quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Saúde

Referência na imunização contra Covid-19, Mato Grosso do Sul recebe visita do Ministro da Saúde nesta sexta-feira

Mato Grosso do Sul recebe a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga nesta sexta-feira (16). O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, irá recepcionar o ministro da Saúde na Base Aérea de Campo Grande às 8h50 e irá acompanhá-lo durante a agenda ao longo do dia.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ressaltou que a visita do Ministro da Saúde é o reconhecimento da boa condução no combate a pandemia e na imunização da vacina contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Somos referência nacional e vamos mostrar ao ministro Queiroga como estamos conseguindo chegar nesse bom desempenho”, destacou.

Por Mato Grosso do Sul ser destaque nacional na imunização contra Covid-19 e também no enfrentamento contra a pandemia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpre vasta agenda em Campo Grande durante toda a sexta-feira.

A previsão de chegada é as 8h50 na base aérea de Campo Grande, onde será recepcionado pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. Em seguida dirigem para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com 79 secretários Municipais de Saúde.

Às 10h30 visitarão o Drive Thru de Vacinação no Parque Ayrton Senna. Às 10h45, participa da recepção de Boas Vindas- Encontro com Residências Médicas de Saúde da Família e Residência Multiprofissional. O ministro também participa da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para estruturação do Centro de Especialidades Odontológicas Tipo II e Termo de Compromisso para o credenciamento de 68 Equipes Saúde Bucal.

Às 12h seguem para visita na para Unidade de Saúde Moreninha. Às 12h15 será feita visita a Unidade Escola do Projeto Laboratório de Inovação de Atenção Primária.

Às 14h30, a agenda tem continuidade para conhecer ambulatório pós-Covid na APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais, primeiro do País atendendo 100% pelo Sistema único de Saúde.

Às 15h30 realiza visita ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Às 17h30 o Ministro da Saúde encerra a agenda e retorna para Brasília.

Texto: Airton Raes, SES

Foto: Arquivo

Saúde

Dose 2 da Coronavac estará disponível nos CCI neste sábado

O imunizante será direcionado para aqueles que tomaram a Dose 1 até o dia 19 de junho

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), convoca pessoas que tomaram a Dose 1 da Coronavac até o dia 19 de junho para tomar a Dose 2 da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, neste sábado (17), a partir das 8h, no CCI (Centro de Convivência do Idoso) André Chamorro. Para vacinar é preciso levar documento com foto, o cartão de vacinação contendo o comprovante da Dose 1 e o CPF.

Saúde

Hospital da Vida redireciona 20 leitos de UTI por 15 dias

Funsaud fará o redirecionamento da equipe assistencial do COVID para a UTI Geral

A Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) bloqueará, por cerca de 15 dias, 10 leitos UTI Geral e 10 leitos UTI Covid.

Segundo a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin, o bloqueio ocorre, uma vez que é necessário redirecionar a equipe assistencial da área Covid, para assistência aos leitos de UTI Geral.

“Esses leitos eram gerenciados pela empresa Instituto de Terapia Intensiva das Américas, entretanto, o contrato com a empresa findou neste mês e o processo para contratação de outra empresa ainda está em tramitação. Ainda estamos finalizando todos os trâmites e como a demanda está baixa, decidimos fazer o bloqueio dos leitos para garantir os leitos de UTI Geral.

Informe

Novo decreto muda toque de recolher para as 23h e libera eventos.

A Prefeitura de Dourados, por meio do novo Decreto Municipal N° 500 publicado nesta quinta-feira (15), muda o toque de recolher da cidade para o horário da 23h às 5h. No entanto, a partir das 22h fica vedada qualquer forma de venda de bebidas alcoólicas, de forma presencial ou delivery..Ainda segundo decreto fica autorizado à abertura de bibliotecas, museus e espaços kids com a limitação de ocupação de tais espaços de no máximo 50% de sua capacidade total. .Também está permitido o retorno gradativo de eventos, com até 100 (cem) pessoas, desde que atendidas todas as medidas de biossegurança estabelecidas no decreto, como por exemplo, o registro de todos os participantes do evento, com nome completo e telefone de contato, cuja lista deverá estar disponível aos agentes de fiscalização durante e após o evento, isso para fins de rastreabilidade de eventuais contaminados. .As apresentações com música ao vivo continuam, no entanto, está proibida a prática da dança. Outra proibição é a utilização nas conveniências de mesas, cadeiras ou quaisquer estruturas que permitam o consumo de bebidas no local (tambores, por exemplo)..O Decreto entra em vigor nesta sexta-feira, dia 16 de julho, com vigência prevista até 22 de julho de 2021.

Veja o vídeo

Saúde

Julho Verde chama atenção para prevenção do câncer bucal em homens

A Secretaria de Estado de Saúde realiza nesta quinta-feira (15), às 14h30, a web aula ‘A Prevenção do Câncer Bucal: De quem é a Responsabilidade’? O evento ocorre em alusão à Campanha Julho Verde, que tem como objetivo alertar a população para a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

A Gerente de Saúde Bucal da SES, Marcia Regina Issa Malacrida, explica que a cavidade oral é uma das áreas anatômicas que compõem esse termo geral utilizado para a região da cabeça e pescoço. “O câncer de cavidade oral representa o quinto tipo de câncer mais comum em homens”.

