Campanha contra as hepatites virais começa nesta segunda-feira em Dourados
Ação acontece até sexta-feira (16) das 7h às 13h, na unidade SAE/CTA, que fica na Rua dos Missionários, n° 420, no Jardim Caramuru
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), juntamente com o Programa Municipal de IST /Aids e Hepatites Virais inicia nesta segunda-feira (12), a campanha contra as hepatites virais, que faz parte da programação do Julho Amarelo.
A campanha acontece até sexta-feira (16) das 7h às 13h, na unidade SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica na rua dos Missionários, n° 420, no Jardim Caramuru.
Na programação estão: entrega de preservativos, distribuição de folders informativos, brindes e a oferta de testagem rápida para detecção de hepatites B e C para o público em geral.
Outras duas ações serão desenvolvidas pela equipe do programa municipal, nos dias 13 e 15 de julho, em parceria com a Rede de Coordenadorias da Prefeitura Municipal – Núcleo de Imigração.
“Serão ofertados 400 testes de HIV, sífilis, hepatites B e C, para a instituição que acolhe os imigrantes presentes em Dourados. Com essas ações, o Programa pretende detectar precocemente novos casos de IST/Aids a fim de oferecer tratamento adequado e interromper essa cadeia de transmissão”, informa Aurenita Barbosa, coordenadora do SAE/CTA.
O dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é no dia 28 de julho. A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns remédios, pelo álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
As hepatites são silenciosas, sendo que na maioria dos casos não apresenta sintomas. Estes, quando presentes, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, sendo este último mais comum na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. O risco de evolução da doença tem como consequência danos mais graves ao fígado: cirrose e câncer. Por isso, a testagem como estratégia de detecção precoce, é de extrema importância.
De 1999 a 2019, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN) 673.389 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.036 (25,0%) são referentes aos casos de hepatite A, 247.890 (36,8%) aos de hepatite B, 253.307 (37,6%) aos de hepatite C e 4.156 (0,6%) aos de hepatite D.
No SAE, existem cadastrados até o momento: 1.102 pacientes diagnosticados com Hepatite B e 749 pacientes diagnosticados com Hepatite C.
Campanha Julho Amarelo
A programação da Campanha Julho Amarelo visam cumprir metas estabelecidas no Plano de Ações e Metas/2021, com a finalidade de atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis. O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST e Hepatites Virais no município de Dourados, bem como demonstrar a vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção. Objetiva, ainda, prestar orientações sobre as demais formas de prevenção e cuidado com o intuito de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já são convivem com esses diagnósticos.