quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informações

Usina Filinto Muller, conhecida como “Usina Velha”, será revitalizada

Projeto da restauração já foi aprovado pelo Ministério do Turismo

A Usina Filinto Muller em Dourados, mais conhecida como “Usina Velha”, será revitalizada para ser aberta à visitação da população no pós-pandemia. Tombado como Patrimônio Histórico Municipal, o local, que já serviu de ponto de lazer e diversão nas tardes de domingo para os douradenses, está interditado para a visitação devido às más condições de sua estrutura.

O projeto da restauração já foi aprovado pelo Ministério do Turismo no dia 4 de maio de 2021 e desde então, a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDES) e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLAN) trabalham no desenvolvimento do projeto da obra.

Na tarde desta terça-feira (15), o secretário de Cultura, Francisco Chamorro, o “Kinho”, e o arquiteto Dionísio Binelo estiveram na usina para uma avaliação inicial. “A restauração da Usina Velha de Dourados é de extrema importância para o município, pois além de ser um Patrimônio Histórico da nossa cidade, poderá servir como área de lazer para as famílias passarem o fim de tarde e ainda aproveitarem para fazer belos registros fotográficos”, destaca o secretário. Recentemente, o local era muito utilizado como cenário para ensaios fotográficos.
Construção começou em 1949

A Usina Filinto Muller está localizada no fim da rua Albino Torraca próximo ao Córrego Laranja Doce. A estrutura, que faz parte do Tombamento do Patrimônio Histórico Municipal, possui uma área de 12.222,00 m². Sua construção foi iniciada em 1949, ano de sua inauguração. As suas atividades foram paralisadas em 1952 por não suportar a crescente demanda de energia da cidade, que cresceu em ritmo acelerado.

Segundo informações da SEMC, a construção da usina aconteceu em duas fases distintas, sendo que, a primeira delas foi à parte estrutural com concreto e paredes de tijolos comuns e a segunda em que foi construída a chaminé, a fornalha e a caldeira. Esse conjunto de obras e equipamentos tinha a finalidade de gerar a energia elétrica necessária à cidade naquele momento.

Informações

Mato Grosso do Sul recebe nesta quinta-feira remessa com doses da Pfizer e na sexta-feira doses da Coronavac

O Governo do Estado recebe nesta quinta-feira (17.6) lote com 32.760 doses de vacina contra Covid-19 da Pfizer, do Ministério da Saúde.  As vacinas chegam às 18h25, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Nesta sexta-feira (18.6), Mato Grosso do Sul irá receber o lote com 37.400 da Coronavac. A remessa chega as 7h35  no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O Ministério da Saúde informou o envio de nesta semana de 70.160 doses de vacina contra Covid-19. Entretanto, por motivos de logística, o Ministério dividiu os envios dos lotes. Nesta quinta-feira, será enviado o carregamento das doses da Pfizer e nesta sexta-feira, serão enviadas as doses da Coronavac.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as doses recebidas são importantes para continuar o esquema vacinal da população. “Mato Grosso do Sul tem sido exemplo para o país tanto distribuição quanto na aplicação da vacina contra a COVID-19”.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Estado aguarda um novo carregamento com vacinas da Astrazeneca e um carregamento com 38.400 doses da vacina da Janssen. “Estamos aguardando a definição do Ministério em relação ao nosso pedido de ampliação das doses do carregamento de doses da Janssen quando elas chegarem ao País”, disse.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.412.644 pessoas, sendo 1.021.982 com a primeira dose e 390.662 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 36,38% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 13.91% foram imunizados com a segunda dose.

Texto: Airton Raes

Publicado por: araes

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com