Para reforçar a Campanha do Julho Verde, a SES realiza a web aula: ‘A Prevenção do Câncer Bucal: De quem é a Responsabilidade’? com a especialista em Prótese e Estomatologia e Teleconsultora do Telessaúde MS, dentista Deniele Startari, e com a mestre e doutora em Patalogia Bucal e estomatologista, Márcia R. Gorish.

A web aula é destinada a cirurgiões dentistas e todos os profissionais de saúde. Para participar clique no link: https://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe

Rodson Lima, SES

Foto: Arquivo

Informe

Governador autoriza convocação de 55 remanescentes do concurso da Agepen

O governador Reinaldo Azambuja autorizou nesta quinta-feira (15) a convocação de 55 remanescentes do concurso de 2016 da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Os candidatos aprovados serão convocados para o Curso de Formação para Agente Penitenciário, nas áreas de Segurança e Custódia, Administração e Finança e Assistência e Perícia.

“Mais um compromisso assumido com a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul: convocar todos os remanescentes habilitados na medida em que as vagas no Sistema Prisional forem abertas, como acontece agora “, afirmou Reinaldo Azambuja.

Para o secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura), que liderou o diálogo com a categoria, a notícia “representa mais um passo na consecutiva reestruturação da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e reflete o compromisso do Governo do Estado em atender os candidatos que foram aprovados no certame, com a responsabilidade que o atual momento exige”.

Linha do tempo

Realizado em 2016 com oferta de 436 vagas, o concurso para agentes penitenciários estaduais recebeu inscrições de 6,5 mil pessoas e foi ampliado no decorrer das etapas. A primeira nomeação de candidatos aprovados ocorreu em abril de 2017, quando 200 concorrentes foram chamados.

A segunda convocação ocorreu no mesmo ano, mas no mês de junho, quando 120 novos servidores foram integrados à Agepen. Já na terceira fase de nomeações, em fevereiro de 2018, 85 aprovados foram chamados. Em setembro de 2019, a quarta convocação nomeou 200 candidatos.

Com 253 convocados, a quinta nomeação do concurso ocorreu em julho de 2020. Ao todo, 858 novos agentes penitenciários foram nomeados na Agepen.

Bruno Chaves, Subcom, e Ana Brito, Seinfra
Foto: Chico Ribeiro/Arquivo 2019

Saúde

Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 41.250 doses da vacina da Astrazeneca nesta quinta-feira

Mato Grosso do Sul recebe nesta quinta-feira (15.7) novo lote com 41.250 doses da vacina da Astrazeneca contra Covid. A remessa chega as 18h05 no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a chegada de novas doses são importantes para avançar a imunização da população de Mato Grosso do Sul. “Somos destaque nacional por termos vacinado mais de 70% da população adulta no Estado. Queremos ser o primeiro do país a completar 100%. Continuamos trabalhando duro e avançando na campanha de imunização”, disse.

O lote com 41.250 doses da vacina da Astrazeneca será destinada para aplicação de primeira dose, dando continuidade na campanha de Imunização contra a Covid-19. Os municípios podem utilizar as doses de D1 para aplicar a segunda dose em quem esteja vencendo o prazo entre as duas doses e assim completar o esquema vacinal. 

Por causa do estudo de vacinação em massa nos 13 municípios de fronteira, essas doses serão distribuídas entre os 66 municípios. A quantidade que cada município irá receber será definida com todas as secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e será publicado no Diário Oficial do Estado.

Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.043.885 doses, sendo 1.261.453 com a primeira dose, 568.850 com a segunda dose e 213.572 com dose única. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 70,86% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 37,58% foram imunizados com a segunda dose.

Texto: Airton Raes, SES

Foto: Saul Schramm

Polícia

Veículo furtado em Goiás foi recuperado pelo DOF carregado com mais de 120 quilos de maconha durante a Operação Hórus

Ponta Porã (MS), 14 de julho – Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recuperaram, na manhã desta quarta-feira, um veículo Fiat Uno de cor vermelha com registro de Roubo/Furto ocorrido na cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO), no dia 21 de junho de 2021.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã.

Os militares deram a ordem de parada ao condutor do veículo, um homem de 47 anos de idade, que reside em Brasília (DF). Durante a checagem dos dados pessoais localizou-se um Mandado de prisão a cumprir, expedido pela Justiça do Distrito Federal, em desfavor do condutor.

Ao vistoriar o veículo constatou-se que as placas afixadas eram falsas, bem como, a existência de compartimentos ocultos onde estavam vários volumes prensados de maconha, com peso total de 124 quilos, mais 2,8 quilos de skank. O homem disse que pegou o veículo carregado em Ponta Porã e seguia para Campo Grande (MS).

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, onde o homem permaneceu à disposição da Polícia Judiciária.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

SeComSoc
DOF/Sejusp

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com