço e os cuidados como o distanciamento e o uso da máscara é que vamos conseguir passar por esse momento difícil”, afirmou o prefeito Alan Guedes, que esteve acompanhando a vacinação hoje no drive e no CCI.

As doses deste sábado (17) foram disponibilizadas no Drive-thru Dom Teodardo Leitz e em outras três unidades de saúde: Maracanã, Parque das Nações 1 e Parque do Lago 2, para a aplicação da dose 1. Foram aplicadas 1.030 doses no Parque das Nações 1, outras 1.070 Parque do Lago 2, 1.000 doses no Maracanã e 2.494 doses no drive. “Superamos as expectativas mais uma vez”, comemora Edvan.

Já no CCI (Centro de Convivência do Idoso) André Chamorro ocorreu a vacinação da Dose 2 para quem tomou a Dose 1 da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, até o dia 19 de junho. “Aplicamos 700 doses no CCI”, confirma Edvan.

(17) aplicou 6.294 doses. (Foto: Assecom)

Região

Cemtec alerta para nova geada; chuva e queda da temperatura preocupam produtores

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) fez um alerta de previsão de geada em Mato Grosso do Sul até terça-feira (20) e os produtores rurais estão preocupados com a chuva, que antecipa a frente fria.

De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, existe chance de geada mais forte para a região Sul do Estado, mas o frio não será tão intenso quanto o registrado entre 28 de junho e 1° de julho, que afetou uma área de aproximadamente 420 mil hectares, o que corresponde a 21% da área plantada no Estado e também 30,2% da área cultivada de Mato Grosso do Sul.

Geada mais rigorosa foi registrada no fim de junho em Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro)

Por conta da geada anterior, o governador Reinaldo Azambuja publicou um decreto, na semana passada, declarando situação de emergência pelo prazo de 180 dias em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Aprossoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), Andre Dobashi, neste momento, a maior preocupação é com a chuva, que também é esperada. “A chuva enfraquece a planta, que já foi sofreu com a última geada, que foi mais rigorosa da que vem agora”, explicou. 

Somente a área plantada de milho supera 2 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul.

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Trânsito

Denatran amplia prazo para utilização do laudo de exame toxicológico na emissão de CNH

O prazo para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) após o lançamento do resultado do exame toxicológico periódico para condutores das categorias C, D e E foi prorrogado para 365 dias pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), nesta semana.

De acordo com a deliberação, a validade do exame toxicológico continua de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra. No entanto, para que o cidadão utilize o exame na abertura do processo de renovação ou mudança de categoria de habilitação, o prazo para emissão da CNH após o lançamento do resultado do exame de aptidão física e mental foi prorrogado para 365 dias.

“Essa regra já existia, a legislação já prevê esse prazo de 90 dias, mas devido a pandemia, o Denatran decidiu por ampliar esse prazo para utilização do exame para a emissão da CNH para mudança de categoria ou renovação das categorias C, D e E, já que muitas vezes as pessoas não conseguem concluir esse processo em 90 dias”, explica a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab.

Comunicação Detran

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com