terça-feira, 22 de abril de 2025
Futebol

Tite é multado pela Conmebol após criticar organização da Copa América

Treinador da seleção brasileira afirmou que a competição foi organizada de maneira “atabalhoada” e falou mal de gramado

Após chamar de “inadmissível” a qualidade do campo em que a seleção brasileira sofreu para vencer a Colômbia, por 2 a 1, na noite de quarta-feira (23), pela fase de grupos da Copa América, o técnico Tite foi multado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por ter feito críticas à organização da competição.

No dia 12, antes do início das partidas, o treinador da seleção brasileira afirmou que a competição foi organizada de maneira “atabalhoada”.

Leia mais: Tite volta a detonar gramado do Engenhão

Nesta quinta-feira, a Conmebol divulgou decisão da Comissão Disciplinar que determina o pagamento de 5 mil dólares (cerca de R$ 24,6 mil). Este valor da multa será debitado automaticamente da quantia que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá a receber pela participação na Copa América. Não cabe recurso.

Eduardo Gross Brown, presidente da Comissão Disciplinar da Conmebol, disse que “em caso de reiteração de qualquer infração à disciplina esportiva de igual ou similar natureza que ocasionou o presente procedimento será aplicado o disposto no Art. 31 do Código Disciplinar da Conmebol e as consequências que do mesmo possam advir”.

Tite ainda foi advertido, assim como Ricardo Gareca, da seleção peruana, José Peseiro, da Venezuela, e Reinaldo Rueda, da Colômbia, por atraso na entrada ou retorno do intervalo para o campo de jogo. Na primeira infração, a Conmebol aplica apenas advertência. Na segunda, está previsto multa de US$ 15 mil.

Estadão Conteúdo

Foto: Carl de Souza / AFP

Saúde

Nova atualização do Prosseguir classifica 60% dos municípios de MS na bandeira vermelha

A Secretaria de Estado de Saúde atualizou nesta quarta-feira (23) o Programa de Segurança e Saúde na Economia (Prosseguir). Na nova classificação, quase 60% dos 79 municípios do Estado estão na bandeira vermelha. As recomendações são válidas para o período de 25 de junho a 7 de julho. 

O novo bandeiramento classifica 4 municípios na cor cinza, 47 na vermelha, 25 na laranja e 3 na amarela. As cores sinalizam grau extremo, alto, médio e tolerável para a transmissão da Covid-19, respectivamente. 

Na bandeira cinza, que orienta apenas o funcionamento de atividades listadas como essenciais no Prosseguir, estão os municípios de Água Clara, Aparecida Do Taboado, Camapuã e Japorã. 

A maioria dos municípios sul-mato-grossenses está no bandeiramento vermelho, que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco. Estão nesta classificação: Amambai, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima Do Sul, Figueirão, Itaporã, Itaquiraí, Jardim, Ladário e Laguna Carapã. 

Também estão na bandeira vermelha: Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.  

Na bandeira laranja, em que a recomendação é o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão 25 municípios. São eles: Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Guia Lopes Da Laguna, Iguatemi, Inocência, Ivinhema, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Porto Murtinho, Rio Negro, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu. Na classificação amarela estão, Anaurilândia, Jaraguari e Santa Rita do Pardo. 

Critérios de avaliação dos indicadores do Prosseguir

Novos atos normativos

Durante a live oficial de apresentação dos dados oficiais da Covid-19 e quinzenalmente a nova classificação dos municípios nas bandeiras do Prosseguir, a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone falou sobre os novos atos normativos publicados em Diário Oficial do Estado (DOE) e que passam a ter vigência a partir de sexta-feira (25). 

Um deles trata da inclusão da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Educação (SED) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no Comitê do Prosseguir que passa a contar com 12 membros. Outro documento revoga o decreto n. 15.693 e tem efeitos a partir de sexta-feira. “Amanhã é o último dia do nosso decreto estadual, que era um decreto com prazo contado, em caráter excepcional e temporário. Aos municípios que entenderam a importância do nosso agradecimento”.

O DOE também traz uma deliberação de revogação do Comitê Gestor do Prosseguir. “Considerando que fizemos uma reclassificação em relação a situação das quatro macrorregiões de saúde estarem em vermelho e com 90% da ocupação mas que foi dentro de um período que acaba amanhã, nós revogamos o artigo 1° e 2° da deliberação, com efeitos a partir de sexta-feira (25)”.

Mireli Obando, Subcom

Saúde

Dourados vacina adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas nesta quinta e sexta-feira

A imunização será no CCI, das 7h às 11h e das 13h às 17h

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), na campanha Dourados Vacina, retoma a imunização nesta quinta (24) e sexta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso André Chamorro, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O estoque de doses é limitado.

Nesta fase, serão vacinados adolescentes de 16 anos ou mais com comorbidades graves, gestantes 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, em qualquer idade gestacional e puérperas 18 anos ou mais – com ou sem comorbidades.

Os adolescentes que se enquadram no grupo precisam levar uma autorização médica para tomar a vacina. O documento precisa conter a CID da doença ou deficiência. Eles também precisam estar com documento com foto, CPF e comprovante de residência. A lista das comorbidades e deficiências, definidas pelo Ministério da Saúde, está no final do texto.

Para gestantes e puérperas é necessário apresentar autorização médica, além do documento com foto, CPF, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência.

São consideradas pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) as seguintes comorbidades graves:

  • Doenças imunossupressoras
  • Transplantados de órgão sólido ou de medula óssea
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Portadores de doenças cardiovasculares crônicas (Conforme Plano Nacional de Operacionalização)
  • Doença cérebro vascular
  • Cirrose hepática
  • Diabetes
  • Hipertensão Arterial
  • Síndrome de Down
  • Hemoglobinopatias graves (falciforme e talassemia maior)
  • Coagulopatias hereditárias
  • Pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade
  • Incapacidade de ouvir
  • Incapacidade de enxergar
  • Deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais
  • Obesidade mórbida (I.M.C ≥ 40)
  • Oncológicos com doença ativa em tratamento
  • Renal crônico
  • PVHIV (Pessoas vivendo com HIV)

Foto: Assecom

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com