quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Informe

Procon fiscaliza postos de gasolina em Dourados

Ação visa fiscalizar possíveis infrações cometidas pelos estabelecimentos

O Procon de Dourados participou nesta quinta-feira (8) da fiscalização nos postos de gasolinas no município. A ação, que visa fiscalizar possíveis infrações cometidas pelos estabelecimentos, faz parte da Operação Petróleo Real que é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o diretor do Procon, Antônio Marcos Marques, o controle e fiscalização na cidade foi de responsabilidade do Procon, em parceria com Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal Ambiental e Corpo de Bombeiros. As polícias assumem o trabalho de repressão de práticas abusivas e criminais, protegendo a economia e o direito dos consumidores.

“As vistorias verificaram a validade dos produtos, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações administrativas e criminais. Até o presente momento foram vistoriados quatro postos de gasolina”, aponta Marques.

Ação inédita

A operação é inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A Petróleo Real segue o decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional.

O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nacionalmente participam da vistoria Procons estaduais e municipais, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Guardas Civis Municipais (GCMs) e Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas (SSP’s).

(Fotos: Assecom)

Saúde

Drive Thru segue com a aplicação da Dose 2 da AstraZeneca

Lembrando que é preciso levar documento com foto, o cartão de vacinação contendo o comprovante da Dose 1 e o CPF

A vacinação da Dose 2 da AstraZeneca contra a Covid-19 segue no Drive Thru no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, das 14h às 19h. 

As pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca até o dia 30 de abril, já podem procurar o Drive Thru ou uma Unidade de Saúde, para tomar a segunda dose. 

Segundo o assessor especial de Imunização em Dourados, Edvan Marcelo Moraes Marques, até esta quarta-feira (7), foram aplicadas 462 doses 2 da AstraZeneca no Drive Thru. 

Outra opção para a população se vacinar são as Unidades de Saúde, onde também está sendo aplicada a Dose 2 da AstraZeneca e a sobra do lote da semana passada de Dose 1. 

O horário de funcionamento das unidades é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Sendo elas: Altos do Indaiá, Parque das Nações I, Vila Rosa, CSU, Parque do Lago II e Maracanã. 

Lembrando que é preciso levar documento com foto, o cartão de vacinação contendo o comprovante da Dose 1 e o CPF.

No CCI André Chamorro, no período da manhã, das 7h30 às 11h, a vacinação nesta quinta-feira (8) é direcionada para as lactantes com 18 anos ou mais, e com filhos de até 2 anos. É preciso apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança.

No período da tarde, das 13h às 17h, o atendimento no CCI é aberto ao público em geral. 

Gestantes com 18 anos ou mais

Na sexta-feira (9), das 7h30 às 11h, será a hora das gestantes com 18 anos ou mais e dos adolescentes com comorbidades com idade entre 12 e 17 anos. As gestantes e puérperas precisam levar autorização médica, documento com foto, CPF, comprovante de residência e o cartão gestante. Já os adolescentes com comorbidades precisam levar o documento com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico autorizando a aplicação da vacina.

Foto: Assecom

Polícia

Mais de 50 metros cúbicos de madeira foram apreendidos pelo DOF em uma reserva ambiental durante a Operação Hórus

Itaquiraí (MS), 7 de julho – Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde de ontem (terça-feira) 56 metros cúbicos de madeira extraídos de forma ilegal em uma reserva ambiental.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo na região do Assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí.

Os militares perceberam o momento em que um homem correu para a mata, assim que viu a viatura do DOF. Iniciadas as buscas nas imediações, nove pessoas foram detidas, entre elas, dois adolescentes de 15 e 16 anos de idades.

Com as pessoas foram apreendidos, além da madeira, os veículos VW Gol e VW Parati, uma motocicleta CG Titan, duas motosserras, facões, rádio de comunicação, aparelho de telefone celular e a quantia, em espécie, de cinco mil e oitocentos reais.

Duas equipes da Polícia Militar Ambiental, de Naviraí e Mundo Novo, estiveram no local para a constatação do crime ambiental. O prejuízo ao crime foi estimado em 150 mil reais. As madeiras foram identificadas como Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) e Amendoim (Pterogyne nitens).

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí, onde as nove pessoas permaneceram à disposição da Polícia Judiciária. O conselho Tutelar local compareceu à delegacia para o acompanhamento dos dois adolescentes.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

SeComSoc

DOF/Sejusp

por: Rogerio Fernandes

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com