quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Região

MS-156 é bloqueada entre Dourados e Itaporã

Por Da redação / Dourados Agora

Foto: Dourados Agora
 Foto: Dourados Agora

A MS-156, entre Dourados e Itaporã, foi bloqueada no início da tarde desta terça-feira por um grupo de indígenas. Uma fila grande de veículos se forma no local e são liberados a cada 30 minutos.

O manifesto é nacional e várias rodovias no país estão interditadas. Os indígenas reivindicam a retirada do Projeto de Lei 490 da pauta na Câmara do Deputados, porque acreditam que se o projeto for aprovado, vai trazer prejuízo para as políticas de proteção aos povos indígenas e também ao meio ambiente.

O PL 490 foi apresentado em 2007, e foi desengavetado pela base governista na Câmara e teve o texto-base aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Eles está previsto para ser votado nesta quarta-feira (30).

Em Dourados, os manifestantes colocaram tratores e troncos de árvores para impedir a passagem de veículos.

**O Projeto

O texto do PL 490 prevê, entre outras medidas, a criação de um marco temporal para delimitar o que são terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas. Segundo o texto, são aquelas que, na data da promulgação da Constituição — isto é, 5 de outubro de 1988 —, eram:

PUBLICIDADE

Por eles habitadas em caráter permanente;

Utilizadas para suas atividades produtivas;

Imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar;

Necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

Críticos da matéria argumentam que o texto ultrapassa os limites de um regulamento e tenta mudar preceitos da Constituição por meio de lei ordinária.

Entidades ligadas aos direitos dos indígenas também afirmam que a Constituição funciona retroativamente, o que resguarda os direitos territoriais violados antes de 1988. Já os defensores do projeto afirmam que ele apenas pretende dar “segurança jurídica” aos agropecuaristas.

Saúde

Secretário Geraldo Resende volta a pedir o encerramento dos casos nos municípios

O boletim epidemiológico desta terça-feira, dia 29 de junho, registrou mais 1100 casos de contaminação pelo coronavírus; 334.681 no total.

Outros 5.859 aguardam encerramento nos municípios, o que segundo o secretário Geraldo Resende é motivo de preocupação.

Hoje, estão em isolamento domiciliar, 12.768 pessoas, e outras 881 pessoas estão internadas. 391 em leitos clínicos e outras 490 em leitos de UTI.

Também foram registradas mais 30 mortes por consequência da Covid-19. 8.153 vidas perdidas desde o início da pandemia.

Katiuscia Fernandes – Subcom

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

Informe

Frio intenso deve permanecer ao longo da semana em Mato Grosso do Sul

Uma intensa massa de ar polar avança sobre o país e provoca frio intenso nos próximos dias. Em Mato Grosso do Sul há condições para temperaturas de 1°C com geada na região sul e sudoeste. 

Esse frio deve permanecer no Estado pelo menos até sexta-feira (02) quando o centro da massa de ar polar se desloca para o oceano, permitindo que as temperaturas voltem a subir na região Centro-Oeste, conforme o Climatempo.  

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de queda acentuada nas temperaturas com elevado grau de severidade, oferecendo riscos à saúde. O alerta de temperaturas até 5°C abaixo da média no período, é válido até dia 30 de junho.  

Com o declínio acentuado das temperaturas, as recomendações do coordenador da Defesa Civil de MS, Fábio Santos Catarinelli, são redobrar os cuidados com crianças, idosos, e animais domésticos. 

Também é importante fazer o cadastro no serviço de alerta de SMS da Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse”.

Nesta terça-feira (29) as condições são de muitas nuvens que ainda se espalham sobre o Estado, mas sem expectativa de chuva. O dia pode começar com geada no sul de Mato Grosso do Sul.

O ar frio e seco se espalha por todo Estado com níveis de umidade do ar na casa dos 20% durante a tarde. 

A madrugada pode ter mínima de 1°C em Ponta Porã, e a máxima está estimada em 17°C na região leste.  

Na capital, céu com muitas nuvens e temperaturas entre 5°C a 17°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mireli Obando, Subcom 

Foto: Chico Ribeiro

Informe

Mutirão vai vacinar profissionais da educação com 18 anos ou mais em Dourados

Aplicação das doses começa nesta terça-feira às 13h no CCI Andre Chamorro

A Prefeitura de Dourados, através da campanha Dourados Vacina, realizará nesta terça e quarta, dias 29 e 30, respectivamente, um mutirão para vacinar profissionais da educação com 18 anos ou mais. A vacinação começa amanhã às 13h no CCI Andre Chamorro.

Para tomar a vacina, os profissionais da educação precisam apresentar holerite atualizado, documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Foto: arquivo assecom

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com