quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informe

Rede Estadual de Ensino terá atividades presenciais a partir do dia 02 de agosto

As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) voltarão a receber os estudantes a partir do próximo dia 02 de agosto. Com a decisão, mais de 200 mil alunos retornarão de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020.

De acordo com o calendário escolar, entre os dias 02 e 16 de julho os estudantes da Rede Estadual de Ensino estarão em recesso. O retorno às atividades, ainda de forma remota, será no dia 19 do mesmo mês.

No dia 19 de julho, os profissionais da REE/MS retornam de forma presencial para planejamento das atividades e organização das unidades de ensino junto às equipes escolares, bem como para o devido acompanhamento dos estudantes que seguirão com as aulas remotas até o final do mês.

No dia 02 de agosto será o retorno às atividades no formato presencial para os estudantes, com alternância, respeitando os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

Como será organizado

Levando em consideração as sinalizações do Prosseguir em cada localidade, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas a partir do dia 02 de agosto.

De acordo com o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes. Veja abaixo:

  • Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;
  • Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

  • Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;
  • Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;
  • Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;
  • Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;
  • Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.

Cronograma

A partir desta sexta-feira, dia 02 de julho, os estudantes da Rede Estadual entrarão no período de recesso escolar, que segue até o dia 16 de julho, com retorno às atividades remotas no dia 19.

Com o retorno dos profissionais, entre os dias 19 e 23 de julho será realizado o planejamento das atividades. Para esta etapa, serão enviadas orientações por parte da Secretaria de Estado de Educação para todos os gestores da Rede Estadual de Ensino.

Entre os dias 26 e 30 de julho, o momento será de planejamento e organização das atividades pedagógicas pelas escolas junto às equipes, seguindo as orientações enviadas previamente pela SED.

O retorno presencial dos estudantes se dará a partir do dia 02 de agosto, com alternância, seguindo as orientações previstas no Protocolo de Volta às Aulas.

Vinícius Espíndola, SED

Foto: Arquivo

Informe

Prefeito Alan Guedes assina termo de Cooperação Técnica com a Embrapa Agropecuária Oeste

Acordo foi firmado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf)

Na ocasião foi assinado, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o termo de Cooperação Técnica com a Embrapa. (Foto: Assecom)

O Prefeito Alan Guedes visitou a Embrapa Agropecuária Oeste nesta quarta-feira (30). Na ocasião foi assinado, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o termo de Cooperação Técnica com a Embrapa. A proposta, segundo o prefeito, é trazer a Embrapa para mais perto da prefeitura e consequentemente para a comunidade.

“Queremos aproveitar todo capital intelectual da Embrapa e acredito que esse termo é o primeiro de muitos que vamos fazer juntos. A expectativa da visita à unidade foi totalmente superada. A Embrapa tem uma gama de serviços e variedades que podemos aproveitar muito. Eu, por exemplo, tenho uma vontade de abrir uma Escola de Aplicação no contra turno das crianças e creio que o trabalho rico em pesquisa que a Embrapa realiza aqui tem que ser aproveitado nesta proposta também”, destaca Alan.

Ademar Roque Zanatta, Semaf (Secretário Municipal de Agricultura Familiar) destacou que a união dos esforços vai resultar em pontos positivos. “Agradeço ao prefeito por confiar no nosso trabalho, experiência e quero afirmar aqui que estamos juntos. Vamos literalmente dar muitos frutos”, ressalta.

“Estamos muito lisonjeados com a visita e queremos ressaltar que com simplicidade no viver e vontade no fazer, o prefeito pode contar com a Embrapa. Vamos fazer essa caminhada para fortalecer o município de Dourados, onde resido há 13 anos”, disse Harley Nonato de Oliveira, Chefe-Geral da Embrapa.

Também participaram da visita Auro Akio Otsubo, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia, Érica Alves Bonin, Chefe-Adjunta de Administração, Walder Antonio Gomes de Albuquerque Nunes, Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.

(Foto: Assecom)
Coronavírus

MS será o primeiro a imunizar 100% das pessoas com 18 anos ou mais, diz Reinaldo Azambuja

Estado já aplicou 1.621.959 vacinas e recebe nesta semana o maior número de doses

Com 41,29% da população imunizada com pelo menos uma das doses contra a Covid-19, Mato Grosso do Sul mantém a liderança na vacinação entre os estados brasileiros e, na previsão do governador Reinaldo Azambuja, será o primeiro a alcançar a proteção de 100% da população com 18 anos ou mais.

“Mato Grosso do Sul vai ser o primeiro estado a imunizar 100% da sua população com 18 anos ou mais. Eu vejo uma discussão até salutar do governador de São Paulo, com Rio de Janeiro e com Rio Grande do Sul e eu falo para você: quem vai terminar primeiro essa vacinação vai ser Mato Grosso do Sul. Por quê? Porque nós dialogamos bem com os municípios, a equipe está sincronizada, a vacina chega e vai direto para os municípios, já vai direto para o braço”, disse Reinaldo Azambuja em entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital.

A vacinação em Mato Grosso do Sul ganhou o reforço de 165.500 doses extras da Janssen para estudo que irá realizar a imunização em massa de 13 municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia. As cidades beneficiadas são Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Reinaldo Azambuja explicou que esse estudo vai favorecer todos os municípios de Mato Grosso do Sul, criando um cinturão de imunização e permitindo que sobre mais doses para as outras 66 cidades.

Nesta semana, Mato Grosso do Sul recebe mais 306.460 doses – é a maior remessa desde o início da vacinação. Somente nesta quarta-feira (30) são mais 99.410 (72.500 da Astrazeneca e 26.910 da Pfizer). Além dessas, o Estado espera receber 207.050 doses da Janssen, sendo 41.550 para serem distribuídas entre 66 municípios e as 165.500 para os 13 de fronteira.

Até o momento, foram aplicadas 1.621.959 vacinas em Mato Grosso do Sul, sendo 1.142.750 com a primeira dose, 461.999 com a segunda e 17.213 com a dose única.

Paulo Fernandes, Subcom

Foto: Saul Schramm (destaque) e Chico Ribeiro

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com