quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Campanha contra as hepatites virais começa nesta segunda-feira em Dourados

Ação acontece até sexta-feira (16) das 7h às 13h, na unidade SAE/CTA, que fica na Rua dos Missionários, n° 420, no Jardim Caramuru

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), juntamente com o Programa Municipal de IST /Aids e Hepatites Virais inicia nesta segunda-feira (12), a campanha contra as hepatites virais, que faz parte da programação do Julho Amarelo.

A campanha acontece até sexta-feira (16) das 7h às 13h, na unidade SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica na rua dos Missionários, n° 420, no Jardim Caramuru.

Na programação estão: entrega de preservativos, distribuição de folders informativos, brindes e a oferta de testagem rápida para detecção de hepatites B e C para o público em geral.

Outras duas ações serão desenvolvidas pela equipe do programa municipal, nos dias 13 e 15 de julho, em parceria com a Rede de Coordenadorias da Prefeitura Municipal – Núcleo de Imigração.

“Serão ofertados 400 testes de HIV, sífilis, hepatites B e C, para a instituição que acolhe os imigrantes presentes em Dourados. Com essas ações, o Programa pretende detectar precocemente novos casos de IST/Aids a fim de oferecer tratamento adequado e interromper essa cadeia de transmissão”, informa Aurenita Barbosa, coordenadora do SAE/CTA.

O dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é no dia 28 de julho. A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns remédios, pelo álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites são silenciosas, sendo que na maioria dos casos não apresenta sintomas. Estes, quando presentes, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, sendo este último mais comum na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. O risco de evolução da doença tem como consequência danos mais graves ao fígado: cirrose e câncer. Por isso, a testagem como estratégia de detecção precoce, é de extrema importância.

De 1999 a 2019, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN) 673.389 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.036 (25,0%) são referentes aos casos de hepatite A, 247.890 (36,8%) aos de hepatite B, 253.307 (37,6%) aos de hepatite C e 4.156 (0,6%) aos de hepatite D.

No SAE, existem cadastrados até o momento: 1.102 pacientes diagnosticados com Hepatite B e 749 pacientes diagnosticados com Hepatite C.

Campanha Julho Amarelo

A programação da Campanha Julho Amarelo visam cumprir metas estabelecidas no Plano de Ações e Metas/2021, com a finalidade de atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis. O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST e Hepatites Virais no município de Dourados, bem como demonstrar a vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção. Objetiva, ainda, prestar orientações sobre as demais formas de prevenção e cuidado com o intuito de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já são convivem com esses diagnósticos.

Esporte

VEJAM OS RESULTADOS DAS EQUIPES DOS DISTRITOS NOS AMISTOSOS DO FIM DE SEMANA

O fim de semana foi marcado por vários jogos realizados nos tradicionais estádios distritais. Com a liberação dos esportes coletivos, as equipes dos distritos voltaram a todo vapor para realizar suas partidas.

Sábado (10) no estádio Ataide Pimenta dos Reis, distrito de Panambi, o time da casa, Veteranos de Panambi recebeu a forte equipe do Café Brasil, em jogo movimentado e uma tarde inspirada do atacante Gabriel Casarin que fez hat-trick, superou o adversário pelo placar de 7 a 2.

Também no sábado, em Vila Vargas no estádio Joaquim Ramos “la ramonera”, o Esporte Clube Nacional recebeu o Esporte Clube São Clube, em jogo muito disputado o resultado final foi o empate em 2 a 2.

No domingo (11) no estádio Fradique Corrêa em Vila Vargas, a equipe da casa, à Associação Atlética Vila Vargas, recebeu a equipe douradense do Ayde para fazer a estreia do novo uniforme para a temporada 2021/22. Com uma equipe mista entre veteranos e jovens, acabou não fazendo frente a equipe douradense que soube administrar a partida e construir o placar de 5 a 1.
Ainda em Vila Vargas, no estádio Joaquim Ramos, o popular “La Ramonera”, a equipe da Cooperativa São Pedro venceu por 2 a 1 a equipe douradense do Marília E.C.

Editor Jamilton Barbosa

por Elias Fotografo

PublicarPublicarPublicarPublicar

Informe

TEM DISTRITO NA COPA MORENA DE FUTSAL 2021

O Santo Antônio/ Matoso Futsal representará o Distrito da Picadinha na competição mais tradicional do Mato Grosso do Sul.

A equipe, que conta só com os pratas da casa, iniciou os treinamentos em maio no ginásio Ulisses Guimarães.
O Santo Antônio da Picadinha/ Matoso está no grupo “A” da competição juntamente com Itaporã, CAA Amambai e Angélica. Estas equipes jogarão em Itaporã nos dias 06 e 07 de Agosto.

O treinador, Marcos Espósito demonstrou confiança na classificação da equipe: “Respeitamos a todos e não tememos ninguém. Sabemos da nossa qualidade e o quanto estamos nos empenhando, esperamos colher os frutos”.
Perguntado sobre o elenco, Marcos fez mistério. “Temos o elenco definido e em breve apresentaremos os jogadores em nossa rede social “.

O Santo Antônio da Picadinha/ Matoso Futsal agradece os apoiadores.
SICREDI, Marcel Matoso, Auto Peças Modelo, Mecânica do Salim, FUNED, Seriart, Mercado Brasil, RR Representações Comerciais, Neves Vistorias, Placar MS, Studio Tathi Ogaki, Samara Martins mídias sociais.

Editor Jamilton Barbosa

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com